Social Icons

29 de dez. de 2017

Putty não, que tal o MobaXterm?




Olá pessoal,
 
     No artigo de hoje quero lhes apresentar um utilitário que conheci no começo deste ano, chamado MobaXterm, e que passei a usá-lo como uma alternativa ao famoso e tradicional Putty para fazer conexões remotas SSH nas máquinas servidoras dos Bancos de Dados Oracle que administro.

       Quero ressaltar que o meu objetivo neste artigo não é criticar o bom e velho Putty, ferramenta leve, simples e eficiente, que eu gosto muito e ainda utilizo com frequência para efetuar conexões remotas SSH. Quero apenas lhe apresentar (e não fazer um documentário completo) MobaXterm, comentando sobre os recursos que mais utilizo nele, para que você também avalie o seu uso, e passe a utilizá-lo se achar que ele também lhe será útil. 

     De um modo geral, o MobaXterm nada mais é do que um software desenvolvido para SOs Windows, mais incrementado que o Putty e que possui algumas ferramentas de rede incorporadas e alguns recursos a mais, que podem ser muito úteis no dia a dia de um DBA. Ele está disponível para download em 2 versões: Home Edition ou Professional Edition. Você pode consultar as diferenças entre elas na página oficial de download do software. A versão "Home Edition" é gratuita e podemos utilizá-la até mesmo em ambientes corporativos (é ela que eu utilizo), desde que você não infrinja os termos de licença abaixo, que foram extraídos da página oficial de licenciamento da versão Home Edition:

"Individual end-user is allowed to download (only from MobaXterm website: https://mobaxterm.mobatek.net) and to use MobaXterm Home Edition in a commercial or company environment. However, software installation must be performed by the end-user himself: the user who uses MobaXterm Home Edition inside a company must be the same person who downloaded the software and installed it. It is therefore not allowed to redistribute or deploy MobaXterm Home Edition inside a company. It is also not allowed for multiple users to use a single shared installation of MobaXterm Home Edition in a company, whether at the same time or not. These usages are covered by MobaXterm Professional Edition."

      Os 2 recursos do MobaXTerm que eu gosto muito e que facilitam o meu trabalho são:
 
         a) Tabbed SSH client: costumo utilizar para fazer monitoramento de BDs e nada mais é do que um recurso que permite abrir múltiplas janelas de SSH client, dentro do mesmo software e organizá-las sob diversas visões. Por que isso facilitou minha vida? Antes de usar o MobaXterm eu tinha que abrir quase sempre 3 instâncias do Putty, executando utilitários diversos concorrentemente, e posicionar/redimensionar as janelas de cada instância apropriadamente para conseguir ter uma boa visualização. Com o MobaXterm basta abrir 3 conexões e clicar, por exemplo, no menu "View" -> 4 terminals mode", que ele já organiza tudo em um layout bem amigável. 
          Na "Imagem 01" você verá 3 janelas de "SSH client" agrupadas lado a lado no MobaXterm. No dia em que gravei essa imagem eu estava monitorando a execução de alguns SQLs de um determinado sistema, que estava apresentando lentidão. Para fazer esse monitoramento e entender em tempo real o que estava acontecendo no BD, estavam sendo executados os seguintes utilitários em cada uma das janelas: oratop, iostat e tail

Imagem 01 - Tabbed SSH client no MobaXterm

         b) Graphical SFTP browser. utilizo para transferir arquivos entre uma máquina cliente qualquer e os servidores de BDs. Esse recurso (ver Imagem 02) é muito útil para você transferir arquivos diversos do servidor para a sua máquina (e vice-versa), como por exemplo arquivos de dump ou log. Antes de conhecer o MobaXTerm, quando eu tinha que por exemplo, gerar um dump e mandar o log por e-mail para o fornecedor de algum determinado sistema, eu tinha que usar vários softwares para executar essa atividade completa, como por exemplo, o Putty para efetuar a conexão remota e gerar o dump, e o Filezilla para transferir o arquivo de log do servidor do BD para a minha workstation, para enfim enviar o e-mail a partir da minha workstation com o arquivo de log anexado.

Imagem 02 - Graphical SFTP browser
       
     Para aprender mais sobre o MobaXterm, visite o site https://mobaxterm.mobatek.net/.
  

10 comments:

  1. Conheci ele na Pós e sempre utilizo. Tem essa vantagens das janelas agrupadas e outro benefício é não ter que usar outro aplicativo, o WinSCP. O MobaXterm consegue fazer a transferência de arquivos entre Windows e Linux... Só acho que o ctrl+c/ctrl+v poderia ser igual ao Putty, não sei se tem como configurar isso.

    Fernando Almeida

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Fabio. Eu usava zoc e putty durante muitos anos.

    ResponderExcluir
  3. boa noite, eu tenho o mobalxterm porem estou tentando (através de um modelo de arquivo world , que algumas informações sejam transferidas para um outro modelo também de world que eu criei)
    ex.: no modelo matriz dele eu tenho que ficar colando e copiando parte das informaçoes e colando junto ao outro modelo. Eu sei que existe uma maneira de efetuar essas linhas de comando, porém ainda não consegui. Se puderem me ajudar com informaçoes, eu agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não entendi muito bem o que vc está fazendo, se puder explicar mais detalhes talvez eu consiga ajudar

      Excluir
  4. Outra coisa legal do Moba...
    E criar as macros. Eu criei alguns pra facilitar meu dia a dia.

    Ex.: aperto F2 ele já executa...
    sqlplus /nolog
    Conn / as sysdba
    set lines 180 pages 50000 trim on.......

    Tenho outra também para fazer limpeza de logs/traces

    Outra coisa boa... Criar Scripts em bash e executar "nativamente".

    Conheci o Moba há 2 anos. Depois disso... Praticamente abandonei o quero Putty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michel, obrigado pela sua contribuição. Nunca usei as macros, vou programar algumas aqui e começar a usá-las também!

      []s

      Excluir
  5. EX:Eu baixo um arquivo com um certo formato e inumeros dados, porém quero modificar a formatação e transferir parte para o texto que utilizo para o trabalho.
    modelo que baixo seria mais ou menos assim:
    o arquivo que baixo vem carregado de informações e a partir dessas informações preencho um arquivo com itens já pré-fixados, ou seja, do arquivo que baixo somente retiro algumas informações sendo, nome, data de nascimento,etc totalizando umas 40 (quarenta) lacunas a serem preenchidas, e gostaria de um programa para fazer automaticamente essas transferencias (as quais hoje eu tenho que copiar e colar) e fica muito desgastante. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, o item no qual você precisa de ajuda não tem relação com o assunto deste artigo. Não sei que programa você pode usar. Sugiro pesquisar google por assuntos que tenham relação com o seu problema.

      Excluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)