Social Icons

26 de jan. de 2017

Novidades do blog e treinamentos



Olá pessoal,

     Decidi escrever este artigo para contar as novidades que terei para vocês em 2017, principalmente com relação ao blog, treinamentos e certificações.

     Então vamos começar falando sobre o blog. Toda vez que fico um tempo maior sem escrever algo, tem um aluno e leitor do blog que me chama no FACEBOOK para perguntar quando irei publicar um novo artigo e qual será o assunto. Para este leitor/aluno e todos os demais que ficam aguardando algum artigo novo, a boa notícia é que tenho certeza de que este ano conseguirei escrever mais artigos técnicos. Por que digo isso? Por que normalmente eu escrevo sobre aquilo que estou vivenciando no dia a dia, em meu trabalho, ou sobre aquilo que estou estudando e quero me aprofundar mais, e isso ficou mais difícil para mim a partir de 2014, ano em que fui promovido a líder da equipe de Banco de Dados na empresa em que trabalho. No papel de líder, comecei a trabalhar menos com a parte técnica, e muito mais com tarefas de coordenação, administrativas (e burocráticas) e outras atividades que quase me impediam de continuar adquirindo novos conhecimentos técnicos e "meter a mão na massa". Isso não estava me deixando muito contente, pois além de gostar de atuar mais na área técnica, o trabalho na área técnica me ajuda a estar atualizado para ministrar treinamentos com mais conteúdo e qualidade. O que fiz para mudar a situação? Entreguei a função de líder da equipe, e a partir de 02/2017 serei apenas DBA novamente. Foi uma decisão difícil, muitos almejam uma posição de liderança e os benefícios financeiros que também vêm por trás dessa responsabilidade, porém fiz o que era necessário para eu ser mais feliz profissionalmente nesta fase da minha vida, e declaro que estou bem contente com a decisão. Serei mais DBA novamente e viverei mais experiências que servirão de inspiração para a publicação de novos artigos neste blog.
  
     Quanto aos meus treinamentos, a partir de 03/2017 você encontrará somente VIDEOAULAS aqui neste blog. As videoaulas continuarei oferecendo por aqui e terei novidades (falarei mais sobre isso no próximo parágrafo) para elas, mas não irei oferecer mais os treinamentos presenciais/telepresenciais. A partir de 07/2017 eu passarei a ministrar os mesmos treinamentos presenciais que você encontra hoje (26/01/2017) neste blog, através da mais nova empresa de treinamentos especializados em Bancos de Dados Oracle, a ORAMASTER. A OraMaster irá oferecer também novos treinamentos, como por exemplo, "Backup and Recovery" e "Data Guard". Ela será administrada por alguns de meus familiares e eu serei apenas um instrutor e orientador/supervisor técnico da empresa/equipe de instrutores.
  
     Para finalizar, falarei sobre as VIDEOAULAS. Tenho percebido ao longo de alguns anos de experiência que muita gente procura os meus cursos para aprender aquilo que normalmente utiliza-se no mercado de trabalho, deixando um pouco de lado aquela extensa parte teórica que quase ninguém precisa aprender, pois não vai utilizar em seu dia a dia; e tem gente que também procura os cursos para se preparar para os exames de certificação da Oracle, o que exige maior compreensão de alguns detalhes que muita gente não precisaria usar no seu dia a dia, mas que são conhecimentos exigidos nos exames oficiais de certificação. Visando atender também este último público, criarei para todo curso oferecido neste blog, um simulado preparatório para o exame de certificação relacionado. Já fiz isso no curso Aprendendo SQL, e quero oferecer simulados também para os demais cursos. Além disso, ajudarei os alunos que fizerem a aquisição dos cursos na "opção com suporte", em tudo o que eles precisarem com relação às certificações. Para lhe atender melhor, também me cobrei mais, e aproveitei para atualizar semana passada a minha certificação OCP para a versão 12c do Oracle Database (ver Imagem 01).

Imagem 01 - Certificação OCP Fábio Prado, 18/1/17


     De acordo com o artigo "A carreira de um DBA: requisitos técnicos e as diferenças entre os níveis Júnior, Pleno e Sênior" que publiquei em 30/08/2012, 35% das vagas exigiam ou davam preferência para profissionais com certificações Oracle/Microsoft (OCA/OCP e MCDBA). Conversando com amigos e colegas de grupos relacionados a Bancos de Dados no WhatsApp que ficaram desempregados recentemente, pude verificar de acordo com os depoimentos deles, que a exigência por profissionais certificados parece estar cada vez maior. Um deles já está empregado novamente, mas afirmou que foi impedido de participar de vários processos seletivos pelo motivo de não ter uma certificação relacionada ao cargo desejado.

    Bom pessoal, por hoje é só!
    Deixe um comentário se restar qualquer dúvida sobre o assunto.

[]s
     

0 comments:

Postar um comentário

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)