Social Icons

3 de abr. de 2011

Conhecendo o novo Oracle SQL Developer 3.0


Olá Pessoal,

      Neste artigo farei apenas alguns comentários sobre algumas das novas características do Oracle SQL Developer 3.0, a nova versão (lançada em 03/2011) da já bastante conhecida e utilizada ferramenta SQL Developer. Para consultar informações gerais sobre o SQL Developer, indico ler o artigo Quickview/Instalação do Oracle SQL Developer 2.1, que foi publicado neste blog em 11/08/2011.

     Na versão 3.0 o SQL Developer está mais completo. Entre as novas características, ele possui agora funcionalidades para efetuar modelagem de dados (Data Modeler) e para administrar bancos de dados, o que poderá agradar bastante aos AD's (Administradores de Dados) e DBA's (Administradores de Bancos de Dados).

     As 3 principais características que eu mais gostei no SQL Developer 3.0 são:

     1- Funcionalidades para administração de bancos de dados:
         Inclusão de funcionalidades para gerenciar a configuração do Bancos de Dados, o Gerenciador de Recursos, Segurança (usuários, roles e profiles) e Armazenamento do Banco de Dados.
          Estas funcionalidades são muito úteis para o dia-a-dia dos DBA's. Para criar usuários, roles e profiles eu utilizava o Console do Enterprise Manager, que é instalado opcionalmente com o cliente do Oracle.

     2- Data Modeler:
          Funcionalidades para projetar e desenvolver modelos de dados.
          A interface gráfica do Data Modeler acoplada ao SQL Developer poderá substituir ferramentas CASE que são utilizadas para esta finalidade.

     3- DBMS Scheduler:
          Funcionalidades gráficas para gerenciar Scheduler Jobs.
          Para criar scheduler jobs eu tenho vários scripts que eu sempre utilizo como base para criar novos  scheduler jobs quando eu preciso. A partir de agora, não precisarei mais destes scripts, pois será mais fácil criar e gerenciar scheduler jobs utilizando a funcionalidade gráfica que foi inclusa no SQL Developer para esta finalidade.


     Segue abaixo uma imagem do SQL Developer 3.0 onde podem ser visualizadas as funcionalidades dos itens acima (ver indicações em vermelho):


     Link para download:
          http://www.oracle.com/technetwork/developer-tools/sql-developer/downloads/index.html
  
   
COMENTÁRIOS FINAIS:
    Na empresa em que trabalho alguns DBA's utilizam versões desatualizadas de outras ferramentas que não são gratuitas, para administrar Bancos de Dados Oracle, porque o SQL Developer em versões anteriores não possuía funcionalidades para administrar Bancos de Dados. Nesta nova versão muitas funcionalidades para administrar bancos de dados foram inclusas, por isso acho que eles e muitos outros DBA's passarão a partir de agora a utilizar o SQL Developer 3.0. Eu que já usava o SQL Developer, estou mais satisfeito, pois gosto bastante desta ferramenta e agora terei que usar com menos frequência outras ferramentas.
     
  
    
Referências:     
     http://www.oracle.com/technetwork/developer-tools/sql-developer/rel3-featurelist-ea-189447.html

7 comments:

  1. Olá Pessoal, eu sou um desses que trabalha com o Fábio. Estou estudando a troca.
    Porém, pelos meus testes, até agora, o que mais agradou foi o uso do Data Modeler, usamos a ferramenta paga ErWin 7.3, a partir desta é possível exportar, xml, modelos e importá-los na ferramenta discutida.

    Luciano Barros Pires.
    DBA.

    ResponderExcluir
  2. Sou notavo em SQL, e gostaria de modelar o meu banco, tem alguma apostila Data Modeler

    ResponderExcluir
  3. Ilton, seguem abaixo alguns links:
    - http://docs.oracle.com/cd/E35137_01/doc.32/e25257/data_modeling.htm
    - http://docs.oracle.com/cd/E35137_01/doc.32/e25257/tut_data_modeling.htm

    []s

    ResponderExcluir
  4. Olá professor, sou aluno de Ti e realizei a instalação do Oracle Database 11GR2 Express Edition + SQL Developer 3.0, conforme vídeo publicado no Yutube.

    Tudo ocorreu perfeito conforme orientado, somente no final, na hora de criar a conexão com o banco de dados, ocorreu "erro".

    Cliquei em Nova conexão, também dei o nome de "xe", meu nome de usuário, e digitei a mesma senha que havia configurado na instalação e salvei.

    As outras informações estão iguais a do vídeo.

    Quando clico em conectar aparece a mensagem em vermelho:"Status:com FalhaFalha no teste: ORA-01017: invalid username/password; logon denied".

    Será que poderia me ajudar?

    Grato, Elias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elias, a mensagem é clara indicando que houve falha ao autenticar o usuário e senha. Que nome de usuário e senha vc está informando ao tentar o logon? O Oracle 11G, por padrão é case sensitive, será que vc não está errando na hora de informar as letras maíusculas/minúsculas?

      []s

      Excluir
  5. Prezados, sou Carlos Ribeiro trabalho nos CORREIOS, estou tentando importar arquivos erwin da versão 7.3, porém o Data Modeler não está reconhecendo os tipos de dados informados no arquivo XML.
    Alguma dica?

    ResponderExcluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)