Social Icons

19 de jul de 2013

Quero ser DBA, por onde devo começar?


Olá pessoal,

     No artigo de hoje estou escrevendo para responder uma pergunta que vejo constantemente em fóruns e que recebo por e-mail pelo menos 1 X por semana: Quero ser DBA, por onde devo começar? Onde posso encontrar materiais de estudo? O que devo estudar primeiro? Que cursos devo fazer? Demorei para compilar a resposta, mas finalmente ela está pronta nesse artigo! Para lhe ajudar, vou manter o artigo sempre atualizado, com referências novas e informações úteis.

Quero ser um DBA!

    Bom... para começar, vou dividir a resposta em partes:

   1- Quero ser DBA, por onde devo começar?
   R.: Antes de começar, descubra se você realmente tem o perfil dessa profissão. Pessoas que tem dificuldade de se concentrar e que não gostam de investir muito tempo em estudos, terão dificuldades ou poderão não se dar muito bem nessa área. A área de banco de dados exige muitos conhecimentos técnicos. Você terá que estudar muito para administrar bem um Banco de Dados e saber o que fazer quando problemas surgirem. Para entender melhor o que faz um DBA, sugiro a leitura do artigo Tarefas de um DBA - O que faz um DBA? Para saber mais sobre a profissão, sugiro a leitura do artigo A Carreira de um DBA: requisitos técnicos e as diferenças entre os níveis Júnior, Pleno e Sênior e o vídeo Carreira de um DBA X Mercado de Trabalho.

     Outro requisito desta profissão é que o DBA tem que saber trabalhar sobre pressão! Para exemplificar, quando precisamos fazer recuperações de dados, temos que realizar esta tarefa o mais rápido possível e não podemos falhar. Já ouvi relatos de colegas e alunos afirmando que o DBA de uma determinada empresa perdeu o emprego quando foram solicitados para executar tarefas críticas e eles não sabiam como fazer ou fizeram com o pouco conhecimento que tinham, e pioraram a situação anterior!  
  
     Supondo que agora você já sabe o que faz um DBA e se identificou com a profissão, vamos à dica que eu acho que pode te ajudar a conseguir mais facilmente o seu primeiro emprego: Estude os Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBDs) existentes na maior parte das grandes empresasConforme pesquisa do Grupo Impacta que eu cito no artigo Qual é o melhor Banco de Dados: ORACLE ou SQL SERVER?, os Bancos de Dados mais utilizados nas grandes empresas brasileiras, em 2005, eram o Oracle (59%) e SQL Server (53%). Este cenário não mudou muito, pois em uma pesquisa recente de vagas que fiz em 08/2012 no site da Catho (ver artigo A carreira de um DBA), constatei que a maior parte das vagas eram para trabalhar com Oracle, e em 2º lugar: SQL Server. Com uma quantidade muito menor haviam também vagas que exigiam conhecimentos em DB2, Informix, Sybase e MySQL. Diante destes números, a minha recomendação é que você estude primeiramente Oracle ou SQL Server, pois as oportunidades para entrar na área trabalhando com estes SGBDs são muito maiores! Você pode até começar estudando MySQL ou outro SGBD mais fácil, porém, será mais difícil (e não impossível) você encontrar uma vaga de DBA para trabalhar com eles.

   2- Onde posso encontrar materiais de estudo?
   R.: As fontes são inúmeras. Pesquise em fóruns, blogs, apostilas, livros e documentação do fabricante do SGBD. Conheço vários SGBDs, porém sou especialista apenas em Oracle, portanto, vou dar sugestões de como encontrar materiais apenas deste SGBD (só irei recomendar materiais que eu conheço e recomendo pela sua qualidade ou utilidade, e que eu indico para iniciantes):
  
      a) Fóruns e sites para efetuar pesquisas de dúvidas sobre Bancos de Dados Oracle, em geral:
             - Glufke.Net Oracle
             - Burleson Consulting Oracle DBA Forum
             - Ask Tom

          Os fóruns são fontes de informações muito ricas, é necessário apenas ter tempo e paciência para pesquisar os seus tópicos e aprender algo! Se você não encontrar o que está procurando, deixe uma mensagem solicitando as informações que você precisa, que com certeza alguém irá te ajudar. Dica: não solicite algo que já tenha alguma resposta, pesquise antes! Eu contribuo com o GPO e Glufke.Net Oracle.
  
      b) Sites e blogs para pesquisar artigos e materiais sobre Bancos de Dados Oracle, em geral:
             - Blog do DBA/Instrutor FABIOPRADO.NET (este blog)
             - Oracle Blog
             - Oracle-Base
             - Oracle FAQs
             - Oracle Tahiti
             - Oracle Documentation


          Os sites indicados no item anterior contém vasta documentação sobre Oracle Database que não são tão fáceis de entender (pelo menos no início) quanto os artigos de um blog. Os blogs são ótimas fontes de consulta para pesquisar e aprender sobre um assunto específico com mais facilidade e de forma rápida!

      c) Livros e apostilas:
             - Livro Expert Oracle Database Architecture
             - Livro Oracle Essentials
             - Livro Aprendendo SQL da Editora Novatec
             - Livro Oracle DBA Essencial SQL do autor Eduardo Terra Morelli
             - Livro Pro Oracle SQL da Editora Apress
             - Apostilas de Banco de Dados do Portal GSTI

             Obs.: Todos os livros indicados acima eu já li, e por isso, recomendo! 

