Social Icons

26 de out. de 2015

Qual é o Banco de Dados mais utilizado no mundo?



Olá pessoal,

     No post de hoje vou compartilhar alguns dados da palestra Desafios de um DBA, que apresentei dia 22/10/15, em um evento da "Dell Software", no Rio de Janeiro. A apresentação que fiz está disponível para download neste link e incluiu os seguintes tópicos:
  
        - Os principais desafios de um DBA;
  
        - Como vencer estes desafios?;
  
        - Estatísticas diversas que envolvem o trabalho de um DBA.

    O assunto do último tópico provém de uma pesquisa da Unisphere Research, com mais de 300 profissionais (na grande maioria DBAs) de empresas de diversos tamanhos e segmentos do mundo todo. Essa pesquisa produziu 26 gráficos muito interessantes, incluindo os 3 que você verá abaixo com os meus comentários, que respondem às seguintes perguntas: 

1- Quais são os Bancos de Dados mais utilizados no mundo?
R.: SQL Server e Oracle.


Comentários: Demorou, mas SQL Server passou o Oracle no ranking dos BDs mais utilizados no mundo. Por que isso está ocorrendo? Na minha opinião, por causa dos altos custos de licenciamento do SGBD da Oracle. Sabendo dos altos custos de licenciamento do Oracle Database, outros fabricantes de SGBDs estão lançando campanhas de migração para que as empresas "saiam" do Oracle e venham para o seu SGBD, por custos bem baixos ou até mesmo a custo zero! Uma estratégia que ao meu ver tem obtido bons resultados, pois além das evidências das estatísticas dessa e de outras pesquisas, tive alunos que informaram que as empresas em que trabalhavam também estavam "saindo" do Oracle para outros SGBDs mais baratos (que evoluíram muito e estão bastante confiáveis)!

2- Quantos SGBDs, em média, administram cada DBA?
R.: A maioria administra 2 SGBDs.


Comentários: A vida está cada vez mais difícil para nós DBAs. Hoje a maioria de nós já trabalham com 2 ou mais SGBDs. A empresa em que trabalho atualmente possui sistemas em Oracle, SQL Server e MySQL. Futuramente teremos também PostgreSQL. Daqui uns 5 anos já estaremos administrando 4 SGBDs diferentes. Antigamente o DBA podia se dar ao privilégio de conhecer apenas 1 SGBD, agora o mercado já está começando a exigir que ele conheça no mínimo 2.
  
  
3- Quais são as tarefas que consomem mais tempo de um DBA?
R.: Manutenção do Banco de Dados e Gerenciamento de Performance.


Comentários: Aqui não há muito o que comentar, ressalto apenas que essas 2 atividades realmente são aquelas que mais executo no meu trabalho diário como DBA.
  

     Para mais informações sobre a pesquisa, consulte as referências da apresentação que utilizei na palestra.

  
Espero que goste, por hoje é só!
[]s

  

15 comments:

  1. Respostas
    1. A pesquisa foi realizada em empresas de diversos tamanhos. Se considerarmos somente grandes empresas provavelmente o Oracle estaria na frente, pois este é o caso aqui no Brasil.

      []s

      Excluir
    2. Globalmente falando, o Market Share da Oracle ainda é o maior de todos... isso de acordo com os estudos da Gartner

      http://www.odbms.org/2014/11/gartner-2014-magic-quadrant-operational-database-management-systems-2/

      -- Fabrício Jorge

      Excluir
    3. Fabricio, obrigado pela informação!

      Excluir
    4. Srs, teriam esses dados em porcentagem de mercado dos fabricantes no mundo? muito obrigado

      Bruno Janke

      Excluir
    5. Não entendi a pergunte, explique melhor!

      Excluir
  2. Agora não mais. SQL Server na frente segundo o gartner.

    http://blogs.technet.com/b/dataplatforminsider/archive/2015/10/15/gartner-positions-microsoft-as-a-leader-in-the-magic-quadrant-for-operational-database-management-systems.aspx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, muito obrigado pela informação. É bom saber que pesquisas sem relação alguma trouxeram informações que "batem"!

      Adoro Oracle e quanto mais estudo outros SGBDs mais vejo o quanto o Oracle é poderoso... mas infelizmente nem tudo são flores, ele é muito caro!

      Acredito que um grande motivo para a Oracle ter saído da liderança são os altos preços que ela cobra no licenciamento (vejo muitos clientes e alunos reclamarem disso). Felizmente a concorrência é ótima para tornar os preços mais atrativos, portanto, acho que se ela quiser reconquistar a liderança, os preços terão que melhorar (diminuir)!

      Excluir
  3. Respostas
    1. José, uma empresa normalmente tem mais de um SGBD, portanto não espere que a soma de todos os SGBDs seja igual a 100%, ok?

      Excluir
  4. Olá Fábio, você tem uma pesquisa como esta que mostre o uso dos bancos por estados brasileiros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, não tenho, não conheço e você achar alguma por favor compartilhe conosco aqui, ok?
      []s

      Excluir
    2. Estou fazendo um trabalho na faculdade sobre o assunto, pode deixar que postarei sim.

      Excluir
  5. Fábio, tem informações sobre uso do Postgresql com grandes volumes de dados?
    Um colega me disse que ele não aguenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, ainda não tenho experiência com Postgresql, mas o que já li sobre ele, e fazendo algumas comparações de acordo com o meu conhecimento, acredito que o Oracle seja melhor.

      Quanto à capacidade de trabalhar com grandes volumes de dados, não sei até onde isso é verdade. Li um caso recente de posts na internet falando que a empresa do Uber mudou de PostgreSQL para MySQL justamente porque afirmavam que o desempenho dos sistemas não estava bom. Há profissionais, principalmente aqueles que trabalham com PostgreSQL que afirmam que ele aguenta sim grande de volume de dados, e que inclusive ele é usado em grandes sistemas pela CEF. O Poder Judiciário também criou recentemente um sistema grande que usa PostgreSQL. O que eu sei é o que eu pesquiso e não sei até onde todas as informações são confiáveis... só vou poder responder se ele realmente aguenta um grande volume de dados quando eu já tiver uma boa experiência e conhecimentos dele... daqui uns 5 anos, ok?

      Excluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)