Social Icons

27 de jan de 2012

Instalação do Oracle 11GR2 Express Edition + SQL Developer 3.0

Olá pessoal,

     Na postagem de hoje não vou publicar um artigo, farei algo diferente, vou compartilhar um vídeo em que eu demonstro a instalação do Oracle Database 11GR2 Express Edition + instalação do SQL Developer 3.0, em um Sistema Operacional Windows. Além da instalação, no vídeo faço vários comentários sobre as vantagens e desvantagens da versão Express do Oracle Database e sobre características do SQL Developer e mostro no final, como se conectar no Banco de Dados utilizando o SQL Developer.
 
     Um comentário rápido sobre o Oracle Database Express Edition é que ele é uma ótima opção para fazer treinamentos, testes e desenvolvimento. Ele já vem com um schema instalado com dados para testes e treinamentos, chamado HR. Mais informações sobre o schema HR, leia o artigo Instalando o schema de exemplo HR.
   
     O vídeo está no Youtube, dividido em 2 partes (por causa de limitações do Youtube, que permitem postar vídeos com tempo somente de até 15 minutos):

            - Instalação do Oracle Database 11GR2 Express Edition + SQL Developer 3.0 - Parte 1;
  

[]s

Fábio Prado

15 comentários:

  1. Parabéns pelo post.
    Ótimos Conhecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Prezado

    Eu estou com o seguinte problema preciso instalar duas instâncias do Oracle (uma 10GXE e outra 11GXE) em algumas estações de trabalho, gostaria de saber se é possível pois já tenho uma máquina com o 11G instalado mas quando vou instalar o 10g ele pede para remover o serviço (serviçeoraclexe).

    Desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é possível ter BDs de versões diferentes na mesma máquina. Você terá que ter alguns conhecimentos básicos sobre ORACLE_HOME, ORACLE_SID e PATH. Leia o link http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/msg44408.html para mais informações.

      []s

      Excluir
  3. Boa tarde Fábio,

    Eu fiz a Instalação do Oracle Database 11GR2 Express Edition + SQL Developer de acordo com os videos e ta dando o erro Status : Com FalhaFalha no teste: ORA-01017: invalid username/password; logon denied.
    a única coisa que coloquei diferente foi o nome do usuário prq não da pra entender no video.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Marcel,

    Usuário = sys as sysdba
    Senha = oracle

    ok?
    []s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom o comentário! Deu certo e eu estava tendo o mesmo erro, porém somente uma dica a senha é a mesma que você cadastra ao realizar a instalação do Oracle Database 11g Express Edition

      Excluir
  5. Agora sim, só não entendi porque é esse usuário, eu lembro qndo instalamos o DB e se eu não me engano o usuário e senha era ORACLE. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é cedo para te explicar isso. Quando vc estudar administração de Bd vc irá entender!
      []s

      Excluir
  6. Muito bom o vídeo Fábio, parabéns! Estou com um pequeno problema, quando vou acessar pelo sql developer da a seguinte mensagem de erro: ORA-12505, TNS:listener does not currently know of SID given ... como estou iniciando agora no oracle fico sem entender. Poderia me falar o que siginifica? Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentários Umarley. Leia o artigo http://www.fabioprado.net/2012/08/entendendo-o-oracle-net-services-e-o.html que vc irá aprender a resolver o seu problema, ok?
      []s

      Excluir
  7. Boa noite Fabio, tudo bem?

    Estou com o pequeno problema na configuração do meu sqldeveloper. Na verdade é mais um ajuste, tenho tudo instalado e funcionando perfeitamente, porém sempre que vou executar uma consulta, por exemplo, eu preciso fazer da seguinte forma "select * from hr.employees". Gostaria de saber como faço para executar a mesma consulta apenas informando o nome da tabela, omitindo o schema hr (select * from employees;). Eu sei que tenho que baixar uns arquivos no site da Oracle mas não lembro quais são, onde estão e onde devo coloca-los para funcionar perfeitamente. Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcus, vc não tem problema algum no SQL Developer e nem precisa baixar arquivo algum para resolver o seu problema!

      Vc precisa aprender que todos os objetos dentro de um BD possuem um dono e se o usuário logado não é o dono de um objeto a ser acessado vc então precisa acessá-lo utilizando o caminho completo do objeto, que inclui o nome do dono (schema ou owner) + nome do objeto.

      Se por exemplo vc se logar no BD com um usuário marcus e tentar ler a tabela employees, que é do usuário HR, vc terá que acessá-la referenciando o nome do dono + nome da tabela, como no seguinte exemplo: SELECT * FROM HR.EMPLOYEES.

      Se não quer referenciar o nome do dono (neste caso, HR), então conecte-se com o próprio usuário HR ou crie sinônimos. Para criar sinônimos, sugiro a leitura do artigo http://www.profissionaloracle.com.br/gpo/servicos/easyblog/entry/2009/06/22/criando-e-gerenciando-sinonimos-oracle.

      []s

      Excluir
  8. Boa tarde Fabio!
    Aqui José Ronaldo seu aluno.
    Gostaria de saber se existe algum comando para saber se a versao do meu oracle 11G(linux) foi instalada como Enterprise, standard ou standard one?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José, sim existe. Execute: select * from v$version;

      ok?

      Excluir

 

Meus últimos Links Favoritos

Suporte remoto alunos

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)