   3- O que devo estudar primeiro? 
   R.: A primeira coisa que um DBA deve aprender é "instruções SQL". Estude através de um livro ou participe de um curso/treinamento. Recomendo a 2º opção, pois é bem mais fácil começar através dela. Falo isso por causa da minha própria experiência, pois antes de lecionar cursos oficiais Oracle  e os cursos FABIOPRADO.NET eu já havia participado de vários cursos para obter os conhecimentos relacionados.
          Depois que você aprender bem SQL, estude a arquitetura e administração do Banco de Dados Oracle, e posteriormente PL/SQL. Eu particularmente aprendi PL/SQL antes de Administração e acho que para mim (que fui Desenvolvedor primeiro), esse foi o caminho mais fácil!
     Links úteis para obter conhecimentos sobre SQL, Administração de Bancos de Dados Oracle e PL/SQL:
          - Oracle Database Concepts;
   4- Que cursos devo fazer?
   R.: Existem opções gratuitas e pagas. Prefira um treinamento ao invés de um curso. Cursos sugerem apenas ver e ouvir. Treinamentos são mais dinâmicos e incluem além de ver e ouvir, a participação do aluno, o que facilita e agiliza o aprendizado.
     Recomendo a leitura do artigo Treinamentos em Bancos de Dados Oracle: qual escolher e onde fazer? se você quer fazer um treinamento oficial Oracle ou treinamentos especializados em Oracle.
     Se você está procurando cursos gratuitos, acesse os links abaixo:
        - Mini-curso Aprendendo SQL FABIOPRADO.NET
        - Cursos gratuitos em Bancos de Dados do Portal GSTI
        - Curso de SQL completo Soft Blue
        - Diversos cursos de Banco de Dados (e vários outros de TI) da Escola Virtual Fundação 
Bradesco



Conheça agora mesmo a FORMAÇÃO DBA ORACLE
e inicie sua carreira de sucesso como DBA


Bom pessoal, por hoje é só!

Espero ter ajudado aqueles que desejam entrar na área e que estão precisando de alguma orientação! Se tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário.

[]s


    

106 comentários:

  1. A pressão mencionada ocorre quase sempre nas empresas que possui ambiente crítico.
    Vale ressaltar também que algumas pedem curso superior que tenha ligação com bd. Exemplo Tecnológico em Banco de Dados.
    A questão da paciência também é muito importante, pois muitas vezes o retorno do investimento de tempo e dinheiro é obtido em médio ou longo tempo, mas em questões financeiras vale a pena.
    Outro ponto é que o profissional deve realmente gostar de trabalhar, por que terá dias em que não será possível participar da macarronada com a família no domingo por causa de trabalho.

    Ótimo artigo.

    Cleyton Nilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentários Cleyton!

      Também falo sobre os pontos que vc acrescentou no artigo http://www.fabioprado.net/2012/08/a-carreira-de-um-dba-requisitos.html, que eu recomendo no início deste artigo!

      []s

      Excluir
  2. No site www.dotnetsql.com br tem alguns simulados de sql.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal, o link correto é http://www.dotnetsql.com.br/

      Excluir
  3. Fábio, eu gosto muito dos seus artigos. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Eliane. É sempre bom receber o feedback dos leitores do meu blog para eu saber se estou indo no caminho certo!

      []s

      Excluir
  4. Fábio, excelente post, muito interessante.

    Abraço,
    Wellington Rogati

    ResponderExcluir
  5. Se pretende ingressar no serviço público, procure conhecer as ferramentas utilizadas nos órgãos-alvo. Estudei Oracle, SQL Server, PostgreSQL, MySQL e agora, por causa do cargo, preciso estudar o ADABAS, SGBD bastante utilizado em órgãos públicos, em conjunto com a linguagem NATURAL.
    Valeu pelo artigo, Prof. Fábio!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post. Só deixando uma opinião aqui. O curso da soft blue é muito bom para iniciantes em sql, eu fiz e recomendo, no final você ganha um certificado. Lembrando que é o curso é gratuito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aramis, obrigado pela informação. Ela será muito útil para os próximos leitores deste artigo!

      Excluir
  7. Fabio

    Você conhece algum dba ou outra profissão em banco de dados
    que possua carga horária em que o Sábado não seja incluído?

    Sou Adventista do Sétimo Dia, nós trabalhos de domingo a sexta sem nenhum problema e guardamos o dia de sábado (segundo o 4º dos 10 mandamentos de Deus) e eu vi nos seu video e em outra fontes da questão do dba ser chamado de madrugada ou a qualquer hora da semana..

    Fiquei em dúvida, por isto gostaria de saber se as empresas abrem esta possibilidade de guarda do Sábado.




    Obrigadão de novo
    Adriel Siqueira Bento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriel, muito boa a sua pergunta!

      Em qq profissão da área TI o profissional corre o risco de trabalhar em um ou outro Sábado. Já fui Analista de Suporte, Desenvolvedor, Analista e DBA. Em todas essas profissões já precisei trabalhar aos Sábados. Só lembro de uma única empresa em que não trabalhei em Sábado algum, era no "Submarino". Em todas as outras lembro de ter precisado trabalhar pelo menos 1 Sábado!

      É muito bom vc ser fiel à sua religião, entenda porém que isso com certeza poderá ser um ponto negativo em um ou outro emprego que vc for pesquisar, principalmente nas vagas de DBA!

