Social Icons

30 de ago de 2012

A carreira de um DBA: requisitos técnicos e as diferenças entre os níveis Júnior, Pleno e Sênior


Olá pessoal,
 
     No artigo de hoje estou escrevendo sobre um assunto que leitores do meu blog sempre me pedem alguma orientação e que pode ajudar muita gente que procura informações sobre a carreira de  Administrador de Bancos de Dados (DBA) e que querem entender melhor o que o mercado espera em termos de competências técnicas, qual o salário médio, tempo de experiência e principais informações sobre essa profissão.



     Para aqueles que ainda não sabem direito o que é um DBA e quais são as suas atribuições, sugiro a leitura prévia do artigo Tarefas de um DBA - O que faz um DBA?

     Na maior parte das empresas a carreira de um profissional é classificada em diversos níveis: Estagiário, Júnior, Pleno, Sênior, Master e Especialista. Esta classificação é feita pelo popular critério de tempo de experiência e é a experiência que fará você crescer na maior parte das empresas. Irei abordar neste artigo, apenas as classificações de Júnior, Pleno e Sênior, por serem as mais conhecidas e as mais encontradas nas pesquisas de emprego. Para especificar as diferenças, fiz uma pesquisa baseada em vagas oferecidas por diversas empresas no Brasil, onde a principal fonte de referências foi o site da Catho (ver Imagem 01).

Imagem 01 - Exemplo de vaga para DBA Oracle Sênior no site da Catho

     Irei compartilhar abaixo, as informações que eu analisei e julguei mais importantes nesta pesquisa (efetuada em 27/08/2012):

          1- Das 78 vagas de DBA espalhadas por todo o Brasil, a maioria (56) eram para o estado de SP.  Em segundo lugar estava o estado do PR (7 vagas);

          2- Entre todas as vagas pesquisadas, apenas 1 não exigia ou não dava preferência para profissional com curso superior;

          3- Não fiz a contagem exata sobre este item, mas olhei vaga por vaga e vi que a maioria eram para DBA em BD Oracle. Em 2º lugar, estavam as vagas para DBA SQL Server. Muitas vagas pediam conhecimentos tanto de Oracle quanto SQL Server e existiam poucas vagas para DBAs de BD DB2, Informix e Sybase. Algumas vagas para DBA Oracle exigiam também, conhecimentos de BD MySQL.

          4- Baseando-se em amostragem (20 vagas), verifiquei que:
                         a) 60% das vagas exigem inglês intermediário ou fluente;
                         b) 40% das vagas são para trabalhar com registro CLT.
                         c) 35% das vagas exigem ou dão preferência para profissionais com certificações Oracle/Microsoft (OCA/OCP e MCDBA)

          5- 6% das vagas dão preferência para profissionais que tem conhecimentos em ITIL ou que possuem certificação ITIL
    
     Agora, para completar o artigo, vou comentar abaixo, sobre as principais características e conhecimentos técnicos que as empresas esperam de um DBA, por nível de cargo, baseando-se em todas as pesquisas que eu fiz e também de acordo com e-mails que troquei com alguns profissionais da área:

1: DBA Júnior

             - Em geral, profissionais com até 2 anos de experiência salários entre 2 mil e 3 mil reais (CLT);

             - Dentre os principais requisitos técnicos, a maior parte das empresas pede:
                       a) Experiência com geração de relatórios;
                       b) Conhecimentos de modelagem, extração e manipulação de dados;
                       c) Conhecimentos de instruções SQL;
                       d) Conhecimentos de programação em PL/SQL para desenvolver scripts de criação de objetos, modelagem de dados e rotinas de manutenção do BD;
                       e) Conhecimentos para administrar usuários e para executar tarefas básicas de administração do BD, tais como: gerenciar tabelas e índices e aplicar patches no BD.

             - Seguem abaixo alguns conhecimentos que eu julgo importante para contratar um DBA Júnior e que alguns cursos e treinamentos podem auxiliar na capacitação:
                       a) Conhecer bem os processos de Startup e Shutdown do BD e principais parâmetros de inicialização de uma instância do BD;
                       b) Saber exportar e importar dados;
                       c) Conhecimentos básicos de gerenciamento de usuários, roles e objetos do BD (tabelas, índices, constraints, visões, triggers, sequences etc.);
                       d) Conhecimentos básicos de programação em PL/SQL (se for Oracle) ou na linguagem do SGBD em questão (Por exemplo, se for SQL Server, deve conhecer Transact SQL);
                       e) Conhecimentos sobre a arquitetura geral do Banco de Dados;
                       f) Experiência ou conhecimentos sólidos de instruções SQL e modelagem de dados;
                       g) Treinamentos e principalmente certificações, podem ser um diferencial para critérios de desempate, pois a maioria dos júniores não possuem experiência. Um profissional que fez um curso ou é certificado, na maior parte das vezes é um profissional que estudou bastante e que pode ter bons conhecimentos teóricos sobre a tecnologia em questão. É importante ressaltar porém, que experiência vale mais que certificação!

             Observações.:
                      - Algumas empresas pedem conhecimentos de tuning, segurança, ambientes de missão crítica, alta disponibilidade e migração. Na minha opinião, pedir tudo isso para um DBA Júnior é exploração (ou uma forma de ter um DBA Pleno pagando salário de DBA Júnior)! Estes itens devem ser requisitos para no mínimo nível Pleno;
                      - Para animar aqueles que querem entrar nessa área, na turma que estou lecionando atualmente o treinamento oficial Oracle Database 11g: Administration Workshop II, tenho uma aluna que acabou de conseguir um emprego como DBA Júnior, com um salário de R$ 3.200,00 (CLT). Ressalto porém, que este salário está acima da média para o cargo e que ela só conseguiu este valor porque a empresa é grande e porque ela conseguiu negociar valores (devido ao valor do salário que ela já tinha como Analista no emprego anterior).

2: DBA Pleno
  
             - Em geral, profissionais com experiência entre 2 e 4 anos e salários entre 3 mil e 5 mil reais (CLT);
  
             - Dentre os principais requisitos técnicos, é necessário ter experiência em tudo aquilo que as empresas pedem para um DBA Júnior, e também:
                       a) Para BD Oracle, conhecimentos em ambientes Linux/Unix e rotinas em shell script;
                       b) Instalação, upgrade e migração de versões de BD;
                       c) Realização de backup/recovery (RMAN quando o BD é Oracle)
                       d) Administração de BD via Enterprise Manager, quando o BD é Oracle;
                       e) Efetuar monitoramento de banco de dados, análise e tuning de performance (quando BD é Oracle tem que saber usar o AWR);
                       f) Atuar em ambientes de alta disponibilidade (quando o BD é Oracle: RAC) e de recuperação de desastres (quando o BD é Oracle: Data Guard);

3: DBA Sênior
  
             - Em geral, profissionais com  experiência entre 4 e 6 anos e salários entre 5 mil e 8 mil reais (CLT);

             - Dentre os principais requisitos técnicos, é necessário ter boa experiência em tudo aquilo que as empresas pedem para os cargos anteriores, e também:
                       a) Ter experiência em ambientes de grande porte, críticos e de alta disponibilidade;
                       b) Executar ou ser responsável pelas atividades de monitoramento, administração, performance, segurança e aperfeiçoamento contínuo dos BDs;
                        c) Executar ou ser responsável pelas atividades de aperfeiçoamento contínuo do banco de dados;
                        d) Habilidade para trabalhar em ambientes sob pressão (considerando principalmente tempo e prazo);

             Observações.:
                      - Algumas empresas pedem conhecimentos avançados de redes e conhecimentos de gestão de projetos;
                      - Empresas maiores podem pagar acima da faixa de valores informada para profissionais com mais tempo de experiência. Tive um aluno em uma turma de PL/SQL que lecionei em 2011, que informou que um DBA ganhava aproximadamente 15 mil reais na empresa em que ele trabalhava. Um salário desses para essa carreira não é muito comum, mas existe!


     Para aqueles que desejam obter mais informações sobre o assunto, recomendo também assistir a apresentação em vídeo: Vídeo sobre a Carreira de um DBA.


CONCLUSÃO
   
     Através desta pesquisa pudemos verificar que a carreira de um DBA não é tão simples e possui muitos desafios. Quem trabalha nessa área tem que estar sempre atualizado, e para a maior parte das vagas, além de conhecimentos técnicos, as empresas pedem superior completo e inglês. Boa parte das vagas também exigem certificação. Para aqueles que pretendem ingressar na área, segue uma dica: Estude muito. Se você é autodidata, abuse dos livros, sites e blogs que falam sobre o assunto. Se você quer aprender mais rápido e pode investir nisso, procure cursos e treinamentos que você possui alguma referência. Escolha muito bem o centro de treinamento ou instrutor! Se você ainda não é DBA e decidiu se tornar um, leia o artigo Quero ser DBA, por onde devo começar?
   

ESTÁ PROCURANDO CAPACITAÇÃO COMPLETA DE ALTA QUALIDADE PARA A FORMAÇÃO DE DBAS?

Então conheça a nossa FORMAÇÃO DBA ORACLE

[]s
   

149 comentários:

  1. Olá Fábio, tudo bem?

    Excelente artigo e que comumente nos perguntamos muitas das coisas citadas acima, meus parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio, bom o seu artigo.
      Porém sua citação de salário é ruim.
      Acho muito pouco e muito desvalorizado o salário de um DBA Oracle ou SQL Server que tem experiência e o tamanho da responsabilidade.
      O cargo é tão importante quanto ao de um Gerente pois é ele quem sustenta a empresa no quesito segurança, disponibilidade e administração dos dados.
      O salário é muito pouco visto que o profissional tem que ter certificação, sólidos conhecimentos em Linux, Windows, Oracle ou SQL Server por exemplo.
      Somos especialistas e devemos brigar por melhores salários.
      Não acho justo 2, 3 mil reais para um DBA Junior.
      Visto que em outras áreas por exemplo um auxiliar de contabilidade ou analista de e-commerce ou até mesmo um analista de negócios ganhe mais e sem se especializar em nada.

