Social Icons

11 de fev de 2012

Appliance da máquina virtual dos Treinamentos FabioPrado.net

Artigo atualizado em 06/01/2015
  
Olá pessoal,
  
     No artigo de hoje vou compartilhar com vocês o appliance da máquina virtual que eu criei exclusivamente para os treinamentos FabioPrado.net. Ela deve ser importada no Oracle VM Virtual Box versão 4.1.8 (ver artigo Instalando o Oracle VM Virtual Box) ou superior, conforme instruções de importação de outro appliance publicado no artigo Appliance de Máquina virtual com Oracle Database 11GR2, com a diferença de que você não deve fazer download e importação do arquivo mencionado no passo 1.1 daquele artigo, mas sim do arquivo Treinamento_FabioPrado.net.ova, que disponibilizo publicamente no meu Google Drive ou OneDrive. O arquivo está compactado em formato ZIP e contém 2.8 GB de tamanho, portanto, dependendo da largura de banda da sua conexão com a Internet, você poderá demorar algumas horas para baixá-lo completamente (sugiro que você o download utilizando algum software gerenciador de downloads). Para descompactá-lo é necessário informar uma senha. Para obtê-la assine a newsletter que encontra-se no painel direito deste blog.

     Antes de iniciar o processo de importação do appliance, sugiro a leitura do artigo Virtualização: O que é para quê serve? para que você entenda melhor os termos e conceitos que utilizo neste artigo e que são normalmente utilizados quando o assunto é Virtualização.

     Após importar o appliance, você terá uma máquina virtual de 64 bits com Sistema Operacional Oracle Linux 5 e os seguintes softwares instalados: Oracle Database 11GR2 Express Edition e SQL Developer 4.0.3. Apesar da máquina virtual ter arquitetura de 64 bits, ela também pode ser instalada em hosts de 32 bits com processador que possui recurso de suporte à virtualização. Em processadores Intel, este recurso chama-se VT-x. Em processadores AMD este recurso chama-se AMD-V. Pesquise o site do fabricante para descobrir se o processador do seu host contém um destes recursos. Se ele não tiver, você até conseguirá importar o appliance, mas depois você não conseguirá inicializar a máquina virtual. Um detalhe muito importante é que em muitos notebooks os recursos VT-x ou AMD-V estão desabilitados. Para habilitá-los, se for o caso, entre na BIOS, procure e habilite algum item do menu que contenha o nome do recurso ou alguma descrição relacionada ou suporte à virtualização.
   
    O arquivo do appliance está disponibilizado publicamente para que qualquer pessoa possa baixar e fazer bom uso da máquina virtual para testes e aprendizado. Infelizmente, por questões de tempo, só vou dar suporte para a instalação e execução desta máquina virtual para alunos que participarem dos meus treinamentos presenciais e/ou vídeo aulas. Neste artigo não responderei comentários de pessoas que não forem alunos!
 
Assista o vídeo demonstrando a importação do appliance
     


Por hoje é só!

[]s


  
    

46 comentários:

  1. Olá Fábio, estou fazendo um treinamento no GOLEARNY e vim fazer o download da MV, só que quando eu baixo ele fala que não funciona com 64bits, o que posso fazer pra resolver isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, a resposta está neste artigo.Leia-o atentamente, ok? Vc ja verificou se o seu modelo de processador tem suporte VT-x? Viu a BIOS?

      Abs

      Excluir
  2. Fabio, poderia me orientar como posso obter a senha para descompactar o arquivo: Treinamento_FabioPrado.net.zip

    se possível poderia me enviar no meu email: marcio.analista@hotmail.com

    desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, no final do 1o. parágrafo está escrito como obter a senha, ok?

      []s

      Excluir
  3. Fabio, o arquivo Treinamento_FabioPrado.net.ova no dropbox tá fora do ar e no onedrive na meta do Download dá erro já tentei mais de 10 vezes .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, troquei o Dropbox por Google Drive, tente agora. Quanto ao OneDrive, testei agora e funcionou perfeitamente (o download demorou aprox. 1h30min).

      Excluir
  4. Bom dia !!

    Já conseguir baixar duas vez porém os arquivos estão corrompidos .
    Faz um teste no qual vc baixou ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, fiz o teste e o arquivo está perfeito! Tentei 1 vez só e consegui baixar do OneDrive. Estes problemas de arquivo corrompido normalmente ocorrem em Internet lenta ou ruim. Tente baixar de outro lugar ou utilizando um Gerenciador de Downloads.

      []s

      Excluir
  5. Aqui no trabalho tenho dois links dedicados da gvt e oi , caso um caia , mais mesmo com o gerenciador ainda sim fica corrompido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente baixar na sua casa. Acredito que alguma configuração no proxy corporativo pode estar corrompendo o arquivo ou impedindo o download completo.

      Excluir
  6. Vale uma dica Fabio,
    antes de exportar a appliance limpe o histórico do navegador e do sistema
    (com o bleachbit por exemplo - ou mesmo manualmente excluindo a lista de arquivos
    abertos recentemente e com ctrl+shit+del no firefox) e dos comandos digitados no
    terminal usando o comando "history -c" na sessão dos usuários ou mesmo removendo
    o arquivo ".bash_history" de cada usuário. Isso evita que quem pegar a appliance veja
    possíveis configurações de proxy que tenha usado ou mesmo algum e-mail/conta utilizado
    no navegador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado anônimo, já implementei suas dicas!