      Vivemos em um mundo cheio de adversidades, a maior parte das pessoas não seguem a mesma religião que você e não possuem essa restrição, portanto, você estará competindo com elas com um certa desvantagem, quando a empresa precisar de um empregado que tenha que trabalhar aos Sábados.

      Acredito que o caminho para você será mais difícil, mas não impossível, pois eu mesmo acabei de afirmar que trabalhei em uma empresa (1 de 10) em que nunca precisei trabalhar aos Sábados. Com certeza existem outras empresas que isso não deve pesar tanto se encontrarem outras qualidades em você!

      []s

      Excluir
  8. Muito bons o seus posts você está de parabens fabio, gostaria de saber qual o prazo para fazer a segunda prova da certificação OCA da oracle? Tipo fizer hoje a prova 51, quanto tempo eu tenho para efetuar a prova 52?

    Eu obtendo a certificação OCA posso ser contratado por uma empresa como DBA jr ou vou entrar como estagiário (ja que ainda estou fazendo minha graduação)?

    Antecipadamente grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gtox, não existe prazo para fazer a próxima prova. Vc faz quando quiser! Qto ao ser contratado, isso irá depender da empresa. O que eu posso afirmar, é que existem empresas que apenas com a certificação e cursando superior poderiam te contratar, outras não!

      []s

      Excluir
  9. Ola
    Estou querendo dar uma mudada na minha carreira e vejo com bons olhos a área de DBA. Minha dúvida é apenas pelo fato de minha graduação anterior, arquivologia, não ser relacionada com TI. Sou praticamente leigo em TI e venho pesquisando o cursos superiores pra me ajudar nessa mudança. Esse é um do que me chamaram atenção http://www.unip.br/ensino/graduacao/tecnologicos/banco_dados.aspx
    Queria uma opinião, se é melhor fazer outro curso superior ou me especializar com cursos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo,
      Como você já tem curso superior, minha sugestão é que você fizesse direto uma pós-graduação em Banco de Dados. Já ouvi falar bem de pós em BD nas Faculdades Veris IBTA e FIAP. Como você é praticamente leigo em TI, seu esforço e dedicação terá que ser muito grande, aí é vc quem decide se vai dar para encarar a pós ou se você prefere ir com calma e fazer uma graduação primeiro!

      Depois que vc fizer graduação ou pós, aí vc procura cursos mais específicos!

      Boa sorte!

      Excluir
  10. Ola fabio, ja estudei todo o livro da prova 051 de oca, ja pratiquei bastante e estava pronto para fazer a prova este mes, so que me contaram que a prova era na lingua inglesa... Me complicou, pois não sou muito bom no mesmo, gostaria de saber se existe em portugues a prova 051 e 052 - OCA. Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gtox, tenho artigos neste blog que são mais apropriados para falar sobre certificação. Entre no link http://www.fabioprado.net/2012/12/video-sobre-certificacao-ocp-database.html e veja que já me perguntaram a mesma coisa e vc terá a resposta lá!

      []s

      Excluir
  11. Olá Fabio! Parabens pelo post! Estou muito interessado em subir um degrau na minha carreira e ser dba oracle, porem vejo somente vagas de pleno e senior. Estou me formando na UERJ em Informatica, já trabalhei na SUN e na ORACLE, mas como analista de suporte... hoje trabalho na petrobras como analista linux... alguns amigos da area de banco de dados, me orientam para nao investir em oracle e sim nas novas tendencias de banco como MongoDB, Cassandra etc... estou me programando para assim que me formar (2014), fazer um bom treinamento Oracle e tentar a certificação, para tentar entrar nesta aréa... porem nao tenho experiencia profissional com bancos. Gostaria de uma sugestão e sua opiniao no que devo fazer... Muito obrigado desde já e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, vagas de Júnior são menos frequentes, mas existem. Se vc olhar o histórico de mensagens minhas no twitter ou FACEBOOK, verá que de vez em quando eu posto alguma vaga para DBA Jr. Qto às tendências, vejo muita gente que entende pouco sobre BD dizer a bobagem de que os BDs relacionais vão morrer e que por isso vc tem que estudar MongoDB , Cassandra etc. Isso é pura bobagem. Existe espaço para ambos os tipos de BDs (relacionais X NoSQL). Aconselho que vc estude aquele que na sua visão vc terá mais oportunidades de trabalho. Hoje os BDs relacionais ainda oferecem muito mais oportunidades. Leia o tópico abaixo do link abaixo no fórum do GPO para pegar mais informações sobre o assunto: http://www.profissionaloracle.com.br/gpo/servicos/forum/10-outros/31330-nosql-x-bd-relacional

      []s

      Excluir
  12. Olá Fabio, realmente é necessário aprender SQL, como vc mencionou texto acima. Pois eu não lembro de ter isso durante a faculdade, entramos direto com oracle ta errado ? to aprendendo errado ? abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo, acho que vc está fazendo confusão! O que é q vc entende como SQL? Qdo eu digo SQL estou me referindo à instruções SQL e não o SGBD da Microsoft chamado SQL Server, ok?