      Excluir
    2. Anônimo, obrigado pelos comentários... mas ruim ou não, os valores que eu citei são resultados de uma pesquisa (realizada em 08/2012).

      Concordo plenamente que um DBA Jr. deveria ganhar mais, mas infelizmente não somos nós quem definimos os salários! Minha forma de brigar por melhores salários sempre foi procurar outro emprego onde me valorizassem mais. Vc começa ganhando pouco, pega experiência, qualifica-se e depois procura outro emprego que te paga mais. Não é o cenário perfeito, mas sei que NADA É PERFEITO, então foi isso o que eu fiz e que deu certo p/ mim!

      []s

      Excluir
  2. Anderson Ribeiro - João Pessoa, PB

    Parabéns pelo seu blog Fábio Prado, venho acompanhando os seus artigos, e como sempre este é mais um de alto nível que vem a esclarecer assuntos relevantes a cerca da área de banco de dados.

    Eu tenho muito interesse na área de banco de dados, tanto que faço pós-graduação na área de Banco de Dados (faltando cerca de 5 a 6 meses para concluir), tenho tido muita dificuldade em conseguir um emprego na área de banco aqui em João Pessoa e também em outras cidades, devido aos requisitos que sempre estão pedindo experiência, e como não tenho experiência e atualmente trabalho na área de testes de software (área a qual trabalho por necessidade e não por gostar), então resolvi partir para concurso público para TI na especialidade de banco, já que em concurso público não exige experiência.

    Infelizmente foi a alternativa que achei.

    ResponderExcluir
  3. Mto bem explicado, excelente artigo com dicas valiosas para os 3 níveis. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Grande Fábio Prado.

    Muito bom seu post.Bem elaborado e com dados reais.Como você mesmo citou existe muita empresa com DBA Pleno pagando salário de DBA Júnior.

    Só acrescento uma coisa a questão de "estudar sempre", estar atento a tudo que é novo, nessa área o autoaperfeiçoamento será sempre visível para quem quer crescer e se manter na área.

    Parabéns por mais um post de otima qualidade.

    Emerson
    DBA JR

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Estou começando na área e este artigo vai ser muito útil para mim e para todos que estejam começando.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pessoal pelos comentários e Emerson, por comentar e acrescentar mais uma informação importante: "temos que estudar sempre".

    []s

    ResponderExcluir
  7. Renato José Damascenosegunda-feira, 03 setembro, 2012

    Fábio, parabéns mesmo, ficou excelente o seu artigo.

    ResponderExcluir
  8. Olá Fábio, boa tarde.

    Estava acompanhando seu site agora pouco, li tbm em outro forum uma materia que vc trouxe sobre
    piso-salarial no país, e vendo a sua experiência no mundo do TI gostaria de lhe fazer algumas perguntas:

    - Primeiro antes de mais nada, devo dizer que tenho 26 anos e trabalhei até os 25 com ADM. Desde então migrei
    para o TI (como analista de suporte para ERP) porque as perspectivas de ganho e crescimento profissional eram
    realmente pequenas. Hoje com praticamente 01 ano de TI meu salário já é maior em relação ao que eu ganhava
    trabalhando com administração (se bem que não ganhava lá muita coisa e trabalhava feito um condenado), mais
    por ser novo na área e não ter experiência e nem curso superior, gostaria de uma orientação de quem já
    esta a bastante tempo atuando no setor e conhece os caminhos (e atalhos) para o sucesso profissional.

    Estou trabalhando como Analista Técnico na cidade de Maringá-PR em uma empresa que trabalha com soluções (software ERP) para gestão pública, porém o desenvolvimento é na matriz em Blumenau-SC. Vejo que aqui
    na filial as pessoas são desmotivadas a buscarem mais conhecimento, certificações, enfim, evoluirem, porque
    para crescer na empresa teria que em tese mudar-se para Blumenau (Isso não é minha preocupação, quero mesmo é crescer, evoluir), e eu tenho curiosidade na área de segurança da informação.

    Fiz Cursos de Redes, Banco de Dados (Oracle-Introdução apenas), Lógica de Programação, e agora estou
    fazendo linux.

    Gostaria de saber de você quais os caminhos para alcançar certificações como ORACLE e SQL SERVER e vi que
    vc já trabalhou como desenvolvedor, como é a carreira? Quais os passos?



    Quero aqui agradeçer desde já sua atenção.



    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celim, a área de TI tem muitas vagas, principalmente para quem tem mais experiência e qualificações. As certificações sempre enriqueceram meu currículo e já me ajudaram a conseguir alguns empregos. Em geral, consultorias valorizam muito certificações pq elas vendem seu serviço para o cliente e fazem boa propaganda dizendo que o profissional que está sendo contratado possui certificação.

      Para as certificações eu sempre estudei livros e simulados sobre o assunto (vc verá indicações de livros e simulados em alguns artigos sobre certificação neste blog).

      Qto à carreira de desenvolvedor, também gostei bastante de trabalhar com análise e desenvolvimento e para quem está começando existem muito mais oportunidades com desenvolvimento do que como DBA, por exemplo. Eu recomendo, mas o mais importante é vc descobrir qual área vc tem mais afinidade. Se vc gostar do que faz acredito que as chances de sucesso são sempre maiores. O cara que começa a trabalhar como programador só pq algum amigo falou que ganhava bem, provavelmente não vai se dar bem na área se ele não gostar do que faz. Esses caras são aqueles que só reclamam!!! Normalmente quem gosta e se empenha consegue ter bons salários em qualquer área de TI. Basta suar a camisa! Alguns conseguem com menos ou mais suor, mas tem que suar! Eu posso dizer que suei bastante e que estou contente com meu trabalho!!!!

      []s

      Excluir
    2. Fabio atualmente como eu mencionei estou fazendo curso de Linux para entender melhor o sistema e possibilidades que ele oferece, sinceramente estou gostando, apesar de as vezes ficar meio perdido, porque é uma experiência nova para quem sempre mexeu em windows. Como tenho vontade de um dia atuar em segurança, acredito que tanto linux quanto BD sejam conhecimentos indispensaveis,e gostaria de saber quais conhecimentos eu deveria possuir (Um roteiro) para tirar certificação Oracle OCA (iniciante-Júnior), já que eu tenho alguns conhecimentos previos do banco em si, mais acredito que necessite de aprofundamento.



      Grato desde já.

      Excluir
    3. Celim, leia o artigo http://www.fabioprado.net/2011/11/certificacao-oca-e-ocp-no-oracle.html que lá eu já compartilhei as informações que vc está solicitando!

      []s

      Excluir
  9. Valeu Fábio, vou procurar algo sobre certificações nos artigos aqui do blog.

    No restante, fico grato e o negócio é estudar mesmo, suar a camisa.

    ResponderExcluir
  10. Fábio, boa tarde.

    Das versões disponiveis para download do Oracle, a 11g permite trabalhar com bases de até quantos GB sem adquirir a licença (Normalmente chamada versão para estudo)???

    Há algum problema eu usa em um cliente que tenha uma base pequena uma aplicação dessa para estudos? (free).


    Grato desde já pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celim, o 11G Express Edition tem uma série de restrições, entre elas: permite criar um Bd de até 11GB em disco, usando somente 1 cpu e no máximo 1GB RAM (ver http://docs.oracle.com/cd/E17781_01/install.112/e18803/toc.htm#BABIECJA). Vc pode usá-la gratuitamente para qq fim (estudo, treinamento, comercial etc.).

      []s

      Excluir
  11. Bom dia Fábio!

    Parabens pelo artigo e pela iniciativa de compartilhar conhecimento!

    Aproveito para contribuir com uma experiência que estou tendo em um treinamento para formação DBA Oracle.
    Sou do RJ e estou fazendo o curso numa instituição conceituada.

    Eles ofereceram um modulo de introdução à banco de dados. Aproveitei para fazer porque queria me atualizar.

    Estou no módulo Oracle Database 11g: Introduction to SQL, código do curso é O110.
    Vale ressaltar como você mesmo me explicou que esse curso contempla 2 materiais que a Oracle fornece. SqlFundamentals I + SqlFundamentals II

    Minhas primeiras impressões são:

    1) A estrutura conta muito. As máquinas são muito boas e novas e isso faz diferença sim! Em casa eu peno pra rodar a maquina virtual pq tenho pouca RAM.

    2) Modulo de introdução. Não recomendo pra quem saiu da faculdade a pouco tempo. Não recomendo pra quem já trabalha com banco e quer se preparar para a certificação. A nao ser que consiga um bom desconto ( foi o meu caso ) acho q até vale a pena fazer.

    2.1) Eles nao cumpriram com o todo o conteudo prometido do modulo de introdução. Justificaram dizendo que o conteudo que não foi abordado não seria importante e estava sendo retirado do conteudo programatico.

    3) O110 - O material da oracle disponibilizado é excelente! Isso já ajuda muito se você é autodidata.

    4) Tivemos problemas com horários e com adiamento. Eu sou meio neurótico e cada minuto que atrasa o inicio da aula ou se extendem no intervalo me incomoda muito! O curso é caro e não é tempo pra papo furado!

    5) Houve problema com professor que ficou doente e precisou ser substituido. O substituto ainda bem é muito bom, porém jogaram o cara na turma sem treinamento e ele teve q "rebolar". E corremos o risco de ficarmos um bom tempo parados se ele nao tivesse aceitado.
    É fato que perdemos parte do conhecimento. Porque muita coisa que eu li no material deixou de ser dada durante a aula. Dicas ao meu ver valiosas!

