Social Icons

5 de nov. de 2014

Qual é o melhor Sistema Operacional para instalar Oracle Database?



Olá pessoal,

     No post de hoje estou compartilhando um vídeo que gravei semana passada para responder a seguinte questão: Qual é o melhor Sistema Operacional para instalar Oracle Database?

     Gravei este vídeo considerando somente os Sistemas Operacionais (SOs) Linux e Windows. Não lembrei de falar sobre Unix no vídeo, mas saibam que muitas versões deste SO são muito bem conceituadas e algumas versões dele também são homologadas para Oracle. O vídeo aborda os seguintes tópicos:
            - Qual o melhor SO considerando recursos disponíveis e performance;
            - Qual a melhor distribuição de SO Linux para instalar Oracle Database.




    Qualquer dúvida sobre o assunto, é só deixar um comentário neste post!

[]s

19 comments:

  1. Fabio,

    Trabalho em uma empresa de desenvolvimento de software, e muitas vezes, por conta de licenciamento, somos questionado pelos novos clientes sobre qual a melhor plataforma para se instalar o banco.

    A nossa preferência, claro, é o Linux (OEL), porém a grande dificuldade em afirmar se é melhor um ou outro SO está na necessidade de se ter argumentação com fatos para sustentar o posicionamento. Neste caso, o exemplo de uma feature que não está disponível para o Oracle em Windows é um caminho interessante para desenvolver tal argumentação. Vou explorar também a questão do block_size no windows para fortalecer a base de argumentação.

    Obrigado pelas dicas.

    Abs,

    Ricardo S. Fíngolo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ricardo, o documento do link http://www.oracle.com/us/technologies/linux/linux-for-oracle-database-wp-2068570.pdf confirma o que falei neste vídeo e inclui alguns itens a mais. Talvez seja interessante mostrá-lo aos seus clientes que necessitam de maiores comprovações!

      []s

      Excluir
  2. Recentemente fiz uma instalação do OEL 5.6 que é bastante instável e instalei o Oracle 11gR2 e meu sistema ficou muito bom..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manoel, acho q ao invés de dizer instável vc queria dizer ESTÁVEL, correto?

      Abs

      Excluir
  3. Estou num cliente de grande porte, e aqui utilizamos o Suse Linux, é um sistema operacional estavel para Oracle. Estamos com um projeto para configuração do Oracle RAC utilizando o mesmo, até agora estamos indo bem.

    Administrei um RAC em Windows, depois disso, não existem mais medos nessa profissão!

    ResponderExcluir
  4. Eli, obrigado por compartilhar sua experiência. É difícil conhecer alguém que trabalhe com Oracle instalado em Suse Linux.

    []s

    ResponderExcluir
  5. Fábio, tudo bem? Estou tentando instalar o oracle 11g mas na instalação ele informa que a plataforma do sistema operacional não é compativel, qual oracle é compatível com a plataforma 6.2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, vc não informou em que SO está tentando fazer a instalação. Deduzo ser Linux certo? NO link http://docs.oracle.com/cd/E11882_01/nav/portal_11.htm vc encontrará informações completas sobre o que precisa.

      []s

      Excluir
  6. Cara, como você afirma que o Linux é melhor se você mesmo disse que não conhece o Windows. Só dá pra afirmar depois que testar e comprovar isso! Postar um vídeo dizendo que você prefere o Linux por causa disso disso e daquilo é fácil. Difícil é provar...
    Eu também prefiro administrar o Oracle no Linux. O melhor é o SO que atende a sua necessidade. Tenho grandes clientes que tem bancos de dados Oracle em Windows com aplicação SAP rodando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, a gente tbém aprende lendo e pesquisando. Apesar de nunca ter trabalhado administrando Oracle em Windows, já tive experiência com Oracle em Windows em treinamentos que dei na Veris IBTA.

      Antes de expor a sua opinião você deveria ter lido o documento do link http://www.oracle.com/us/technologies/linux/linux-for-oracle-database-wp-2068570.pdf que compartilhei no comentário do dia 06/11/2014. A própria Oracle informa neste doc que o Linux é a melhor plataforma para Oracle 12c, isso não é invenção do Fábio Prado. Se o fabricante diz isso, você quer se opor?????

      Também conheço grandes empresas que usam Oracle em Windows, e por razões diversas... Um ex-aluno comentou comigo que na rede de hotéis em que ele trabalhou a empresa simplesmente usava Windows porque eles tinham uma área de TI enxuta e não tinham profissionais qualificados em Linux. Essa empresa teve vários problemas com Oracle 9 no Windows por causa de limitações e bugs que não permitiam que um datafile tivesse mais que 2 GB de tamanho. Isso não ocorria no Linux, e acho que você sabe porque? Se não sabe, assista novamente o vídeo ou veja esse doc que te indiquei!

      []s

      Excluir
    2. Anônimo, pelo comentário não é DBA Oracle.
      Estude bastante e volte aqui com comentário úteis.

      Excluir
  7. Fiz a instalação do Oracle no Linux Debian porem não tive sucesso. Gostei de saber que há uma distribuição para esse caso. Agora to procurando o Download para instalar o Oracle Linux... Gostei da resposta bem dado ao Anônimo ahhahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo, com relação ao Debian, não tenho como te ajudar, pois nunca tentei instalar Oracle em dist. do Linux diferentes daquelas que são homologadas para o Enterprise Edition.

      Segue o link p/ vc fazer download do Oracle Linux: https://edelivery.oracle.com/linux.

      Obrigado pelos comentários.

      []s

      Excluir
    2. Hugo, tente se ater sempre as versões do kernel quando instala as dependências do S.O., infelizmente também nunca instalei nesta distribuição. Já tive problemas com asm em sistemas não homologados, que foram resolvidos testando em outras versões de kernel.
      Ocorre que S.O. não homologado só testando mesmo ou comece a cogitar a instalação num Oracle Enterprise Linux.

      Boa sorte.

      Excluir
  8. Olá Fábio, estou tendo uma lentidão ao cliente estabelecer uma conexão com o banco de dados, minha infraestrutura possui:

    SUSE Enterprise Linux 11 SP3 x64, Oracle Database 11gRc2, Clientes windows.

    O servidor tem 12GB de memória, disco SSD de 120GB.

    Você já passou por isso? Tem alguma dica para verificar o que pode estar causando? Está demorando em torno de 1 minuto e 10 segundos para estabelecer conexão e em consultas específicas também está lento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronny, não tenho ideia do q pode estar ocorrendo, mas comece lendo os logs do bd (alert.log) e log do listener para ver se lá está registrando algo que dê pistas do problema, ok?

      Excluir
  9. Fábio, boa..
    Eu já vi uma vez, mas não estou achando. Existe uma tabela com os sistemas operacionais suportados pela Oracle. Você conhece este link ? Caso sim, favor me informar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, você encontrará a informação citada nos docs de instalação e upgrade da Oracle, correspondentes a versão que você deseja instalar e/ou migrar, ok?

      Excluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)