      Excluir
  13. Olá Fabio, Trabalho atualmente administrando redes e sistemas, porém, estou querendo subir um degrau na área. Desde a época da faculdade 2011 (Redes de Computadores) pensava em se tornar um DBA. Trabalhei com integração de sistema e usava PL-SQL BD oracle 10g fazendo correções no banco(coisa básica).
    Estou a dois anos parado sem estudar e agora preparado financeiramente pretendo ingressar no mundo Oracle. Qual sua recomendação por onde começar, aonde cursar, o que fazer? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, tudo o que vc me perguntou já está respondido no artigo! Lá eu digo por onde começar, dou recomendações de treinamentos , o que estudar etc.

      Excluir
  14. Óla Fabio como que eu fasso pra pode aprender banco de dados é porque eu nao entendo muito disso mais eu queria entra no runo da programação mais eu tenho dificudades de guarda os codicos como q eu fasso para aprender banco de dados como vc pode me ajuda nisso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline, tudo o que eu podia dizer está escrito aqui neste artigo. Me diga o que vc não entendeu.

      Antes de aprender programação, sugiro que você aprenda melhor a língua portuguesa (gramática). Uma escrita ruim poderá te eliminar em muitas entrevistas!

      []s

      Excluir
    2. Boa tarde, Fábio!

      Sempre que possível venho no seu fórum para sanar dúvidas, quando o assunto é DBA, pois pra mim, você é referência e sempre encontro seu fórum nas pesquisas hahaha!
      Estou no quarto semestre da minha graduação em SI e quero seguir a carreira de DBA. Resido em Fortaleza e aqui há uma enorme deficiência em cursos/treinamentos. A única saída que encontrei foi comprar 2 livros oficiais que irão me auxiliar nas certificações 1z0-051 e 1z0-052.
      Há algum problema em iniciar diretamente com Oracle ou eu deveria estudar SQL Server primeiro para depois "migrar" para Oracle?
      Apenas com conhecimentos em SQL (linguagem) eu consigo entrar como Trainee/DBA-Jr ou necessito investir nas certificações primeiramente?
      Ainda irei iniciar minha primeira cadeira de Banco de Dados I no próximo semestre, porém tenho alguns conhecimentos em bancos de dados relacionais devido à minhas atividades profissionais. Atualmente trabalho em um setor de uma Software House que presta serviços de correções, suporte, migração e monitoramento em BDs Firebird e SQL Server, porém o contato com SQL Server é pouco. Com isso acabei por adquirir conhecimentos e pretendo subir de "degrau", que seria ingressar numa empresa com DB Oracle 11g.
      Desde já, agradeço sua atenção.

      Abraço!

      Excluir
    3. Ricardo, fico contente do meu blog sempre retornar nas suas pesquisas... rsrsrsrs

      Qto às suas questões, vou respondê-las enumerando-as:

      1- A complexidade para aprender Oracle, na minha opinião, é maior do que em SQL Server, mas não vejo grandes problemas em começar por Oracle primeiro. Eu mesmo comecei como Desenvolvedor primeiramente em Oracle;

      2- Qto ao só conhecer instruções SQL e começar como DBA acho muito difícil. Você tem que conhecer também o básico de administração de BD.

      []s

      Excluir
  15. Boa tarde, vi um vídeo seu no portal GSTI a respeito de certificação Oracle OCA/OCP e também dei uma olhada no seu Blog. Tenho interesse em tirar certificação em banco de dados, porém não sei por onde começar, em um ano termino a graduação em sistemas de informação e o contato que tive com banco de dados foi em estágio. No primeiro tive contato com SQL, ETL DW e no atual utulizamos o APEX e vez ou outra utilizamos PL/SQL. O meu conhecimento ainda não é muito aprofundado, entretanto, gosto da área e pretendo ingressar nela. Como instrutor e já sendo atuante na área, por onde recomenda que eu inicie meus estudos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Jamile, se vc quer ser DBA , já tem conhec. de SQL ,PL/SQL e até ETL, recomendo estudar ou fazer algum treinamento voltado para a administração do Banco de Dados. Conheça a arquitetura do BD, os seus recursos, como fazer backup e restore e as tarefas principais de administração do BD.

      []s

      Excluir
  16. Boa tarde,

    Acabei de conhecer seu site e já obtive muita informação a respeito de se tornar um DBA, recementemente assiste seu video A Carreira de um DBA X Mercado de trabalho, hoje trabalho com um ERP onde o banco é Oracle e tenho vontade de aprofundar em BD, comecei a cursar faculdade de Redes de computadores, porem com "instabilidade" em empregos anteriores nao foi possivel terminar o curso, isso já faz 2 anos, hoje tenho outra visão e quero iniciar a carreira já tenho 25 anos e não sou tão "novo" para o mercado, o que me aconselharia a fazer um tecnologo em Banco de dados com duracao de 2 anos ou um Bacharel em Sistemas da informação? O que "Pesa" mais no mercado?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro procure no meu um artigo sobre a Carreira de um DBA (nao é o vídeo). Lá eu ja respondi questao similar a outros leitores do meu blog, ok?