    6) Infelizmente um grande problema é o mau aproveitamento do material dado. O que parece é que pegam um profissional do mercado e tacam o cara la...por conta disso mesmo que ele seja bom, muita coisa pode ficar de fora. Exemplo. A oracle fornece o material em forma de slide. E tem o material que tem o slide e explicações em baixo. Se o cara toca o barco só com o slide sem dominar, tem que dominar mesmo, saber de ponta a ponta, oq acontece é que alguma
    coisa fica sem ser dita.

    6.1) Por conta desse problema quase que papamos mosca e o SqlFundamentals II fica de fora! ( mesmo q ele nao seja parte da prova Z051 , tem muita coisa boa ali que vai agregar conhecimento extremamente necessário para um DBA ) Pessoal tem q ficar ligado na ementa!

    7) Ponto positivo é a possibilidade de solicitar gratuitamente assistir o modulo novamente, caso tenha mais de 75% de presença.

    Enfim...o texto ficou grande....mas espero ter contribuído.

    Bom estudo pra todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimos comentários Daniel (anônimo). Eles podem ajudar muita gente que está procurando cursos e treinamentos.

      O que vc comentou é a realidade de vários centros de treinamento. Eu mesmo comecei a dar aulas na Veris IBTA pq um instrutor (por motivos pessoais) teve que parar o treinamento no meio do curso. Ao contratar um treinamento, se vc tiver como saber quem vai ser seu instrutor, vc pode pesquisar sobre ele e eliminar grandes riscos de ter uma aula ruim antes da contratação! O problema é que nos centros de treinamento dificilmente vc conseguirá obter essa informação. É aí que consigo vender os meus cursos através deste blog (em pequena qtde, pois não tenho depto comercial ou atendimento ao cliente (aluno)). Vendo através de indicações, ex-alunos ou leitores dos meus artigos.

      []s

      Excluir
  12. Fábio sou da área de TI e trabalho a algum tempo com Lotus Notes (IBM), logo, com o intuito de mudar para BD, campo que sempre almejei, comecei uma pós na universidade UNIARA, voltado para BD com ênfase em Administração Oracle. O que você teria a dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown, se vc realmente quer mudar p/ área de BD, eu acho que vc fez uma ótima escolha em fazer a pós na área de BD. Para entrar mais fácil na área, sugiro tbém que tente a certificação OCA. Na cidade de São Paulo, por exemplo, alguns cursos de pós em BD, dão vouchers para ter descontos nos exames da Oracle. Se vc ganhar esses vouchers, aproveite e se empenhe nos estudos e certificação!

      []s


      Excluir
  13. Olá Fabio.
    Cheguei no seu blog pelo google e pelo pouco que vi achei muito bom!

    Nao sei se esse é o direcionamento do blog, mas vi que voce ministra alguns cursos, gostaria da sua opniao sobre o meu caso.

    Trabalho em uma empresa de TI mas nao sou DBA, porém tenho bastante contato com a equipe de DBA. Nao tenho formaçao em Ciencia da Computaçao, sistemas, ou outra carreira do genero porém gostaria de fazer um curso para que eu consiga conversar com o DBA em um nivel mais alto.
    Algum dos cursos que voce ministra ou oferecido pela KaSolutions é indicado para essa minha necessidade?

    Obrigado,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, os meus cursos são mais avançados. Recomendo que vc procure pelo treinamento Workshop Administration I em um centro de treinamento oficial Oracle. A KaSolution é um deles. Semana que vem vou escrever um artigo sobre treinamentos em Oracle. Aguarde que vc terá mais informações, ok?

      []s

      Excluir
    2. BOA TARDE FABIO!
      PARABÉNS PELO ARTIGO.
      GOSTARIA DE SABER EM RELAÇÃO A IDADE SE TEM
      ALGUMA DIFICULDADE EM CONSEGUIR INGRESSA NA AREA DE DBA.
      TENHO 28 ANOS E FAÇO FACULDADE DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ESTOU NO 1º SEMESTRE MEU FOCO É BANCO DE DADOS...MAS TENHO UM POUCO DE RECEIO COM RELAÇÃO A IDADE..
      AGRADEÇO PELA TENÇÃO.!!

      Excluir
    3. Danilo, a profissão DBA é uma profissão que exige bastante responsabilidade e normalmente as pessoas adquirem mais responsabilidade com o passar dos anos, porém acho perfeitamente possível que um profissional de 28 anos tenha responsabilidade compatível com a função. Existem pessoas que adquirem responsabilidade cedo, outras tarde, não existe fórmula.

      Eu se fosse vc não criaria um obstáculo na idade, eu me preocuparia apenas em demonstrar nas entrevistas e nos lugares em q vc trabalha, que vc é uma pessoa responsável! Só para te encorajar, o Rodrigo Almeida (Oracle ACE) comecei a trabalhar em um estágio como DBA com 16 ou 17 anos.

      []s

      Excluir
  14. olá fábio,
    primeiramente gostaria de dizer que tenho 33 anos. me interesso muito por tecnologia e em especial computadores. tenho muita vontade de fazer um curso na linha oracle sql , bd e tal. vc acha que a minha idade seria um impessilho para conseguir uma boa colocação no mercado após formado?
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, não acredito que a idade de 33 anos seja um empecilho. Eu era Analista/Desenvolvedor, comecei a atuar como DBA somente com 29 anos. Nunca é tarde para começar, basta correr atrás! Qualifique-se, estude muito e corra atrás das vagas!

      Boa sorte!

      Excluir
  15. Fábio, gostaria de parabenizar seu espaço e a chance que você tá dando a todos aqui em tirar duvidas.
    Recentemente entrei na faculdade no curso Análise de Sistema, mas também num curso que se chama Universidade do banco de dados (Curso Iniciante). Após o curso tenho pretensão de me aprofundar mais e mais, tenta seguir carreira DBA.
    Minha duvida sobre a carreira de DBA, tanto no banco de dados Oralce e da Microsof entre outros… O profissional é obrigado a saber programação ou se especificar apenas num banco de dados? Por exemplo: Oracle DBA tem a obrigação de saber oracle forms, pl/sql e etc..? Isso influência ? Se não for muito incomodo, poderia me contar mais sobre isso.

    Obrigado,
    Lorran Pimenta
    lorran_borges@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorran, obrigado pelos comentários e vamos às respostas...

      O DBA não precisa saber programação. Tive muitos alunos que eram DBAs e que não conheciam PL/SQL e que conheciam muito pouco SQL. O Essencial é que o DBA consiga manter a infraestrutura do BD, mas muitas empresas, como as que eu pesquisei neste artigo, exigem conhecimentos de programação em PL/SQL, no caso de BD Oracle, para que o DBA consiga automatizar rotinas de manutenção e gerar relatórios do BD.

      Se vc souber programar na linguagem do BD, (Oracle: PL/SQL, SQL Server: Transact SQL etc.), vc poderá disputar muitas oportunidades a mais!

      Quanto à Oracle Forms, esqueça isso, Oracle Forms é uma ferramenta que permite desenvolver aplicações. O DBA não precisa e nem tem que desenvolver aplicações. Ele só tem que saber programar dentro do BD (PL/SQL, por exemplo), criando stored procedures e funções, para automatizar tarefas do BD.

      Qto a se especializar em um BD, é bom se especializar em 1, mas é melhor conhecer mais de um SGBD. Muitas empresas trabalham com vários SGBDs (Oracle, SQL SErver, MySQL etc). Aconselho vc se especializar em 1 e depois aprender outros. Depois q vc conhece bem uma tecnologia fica mais fácil aprender outras! Isso aconteceu comigo em programação. Eu aprendi primeiro VB.NET, e depois, para aprender C# foi bem mais fácil! Dot Net (C#) e Java também são bem parecidos. Nunca trabalhei com JAVA, mas consegui passar em concursos públicos que exigiam conhecimentos de Java, pq eu conhecia bem C# (Dot Net).

      Espero ter ajudado. Qq dúvida, escreva de volta!

      []s

      Excluir
  16. Obrigado por tirar minha duvida, feliz natal para você e sua família e um bom ano novo.


    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Fábio,

    muito bom seu post, porém, que curso para quem está iniciando em BD, vc recomenda?.
    Tenho muito interesse em atuar como Dba, porém os cursos tem valores muitos elevados, então só me resta por enquanto, fazer os cursos online gratuitos para não perder o foco.

    abrçs
    Flávio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio,
      Obrigado pelos comentários. Qto aos cursos que eu recomendo, sugiro que vc comece fazendo os cursos básicos de administraçaõ de BD (Workshop Administration I e II) e somente se vc nao tem conhecimento algum de SQL, fazer tbém o treinamento SQL Introduction. Em São Paulo vc poderá fazê-los na KaSolution ou IBTA. Se vc tiver que fazer à noite ou final de semana, sugiro a KaSolution. Leia o artigo http://www.fabioprado.net/2012/10/treinamentos-em-bancos-de-dados-oracle.html que lá eu dou várias outras dicas.

      []s

      Excluir
  18. Fabio

    Aqui em Maceio/Al, não sei se sou exceção pelo menos ganho aqui acima de 3.5k, como DBA Jr.Já tenho duas certificações uma SQL e outra Oracle OCA tiradas recentemente.Não sei pra o lado do Sul mas isso muda muito de empresa pra empresa, principalmente aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, obrigado pelo compartilhar essa informação. Ela é muito importante para aqueles que pretendem ingressar na área.

