Social Icons

7 de dez. de 2010

Instalando o schema de exemplo HR


Pessoal,

     Neste artigo irei descrever o schema de exemplo HR que é disponibilizado no Oracle Database 10G, e explicarei como instalá-lo em qualquer versão do Oracle (inclusive 12c), através de um script customizado que disponibilizei no Meu Sky Drive, e que poderá ser utilizado em qualquer versão do Oracle Database que contenha previamente o tablespace USERS.

     O HR é um esquema de uma aplicação de Recursos Humanos, criado pela Oracle, que tem como objetivo principal armazenar os registros de empregados de uma organização. Os cursos oficiais da Oracle, em sua grande maioria, utilizam este schema para demonstrar exemplos e criar exercícios.
     
     O HR possui 7 tabelas:
           - EMPLOYEES: Dados dos empregados, tais como: nome, departamento e cargo atual que ele ocupa. Os empregados podem ou não estar vinculados a um departamento.
           - DEPARTAMENTS: Dados dos departamentos que os empregados podem trabalhar.
           - REGIONS: Dados sobre as regiões em que a organização pode atuar. Ex.: Americas, Asia.
           - LOCATIONS: Dados sobre os locais ou endereços dos escritórios, depósitos ou sites de produção da organização.
           - COUNTRIES: Dados sobre os países em que a organização atua.
           - JOBS: Dados sobre os tipos de cargos que os empregados podem ocupar.
           - JOB_HISTORY: Histórico dos cargos anteriores ocupados pelos empregados dentro da organização.
  
  
  

     ROTEIRO DE INSTALAÇÃO DO SCHEMA HR

1- Fazendo download dos scripts de instalação:
     Faça download do arquivo human_resources.zip (localizado no Meu One Drive, Pastas Públicas -> Oracle -> Scripts)

2- Descompactando os scripts de instalação:
     Após baixar o arquivo human_resources.zip, descompacte-o com o seu utilitário preferido (Ex.: Winzip, Filzip etc) em uma pasta qualquer. Para descompactá-lo é necessário informar uma senhaPara obtê-la assine a newsletter que encontra-se no painel direito deste blog.

Obs.: Ao descompactar o arquivo human_resources.zip, será gerada uma pasta com o mesmo nome do arquivo, sem a extensão .zip (pasta human_resources).

3- Executando os scripts de instalação:
     Entre na pasta human_resources e execute o arquivo hr_main.sql, através do SQL Plus, como no exemplo abaixo, simulado em um computador com Sistema Operacional Windows:

          a) Abra o prompt de comandos do Sistema Operacional clicando no botão Iniciar -> Acessórios -> Prompt de Comandos;

          b) Entre na pasta onde os scripts foram descompactados, digitando o comando abaixo (ver Imagem 01):
          cd c:\temp\human_resources

Imagem 01 - Entrando na pasta human_resources
Obs.: No exemplo acima o arquivo foi descompado na pasta c:\temp. Se você efetuar a descompactação em outra pasta, substitua temp pelo nome da pasta desejada.

               c) Entre no SQL Plus e execute o script hr_main.sql, digitando os comandos abaixo:
          set ORACLE_SID=orcl    -- substitua orcl pelo nome do seu BD
          sqlplus / as sysdba    -- este comando entrará no SQL Plus
          @hr_main.sql;     -- este comando executará a instalação do HR (dentro do SQLPlus)

     Obs.: Para mais informações sobre como instalar o HR, leia o arquivo leiame.txt localizado na pasta human_resources.


      Os scripts que estou disponibilizando para instalar o schema HR são mais simples de instalar  que os originais da Oracle, porque não aceitam parâmetros para configurar a senha do usuário HR, nome do tablespace e outras configurações de instalação. Eles criam um usuário HR com a senha HR e instalam todos os objetos deste schema no tablespace USERS. Se você desejar mudar estes valores altere o arquivo hr_main.sql. No término da instalação é gerado um arquivo de log com o nome hr_main.log (na pasta human_resources) que pode ser analisado para verificar se ocorreram erros durante a instalação.