      Excluir
  17. Fabio meu caro parabéns por esse e por outros artigos que você ja escreveu, é gratificante ver pessoas talentosas compartilhando experiência e conhecimento estou sempre te acompanhando e gostei desse assunto pois tenho vontade de seguir essa carreira. São iniciativas como a sua que faz muita gente encarar a realidade em busca do que acredita.

    at, Jailson JS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jailson, fico contente em saber que meus artigos estão lhe ajudando!
      []s

      Excluir
  18. Excelente artigo! Tenho interesse na área. Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  19. Olá Fabio,
    Sou analista de sistema (7 anos), tenho graduação em Ciências da Computação, já fiz um MBA em Engenharia de Software, mas no momento não estou desenvolvendo estou focada mais na área funcional. Já fiz análise e manutenções em aplicações (Java, PL/SQL, C#), porém quero investir em alguma especialização, estou avaliando a possibilidade de me especializar em Oracle porém não tenho muito interesse em ser DBA, não gosto muito de infra ou Administração de Banco, o que eu gostaria mesmo era de me especializar em desenvolvimento, PL/SQL talvez, neste caso a melhor alternativa seria focar em uma certificação, msm não trabalhando no momento com Oracle, ou seria melhor fazer um MBA em BI ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, muita teoria sem prática alguma não ajuda muito. Vc já tem MBA, então pq fazer outro? Foque em algo que vc quer e siga somente nesta direção. Se vc quer trabalhar com Java, PL/SQL ou qq coisa parecida eu acho que é melhor procurar treinamentos mais práticos (do que teóricos) nessas linguagens.
      []s

      Excluir
  20. ola eu sou o Allisson que vc pediu que eu comentasse no seu blog ok, ola flavio, assistir seu video porque estou muito interesado nessa carreira de banco de dados. faço curso tecnico em informatico ( PELO PRONATEC), e descobri banco de dados
    , mais apos o termino do curso quero mesmo seguir a carreira de DBA, pois eu não encontrei aqui onde moro nenhuma faculdade para banco de dados, estou pensando em fazer o curso de Gestão em Tecnologia da Informação. E queria saber se é uma boa opção para dai me especializar em DBA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Allisson, não conheço o conteúdo programático do curso de Gestão de TI, mas acho que não seria o mais apropriado para te preparar para ser um DBA. De qq forma, se não há outra opção mais favorável, faça ele e depois que vc terminar o curso participe treinamentos especializados em bancos de dados.
      []s

      Excluir
    2. Então qual curso seria o ideal para ser um DBA?

      Excluir
    3. Joga no google a seguinte frase "curso superior banco de dados" que vc encontrará várias opções.

      Excluir
  21. Olá, sou o Júnior, dentro de alguns meses termino minha facul de Analise de sistemas, porem não acho que tenho muito perfil pra desenvolvimento, a parte que mais me agradou no curso foi as aulas de banco, eu curti e to curtindo bastante, aqui na empresa o pessoal usa ORACLE, e quero seguir esse caminho, para quem sabe ser um DBA, gostei bastante dos seus comentarios, vou tentar seguir alguns passos e daqui uns anos pretendo estar dominando kkk
    valeu, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, que bom que os meus artigos lhe foram úteis! Boa sorte aí na carreira!
      []s

      Excluir
  22. Fabio, primeiramente agradeço pelas informações e por desenvolver esse blog. Tenho dúvidas de como posso se tornar um DBA, pois hoje trabalho na Área de Suporte Técnico no nível Sênior e não estou satisfeito.

    Me chamo Maycon, Tenho 21 Anos e estou concluindo o curso superior em Bacharel de Sistemas de Informação, tenho Inglês Fluente, Espanhol e Hindi básico, tenho alguns cursos básicos em Oracle, SQL, PL/SQL, dentre outros segmentos, mas sei que nunca é suficiente.

    Com base no meu perfil qual seria o caminho para me tornar um DBA? O que seria recomendado a ser feito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maycon, tudo o que eu poderia lhe dizer está escrito neste artigo e nos artigos que eu cito ao longo dele. Leia todos eles com calma, entenda-os e veja o que vc quer fazer e seguir de acordo com o que eu já escrevi, ok?

      []s

      Excluir
  23. Em uma empresa está pedindo esses requisitos logo abaixo, queria que vc pode-se me falar oq nesse saria mente quer dizer, suporte DB2 em ambiente z/OS. Comoçei estudar banco de dados recente mente o que vc poderia me falar sobre esses requisitos de começo e o que é suporte, aplicação de PTF ao sistema operacional z/OS é o que a empresa está pedindo . Desde já muito obrigado.

    Especialista DB2

    Requisitos:
    - Ampla experiência com suporte DB2 em ambiente z/OS.
    - O profissional deverá dominar atividades como: Instalação, manutenção, customização, suporte, aplicação de PTF ao SGDB DB2 para mainframe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilson, seguem abaixo as respostas:

      - DB2 é um SGBD da IBM
      - z/OS é um sistema operacional da IBM
      - PTF é a sigla de program temporary fix que nada mais é do que patch de correção de bug(s)

      []s

      Excluir
  24. bom dia fabio,

    primeiramente, gostaria de agradecer, seu blog tem muitas informações para quem pensa em iniciar essa carreira...

    gostaria tb de perguntar, qual instituição é mais vantagem fazer o curso preparatorio para certificacao oracle... impacta ou ibta?

    muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, obrigado pelos comentários. É importante entender que o seu aprendizado depende muito mais do instrutor do q do local onde vc irá fazer. Veja se vc consegue descobrir nestes CTs quem é o instrutor e procure informações sobre ele. Qto ao 2 locais, supondo que a qualidade do instrutor é a mesma, eu acho que a IBTA deve ter uma estrutura um pouco melhor, visto que a impacta ficou algum tempo sem dar treinamentos oficiais Oracle.