      []s

      Excluir
  19. Olá, Fabio tudo bom?
    Gostaria de sua ajuda para saber se eu estou ganhando um salário adequado para minha realidade.
    • Sou de Recife-PE e recebi uma proposta para passar um tempo em Franca-SP.
    • Meu trabalho no dia a dia é realizar coleta de AWR’s e melhoras os SQL ruins, monitorar o ambiente de produção dentre outras atividades.
    • Sou DBA Oracle Junior por não ter certificação, mais já trabalho como DBA na mesma empresa a mais de 2 anos.
    • Meu salário agora é 2 mil reais, tenho ajuda alimentação de 40 reais dia e fico em um hotel custeado pela empresa.
    • Outras despesas como lavagem de roupas que hoje por semana gasto 100 reais é por minha conta, dentre outras.
    OBS.: Inicialmente o contrato era de 3 meses, hoje o cliente que renovar por mais 1 ano.
    • Caso eu queira renovar o contrato alguns dos benefícios iram mudar. Eu não vou ganhar mais ajuda alimentação e não vou ficar em hotel.
    • Eu irei continuar ganhado um salário de 2mil reais mais mil de ajuda de custo.
    O que você acha disso? Está dentro da realidade de SP?
    Desde de já agradeço sua compreensão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Eu acho pouco para São Paulo e até mesmo para outras regiões, visto que, em uma pesquisa recente que eu descobri e divulguei no link http://profissionaloracle.com.br/blogs/fabioprado/2013/02/16/dba-e-a-profissao-com-aumento-salarial-em-2012/, a média do DBA Jr. já está acima de 3 mil reais.

      Tem leitores do meu blog que tbém preferiram não se identificar, assim como vc, que informaram que estão ganhando acima de 3.5k em Maceió e tive outro leitor, tbém do Nordeste, que me informou por email estar ganhando 3.2k.

      Cada um tem suas necessidades, prioridades e limites, mas se fosse eu, eu tentaria renegociar esse valor para no mínimo 3 mil reais. Se eu não conseguisse, sabendo que há possibilidades de ganhos maiores em outras empresas, eu tentaria o mais rápido possível uma certificação e tentaria outro emprego, mas sem pedir as contas do atual! Só preste atenção nos requisitos q as empresas estão exigindo para um DBA: a maioria pede superior completo e inglês.

      []s

      Excluir
  20. Mestre Fabio, tudo blz?

    Gostaria de saber se você indicaria algum centro de treinamento que dê curso de Oracle para que em seguida eu possa prestar certificação OCA e OCP.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silmar, td bem e vc? No artigo http://www.fabioprado.net/2012/10/treinamentos-em-bancos-de-dados-oracle.html vc encontrará a resposta que vc está procurando na parte em que eu comento sobre os CTs que trabalham no programa WDP, ok? Qq dúvida a mais deixe um comentário lá q eu respondo em seguida!

      []s

      Excluir
  21. Olá, Fabio tudo bem?
    Enfim eu consegui iniciar meu MBA de ADM Oracle em março.
    Atualmente sou analista de requisitos em uma consultoria, já atuei como dba Jr em um projeto pontual em outra empresa.
    O que eu gostaria de saber, e se você puder me ajudar é... Minha transição para me fixar como DBA Oracle, pode ser tranquila?
    O que quero dizer é que vejo que as empresas só estão procurando DBA Sênior, restringindo o acesso aos novos profissionais.
    E se você puder me indicar algum lugar que esteja a procura de novos profissionais em banco de dados, ficarei grato. Nem precisa me indicar, só falar qual a empresa que esta procurando já ajuda e muito nesta busca (que é cansativa rs).

    Forte abraço, e grato pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júlio! Em qq profissão o início é mais difícil portanto sempre é mais dificil conseguir emprego para nível de Júnior... porém não é impossível, todo mundo começa um dia, normalmente como Júnior. Acompanhe grupos relacionados a BD no Linkedin q vira e mexe eu vejo vagas de Júnior por lá. Às vezes me pedem tbém para divulgar vagas. Há 11 dias atrás divulguei uma vaga (www.facebook.com/dbafabioprado) de DBA Júnior p/ trabalhar em Blumenau q exigia certificação OCA e superior completo. Quer uma dica para começar como Júnior? Termine o superior (se vc não tiver ainda) e tire a OCA, isso facilitará bastante a sua transição!

      Qto ao indicar p/ alguma empresa, acompanhe as vagas que eu divulgo na página do meu blog no FACE. Eu divulgo publicamente para todos que acompanham minhas publicações no FACE. Boa sorte!

      Excluir
  22. Para seguir carreira como DBA.
    Fazer faculdade de ciências da computação ou tecnólogo de Banco de dados + um curso este ano de banco de dados ?
    Estou em duvida entre IBTA ou FIAP .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, qto ao curso superior eu optaria pelo de Ciências da Computação, pois é um curso com maior reconhecimento do que tecnólogo e te dá diploma de Bacharel. Empresas mais exigentes (difícil de acontecer) podem solicitar diploma de bacharel para algum cargo e futuramente se vc quiser fazer um concurso público, grande parte dos concursos exigem diploma de Bacharel.

      Se vc não tiver pressa, eu faria logo após a faculdade uma pós com especialização em banco de dados, porém se vc quiser entrar no mercado mais rapidamente, sugiro fazer uma formação DBA Oracle que normalmente consiste de 3 cursos oficiais (os quais eu já ministrei na IBTA), e que vc poderá escolher em vários lugares. Em São Paulo, recomendo a Kasolution (tbém dei aulas lá!).

      Excluir
  23. boa tarde fabio, meu nome é Hugo e quero entrar na area de BD so que nao tenho nenhum tipo de cursinho ou curso tecnico na area de TI. estou zerado por assim dizer na area kkkkkk
    vc sugere fazer algum cursinho basico de banco de dados antes?
    ou posso ir direto ao assunto fazendo um curso superior? se sim ciencias da computaçao ou sistemas de Informaçao?
    devo fazer primeiro um curso tecnologico em BD e depois um superior ou o contrario?
    se puder ajudar respondendo estas perguntas agradecia bastante. pensei em fazer primeiro o tecn em dba na FIAP e depois SI tb la. seria uma boa? se nao qual instituiçao recomendaria em sp(se conheceres alguma claro)
    desculpa tanta pergunta mas sou novo na area kkkk agradeco desde ja e um abço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo, se vc não tiver pressa, recomendo o curso superior primeiro. Qto ao curso, não sei se sistemas de informação te dá diploma de bacharel, se sim, tanto faz CC ou SI, leia o conteúdo programático do curso e veja aquele q vc acha q tem o conteúdo mais interessante p/ o q vc quer aprender! FIAP e IBTA são bem conceituadas em São Paulo.

      Em paralelo com a faculdade (lá pelo 2º ou 3º ano) tente fazer alguns cursos de Administração de BD!

      []s

      Excluir
    2. Obrigado desde já por ter respondido minha pergunta.o SI não da bacharel mas olhei a grade de aulas de CC e não me identifiquei mt com as aulas(excesso de matemática kkk). eu de momento trabalho como garçom e estou, desculpa a expressão, de saco cheio kkk queria mudar de área o mais rápido possível. o gerente de TI da mpresa onde mh esposa trabalha já falou q qnd eu estiver fazendo o curso q ele me arranja um lugar na empresa do amigo dele para trabalhar junto com um DBA. seria viável também já que tenho essa oferta fazer primeiro o curso superior tecnológico em BD e depois a faculdade? Obrigado, e queria aproveitar para izer que gostei mt do seu blog. bastante informativo. abraço
      Hugo

      Excluir
    3. Hugo, cuidado! Vc está fugindo do curso de CC pq tem muita matemática... se vc não gosta de matemática talvez vc não tenha perfil para trabalhar com TI!

      Mesmo com a proposta do chefe da sua esposa, eu não mudaria a minha recomendação, pois estou recomendando o que acho que vai te preparar melhor, não aquilo que vai te dar um emprego imediato. Já vi muita gente tentando pegar atalho e depois se dar mal. Vc é quem terá que arriscar e ver o que é melhor, oK? Boa sorte!

      []s

      Excluir
    4. realmente não tenho apego por matemática, mas me considero uma pessoa minimamente inteligente para estudar e aprender, fazer pesquisa, ler, fazer exercícios etc etc para conseguir chegar nos meus objetivos. outro motivo pelo qual gostei mais de SI do que CC foi pq li vários artigos na internet que falam que SI é mais mao na massa que CC, que seria mais teórico. vou ingressar em SI, posso sempre trancar a facul se realmente achar que não é o meu gênero. valeu pelas dicas Fabio.
      Abraço

      Excluir
  24. Boa noite Fabio !
    Referente ao comentário anterior.
    Tirando o fato de ter um diploma de bacharel em ciências da computação, teria mais alguma coisa que acrescente na carreira de DBA ??
    Estou no segundo semestre de gestão de Ti.

    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Daniel, neste artigo falei sobre vários itens (certificação, inglês etc). Veja tbém este vídeo: http://www.fabioprado.net/2013/05/apresentacao-sobre-carreira-de-um-dba.html

      []s

      Excluir
  25. Boa tarde fabio, quero me tornar um DBA, qual a melhor formacao? Ciencias da computacao ou Sistemas de INformacao? Ambos dao bacharel. E depois disso quais os melhores cursos e certificacoes para fazer e onde? Estou em Sao Paulo. Valeu abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que não existe a melhor formação em nível superior p/ DBA. Só recomendo um curso com diploma de bacharel. Qto à certificação, recomendo primeiramente aquelas que eu cito neste artigo. Qto aos cursos, leia o artigo http://www.fabioprado.net/2012/10/treinamentos-em-bancos-de-dados-oracle.html.

      []s

      Excluir
    2. Valeu fabio abçs

      Excluir
  26. Oi Fábio, bom dia!

