Social Icons

11 de ago. de 2010

Quickview/Instalação do Oracle SQL Developer 2.1


Olá Pessoal,

     Este é o 1º artigo deste blog. Nele farei uma apresentação rápida do Oracle SQL Developer, uma ferramenta criada pela Oracle em 2006, que permite conectar-se em Bancos Dados Oracle, a partir da versão 9i Release 2. Informarei a seguir, as principais características e como instalar esta ferramenta.


     O Oracle SQL Developer, atualmente na versão 2.1, é uma ferramenta gráfica gratuita, que simplifica as atividades de desenvolvimento em Bancos de Dados Oracle, oferecendo alta produtividade e ótimos recursos para quem necessita executar as principais atividades de desenvolvimento em um Banco de Dados Oracle, tais como:
             - Criar/atualizar: stored procedures, funções, packages, tabelas, visões, visões materializadas e outros objetos.
             - Criar e testar instruções DML e DDL em geral.

     O Oracle SQL Developer é uma ótima ferramenta para executar atividades gerais de desenvolvimento em Bancos de Dados Oracle e nela é até possível executar algumas atividade rotineiras de Administração de Bancos de Dados, mas ela não é uma ferramenta direcionada para Administração do Banco de Dados. No Oracle SQL Developer  não é possível gerenciar roles, planos de recursos, profiles e outras atividades/funcionalidades de Administração do Banco de Dados. Para Administração do Banco de Dados indico as seguintes ferramentas da Oracle: Console do Enterprise Manager (instalação opcional com o Oracle Client) e a ferramenta web Enterprise Manager (Database Control ou Grid Control).

    
      Para instalar o SQL Developer 2.1 efetue os seguintes passos:

      PASSO 1: Efetuando download do SQL Developer 2.1:

         Faça o download do SQL Developer 2.1 a partir do link oficial da Oracle em http://www.oracle.com/technetwork/developer-tools/sql-developer/downloads/index.html

           
      PASSO 2: Descompacte o SQL Developer 2.1:

         Descompacte o arquivo baixado no download do passo anterior em uma pasta qualquer (Ex.: C:\2.1).

  
      PASSO 3: Finalizando a instalação do SQL Developer 2.1:

         Mova a pasta em que os arquivos foram descompactados no passo anterior (que eu passarei a chamar de pasta 2.1) para uma pasta qualquer de sua preferência.
  
         Nas instalações que eu faço em máquinas com SO Windows, eu gosto de mover a pasta 2.1 para C:\Arquivos de Programas\Oracle\Oracle Sql Developer.

          Para finalizar crie um atalho na sua área de trabalho para o arquivo executável sqldeveloper.exe que encontra-se na pasta 2.1Se a pasta 2.1 foi criada de acordo com as indicações deste artigo, o arquivo sqldeveloper.exe encontra-se no seguinte caminho: C:\Arquivos de Programas\Oracle\Oracle Sql Developer/2.1/sqldeveloper.exe.


COMENTÁRIOS FINAIS:
   Recomendo o uso desta ferramenta a todos os desenvolvedores que trabalham com Banco de Dados Oracle e para os DBA´s Oracle que precisam de maior produtividade e que gostam de uma interface mais amigável que o SQL Plus para realizar determinadas atividades, tais como: atualizar ou extrair DDL de objetos do Banco de Dados.
  

OBSERVAÇÕES  
   Comparando-se a versão 1.5 com a versão 2.1 (última versão do SQL Developer até a data da publicacão deste artigo), na 2.1 o Oracle SQL Developer apresenta dentre as principais melhorias (que eu percebi): melhor performance e recursos visuais mais elaborados, como por exemplo, barra de progresso para acompanhar a execução de um script SQL.     

0 comments:

Postar um comentário

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)