Social Icons

29 de jun. de 2017

Destruindo o Banco de Dados com o Crash Scenario Manager


  
  
Olá pessoal,

    No post de hoje quero compartilhar rapidamente com vocês um pequeno e interessante software chamado CRASH SCENARIO MANAGER.

     Este software nada mais é do que um script shell criado para simular diferentes cenários de crash em Banco de Dados Oracle, e que é muito útil para você testar suas estratégias de backup e aprender a fazer restore/recover com o RMAN. Utilize-o preferencialmente em um ambiente de laboratório com ARCHIVELOG habilitado (para permitir testes de todos os cenários de recuperação) e NUNCA em ambientes de produção. Eu irei utilizá-lo nos meus treinamentos de Backup and Recover com RMAN no "Centro Universitário IBTA" e na OraMaster, para ajudar os alunos a praticarem os conhecimentos adquiridos em aula.
  
    Para iniciar o CRASH SCENARIO MANAGER basta executar o script crashmanager.sh que você poderá baixar a partir DESTE LINK. Segue abaixo a Imagem 01 demonstrando a tela principal deste software, onde você poderá escolher diversos tipos de crash, tais como: a perda dos control files ou password file, e a perda de um non-system tablespace ou dos tablespaces TEMP, UNDO ou SYSTEM ..

Imagem 01 - Tela principal do "Crash Scenario Manager"

2 comments:

  1. Bom dia Fábio. Voce já tem um treinamento só de backup/recovery pela Udemy?
    Tenho interesse: rocha.max@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Max, não vendo cursos no Udemy, eles repassam miséria para o instrutor. Temos um curso de Oracle Backup and Recovery pela Oramaster: https://www.oramaster.com.br/treinamentos
      []s

      Excluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)