    Meu nome é Flávio, tenho 34 anos e sou do Rio de Janeiro. Cheguei ao seu blog através do Google, pois estou fazendo pesquisas de CTs para DBAs Oracle.
    E gostei muito dos comentários dos colegas que aqui escrevem e de suas informações.
    Pois bem, uma das questões levantadas foi em relação a idade e esta tb é uma preocupação existente, mesmo que já tenha 12 anos de formado na área de TI porém nunca trabalhei com BD ativamente(atualmente trabalho na área de segurança eletrônica e vale ressaltar que não tenho mt o q eu reclamar do salário), apenas em contato com profissionais da área dentro da mesma empresa. E agora estou com 2 vertentes, sendo, concurso público ou cursos de especializações em BD que é uma área que sempre gostei (apesar de nunca ter atuado diretamente).
    Já vi alguns cursos e agora estou naquele momento digamos de "bater o martelo rs" em qual direção seguir? Gostaria então que vc pudesse me orientar nesta área que pra mim é "nova" em relação a conhecimentos, mercado, salário e se vale a pena, etc.
    Um grande abraço e parabéns pelo blog!
    Flávio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio, tudo o que eu poderia te falar sobre o que vc perguntou, vc terá as respostas assistindo ao vídeo do post: http://www.fabioprado.net/2013/05/apresentacao-sobre-carreira-de-um-dba.html.

      Só para complementar, se vc já tem um bom salário, talvez não valha a pena recomeçar como DBA, pois vc provavelmente teria que recomeçar como Júnior e seu salário seria menor (pelo menos inicialmente).

      No seu caso, eu investiria em concursos públicos, mas escolha um cargo em que vc irá gostar do que faz. Já trabalhei em 3 empresas públicas e sai de 2 duas delas, voltando para a área privada, pq eu não gostava do que fazia!

      Boa sorte!
      []s

      Excluir
    2. Ok Fábio, obrigado pela resposta!

      []s

      Excluir
  27. Fábio, bom dia!
    Estou cursando o ultimo semestre de sistemas de informações e atualmente trabalho com suporte a sistemas e faço instalações, backup, restore de base de dados sql server mas é um conhecimento bem basico.

    Essa semana surgiu uma oportunidade de entrevista para DBA Jr/PL SQL
    Estou estudando um pouco de Administração mas é muita coisa e não vai dar tempo para estudar tudo isso em dois dias.

    O que vc sugere como principal que com certeza vai cair na Prova para eu priorizar nos estudos?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, não tenho a mínima idéia do que poderiam te perguntar nesta entrevista. Sugiro que vc estude aquilo que pedem para o cargo de Júnior, e que está descrito este artigo! Uma dica, é vc conhecer pelo menos a arquitetura básica do Oracle: SGA, PGA, Control Files, Redo Log files, Archive logs etc.

      []s

      Excluir
    2. Muito obrigado pelo Retorno.

      Excluir
  28. Fábio, minha grande duvida é: Tenho que possuir uma boa logica de programação para aprender Oracle e futuramente me tornar um DBA?

    Atenciosamente;
    Pedro Santana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, vc tem que conhecer pelo menos o básico de lógica de programação para poder montar scripts de manutenção do BD em PL/SQL. Não é necessário algo muito avançado, mas o avançado é um diferencial!

      []s

      Excluir
  29. Boa tarde Fábio,

    Excelente artigo, Faço SI e pretendo apontar para uma área e DBA é o que eu mais me indentifiquei não tenho certificações ,mas já estudo a máteria na faculdade e li alguns livros.
    Poderia citar livros que poderiam contribuir para meu aprendizado ,pois tenho prospostas já a um tempo para entrar como DBA junior, mas não tinha essa visão da área.
    Ps: Seu artigo abriu muito minha mente.

    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, leia o artigo http://www.fabioprado.net/2013/07/quero-ser-dba-por-onde-devo-comecar.html que vc verá algumas indicações de livros para começar!

      []s

      Excluir
  30. Fábio, boa tarde!

    Estou num dilema, eu adoro informática e tecnologia, futuramente quero virar DBA, hoje estou em teste de Software. Só que nunca fui bom em matemática ou lógica e vi que para se dar bem em T.I você precisa ser bom com esses assuntos. Isso implicaria em eu ser DBA?

    Para voce ir pra area de T.I você precisa ser bom com cálculos ou racioncinio Lógico?

    Aguardo ansiosamente pela resposta.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na maior parte (não todas) das profissões de TI a gente tem que usar muito raciocínio lógico e quem é bom em matemática normalmente tem bom raciocínio lógico. Se vc não é bom nisso, na minha opinião, acho que vc não terá muito perfil para trabalhar como DBA (mas cuidado, esta é minha opinião, talvez eu esteja errado).

      []s

      Excluir
  31. boa noite, vc teria o link do manual oracle em Português?? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério, desculpa a demora. Normalmente respondo em até 1 dia útil as questões, mas a sua passou em branco, só vi hoje! Oracle é uma empresa que tem vários produtos, vc quer o manual de qual produto e qual versão deste produto? Oracle Database 11G ou 12C? Os manuais oficiais são todos em inglês e vc poderá consultá-los no link http://tahiti.oracle.com/.

      []s

      Excluir
  32. Fabio, Bom Dia
    Primeiramente meus parabéns pelo blog, seus videos são muito bons, abordam muito bem sobre o assunto, e espero algum dia poder conhece-lo e quem sabe fazer um treinamento com você.

    Meu nome é Vinícius, tenho 21 anos e sou Analista de Infraestrutura na empresa HP. Trabalho com TI à algum tempo, mas não pretendo permanecer nessa área.
    Fiz um curso técnico, e tive aulas de programação onde aprendi SQL Server, gostei, me interessei, e hoje estou fazendo um treinamento DBA oracle 11g na IBTA e pretendo tirar as certificações OCA e OCP.
    Como sou novo no assunto, tenho duas perguntas que por incrível que pareça, estam me perturbando.
    1-O tipo de graduação que eu fizer, impacta na hora de conseguir emprego como DBA? Poís estou em dúvida se faço Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas ou Tecnólogo em Banco de Dados. Estou pensando em fazer Analise para também aprender linguagem de programação, pois ter uma base sobre o assunto é importante, e depois fazer uma pós em BD, mas não sei se tecnólogo é bem aceito no mercado de DBA e por isso deveria fazer bacharel.

    2-Acima de tudo, o meu objetivo é tornar-me um DBA, não pelo dinheiro, mas porque gostei bastante da área, e vi que meu perfil se adapta, o dinheiro será consequência. Mas infelizmente, não tenho experiencia real no assunto. Depois de finalizar o treinamento, é melhor entrar de cara e procurar emprego de DBA Junior, mesmo sem experiencia, ou seria melhor procurar algo onde possa aperfeiçoar os conhecimentos como um estágio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius, obrigado pelos comentários!

      Qto às respostas, seguem abaixo:

      1- Leia as minhas respostas de comentários anteriores. Em junho de 2013 já dei respostas p/ 2 outros leitores que também respondem essa questão!

      2- Vinicius, se vc conseguir logo de cara um trabalho como DBA Júnior, este é o MELHOR caminho, mas nem sempre é possível, portanto, abra seu leque de opções para tentar também um estágio!

      []s

      Excluir
    2. Fabio, muito obrigado pela resposta!
      Eu sei que você indica o bacharel, mas mesmo para quem tem presa em mudar de área, você acha que o treinamento Administração I e II, seria o suficiente de inicio e por isso não devo ter essa presa para me graduar, ou já que tenho presa, poderia fazer o tecnólogo porque é mais rápido?
      Começar com o treinamento Oracle foi uma boa e estou indo pelo caminho certo?
      A graduação deveria ser feita em uma faculdade reconhecida ou naquela em que cabe no bolso?

      Excluir
    3. Vinicius, de forma alguma vou indicar o tecnólogo pq vc é novo, sei que o bacharel é mais valorizado e pq tbém acredito que a pressa é inimiga da perfeição! Em paralelo à faculdade, faça os cursos de Administração. Estes cursos podem ser feitos somente 2 x por semana de manhã ou à noite e tem duração máxima de 1 mês e meio. Se não der para fazer junto com a faculdade, programe-se e faça nas férias.

      Temos que pensar no que é melhor para nós, pois o caminho mais fácil geralmente não te dará o melhor retorno no futuro! Seu esforço e diferenciais farão diferença no seu currículo e no seu desempenho em uma entrevista para um emprego futuro!

      Qto à faculdade, é sempre melhor fazer em uma que tenha nome, mas eu por exemplo, não tinha grana para pagar uma faculdade de nome, portanto, sabe o que eu fiz? Investi em certificações e já tirei a minha primeira logo após sair da faculdade! As certificações foram um diferencial no meu currículo e me ajudaram muito na carreira!

      []s

      Excluir
    4. Excelente Fabio! Vou fazer o que você me orientou, pois você está certíssimo.
      Como eu já tinha um certo conhecimento em SQL, eu já comecei em agosto o treinamento em Administração I e II Oracle na IBTA justamente para certificação, então será uma chave para abrir as portas e um diferencial nas entrevistas, melhor ainda com a certificação.
      Em relação a faculdade, espero que ano que vem eu consiga começar, pois estou estudando também para conseguir bolsa de estudo.
      Fabio, novamente, meus parabéns, muito bom o seu blog, e pela primeira vez alguém conseguiu responder com clareza minhas dúvidas.
      Muito Obrigado mesmo!
      Sucessos na sua carreira!

      Excluir
    5. Fico contente em ter ajudado. Sucesso p/ vc tbém!

      Excluir
  33. Caro Fabio uma dúvida não muito comum mas ai vai..
    E para quem não tem experiência na área por que como você citou no seu texto para ser um DBA jr tem que ter 2 anos de experiência.
    E para quem nunca trabalhou com banco de dados mas tem a certificação ITIL e SQL server?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio, vc entendeu errado. Olha o que eu escrevi no artigo referente ao cargo de DBA Jr.: "profissionais com até 2 anos de experiência".

      Qto às certificações q vc mencionou, elas serão um diferencial do candidato e poderão influenciar na contratação, em casos, por exemplo, dele concorrer com outros que não a possuem.