Importante:
     Estes scripts são uma customização dos scripts originais disponibilizados no Oracle Database 10G, com pequenas alterações para facilitar a instalação aos iniciantes. Se você não quer ter o trabalho de me mandar um e-mail solicitando a senha ou não concorda com a proteção do arquivo que eu customizei,  leia o artigo Manually Installing the Sample Schemas.
.



Referências:
     - Oracle Database 10GR2 Sample:
            http://download.oracle.com/docs/cd/B14117_01/server.101/b10771/installation002.htm
     

83 comments:

  1. Nao consegui baixar nada da pasta scripts. Ela diz que tá enviando solicitação pra baixar e pára do nada sem fazer ação nenhuma.

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de falar, o site tá muito bom mesmo! Já vi várias informações interessantes..

    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Celso, para acessar o Sky Drive use o Internet Explorer com Silverligth instalado. Ontem mesmo teve gente que baixou arquivos e tá tudo funcionando!

    Obrigado pelos comentários!
    []s

    ResponderExcluir
  4. eu consegui entrar na pasta human_resources, mas como faço pra conectar ao sqlplus, já tentei varias coisas..

    ResponderExcluir
  5. Para executar o SqlPlus a pasta dos executáveis do cliente ou servidor Oracle deve estar contida na variável de ambiente PATH. Localize o arquivo sqlplus.exe na sua máquina e inclua o diretório dela no PATH. Se vc não achar este arquivo, é provável que ele não tenha sido instalado. Tente reinstalar, por exemplo, o cliente Oracle e localize a opção que instala este utilitário. Se vc estiver no servidor, este utilitário existe na máquina., é só localizá-lo.

    ResponderExcluir
  6. eu acho que consegui entrar sqlplus, mas aí como eu vou entrar na human_resources? ou eu faço fico no sqlplus ou eu entro nessa pasta, nao consegui fazer as duas coisas ao mesmo tempo (nem sei se entrei certo no sqlplus, mas tudo bem)

    ResponderExcluir
  7. Primeiro vc abre o prompt do SO (se for Windows, abra o prompt do DOS). Depois, entre na pasta "human_resources". Por último, entre no sqlplus ( somente se vc já estiver dentro da pasta "human_resources"), digite @hr_main.sql e pressione "enter"

    ResponderExcluir
  8. e a pasta bin onde está o sqlplus eu tenho que jogar dentro human_resources pra isso funcionar?

    ResponderExcluir
  9. Celso, a pasta bin tem que estar contida na variável de ambiente PATH. Pesquise no google como fazer isso para o seu SO. Se isso estiver Ok vc conseguirá executar o sqlplus dentro de qq pasta do SO.

    ResponderExcluir
  10. é só escrever sqlplus sys as sysdba quando estiver dentro da human_resources? ou tem que estar precedido de alguma coisa? isso é o X da questao pra mim, que não reconhece quando eu escrevo sqlplus...ja procurei no google e nao achei!
    Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Faz o seguinte, para testar o sqlplus digite apenas: sqlplus /nolog. Se entrar no prompt de comando do SQL Plus está tudo certo. Se não entrar é porque o SqlPlus.exe (se for windows) não existe na sua máquina ou o diretório dele não está no PATH. Me parece que vc ainda não sabe o que é a variável PATH ou sabe como configurá-la. Se este for caso, continue pesquisando aí que uma hora vc vai descobrir como fazer isso.

    ResponderExcluir
  12. conseguiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    é só colocar o path do sqlplus (sem o exe no final) quando estiver dentro da human_resources!!!

    obrigado
    qualquer duvida posto aqui !!!

    ResponderExcluir
  13. Fabio,

    Qual o link para download do material?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudei meu blog e agora está um pouco mais difícil achar o Meu Skydrive, portanto, acabei de incluir um link onde aparece o nome do arquivo human_resources.zip dentro do artigo, ok?