      Ano que vem estarei vendendo aqui no meu blog cursos p/ Formação de DBAs. Se te interessar, já te adianto que o custo é bem menor que os treinamentos oficiais Oracle!

      []s

      Excluir
  25. Sou analista de suporte em uma empresa que trabalhar com BD Postgresql, na sua opinião é viavel investir na area de DBA em postgresql, pois como li acima o postgresql nao apareceu nem na lista dos profissionais procurados. ??? Em sua visão profissional esse banco está em ascendencia ou obsolecencia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, sim, acredito que é bom investir também em PostgreSQL, pois é um BD que está em ascensão, principalmente no Governo. De qq forma, eu procuraria investir primeiro em Oracle ou SQL Server, pois são mais utilizados e para estes SGBDs há mais vagas de DBAs no mercado de trabalho.

      []s

      Excluir
  26. Sou analista de Suporte e estou ingressando na area de banco de dados que é meu grande sonho, acabei de me inscrever na Kasolution na onde já tinha realizado o curso de sql server/2008 mais ainda não consegui entrar no mercado o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  27. acabei esquecendo o curso que eu vou realizar na Kasolution é de Oracle 11g

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edgar, desculpe a demora, não tinha visto este comentário!

      As dicas que eu poderia dar estão aqui neste artigo e nos outros artigos que eu menciono aqui.

      []s

      Excluir
  28. Estou fazendo o curso grátis de SQL através da empresa Softblue e estou gostando muito mas em comparação com o mesmo curso grátis que Fábio Prado ministra é muito melhor. Tem didática e dinamismo.
    Parabéns Fábio pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, muitíssimo obrigado pelos comentários!

      []s

      Excluir
  29. Fábio, bom dia! sou de Porto Velho - RO, curso SI. Tenho uma dúvida que gostaria muito que tirasse: Eu, na época que comecei estudar, não me empenhei em Programação(java), porque na época só pensava em estudar pra concurso. Agora não sei praticamente nada de desenvolvimento, mas BD é legal estudar(modelagem, comandos...) e me chama muita atenção Banco de Dados, eu gosto de estudar. Se eu for um DBA mas não souber quase nada de desenvolvimento, vou perder espaço no mercado? ou nas rotinas de trabalho, isso influencia muito? por favor, gostaria que tirasse essa dúvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Franklin, já respondi pergunta similar no artigo http://www.fabioprado.net/2012/08/a-carreira-de-um-dba-requisitos.html. Veja a minha resposta do dia "segunda-feira, 24 dezembro, 2012".

      []s

      Excluir
  30. Olá fabio gostei muito do seu blog, parabens.
    Tenho umas duvidas:sou de uma cidade do interior de sp (70 mil hab, n tem nem shopping aqui rsrs),curso técnico em web design à noite (estou no ultimo semestre)e durante o dia estudo (em casa) para possivelmente entrar em alguma faculdade, conheci banco de dados 1 ano atras e simplesmente me apaixonei pela "matéria", desde entao venho lendo muitos artigos e blogs sobre dba mas estou em um impasse, por onde devo começar, já que as possibilidades são muitas, gostaria de saber se devo primeiramente ingressar em alguma faculdade e se sim qual?? nao gostei muito de engenharia da computação, estava pensando mais em ciencia da computação ja que inclui algumas matérias de banco de dados na grade curricular, gostaria muito de fazer uma pós graduação em banco de dados mas não posso sem a graduação rsrs, enfim tente me ajudar/orientar , gosto muito da area e sei que posso segui-la para toda minha vida...Qual idade normal de quem começa a atuar na área?
    grato pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria da minha resposta por favor....!!

      Excluir
    2. Pedro, opte por fazer um curso de graduacao que tenha disciplina(s) de BD em seu conteudo programatico e q de preferencia te de um diploma de Bacharel. Infelizmente nao conheco todos e nao sei te dizer qual o melhor.

      Qto à idade, nao se preocupe com isso, o importante é ter bons conhec. técnicos, ok?

      abs

      Excluir
  31. Para trabalhar como DBA é necessário que o profissional saiba programar em php ou outra linguagem, ou só é necessário que o profissional pelo menos conheça, tenha uma noção, sem precisar saber programar? .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Allison, já respondi pergunta similar comentário de "segunda-feira, 24 dezembro, 2012" no artigo http://www.fabioprado.net/2012/08/a-carreira-de-um-dba-requisitos.html.

      []s

      Excluir
  32. oi boa noite sro Fabio to querendo entra na area mais nao tenho experiencia nenhuma trabalho na area de transporte um amigo meu me aconselho fazer um curso na ka solution de SQL/ORACLE integration services mais com experiencia do sro eu teria que fazer um curso mais facil 1 ou esse ja seria bom pramim entra no mercado de trabalho desde de ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner, tudo o que eu poderia lhe falar sobre cursos em Oracle está escrito no artigo http://www.fabioprado.net/2012/10/treinamentos-em-bancos-de-dados-oracle.html.

      []s

      Excluir
  33. Vejo que vocẽ está sempre disposto a ajudar, então resolvi tomar um pouquinho do seu tempo.
    Me chamo Thiago e moro em Brasília, recentemente tirei a certificação 1Z0-047 pois me identifiquei muito com a função de DBA Oracle.
    Não tenho experiência na área e, atualmente, o conhecimento que possuo é o da certificação.
    Estou desempregado e não estou conseguindo emprego, tem alguma dica?
    E em relação a próxima prova, estou muito apaixonado pela função, mas não sei ainda por onde começo, por PL/SQL ou Administração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Euzimn, se vc quer ser realmente ser DBA, as dicas que eu poderia lhe dar estão neste artigo e nos demais artigos que eu menciono no início dele.