      []s

      Excluir
  34. Olá Fábio. Antes de colocar minha dúvida,vou te parabenizar e agradecer por sua iniciativa de compartilhar seu conhecimento conosco.Obrigado mesmo!
    Estou começando a estudar SGBD,bem no início mesmo. Gostaria de saber se existe alguma faculdade específica para um DBA. Se não,qual a que mais se aproxima da área.
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentários.
      Não existe (se existe não conheço) cursos de graduação em TI específicos para formação de um DBA, mas pós-graduação existe. Sugiro que vc faça algum curso de graduação em TI e depois uma pós-graduação com formação em Bancos de Dados, ok?

      Excluir
  35. Boa tarde excelente post!
    Gostaria de saber se na área de DBA exige muita matemática, e eu gosto de inglês, mas falo espanhol fluentemente e francês intermediário, é obrigatório saber inglês fluente? agradeço se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Willyam, na faculdade exige muita matemática. Nas profissões de TI, em geral, as pessoas que são boas em matemática, são boas em raciocínio, portanto, se vc é bom nisso, terá mais facilidade para trabalhar como um DBA ou Desenvolvedor.

      Inglês é fundamental na área de TI. Leitura principalmente! Em qq emprego, em um cargo mais avançado vão te pedir inglês pelo menos para leitura. Se vc tiver inglês fluente, melhor ainda! Tem vagas q em multinacionais que exigem!

      Excluir
  36. Fabio, uma dúvida em relação a minha carreira, ainda estou no primeiro ano de Ciência da Computação, sou aluno da UFES no estado do Espírito Santo, como o curso é integral, ta difícil conseguir um emprego paralelo, estou perdendo muito ou você acha melhor focar nos estudos e deixar a parte da prática quanto estiver terminando?
    P.S.: já possuo o curso técnico de informática, tenho um certo conhecimento pra trabalhar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Otávio, vc está cursando uma Universidade Federal, isso é muito bom! Eu não pararia o curso para pensar em emprego agora. É uma pena ela ser integral pois não sobra tempo para vc trabalhar e já ir adquirindo alguma experiência. De qq forma, já que é assim, eu acho que vale a pena ter paciência e esperar terminar o curso p/ procurar algum emprego, pois uma faculdade renomada irá valorizar bastante o seu currículo!

      []s

      Excluir
  37. Fabio..tenho a graduação em Sistemas de Informação cursei a disciplina em modelagem de dados, porém não consegui me destacar nela, não tirava notas altas, tenho dificuldades no inicio da modelagem, porém quero seguir essa carreira de DBA, você recomenda algum livro bom ou algum curso para eu entender melhor a modelagem de dados relacional. O pré requisito do seu curso de sql é que entendam o banco de dados relacional e aproveito para perguntar também se a pessoa que tem dificuldades no início em entender os conceitos deve continuar insistindo nessa área ? e em qual ponto você descobriu que era bom com o banco de dados ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sara, nunca li livros sobre modelagem, eu aprendi com apostilas. Vou pesquisar se há algum bom e deppis te indico. Me manda um e-mail senao vou esquecer.

      Qto ao continuar insistindo, eu recomendo que continue se é isso que vc realmente quer. Na faculdade eu só fiquei de exame em 2 materias, adivinhe quais eram? Eram programacao em C e Banco de Dados. Hoje as duas coisas que eu mais gosto e que me dei bem na area de TI foram exatamente programacao e banco de dados.

      Abs

      Excluir
  38. Obrigada pelo retorno, vou continuar insistindo. Te mandarei o e-mail. Até

    ResponderExcluir
  39. Olá Fábio,

    Estou com 19 anos e vou começar a estudar na Ka Solution para o OCA. Ainda não comecei uma faculdade, mas estava pensando em começar nessa, e nesse curso, no meio do ano:

    http://www.impacta.edu.br/graduacao/tecnologo-em-banco-de-dados.php

    O que você acha? Apesar de não ser bacharel, eu sempre gostei de cursos tecnologos. Também sei do risco de algumas empresas escolherem bachareis ao inves de tecnólogos, mas estou disposto ao risco, já que vou em busca de várias certificações para enriquecer meu curriculum.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, suas escolhas são um bom começo, mas como sempre digo, eu não escolheria uma faculdade que não dá o diploma de bacharel.. eu acho que o esforço a mais poderá te abrir mais portas futuramente!
      []s

      Excluir
  40. Pretendo fazer um curso em banco de dados oracle, gostaria de sua opniao sobre o melhor centro de treinamento.
    Estive pesquisando algumas tipo, Impacta e a kasolution. Quais dessas você me recomendaria ou alguma outra que você conhece.

    Tenho 30 anos, você acha que tem mercado para profissional começando com esta idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joas, leia os comentários de respostas q eu já dei neste artigo!
      []s

      Excluir
    2. Obrigado Fabio Prado.

      Acho que irei optar pela Kasolution, até mesmo pq, vc ministra treinamentos lá.

      Excluir
    3. Joas, parei de ministrar treinamentos na Kasolution faz mais de 1 ano. Agora só dou aulas na FABIOPRADO.NET, ok?

      Excluir
  41. Fabio Prado, realmente muito obrigado por este apoio você não imagina o quanto está me ajudando. Não quero ser chato, mas vejo que você é uma pessoa muito capacitada nesta área de banco de dados e conhece o mercado tanto quanto.

    Me disseram por eu não ter muitas experiências com BD Oracle, começar estudando o SQL Server pelo fato dos cursos serem mais baratos e estar mais presente em empresas de pequeno/médio porte, estas constituem a maioria e isto me ajudaria a entrar no mercado de trabalho.
    E ai sim, depois que tiver um pouco mais de experiência começar a estudar o Oracle.

    Na sua opinião isto realmente confere, SQL Server os cursos são mais baratos e o mercado é melhor para quem está iniciando pelo fato de mais empresas usarem?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joas, não acompanho o valor dos cursos de SQL Server,mas é bem provável que sejam mais baratos mesmo. Se vc quer ser DBA, recomendo estudar Oracle primeiro e acho q nem preciso dizer o porquê, este artigo já dá a resposta. Na pesquisa q eu fiz, vagas p/ Oracle eram a maioria! SQL Server é mais fácil, mas não acho q irá te ajudar tanto qto Oracle!
      ´~s

      Excluir
  42. Bom dia Fabio Prado?

    Seus treinamentos são desde do módulo básico até o avançado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do treinamento, manda um email para mim informando qual treinamento vc tem interesse q eu te explico melhor.

      Excluir
  43. ok amigo. Muito interessante.
    meu caso é que nao tenho esperiencia em banco de dados. nao sou estagiario. gosto muito de banco de dados. estou fazendo o curso superior em tecnologo em banco Oracle pela IBTA no 5 semestre. agora minha duvida é como eu nao tenho experiencia, será que quando formado talvez possa conseguir um estagio ou emprego de DBA junior? uma certificaçao Oracle OCA ajudaria na contrataçao, mesmo eu sem experiencia? gostaria muito que vc me ajudasse amigo
    , pois estou um pouco desiludido com o curso de DBA
    Oracle, pois nao encontro trabalho mesmo com estagiario. o que eu nao quero é que meu diploma como DBA formado nao fique pindurado na parede apenas como enfeite. agradeço se me der dicas amigo. dependendo do que me disser, escolho memlhor meu rumo. aguardo..
    meu email para contato: alysson.mentel@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alysson, a sua 1ª pergunta não tem uma resposta exata. Talvez vc consiga, talvez não, tudo vai depender das suas escolhas, riscos e formação.

      Tive alunos que conseguiram rápido emprego como DBA Jr., tenho outros que reclamam até hoje de não ter conseguido nada. A única coisa q posso te informar é que vc tem que buscar aquilo q vc realmente deseja. VC quer ser DBA? Então corra atrás, estude bastante, tire certificação, faça treinamentos... qto mais vc se esforçar maiores serão as suas chances de vc conquistar o seu emprego. Falta de experiência é um problema q todo mundo passa qdo inicia uma carreira, então capacite-se para q as suas qualificações compensem a falta de experiência de uma profissão q é nova p/ vc!
      []s e boa sorte!

      Excluir
  44. Olá, Fábio Prado!

    Sou formada em Administração Financeira, mas não gosto dessa área pois entrei com 17 anos na faculdade. Quero entrar em TI por gostar de tecnologia. Entretanto, me interessei pela área de BD. Só não sei por onde começar, se faço tecnologia em BD ou se faço uma pós em BD (por já ser graduada) e após o Oracle 11g? Já fiz programação em Java e realmente gostei, então não tenho problema com programação. O que vc me aconselharia em fazer nesse caso? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown,
      Como vc já é formada sugiro a pós em BD. Agora vc tem que pesquisar p/ saber a diferença entre a profissão de um DBA e um Desenvolvedor. O fato de vc gostar de programar não significa que vc gostará de trabalhar com Adm. de BD, ok? Aqui no meu blog vc encontrará artigos que dizem exatamente o que faz um DBA.

      []s

      Excluir
  45. Olá Fabio, a maioria dos sites abordam os perfis técnicos de um DBA, na sua avaliação quais seriam os soft skills que um DBA deve ter?

    Obrigado,
    Vinicius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius, a resposta à sua pergunta sobre encontrará no item "Cargos de TI: Administrador de Banco de Dados Junior – DBA/Oracle" das referências deste artigo, ok?
      []s

      Excluir
  46. Ola Fabio,

    Estou procurando iniciar minha carreira como um DBA, acompanho o seu blog diariamente pra tirar dúvidas em relação as atividades que um DBA pode exercer, entretanto, gostaria de obter uma informação que julgo ser importante, que tipos de conhecimentos em Linux um DBA Oracle deve possuir , tanto do DBA Jr. ao DBA Sênior, no caso, por onde devo começar ?

