Social Icons

28 de jan. de 2014

Oracle ACE, o que é isso?




Olá pessoal,

   No post de hoje vou explicar o que é Oracle ACE, os detalhes que envolvem o assunto e comentar um pouco sobre o caminho que segui para obter essa conquista. Escrevo sobre este assunto por 2 motivos principais: para agradecer àqueles que me ajudaram a alcançar esse titulo e para informar aos leitores do meu blog o que realmente é um Oracle ACE, pois ao conversar com alunos e ex-alunos, vejo que pouca gente sabe "exatamente" o que é isso (muito acham que é uma certificação)!

     Oracle ACE nada mais é do que um título de nível mundial concedido pela Oracle Corporation à especialistas que atendem os requisitos especificados no Oracle ACE Program, e que, de um modo geral, são reconhecidos na Comunidade Oracle por compartilhar conhecimento. É importante ressaltar, que Oracle ACE é um título e não uma certificação, portanto não existe um exame específico para testar os seus conhecimentos e você se tornar um Oracle ACE.

     As principais qualificações que o Oracle ACE Program exige do profissional que deseja ser ser nomeado Oracle ACE são:  
     - Ter proficiência técnica;
     - Possuir blog técnico sobre Oracle;
     - Participar de fóruns de discussão Oracle;
     - Possuir artigos publicados;
     - Ter experiência em apresentações;
     - Participar em programas de teste beta;
     - Ser membro de Grupo de Usuários Oracle;
     - Possuir certificações Oracle.

     Atualmente, qualquer profissional que possui os requisitos acima, pode se candidatar ao título ou solicitar que outro profissional, como por exemplo, qualquer Oracle ACE, faça a sua indicação. Este foi o meu caso e tenho muito a agradecer ao grande Rodrigo Almeida (um dos primeiros Oracle ACEs brasileiros), pois foi ele quem me indicou e me ajudou nessa conquista! Agradeço também a todos os leitores do meu blog, alunos e ex-alunos, pois o reconhecimento de vocês pela minha participação na Comunidade Oracle e meu trabalho como Instrutor, foram muito importantes nessa jornada!

     Um fato curioso que quero compartilhar, é que até o dia 10/08/2013 eu nem sonhava em ser Oracle ACE. Neste dia, tive um bate-papo com o Bruno Reis no evento GUOB TECH DAY 2013 e ele me perguntou se eu pretendia ser Oracle ACE etc. e tal, e eu respondi simplesmente que eu nem pensava nisso! Alguns dias depois, pensei novamente sobre o assunto, vi que eu já tinha os pré-requisitos e pensei: - Por que não? E fui à luta!

     Para consultar meu perfil de Oracle ACE no site oficial da Oracle, clique AQUI.


Imagem 01 - Perfil do Oracle ACE Fábio Prado no site oficial da Oracle


   Na data atual (28/01/2014) existem apenas 12 Oracle ACEs brasileiros (ver Imagem 02), sendo eu e o Alex Zaballa, os caçulinhas, pois obtivemos o título há poucos dias, na mesma data (22/01/2014). Aproveito para dar meus parabéns ao Alex Zaballa, o cara mais empenhado em certificações que eu conheço. Hoje ele tem aproximadamente 100 certificações em Oracle. Dá para acreditar? Não dá? Então confira clicando AQUI.

Imagem 02 - Oracle ACEs brasileiros em 01/2014


[]s


Referências:
     - The Oracle ACE Program
    

20 comments:

  1. Olá Fábio,

    Mais do que merecido!! Parabéns e sucesso pra você!!

    Grande abraço!!

    Legatti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Legatti, sucesso e parabéns p/ vc tbém! Só fiquei sabendo q vc já tinha se tornado Oracle ACE qdo fui publicar este post e fiz uma pesquisa pelos ACEs brasileiros.
      []s

      Excluir
  2. Olá Fábio! Parabéns pela nova conquista! Continue contribuindo com a comunidade. Abs!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Fabio... Um título como este agrega bastante para vida profissional e estimula todos os que te acompanham a alcançarem o mesmo sucesso. Parabéns.....

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo título,um dia chego la também .

    ResponderExcluir
  5. Opa..!

    Parabéns Fabio, você merece meu caro!!!

    E sinceramente, já estava demorando para você receber esta honraria, por tudo que você tem feito e compartilhado..!!!!

    Abraços..!


    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Fábio!
    Mais uma prova do excelente profissional que é!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Que show hein. Parabéns Fábio! Este é mais um reconhecimento pela tua dedicação e empenho. Abraço.

    ResponderExcluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)