      Emprego como Analista/Desenvolvedor PL/SQL é mais fácil de conseguir do que como DBA. Considere isso, se lhe for agradável começar nesta função.

      []s

      Excluir
  34. Olá Fábio, quero dar os parabéns pelo blog.

    Eu já atuo na área de TI cerca de 6 anos voltado para desenvolvimento, sendo 5 anos com PL/SQL e 1 ano com .NET. Já cheguei a estudar o módulo Administração I da versão 11g no Senac Sorocaba, mas nunca veio formar turma para o módulo 2 e também devido a alguns problemas de saúde dentro da minha família, fiquei impossibilitado de progredir nessa carreira que sempre foi vista por mim como a dos meus sonhos.

    Hoje, voltei a ter interesse pela carreira de DBA. A maioria das vagas exigem experiência e ter conhecimento com RAC.

    Pela sua experiência, mesmo no momento de crise, é possível um DBA iniciante conseguir uma colocação no mercado atualmente? E além dos módulos 1 e 2 e RAC, qual outro treinamento seria o diferencial para a carreira de DBA nos dias de hoje?

    abraço

    ResponderExcluir
  35. Olá Fábio, boa noite!
    Primeiramente, parabéns pelo blog, tenho certeza que tem sido de grande ajuda para muitos.
    Bom, trabalho com Oracle há 4 anos e até então consegui administra-lo com ajuda de alguns livros e blogs porém, sou programador e não tenho graduação ainda mas agora estou começando a investir na carreira de DBA e me tornar um especialista, até mesmo devido a exigência da minha empresa. Você acha que a falta da graduação interferirá de alguma maneira no meu aprendizado? Você conhece algum DBA sem graduação ou isso é bem normal nos dias atuais?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francinildo, obrigado pelos comentários!

      Acho que a falta de graduação não interferirá no seu aprendizado, conheço inclusive um DBA que não tem formação superior, mas não recomendo que vc siga este caminho. A maior parte das empresas exigem nível superior para as vagas de DBA e será muito mais difícil para vc conseguir colocação no mercado de trabalho sem este diploma! Falo mais sobre isso no artigo http://www.fabioprado.net/2012/08/a-carreira-de-um-dba-requisitos.html.
      []s

      Excluir
  36. Cara parabéns, o que você esta fazendo é uma verdadeira prova de amor ao seu trabalho, investir no conhecimento de outras pessoas é um investimento pra uma sociedade melhor.

    ResponderExcluir
  37. Ola Fabio!
    Já tenho uma "queda"pela área de TI, sou da área de PCP, acredito para mim não será problema enfrentar pressão e ter concentração. rsrs. Vou investir nessa área que está em pleno crescimento. Parabéns pelo artigo foi de suma importância para mim as suas dicas e referências.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar, fico contente pelo fato do artigo ter sido útil para você! Boa sorte na carreira!
      []s

      Excluir
  38. Muito bom! Já estava interessado na área e não sabia por onde começar. Mas esse artigo iluminou o caminho, que vai ser longo mas estou disposto a seguir em frente!
    Muito obrigado pelo artigo! Parabéns!!

    Abraços,
    Janderson Barboza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janderson, obrigado pelos comentários! Boa sorte em sua jornada!
      []s

      Excluir
  39. Oi Fábio, nos falamos esses dias por email! Muita gente vem falando por ai que a profissão de DBA ta se extinguindo do mercado! E com o tempo vai deixar de existir! Qual a tua opinião como profissional sobre essa área, principalmente pra mim que sou um estudante em comeco da carreira?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, a minha opinião é que isso é bobagem! Também já ouvi falar isso sobre a carreira de Desenvolvedor, e digo que também é bobagem! Quando essas profissões acabarem, não estaremos mais vivos, portanto, pode investir sossegado na carreira de DBA!
      []s

      Excluir
  40. Olá Fábio, caí aqui no seu blogue de paraquedas estava pesquisando sobre técnico em infraestrutura mas fiquei bastante curioso por essa profissão BDA,atualmente estou desempregado atuava na área de cabeamento estruturado fiz curso FCP.Quando começar a trabalhar novamente pretendo investir em Certificações na Área de Programação vc poderia me dizer por qual curso começar?Desde já agradeço pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Avlis, sou especialista em Bancos de Dados, e não programação. Infelizmente não posso te ajudar nessa questão!
      []s

      Excluir
  41. Olá Fábio, acompanho o seu blog a algum tempo mas é a primeira vez que comento (eu acho hehe). Seguinte , estou investindo na carreira de DBA no meio desse ano termino a pós em BD e terei a certificação OCP. O problema é que não tenho experiência nenhuma em BD e aqui em Brasília as empresas pedem 2 anos de experiência pra DBA´s JR. Você acha q com a qualificação posso transpor essa barreira da experiência? ou vou ter jogado dinheiro fora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investimento em aprendizado (se você realmente aprendeu) nunca é dinheiro jogado fora! Eu acho que a certificação poderá sim te ajudar a conseguir um emprego na área, e ela é realmente é mais importante quando você não tem experiência (foi o meu caso), pois apesar de não ter exp. o entrevistador vai ver que pelo menos você se esforçou e obteve uma certificação. Para algumas empresas talvez valha mais a pena eles contratarem um profissional já experiente, mas com certeza, ao bater em várias ou talvez muitas portas, alguém te dará alguma oportunidade, pois todos começam sem ter experiência, concorda comigo? Procure transmitir confiança e conhecimentos nas entrevistas!

