Social Icons

8 de set. de 2016

Como elaborar um bom currículo para a área de TI




Olá pessoal,

      Como eu havia prometido há alguns meses para diversos leitores deste blog (que entraram em contato comigo por e-mail após o lançamento do Projeto Primeiro passo para DBAs e Desenvoldores), darei neste artigo dicas simples, mas "efetivas" para você fazer um bom currículo e aumentar as suas chances de ser chamado para as suas tão sonhadas entrevistas de emprego.

      Segundo o curso gratuito Currículo sem Segredo da Escola Virtual da Fundação Bradesco, um currículo deve ser analisado sobre 3 aspectos principais: Apresentação, Adequação para a vaga desejada e Ortografia e linguagem. Já ajudei muitos colegas, amigos e alunos a montarem os seus currículos e vejo que muitos pecam no mínimo em 1 destes itens.
     
      Na "Apresentação" poucos erram, e aqui não há muito segredo. Tenha em mente que o currículo tem que ser objetivo e sucinto, portanto, não inclua nele seus 10 endereços de e-mail (inclua apenas 1) e os números de todos os seus documentos. Deixe para dar explicações detalhadas somente na Entrevista. Desse modo, a indicação geral é que seu currículo tenha no máximo 2 folhas e um layout muito bem organizado. Sugiro começar vendo os modelos deste link (particularmente gosto muito do layout do modelo indicado para o cargo de Coordenador, que pode ser visto na imagem abaixo).

Imagem 01 - Modelo de currículo

    No item "Adequação para a vaga" desejada, vejo que muitos erram informando como objetivo profissional uma descrição muito genérica, ou informando que desejam se candidatar a vários cargos. Este é um erro grave, pois muitos selecionadores descartam o seu currículo ao ver que você não tem um objetivo claro e específico. Se você quer se candidatar, por exemplo, aos cargos de Desenvolvedor e DBA, faça 2 currículos, informe como objetivo profissional o nome dessas vagas, e inclua neles somente aquilo que interessa à vaga relacionada. Seja objetivo sempre! Acrescentar em um currículo para DBA que você fez um curso de Datilografia ou PHP, provavelmente não irá não te ajudar em nada, portanto, sugiro não fazer isso! Neste caso, acrescente e dê destaque aos cursos específicos de Bancos de Dados. Ahh... não se esqueça de informar a carga horária dos cursos + mês/ano de início e término deles, e também acrescentar e destacar as tão procuradas e comentadas certificações na área de TI que você possui. Para o profissional que não tem experiência elas valem muito e eu sou uma testemunha viva disso. Meus primeiros bons empregos na área de TI foram conquistados graças a elas!
 
   No item "Ortografia e linguagem" é onde vejo que ocorrem a maior quantidade de erros, tanto de ortografia, quanto de concordância entre frases, ou frases incompletas e ruins. Se você não escreve muito bem, peça ajuda àquele amigo chato (no português) e que você sabe que é bom de redação. É nessa parte que costumo ajudar mais, corrigindo erros ortográficos e indicando ao profissional como ele pode valorizar a sua experiência e ressaltar as qualidades que interessam à vaga desejada. A "cereja" do currículo é a ortografia, portanto não economize tempo revisando-a (ou pedindo para alguém fazer isso para você).

     Para aprender mais, sugiro a leitura dos seguintes artigos:
        - 10 erros que fazem seu currículo ir para o lixo

  Infelizmente não tenho tempo disponível para ajudar muita gente, portanto, ofereço este trabalho de Coaching Profissional somente aos alunos que adquirem meus cursos em videoaulas na opção com suporte. Já fiz esse trabalho com vários alunos e fiquei muito contente ao ver o resultado alcançado pelo Fernando Rocha (ver Projeto Primeiro passo para DBAs e Desenvoldores) e outros. Para complementar este artigo, sugiro que você veja a apresentação da Palestra "Upgrade na Carreira através do Marketing Pessoal".

[]s



2 comments:

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)