Social Icons

23 de ago. de 2017

Livro "Linux Recipes for Oracle DBAs"




Olá pessoal,

     No post de hoje quero recomendar a leitura de um livro que terminei de ler esta semana, e que indico fortemente para os DBAs Oracle que pretendem obter mais conhecimentos sobre SO Linux.
  
     Antes de informar o nome do livro e alguns detalhes sobre ele, quero ressaltar que há uns 5 anos atrás procurei um curso de Linux para DBAs (para mim e outros DBAs que trabalham comigo) e encontrei apenas um curso oficial da Oracle que chama-se "Oracle Database 11g: Managing Oracle on Linux for DBAs". A empresa em que trabalho é quem iria pagar esse curso e naquela época era necessário que ele fosse lecionado no formato presencial. Procurei em São Paulo e não encontrei nenhum Centro de Treinamento parceiro da Oracle que formasse turmas para este curso, portanto, tive que me "ir me virando" com o google quando eu tinha que fazer algo diferente do trivial, dentro do SO, até o momento em que encontrei o livro "Linux Recipes for Oracle DBAs", da Editora Apress, e autores Darl Kuhn, Charles Kim e Bernard Lopuz, há quase 2 anos. Deixei-o na minha lista de espera, fui lendo-o ao poucos e finalmente terminei a sua leitura esta semana. Achei o livro ótimo, já estou aplicando diversos conhecimentos que obtive nele e recomendo-o a todos os DBAs, que assim como eu, querem ou precisam passar do nível básico para intermediário em conhecimentos de SO Linux. Acho que agora já estou no nível Intermediário e publicarei em breve diversos artigos sobre estes conhecimentos que obtive e estou implementando em meu trabalho!


     O livro é bem focado para DBAs Oracle e contém muitos conceitos e exemplos de como executar comandos ou tarefas importantes e/ou cotidianas do trabalho de um DBA, incluindo:
          - Criação de scripts de monitoramento;
          - Configuração do SO para instalar o Oracle Database, ASM e RAC;
          - Shell script;
          - Gerenciamento de processos e usuários;
          - Utilitários para arquivar, comprimir, criptografar e checar integridade de arquivos;
          - Utilitários para analisar performance do servidor;
          - Gerenciamento de jobs (cron) e logs.

     Outro ponto bem interessante a favor do livro, é que ele inclui um apêndice contendo conceitos importantes sobre RAID, que podem esclarecer muitas dúvidas sobre o assunto.


Obs.: Valorize e mantenha a qualidade do trabalho dos autores, compre uma cópia do livro e diga não à pirataria. A Editora Apress vende e-books por um preço mais acessível que um livro impresso e periodicamente ela lança promoções em que os livros custam aproximadamente 10 dólares. Já comprei diversos bons livros por este preço!
   

14 comments:

  1. Fábio, ótima dica
    Obrigado por compartilhar isso conosco
    []s

    ResponderExcluir
  2. Olá Fábio, obrigado pela dica.
    Realmente administrar máquinas Linux não é trivial, mas o desempenho é muito bom.
    E pessoalmente considero mais difícil administrar máquinas Windows, por depender muito da interface gráfica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Linux é melhor para Oracle. Quando puder veja o vídeo e comentários do link: http://www.fabioprado.net/2014/11/qual-e-o-melhor-sistema-operacional.html.
      []s

      Excluir
  3. Professor Fabio mandando muito bem, como sempre =D

    ResponderExcluir
  4. Apenas um curiosidade: os livros físicos adquiridos pela Apress possuem frete gratuito para todo o mundo. Já adquiri 4 livros e a média de tempo para chegar é de 25 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefferson, obrigado pela informação. Como eu só compro Ebooks, eu não sabia disso!
      []s

      Excluir
  5. Excelente artigo Fábio, ainda mais com esta dica do Jefferson, vou adquirir os tão famosos livros da editora Apress.

    ResponderExcluir
  6. Fala Fabio, tudo bom? Uma dúvida que tenho sobre a leitura de livros técnicos e uma maneira de gravar mais as coisas. Você costuma ler os livros no computador, e praticando ao mesmo tempo, ou lê em períodos onde tem tempo e silêncio, como na hora do almoço, etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não tenho uma técnica muito bem definida não. Muitas vezes leio livros em papel marcando com grifa-texto as partes que considero mais importantes. Quando leio livros digitais em pdf no celular não consigo anotar nada. Quando leio no PC eu costumo fazer anotações em arquivo texto. Quando leio no Kindle utilizo os recursos dele próprio para fazer minhas marcações. Quando tenho mais tempo estudo no PC fazendo exatamente o que você comentou, lendo e praticando ao mesmo tempo. Costumo ler quando estou parado em algum lugar esperando algo (Metrô indo para o trabalho, filas, sala de espera de consultas médicas), ou em casa quando sobra um tempo!

      ok?

      Excluir
    2. Opa, obrigado pela resposta! Eu tinha dúvidas se ler assim esperando algo, como você comentou, seria útil. As vezes sinto dificuldade pra lembrar o que vi. Sobre a parte do PDF no celular, tem um app chamado moon reader que da pra marcar, e fazer até mais coisas que o app do Kindle. Obrigado, abraço.

      Excluir
    3. Obrigado pela dica do Moon Reader!

      Excluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)