Social Icons

18 de mai. de 2012

TCC com Datamart em Oracle Database


Olá pessoal,
 
     No artigo de hoje estou escrevendo para compartilhar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do amigo DBA Luciano Barros Pires, que propõe a criação de um ambiente de Data Mart para armazenar resumos sobre o Resultado das Eleições Gerais de 2006. Os parágrafos abaixo descrevem resumidamente o TCC e foram escritos pelo próprio Luciano. Eu participei fazendo apenas uma pequena revisão.
  
     Em todos os anos em que ocorrem Eleições, muitos pedidos são protocolados no Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP) requerendo-se os resultados das eleições. Tais pedidos têm, em sua maioria, como requerente, os candidatos aos pleitos das eleições de Deputado Federal, Deputado Estadual, Senador, Governador e Presidente. Cada um desses cargos têm seus vices ou suplentes, conforme o caso.

     Os requerentes sempre desejam saber quantos votos receberam em cada Zona Eleitoral (ZE), Seção Eleitoral (as salas) ou Local de Votação (as escolas). Com essas informações, o candidato pode montar uma mapa eleitoral com os seus resultados, para verificar onde obteve menos votos e saber onde terá que trabalhar para conseguir mais votos nas próximas eleições. É possível também, identificar eleitores por faixa etária, escolaridade etc.

     O volume de dados para obter todas essas informações é imenso e muito dificil de ser tratado, tanto que nesse TCC, a intenção era mostrar o resultado no Estado inteiro de SP, porém, para fins apenas didáticos, tive que mudá-lo para contemplar apenas uma ZE com muitos municípios.

     O trabalho aborda conceitos gerais sobre Bancos de Dados, Modelagem Entidade-Relacionamento, Modelagem Dimensional (ver imagem 1),  SQL, Data Warehouse, ETL e Datamart e seu objetivo era montar um  Datamart com informações, que até o momento de sua conclusão não estavam disponíveis, usando ferramentas livres desde o Sistema Operacional (SO) até a aplicação. Ele contempla a instalação e configuração dos seguintes softwares: SO Linux,  Banco de Dados Oracle Express Edition 10GR2 (com Oracle Apex) e o BROffice para manipulação dos dados.


Imagem 1: Tabelas fato e dimensões do Data Mart
   
    Para baixar o TCC clique no link TCC_oracle_resultados_eleicoes.zip. O arquivo está compactado e protegido com senha. Para recebê-la assine a newsletter que encontra-se no painel direito deste blog.
   
 
Boa leitura e até o próximo artigo!
  

0 comments:

Postar um comentário

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)