    Desde já agradeço toda a atenção, compreensão e apoio, parabéns pelo seu belo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, primeiramente obrigado pelos comentários. Qto à sua pergunta, é necessário apenas ter conhecimentos básicos sobre o Linux, tais como conhecer os comandos e ferramentas básicas p/ ver uso de memória, cpu, I/O, tamanho de pastas e arquivos, executar scripts shell, criar alguns scripts shell etc.Sugiro a leitura do livro Linux Recipes for Oracle DBAs da editora Apress.

      []s

      Excluir
  47. Fábio, boa noite. Acabei de ler sua matéria sobre a carreira de DBA.
    Já tenho concluído os cursos de SQL e PL/SQL, e estou terminando o curso de Adm de Banco, tenho inglês avançado também.
    Porém não sou formado na área de T.I, pois venho da área de Marketing.
    Decidi mudar de campo de trabalho devido as oportunidades e salário.
    Gostaria de saber quais as minhas chances perante o mercado, e também o que é perguntado normalmente em uma entrevista para nivel Junior ou Trainee.

    Abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Silas,
      A resposta sobre as chances é muito subjetiva. No artigo você tem vários números e estatísticas que podem te ajudar você a tirar a sua própria conclusão, ok?

      Quanto ao que é questionado em entrevistas, não tenho nenhum roteiro pronto para lhe informar, até porque cada entrevistador pode fazer perguntas diferentes. Neste artigo você viu os conhecimentos que são exigidos para Júnior, Pleno e Sr. Obtenha estes conhecimentos e você já estará bem preparado!

      []s

      Excluir
  48. Bom dia, tenho uma duvida referente a graduação, como não existe uma graduação especifica para DBA me surgiu a seguinte duvida
    Fazer uma Graduação em Sistema de informação ou um Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de sistema?
    A graduação é 5 anos, o tecnólogo 2, minha duvida é se vale a pena fazer a graduação ou o tecnólogo e fazer os cursos específicos para DBA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, se vc ler os comentários acima verá que sempre recomendo uma faculdade que te dá o diploma de Bacharel. Dentre as 2 q vc citou, sei que a de Técnologo não dá, então pesquise a outra, ok?

      Minha pergunta abaixo irá te ajudar a decidir qual faculdade escolher:

      - Vc quer ser um profissional mediano ou quer ser um profissional extraordinário, acima da média? Eu optei pelo 2a opção, que apesar de consumir muito mais tempo meu, me deu melhores resultados em minha carreira. Uma faculdade de tecnólogo não te dá diploma de bacharel e esse diploma já fez diferença na minha carreira!

      []s

      Excluir
  49. Fábio, tenho acompanhado seus artigos e possuo interesse nos seus treinamentos. Como estratégia de carreira, procuro ser um profissional abrangente com treinamentos em diversas áreas, mas gostaria de me tornar um especialista em banco de dados. Particularmente me identifico bastante com a parte de modelagem, normalização, qualidade, consistências, padrões e almejo obter as certificações OCA/OCP e futuramente gostaria de atuar junto a alta gerência ou governança corporativa/TI, fornecendo subsídios e soluções através do ativo de dados para tomada de decisões através de DW/BI, Data Mining/Marketing, Big Data.

    No entanto a minha dúvida em questão é, como direcionar o investimento em treinamentos, uma vez que diante de um mercado de TI com tantas terminologias e nomenclaturas para cada nova tecnologia não fica viável nós pagarmos um treinamento para cada uma. E apesar de não ter a pretensão de ser DBA, e ter lido o seu artigo sobre orientações em fazer um treinamento oficial ou não, tenho interesse em fazer o treinamento de formação Oracle DBA na Veris IBTA, pelo conhecimento de administrador e conhecedor da arquitetura do banco em si como um diferencial, porém fico receoso em aplicar meus recursos financeiros e de tempo em um treinamento específico e saber se vou aproveitar o conteúdo e se vou ter retorno. Ou seria melhor partir direto para uma Pós/MBA focada em banco de dados?

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, pq fazer treinamentos voltados para administração de BD se vc não quer ser DBA? Procure treinamentos de DW e BI (http://www.cetax.com.br/ e http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/ou_product_category.getFamilyPage?p_family_id=31).

      Acredito que a pós/MBA em BD são opções melhores se vc ainda não tem nenhuma pós-graduação, ok?

      []s

      Excluir
    2. Fábio, obrigado.

      A ideia de fazer o treinamento era exatamente o fato de pensar que seria um diferencial, com conhecimentos da arquitetura, instalação, configuração, gerenciamento. Não, não possuo pós nem mba. Sou bacharel em administração de empresas com habilitação sistemas de informações gerenciais e tecnólogo em banco de dados.

      Pensando dessa forma seria mais interessante fazer uma pós ou mba. Mas como havia citado anteriormente, com a mutação do mercado, surgiu dois "novos" termos Database Marketing (DBM) e Big Data que ja vem se tornando uma tendência. Dai surge outra dúvida, BI e Big Data se complementam, ou um substittuirá o outro?

      Abçs.,

      Excluir
    3. BI e Big Data são coisas distintas e complementares. BI se refere basicamente ao método e ferramentas de extração e análise de dados para ajudar nos negócios. Big Data é mais amplo e envolve métodos e tecnologia para tratar e trabalhar com grandes massas de dados, e ele tem sua relação com BI, porque BI trabalha em cima de grandes bases de dados, ok?

      []s

      Excluir
  50. Boa tarde fabio, tudo bem? Acompanho seu blog e você esta de parabéns.... Gostaria de te perguntar uma coisa, com sua grande experiencia na área. Eu estou concluindo minha ESPECIALIZAÇÃO este ano em BD Oracle... E também estou tirando minha cerificação OCA, (já consegui a de sql e só falta a de administração). Mas minha duvida é: - No mercado de trabalho terei chances de entrar? Mesmo sem experiencia NENHUMA, pois tenho visto Raras vagas para JUNIOR. Tenho muita duvida a respeito disso...

    Antecipadamente grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gtox, obrigado pelos comentários. Quanto à sua resposta, leia acima as respostas que dei nos dias "quarta-feira, 05 março, 2014" e "quarta-feira, 01 outubro, 2014".

      []s

      Excluir
  51. gostei muito desse artigo,valeu Fábio, me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  52. Olá Fábio.
    Sou certificado em OCA/OCP10g e OCE e estou buscando recolocação como DBA.
    Nas minhas experiências anteriores não tive oportunidade de trabalhar em ambientes de alta disponibilidade com ferramentas como DataGuard e/ou RAC. Não tenho experiência profissional com SQLServer.

    As vagas de DBA que recebo atualmente são para dois tipos de perfis:
    - DBA Oracle com experiência em alta disponibilidade;
    - DBA Oracle, sem necessariamente ter experiência em alta
    disponibilidade, mas que tenha bons conhecimentos de SQLServer.

    Por isso acabo ficando fora de ambos perfis em praticamente 100% das vagas. Para onde devo, primeiramente, direcionar minha especialização? Alta disponibilidade em Oracle ou algum bom treinamento em SQLServer?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, se vc nunca trabalhou como DBA eu sugiro q vc aprenda SQL Server. Se vc ja teve exp. anterior com Oracle e quer concorrer a uma vaga de Pleno ou Sr., aí eu sugiro alta disponibilidade.

      Abs

      Excluir
    2. Rodrigo, se vc nunca trabalhou como DBA eu sugiro q vc aprenda SQL Server. Se vc ja teve exp. anterior com Oracle e quer concorrer a uma vaga de Pleno ou Sr., aí eu sugiro alta disponibilidade.

      Abs

      Excluir
    3. Ok Fábio, obrigado pela pronta resposta. Já trabalhei como DBA, mas independentemente disso, gostaria de te fazer uma última pergunta.
      Você poderia me informar sobre treinamentos, materiais, cursos, etc... que eu poderia obter tanto para SQLServer ou para HA(Alta Disponibilidade)?

      Excluir
    4. Rodrigo, treinamentos de alta disponibilidade vc poderia procurar os oficiais na Ensof (www.en-sof.com.br) e de SQL Server sugiro perguntar ao Vitor Fava (https://vfava.wordpress.com/), ok?

      []s

      Excluir
  53. Ola Fabio,

    Gostaria de saber a sua opniao a respeito de uma seguinte situacao, uma pessoa que consegue adquirir a certificacao OCA, porem, essa pessoa NAO POSSUI experiencia compravada em seu curriculum, que tipo de cargo esse DBA deve ser alocado quando for contratado? Junior, Pleno ou Senior? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, as vagas normalmente pedem comprovação de experiência e o tempo de experiência exigido para cada nível das vagas está escrito no artigo. Se vc não tem como comprovar experiência, terá que convencer o entrevistador/contratante, ok?

      []s

      Excluir
  54. Boa tarde Fabio
    quero pedir uma ajuda sua: já li seus tópicos,(dos quais eu gosto muito) e ainda estou na duvida por onde começar. Estou no 2º ano de Analise e des. de sistemas e tenho gostado muito da área de banco.
    Tenho um curso de Oracle em vista, mas as vezes acho que tenho que começar por algo mais "leve". Tenho estudado modelagem e tbm SQL. Como vc já esta na área, sabe me orientar da melhor forma? Moro em Campinas e não tenho visto cursos na área, então fico só on line msm....
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Silvana,

      Vc já leu o artigo do link: http://www.fabioprado.net/2013/07/quero-ser-dba-por-onde-devo-comecar.html?

      []s

      Excluir
  55. Ola fabio, em quanto tempo um DBA q possui todos conhecimentos de OCA/Adm. de oracle de uma instancia leva para adaptar-se ou adquirir conhecimentos em Oracle RAC? Qual seria a complexidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, eu diria q um curso já seria suficiente para vc começar a mexer com RAC, mas para vc ficar expert, será necessário trabalhar no ambiente com RAC, acredito que no mínimo uns 2 anos! Não é simples!

      []s

      Excluir
  56. Olá Fabio, atualmente eu sou desenvolvedor e estou querendo ir para a carreira de banco de dados.