      Excluir
  14. Caro Fabio, achei show o Artigo, muito bom para quem está iniciando e quer ter um laboratório em casa para poder ser um bom DBA ORACLE, coisa que o mercado hoje em dia carece.

    Luiz Filipe
    Dba Oracle Jr.
    felipeand1@globo.com

    ResponderExcluir
  15. Fabio , depois de eu executar @hr_main o sqlplus da a msg Criação de usuario HR finalizado...
    Eu faço exit e volto a entrar no sql !
    + quanto tento fazer 1 SELECT region_id FROM regions; da erro : Database not open:queries allowed on fixed tables/views only !!!


    Manuel,
    Estudante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuel, o problema que está acontecendo não tem a ver com o script que vc executou. A mensagem indica que o Bd não está aberto? Vc sabe abrir o BD? Como vc instalou ele?

      Excluir
    2. Pois,descobri isso tambem agora !! Tentei alter database open; da erro esquisito : ORA-01115 :IO error Reading block from file 3 ...........
      tentei shutdown immediate; depois startuo mount; tambem não abre a BD !!!! Mas eu usava a BD sem problemas e hoje deu esse erro... Instalei o 11g R2 instalaçäo standard não customizada

      Excluir
    3. Quando uso o comando
      Alter database open;
      Da erro,não ta conseguindo ler 1 ficheiro

      Erro at line 1:
      ORA-01115: IO error reading block from file 3

      ORA-01110: data file 3 : 'D:\APP\Manuh\ORADATA\MANUHL\UNDOTBS01.DBF'

      ORA-27070:async read/write failed
      OSD-04016: error queuing an asynchronous I/O request.

      O/aS-Error: Data error (cyclic redundancy check).

      Excluir
    4. Manuel, a causa do problema pode ser muitas coisas que não tem relação com o script deste artigo. Sugiro que vc procure ajuda em algum fórum ou pesquise sobre o problema no google.

      Excluir
    5. Okey,Fabio
      Obrigado pelo script,funcionou .
      (Y)

      Manuel


      Excluir
  16. Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo ótimo Blog (uma referência) e por todas dicas, artigos e vídeos que nos ajudam muito em nossos estudos.

    Sou um aspirante a DBA (ainda não consegui nenhuma certificação). Estou estudando para a prova de SQL Fundamentals e espero conseguir minha certificação em breve.

    Durante meus estudos, instalei o Oracle 11g sem o Schema de exemplo (HR) e me questionei como fazer para criá-lo através de scripts. Encontrei aqui a resposta e consegui realizar o procedimento de forma fácil e rápida.

    Mais uma vez: parabéns e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas, muito obrigado pelos comentários. Q bom q este artigo e o blog está te ajudando!
      []s

      Excluir
  17. Pessoal, fiz uma alteração que agora permite instalar o schema HR destes scripts no Oracle 12c.

    []s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente, estou estudando este banco. Pode me enviar a senha para descompactar o arquivo?

      eliseu_04@hotmail.com

      Excluir
    2. Veja o que escrevi em "quarta-feira, 11 outubro, 2017"

      Excluir
  18. Ola não consegui instalar o schema HR pois sou iniciante baixei o script e descompactei por favor quais os procedimentos bem detalhado após isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça como está escrito neste artigo. Se tiver alguma dúvida ou problema ao executar os procedimentos, deixe aqui a sua pergunta.

      Excluir
  19. Então eu já instalei o Oracle express e o Sql... Agora não sei como instala o Schema.. Onde eu descompacto ele, qual prompt de comando eu uso, e quais os comandos pois sou leigo em comandos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alterei o artigo incluindo um pequeno roteiro. Veja se agora se você consegue fazer a instalação.

      []s

      Excluir
    2. OI Fabio consegui fazer até o item B no prompt do Windows depois como faço pra entra no SQL PLUS ou o que fiz no prompt do Windows eu tenho que fazer no prompt do SQL PLU?