      []s

      Excluir
  42. Olá Fábio, me interessei recentemente pela área de BD e gostaria de iniciar alguns cursos. Das escolas aqui de SP fiz um orçamento entre a Ka e a Impacta, a Impacta o valor do curso foi mais em conta, o que acha?
    Outra dúvida é: não tenho conhecimento em nenhum tipo de linguagem de programação, acha possível eu ingressar diretamente na área de BD?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Young, a Ka eu já dei aulas e sei que tem uma boa estrutura. A Impacta é bom também, mas ela tinha parado de dar treinamentos Oracle e voltou há pouco tempo atrás. A única coisa que neste caso dá para vc avaliar é a infraestrutura e coffee-break das escolas, portanto, nada melhor do que vc fazer uma visita a cada uma delas e tirar suas próprias conclusões. Quanto à qualidade do curso e o seu aprendizado, na maior parte dos CTs isso dependerá exclusivamente do instrutor. Procure saber quem é o instrutor, currículo e experiência dele. Se você gostar de videoaulas, sugiro aprender com a minha FORMAÇÃO DBA ORACLE: http://www.fabioprado.net/p/formacao-dba-oracle.html.
      []s

      Excluir
    2. Fabio, eu preciso urgentemente de sua ajuda!
      Seguinte, eu havia iniciado meus estudos e para tal comprei dois livros : oca oracle 11g database fundamentos SQL & oca oracle 11g database administração... Ambos para a 1z0-051 e 1z0-052..

      O problema é que este livro que comprei, foi o último em português que estava disponível em toda internet, tive que compra-lo usado inclusive... Nem a própria editora o tem mais, não tem nem previsão para lançamento de nova edição... O que eu queria saber de você mestre, é se eu teria um material alternativo para estudo? Vi que existe um livro da mesma linha chamado OCA Oracle 11g SQL, tem muitas páginas, será que este possui aquele conteúdo do fundamentos + um conteúdo avançado? Por favor, me ajude.

      Excluir
    3. Ah, esqueci de falar na mensagem : este livro fundamentos sql que eu comprei, era o último da internet e furtaram ontem da minha bolsa, na sala da faculdade... Por isso não sei o que fazer, não consigo outro igual.

      Excluir
  43. Olá Fabio, tudo bom?
    Gostei muito do artigo mas tenho uma questão: tenho 33 anos, trabalho na área de suporte ao usuário faz uns 5 anos e gostaria muito de ingressar na área de Banco de Dados. Se eu estudar muito e tentar esta área, poderei conseguir com a idade que tenho? Conheço o básico de SQL, tenho alguns livros de MySQL, SQL Server e PostGree e sempre dou uma estudada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, eu comecei como DBA com quase 30 anos e não acho que a idade influencie. Veja nos comentários do artigo http://www.fabioprado.net/2012/08/a-carreira-de-um-dba-requisitos.html várias respostas que já comentei sobre a idade.

      []s

      Excluir
  44. Bom dia Fábio!!!
    Tenho 42 anos, estou me formando em Sistema de Informação e pretendo me especificar na área de banco de dados, ser um dba Oracle.
    Pergunto : Vale apena investir ou é muito tarde?
    Desde já agradecido, obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elvis, veja o comentário que deixei como resposta em "terça-feira, 03 maio, 2016".

      Excluir
  45. Olá Fábio, sou formado em Redes de computadores e trabalho com suporte, ja tive algum contato com SQL Server e na faculdade foi a cadeira que mais me identifiquei, mas em programação sou conhecimento zero, minha pergunta e para ser um DBA necessário saber programar em alguma linguagem ou e posivel sem saber!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, não é necessário saber programar. Veja a resposta a uma pergunta similar que deixei no artigo http://www.fabioprado.net/2012/08/a-carreira-de-um-dba-requisitos.html, na data "segunda-feira, 24 dezembro, 2012".

      []s

      Excluir
  46. Olá no caso de um curso superior há algo especifico pra DBA ou seria um curso com programação e depois fazer uma pós? No meu caso faço tecnólogo em desenvolvimento de jogos digitais e minha área é na programação com C#,vc acha que eu devo terminar esse curso ou partir logo para outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, há cursos de gradução em banco de dados. Procure, por exemplo na Faculdade Impacta (São Paulo). Quando ao que você deve fazer, deixo para que você mesmo avalie as oportunidades e tome a melhor decisão, ok?
      []s

      Excluir
  47. Boa Tarde Sr. Fabio
    Venho aqui agradecer ao Sr. por nos manter informados e sempre nos apontando os diferenciais e pontos de estudo sobre BD.
    Estou cursando Superior em Tecnologia em BD , ainda não consegui uma oportunidade na área , mas estudando e me atualizando aqui no seu blog tenho certeza que em pouco tempo aparecera a oportunidade.
    Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alberto, obrigado pelos comentários.
      []s

      Excluir
  48. Mais um ótimo artigo, Deus o abençoe Sr. Fabio.

    ResponderExcluir

 

Meus últimos Links Favoritos

Suporte remoto alunos

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)