    Como estou terminando meu curso de ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) estava pensando em terminar o curso e após isso fazer um técnologo de Banco de Dados na FIAP como um aprimoramento na área, já que é mais focado em BD, porque a minha faculdade passou bem superficial as matérias de BD.Gostaria de saber o que você pensa sobre esse caminho, e se você tem alguma recomendação para treinamentos para ir para a área de banco de dados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Willian, se vc já leu bastante sobre a área de BD e sabe que essa área tem a ver com o seu perfil, vá em frente, estude BD. Se vc já tem superior completo, sugiro fazer uma pós na área de BD. Sobre treinamentos, leia o artigo: http://www.fabioprado.net/2012/10/treinamentos-em-bancos-de-dados-oracle.html.

      []s

      Excluir
  57. Bom dia, Fabio.

    Tudo bem?


    Gostaria de saber como está a carreira de banco de dados no mercado, sobre:

    -> Salários;
    -> Oportunidades;
    -> Trabalha muito; (Depende de empresa para empresa?)
    -> Horas extras;
    -> Certificações;


    Desde já agradeço pela atenção.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Duvidas,

      Seguinte... os dados da última pesquisa ampla que fiz sobre o mercado de trabalho para DBAs estão aqui neste artigo. O que eu posso acrescentar é que tenho ouvido falar (através de ex-alunos e comunidades que participo) que por causa da crise os salários tem caído um pouco.

      Quanto às oportunidades, acredito que dentro da área de TI, um dos cargos menos afetados seja o de DBA.

      Quanto ao trabalhar muito e horas extras, isso é relativo, depende da empresa. O que posso te adiantar é que esta profissão exige muita responsabilidade, ela é crítica, temos que tomar muito cuidado para não errar!

      Quanto às certificações, o que eu falo aqui neste post ainda permanece. Veja também o vídeo do post http://www.fabioprado.net/2014/01/ocaocp.html.

      []s

      Excluir
  58. Um ex-aluno que não queria se expor me fez uma pergunta por e-mail e eu disse que responderia ela neste artigo para poder compartilhar o conhecimento:

    "Tenho 24 anos, moro em SP, sou formado em analise de sistemas e tenho MBA (Adm. gerenc. De banco de dados oracle FIAP). Ja fiz os seguintes cursos especializados (12 cursos TI), como por exemplo: videoaulas plsql ,Java e Tuning ( Fabio Prado). Tenho interesse em investir em cursos de Especificos de DBA (ensof, video aulas..), porem o fato é que tenho duas duvidas:

    Se for pra jr em DBA vou ganhar menos que ganho hoje? Tenho 2 anos e tres meses em uma empresa na área de Telecom, trabalho como analista jr. trabalho muito com a ferramenta PlSQl Oracle, criando querys procedures, jobs, scrpts em plsql, porem não estou dentro da area de TI, trabalho com isso na area de faturamento. Mto parecido c/ BI. Embora em outras equipes exista promoçao, até o momento não vi nenhuma promocao na minha area, por falta de vlr p area disponivel p/ isso (justificativa escutada por pessoas mais antigas ano passado), e agora é por causa da crise atual."

    Fico em duvida, invisto ou espero uma promocao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro ex-aluno, seguem abaixo as respostas às suas perguntas:

      1- Se for pra jr em DBA vou ganhar menos que ganho hoje?
      R.: Não sei quanto você ganha. Veja aqui neste artigo qual é o salário médio de um DBA Jr. e tire suas conclusões.

      2- Invisto em treinamentos ou espero uma promocao?
      R.: Não posso lhe dizer o que vc deve fazer, pois vc é responsável por suas decisões, de acordo com as suas ideias, valores, crenças etc., porém lhe direi o que eu já fiz e o que eu faria. Em minha carreira eu nunca fiquei esperando por promoções que as empresas ficavam enrolando ou demorariam muito tempo para dar. O que eu fiz para progredir? Me qualifiquei, fiz cursos, tirei certificações, me preparei para sempre conseguir um emprego melhor, então eu procurava um emprego melhor em outra empresa qdo eu considerava que a atual não atenderia os meus desejos. Antes do meu emprego atual (que eu considero muito bom e pretendo não trocar mais), eu ficava em média pouco mais de 1 ano nas empresas em que trabalhei, e sabe por quê? Porque eu me qualificava incessantemente e procurava sempre algo melhor fora da empresa em que eu trabalhava, quando eu via que a empresa atual não me daria promoções ou as condições de trabalho que eu procurava. Na época eu era solteiro, então eu podia correr estes riscos. Quanto à sua resposta, reflita e considere o que é melhor para você, ok?

      Quanto aos cursos da formação DBA, você já viu meu curso em videoaulas "Administrando Bancos de Dados Oracle": http://www.fabioprado.net/p/videoaulas-administrando-bancos-de_10.html. Te garanto que nele você aprenderá mais do que na maioria dos cursos oficiais que você encontrará por aí!

      []s

      Excluir
    2. Bom dia, Fabio

      Tudo bem?

      Fiquei sabendo sobre o banco de dados na nuvem, o que o sr. acha?

      A carreira de DBA está morrendo ou isso vai melhorar o dia a dia do DBA.

      Conto com sua colaboração!

      Obrigado e um grande abraço!

      Excluir
    3. Bom dia Duvidas,
      BD na nuvem é assunto para outro artigo... mas como quase tudo, acredito há vantagens e desvantagens em ter o seu BD nas nuvens!

      Quem disse que a Carreira de DBA está morrendo? Bobagem! Em grandes empresas esse cargo talvez jamais deixe de existir, principalmente agora que há grande quantidade de dados nas empresas!

      []s

      Excluir
  59. Enquanto isso um engenheiro civil JUNIOR recem formado em SP tem salário garantido por lei de R$ 7.092,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então estude para ser Engenheiro Civil, e não DBA!

      Excluir
    2. Concordo! rs

      E na realidade, todos os eng junior que conheço com CREA não recebem 1/3 se quer deste valor.

      Pelo menos no setor privado, aonde eles só olham, e não compõe a classe de engenheiros calculistas.

      Excluir
    3. Pois é... muitas pessoas se baseiam em algo diferente, achando que aquilo que não conhecem é mais fácil ... na verdade, em todas as profissões existe gente que ganha pouco ou muito. Tem um mecânico no meu bairro que tem a sua oficina e me parece ter uma vida melhor do que muitos DBAs, e tem médicos e engenheiros que ganham menos que muitos profissionais de TI... se vc quer ter uma boa renda basta fazer algo que vc gosta, com as devidas habilidades, estudar e se empenhar muito!
      []s

      Excluir
    4. Sou formado engenharia civil e posso lhe garantir que 99% dos formando hoje não vão ganhar esse salário de R$ 7.092,00 (estou falando sobre a realidade de São Paulo). A grande maioria saem das faculdade desempregados, e com a crise, sem perspectiva nenhuma de colocação. E quando conseguem muitos trabalharão como assistente de engenharia, com um salário de no máximo de R$3.500,00. Hoje procuro conhecimento em banco de dados para auxiliar a organizar os dados da construtora em trabalho. Nenhuma empresa é obrigada a registrar engenheiros só pq terminaram a faculdade. Eles simplesmente são demitidos ao terminar a faculdade ou serão eternos auxiliares. Acordem para a vida jovens!!!

      Excluir
    5. Caçador de bbw, obrigado pelos comentários!

      Excluir
  60. Tá na hora de atualizar os valores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, atualmente, está me faltando tempo para isso. Será que você poderia fazer essa pesquisa e nos ajudar?
      []s

      Excluir
  61. Olá Fábio,

    Por favor, sabe me dizer qual é a facilidade de conseguir trabalho como DBA sem experiência alguma, mesmo nunca tendo atuado na área e somente com os cursos e com certificações?
    Obrigado,
    Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, como qq outra profissão, te digo que a 1a. vaga não é fácil, mas também não é impossível! Veja o caso do link http://www.fabioprado.net/2016/05/projeto-capacitacao-dbas-e.html.

      []s

      Excluir
  62. Olá Fabio, estou com uma duvida em questão da experiencia ou conhecimento, é preciso ou seria bom ter conhecimento/experiencia com linguagens de programação sem ser PL/SQL? Como Java, .net, C# etc.

    Parabens pelo artigo, e parabens pelas aulas e treinamentos que voce tem, são otimos, EU RECOMENDO! kkkk Sucesso sempre! Voce merece! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, obrigado pelos comentários! Quanto à sua pergunta, no caso de Oracle, o DBA não precisa ter conhecimentos de Java nem qq outra linguagem de programação, ok?

      Excluir
  63. Oi Fabio, tenho uma dúvida. Estou me formando daqui a 1 mês, obtive minha primeira certificação Oracle database 12c: SQL Fundamentals 1Z0-061, até o final do ano eu tiro o OCA 12c. Sou de São Luís-MA, até o momento só tenho estudado e sem experiência. Um DBA Junior com essas qualificações hoje, com ensino superior e OCA mas sem experiência, qual o salário médio em SP ou SC? E qual a chance de conseguir uma vaga, já que não possuo experiência que pesa muito na hora? Pois também penso as vezes em uma situação em que estou sendo contratado e me perguntam qual minha pretensão salarial. Assim que tiver essa qualificações pretendo começar uma vida profissional nessas cidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Allan, aqui em meu blog você encontrará artigos (http://www.fabioprado.net/2013/04/pesquisa-salarial-de-ti.html) de alguns anos atrás com valores médios de salários, e acredito que eles não estejam muito diferentes da realidade de hoje, visto que, diante da crise, os salários ficam um pouco defasados. Sugiro também fazer pesquisas no site ADZUNA para ver salários médios das profissões, inclusive por região.

      []s

      Excluir

 

Meus últimos Links Favoritos

Suporte remoto alunos

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)