      Excluir
    3. Para executar o sqlplus conforme comandos que passei no item "2.b" é necessário incluir a pasta "bin" do Oracle Client da sua máquina, na variável de ambiente PATH do Sistema Operacional. Isso não irei explicar aqui, pesquise no google.

      []s

      Excluir
    4. Ok Fábio irei pesquisa obrigado pela ajuda.. É difícil acha explicação ou encontro com facilidade?

      Excluir
    5. Vc deve encontrar com facilidade, mas gaste tempo para entender o que é a variável de ambiente PATH e como configurá-la para acrescentar nela o caminho da pasta bin do oracle, que vc também terá que descobrir.

      []s

      Excluir
    6. Bom Fábio configurei o Path e testei o Sqlplus tudo ok agora pra instala o Hr é só digita os comandos do jeito que vc coloco na explicação ou tem que muda alguma coisa no comando?

      Excluir
    7. Os comandos tem comentários em cinza ao lado deles e estes comentários não devem ser executados junto com os comandos. Apenas leia-os e faça as substituições indicadas, onde houver essa indicação.

      []s

      Excluir
    8. Fábio deu certo mais uma vez obrigado pelas dicas e parabéns pelo blog e pelo trabalho exercido.

      Excluir
    9. De nada, que bom que deu certo!

      []s

      Excluir
  20. Boa noite Fabio Prado,
    Como faço para seguir este procedimento dentro do appliance fabioprado.net contendo o RHEL 5.7 instalado com Oracle. Estou comparando o seu procedimento com aquele que encontra-se no site da Oracle, mas estou confuso. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás, nem consigo acessar o OneDriver pelo Firefox 3.6 desse appliance para baixar o arquivo. Peço algumas dicas pois não estou no Windows. Obrigado.

      Excluir
    2. No appliance dos meus treinamentos o HR já está instalado. Para instalar em máquina com SO Linux, o procedimento é similar, mas vc tem que ter alguns conhecimentos básicos de Linux para copiar o arquivo em uma pasta, entrar nela e depois executá-lo a partir do SQL Plus. Qto ao Firefox, não sei como te ajudar. Sugiro que utilize outro navegador ou verifique outra forma de copiar o arquivo para dentro da VM.

      []s

      Excluir
    3. Boa tarde Prado, obrigado pelo seu feedback.
      Estou realizando o curso de Oracle pelo GoLearny e este foi o motivo de instalar o appliance. A configuração do Oracle SQL Developer está diferente do curso, mas ao "dar" um select na tabela hr.employees percebi que o schema hr está instalado. Pena que não tenho os scripts do curso. Instalei uma atualização para a VM e corrigiu um bug ao conectar um pendriver na USB, desta forma eu baixo os arquivos e pela usb eu transfiro para a VM (desta forma foi mais confiável que aquelas shared folders...rsrs). Se tiver disponível os scripts para download me avise. De resto no problems, Abraços.

      Excluir
    4. Ferraz, os scripts estão disponíveis para download no link http://www.fabioprado.net/2015/06/mini-curso-gratuito-de-sql.html. Os vídeos deste link também estão mais atualizados que o do GoLearny, ok?

      []s

      Excluir
  21. Boa tarde Fabio Prado, qual o seu email para te enviar os exercícios do GoLearny?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ferraz, conforme indico no link http://www.fabioprado.net/2015/06/mini-curso-gratuito-de-sql.htm, eu não dou suporte e nem corrijo exercícios de alunos de cursos gratuitos, ok? Qto ao meu e-mail, é só procurar na página SOBRE.

      []s


      []s

      Excluir
    2. Bom dia Prado, desculpe eu não sabia dessa regrinha. Eu conclui o curso pelo site GoLearny e no final do capítulo 2 e 3 você menciona a correção do exercício. Percebi que o curso por ser gratuito ele é curto e até quero sabe quanto custa para eu assistir os demais capítulos. Aprendi muito com a sua forma de ensinar, você é muito prático. De qualquer forma obrigado.

