Social Icons

21 de abr. de 2016

O que eu vi, aprendi e ganhei no DBA BRASIL 1.0



Olá pessoal,

     No post de hoje vou comentar sobre o que vi, aprendi e ganhei no evento DBA BRASIL 1.0, o 1º evento feito para DBAs, por DBAs, e sem "mimimi"!
   
     Primeiramente, é importante deixar claro que a ideia do evento surgiu a partir de um encontro que ocorreu em 12/2015, organizado pelo pessoal do grupo dba-brasil@googlegroups.com, e que ele teve como objetivo principal reunir palestrantes e profissionais de diversos SGBDs, e não ter sua a grade de palestras influenciada por patrocinadores, ou seja, sem "mimimi": um evento onde os palestrantes tivessem liberdade para falar o que quiser (sem ofensas nem opiniões políticas, religiosas e afins), de forma descontraída (se quisesse), sobre o produto ou tecnologia apresentada!

Banner do evento DBA Brasil 1.0

    O evento teve 610 inscrições (limitada pela Organização), 18 palestras de 1 hora cada, 12 lightning talks (palestras relâmpago) de 5 minutos cada, 239 participantes (sem contar parte do pessoal da Organização, apoio da Bandtec e alguns palestrantes) e 25 patrocinadores e apoiadoresAs fotos do evento estão disponíveis para visualização no álbum DBA BRASIL 1.0,  da página oficial do grupo DBA BRASIL, no Facebook.

 
MINHAS IMPRESSÕES SOBRE O DBA BRASIL 1.0

     Apesar de termos tido alguns pequenos problemas, como por exemplo, o tempo de cadastramento (quando chegava muita gente ao mesmo tempo) e troca de salas pouco tempo antes de iniciar algumas palestras, eu acredito que o evento foi um grande sucesso por causa dos fatores abaixo:

   1- Os Organizadores trabalharam voluntariamente, fizeram o seu trabalho com prazer sem ganhar qualquer tostão, e se dedicaram porque tinham um grande desafio e queriam ver no mínimo um bom resultado;

     2- Teve a participação de vários palestrantes renomados em sua área de atuação;
 
     3- Teve um resultado positivo (que será publicado posteriormente na página oficial do evento), pois a maior parte dos participantes fez uma boa avaliação geral sobre ele;
   
     4- Participaram do evento DBAs e outros profissionais de vários tribos, que trabalhavam com SGBDs e tecnologias diferentes. Isso foi muito enriquecedor, tanto no quesito conhecimentos, quanto no quesito networking;

   5- O evento foi super descontraído, todos os participantes e organizadores estavam muito à vontade. Muitos participantes, inclusive, elogiaram esse clima de descontração!

  
MINHA CONTRIBUIÇÃO NO DBA BRASIL 1.0

     Este evento foi muito importante para mim: tive uma satisfação e honra enormes por ter atuado em 3 papéis: patrocinador, organizador e palestrante. Para saber mais sobre a palestra que apresentei CLIQUE AQUI. Como organizador ressalto que de longe não fui um dos que mais contribuíram para que o evento acontecesse. Se algum nome de organizador tem que ser ressaltado (ao meu ver), são eles (listados por ordem alfabética):

         - Fábio Cotrim: por ter criado a página oficial do grupo e do evento, ter sido um dos idealizadores do evento, e ter criado a maior parte das artes gráficas (incluindo áudio e vídeo) necessárias para a divulgação e oficialização do evento.

          - Fábio Telles: por ter atuado como Coordenador da equipe ou Gerente do Projeto "DBA Brasil 1.0", ditando com precisão todos os passos que deveríamos seguir para que o evento ocorresse;

         - Kenia Galiego: por ter sido uma guerreira descontroladamente incansável, em sua atuação para conseguir patrocínio e gerenciar o relacionamento com fornecedores e apoio.
  

COMENTÁRIOS FINAIS
 
     O que eu vi, aprendi e ganhei no DBA Brasil 1.0? Vi muitos profissionais se esforçando para dar o seu melhor e fazer um grande evento, e a maioria dos participantes contentes por ter participado de um evento gratuito com tanta coisa boa! O que mais aprendi foi entender como se organiza um evento e como ele "funciona em seus bastidores", coisa que eu não tinha noção alguma! O que eu ganhei? Muita coisa: novos conhecimentos, muito networking, muito prazer e satisfação por fazer parte daquele momento histórico, e novos amigos! Ah... ganhei também uma caneca e uma camisa (uhhhhhuuuu.. rsrsrs)!
 
     Espero que você tenha gostado do DBA BRASIL 1.0, e se não gostou, tenha certeza de que tentaremos melhorar nas "próximas versões" do evento. Estamos avaliando o feedback de todos os participantes e conto com a sua contribuição na avaliação geral do evento, deixando aqui um comentário sobre o que você gostou e/ou acha que poderia ter sido melhor!

     Ahh... meus agradecimentos especiais ao pessoal da Faculdade Bandtec, principalmente ao professor França e Marise, pelo apoio e espaço cedido; e ao fotógrafo Luiz Costa, pelo grande trabalho realizado no evento!


[]s
  

0 comments:

Postar um comentário

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)