      Excluir
  7. Fabio, bom dia.
    A maquina virtual ja vem instalado o Apex ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não porque não uso Apex nos meus treinamentos. O SQL Developer é muito melhor para trabalhar com instruções SQL, ok?

      []s

      Excluir
  8. Bom dia FABIO ao instalar a maquina virtual só aparece versões do linux em 32bit como posso resolver isso pra iniciar a maquina virtual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, tudo o que poderia te dizer para você resolver seu problema está escrito neste artigo. Se você não conseguir instalar a VM sugiro instalar o Oracle em sua própria máquina, conforme orientações dos vídeos do link: http://www.fabioprado.net/2012/01/instalacao-do-oracle-11gr2-express.html.

      []s

      Excluir
  9. OK ,Fabio consegui fazer a instalação agora consigo fazer o treinamento tranquilo né...

    ResponderExcluir
  10. Alguém que baixou o arquivo poderia disponibilizar o arquivo via torrent? não estou conseguindo baixar, da erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de testar o download do Google Drive e funcionou perfeitamente. Descreva o erro que está ocorrendo para você.

      Excluir
    2. Fabio, o Download não conclui, da erro, taxa de transferência muito baixa. Mesmo com minha internet de 10MB a taxa de transferência não passa de 40kbps. Não tenho experiência com gerenciador de Download, mas instalei um para realizar um teste, não deu certo também.

      Excluir
    3. Qual gerenciador de downloads vc utilizou?

      Excluir
  11. Respostas
    1. Mayson, acabei de testar mais uma vez o download e consegui baixá-lo sem problema algum em menos de 15 minutos! O problema aí é aí na sua conexão! Procure algum tutorial na internet para configurar e trabalhar bem com um gerenciador de downloads!

      []s

      Excluir
  12. Boa tarde fobio estou gostar dos treinamento sobre oracle , ola fabio a minha empresa esta a usar a versão antiga do oracle 10g e queremos emigrar para 11g o nosso sistema o operativo e o windows server 2003, o nosso banco de dados cai sempre para baixo, o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Nicolau. Há muito o que ser analisado. Não consigo te falar o que fazer sem analisar o seu BD. Sugiro que vocês contratem um consultor DBA experiente para que ele descubra o problema e faça esta migração.

      []s

      Excluir
  13. Professor Fabio, agradeço a oportunidade de aprender com suas aulas. Infelizmente o arquivo no Google Drive não está disponivel e no One drive a conexão cai e não consegue ser re-estabelecida (acredito que isso seja problema da minha internet de baixa qualidade), o sr. poderia upar o arquivo novamente no Google Drive por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de testar e vi que os 2 links estão funcionando. Prefira o do Google Drive. Quando vc clicar nele ignore a mensagem "Epa!
      Houve um problema na visualização.", clique no botão "Fazer o download" e depois "Fazer download mesmo assim".

      []s

      Excluir
  14. Fala Fabio Blz?
    Sabe me informar onde tem treinamento do ODA?

    Marcos Gonçalves

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite primeiro, muito obrigado pelas aulas e por disponibilizar o material.
    Não consigo acessar a maquina de treinamento, sabe se tem algum erro de compatibilidade com a versão mais atual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P. Rosário, não existe problema de compatibilidade com versões mais novas do VM VirtualBox não.
      []s

      Excluir
    2. P. Rosario,
      No aplicance do professor ficou habilitado um pasta do micro dele como compartilhada, é só você ir em Configurações/pastas compartilhadas e excluir esta pasta que este erro desaparece.
      Outro erro é se você se esquecer de instalar o Extencion Pack, pois no Applicance ele já estava habilitado.

      Excluir
  16. Professor,

    Parabéns pela excelência em todos os seus artigos que já li, te acompanho e não é de hoje!!!

    Startei a sua appliance (ajustando alguns detalhes já citados no artigo e também nos comentários), conectei no DB ta tudo 100%.
    Obs: o link do G Drive não funfou, porém o OneDrive ta blz.

    Sds;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus, obrigado pelos comentários. Já arrumei o link do Google Drive.

      []s

      Excluir
  17. Fábio, qual usuário e senha para acessar a VM?

    ResponderExcluir
  18. Bom dia. Fábio. Aonde eu consigo os script´s? de consulta da aula 01

    ResponderExcluir
  19. Que curso? Onde vc está fazendo este curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os scripts dos meus minicursos no Udemy vc encontrará para download na aula 2, ok?

      Excluir
  20. Boa noite Fábio, fiz o download do arquivo Treinamento FabioPrado.net.ova tanto no Google Drive como no One Drive, mas, os dois só apresenta a versão 32bits do Oracle. Assim, quando inicializo a máquina virtual apresenta um erro requerendo uma versão de 64 bits. Como faço para ter a versão 64bits? Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O SO da máquina virtual é de 64 bits. Leia melhor o parágrafo "Após importar o appliance, você terá uma máquina virtual de 64 bits com Sistema Operacional..." que você entenderá o que tem que ser feito.

      []s

      Excluir

 

Meus últimos Links Favoritos

Suporte remoto alunos

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)