      Excluir
    3. Ferraz, fico contente que você tenha gostado do mini-curso! Infelizmente lá no GoLearny não consigo deixar informações detalhando que não há correção de exercícios. Para saber mais sobre o curso completo acesse: http://www.fabioprado.net/p/videoaulas-aprendendo-sql.html.

      []s

      Excluir
  22. Fabio pregunta cual es usuario y contraseña de la máquina virtual

    ResponderExcluir
  23. Pregunta esa máquina se puede actualizar por que intente con el atp-get update pero sale error

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauricio, só dou suporte na VM para alunos. Faça o que vc quiser por sua conta e risco.
      []s

      Excluir
  24. la maquina virtual no permite * como la puedo configurar ya que no encuentro la opción de teclado??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauricio, só dou suporte na VM para alunos. Faça o que vc quiser por sua conta e risco.
      []s

      Excluir
  25. Ola fabio ,ja instalei , só que quando dou um select em alguma tabela listada da um erro dizendo que nao existe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com qual usuário vc está se logando? Vc sabe que para acessar tabelas de outros usuários vc tem que referenciar esquema.tabela e o usuário tem que ter privilégios nela, certo?
      []s

      Excluir
  26. Não estou conseguindo a senha, meu e-mail é o ili.xavierlimas@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. não estou conseguindo a senha do arquivo human_resources.zip, meu email ffabio.luiz@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal não adianta colocar o e-mail de vocês aqui. Apenas façam o que descrevo no artigo: cadastrem-se no mailing. Após cadastrarem-se vocês receberão um e-mail pedindo confirmação (veja se ele não caiu no spam). Após confirmação é que vocês receberão o e-mail de boas-vindas com a senha.

      []s

      Excluir
  28. Respostas
    1. 2- Descompactando os scripts de instalação:
      Após baixar o arquivo human_resources.zip, descompacte-o com o seu utilitário preferido (Ex.: Winzip, Filzip etc) em uma pasta qualquer. Para descompactá-lo é necessário informar uma senha. Para obtê-la assine a newsletter que encontra-se no painel direito deste blog.

      Excluir
  29. Boa tarde sr. Fabio Prado.
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela didática cativante com que faz seus treinamentos, o conheço há poucos dias mas seus vídeos são bastante interessantes.
    Estou tendo problemas para conseguir a senha para descompactar o arquivo human_resources (já fiz o cadastro na aba lateral, confirmei o cadastro no email que recebi já faz uns 10 minutos e até agora não recebi o email com a senha). Existe algo que possa ser feito para eu ter esta senha me possibilitando prosseguir com o treinamento? Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de receber o email com a senha. Demorou uns 25 minutos mas chegou então fica a dica, é só aguardar um tempo que o email chega!
      Excelente trabalho sr. Fabio Prado!

      Excluir
    2. Ok Harlei, obrigado pela informação.

      Excluir
  30. Ótimo! Muito Obrigado pelas informações. Sucesso!

    ResponderExcluir
  31. Fabio, estou precisando da senha do human_resources.zip meu e-mail edilsonenator@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para obter a senha siga o que está escrito no item "2- Descompactando os scripts de instalação:".

      Excluir
  32. Fabio, estou precisando da senha do human_resources.zip Já assinei ontem de noite e ainda não recebi.

    meu e-mail ydisconzi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Fabio, estou precisando da senha do human_resources.zip meu e-mail adriana.santos.luiza@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, não mando e-mail para ninguém, leia novamente o artigo e veja o que está escrito no item 2, ok?
      []s

      Excluir
  34. pode me passar a senha para descompactar por gentileza. frediroldan@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Fabio,
    Ao tentar fazer o download, é apresentada uma nova página com a seguinte mensagem:
    http://sdrv.ms/OOqqxt
    {"error":{"code":"generalException","message":"General Exception While Processing"}}
    Como faço para obter o arquivo human_resources.zip?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualizei o link, agora está funcionando. Tente novamente.
      []s

      Excluir
  36. Fiz o cadastro mas nao recebi a senha, pode enviar

    ResponderExcluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)