Social Icons

11 de jan. de 2014

Tudo sobre as Certificações OCA/OCP no Oracle Database 11G e 12c




ATENÇÃO
Sugiro consultar o post Vídeo e arquivos do Webinário Beneficente "Como Obter a sua Certificação em Banco de Dados Oracle", de 28/9/19, pois ele contém informações mais recentes e atualizadas sobre as certificações em banco de dados da Oracle

Olá pessoal,

     No post de hoje vou compartilhar com vocês um vídeo de 80 minutos (com o seu respectivo arquivo de apresentação ppt), que contém todas as informações detalhadas (atualizadas) sobre como obter as certificações OCA/OCP no Oracle Database versões 11G e 12c. 

     As certificações OCA/OCP são muito procuradas e valorizadas pelos profissionais de TI, portanto, o objetivo principal deste vídeo é sanar todas as dúvidas que giram em torno do assunto, contemplando os seguintes tópicos:
          - Caminhos da certificação;
          - Como se preparar para os exames e todos os detalhes sobre eles;
          - Como agendar os exames;
          - Como completar os requisitos da certificação.




     A apresentação (ppt) utilizada no vídeo pode ser baixada a partir do link:  Certificacao_OCA_OCP_11G_12c.zip. Ela está compactada em formato zip e protegida com senhaPara recebê-la assine a newsletter que encontra-se no painel direito deste blog.


     O treinamento "Aprendendo SQL" é preparatório para os exames 1Z0-051/1Z0-061, que constituem o 1º passo p/ as tão sonhadas certificações OCA/OCP
    

113 comments:

  1. Olá Professor,
    Passando aqui somente para agradecer este blog sensacional que você criou, pois tenho certeza que ajudou muita gente a se encontrar nesta carreira. É completo e todas as explicações e informações são fáceis de entender. Comecei a visitar seu blog a pouco tempo atrás com muitas duvidas sobre a carreira de DBA e hoje, pouco tempo depois, tenho a noção EXATA do que é ser um DBA e estou mais certo do que nunca que é isso mesmo que quero seguir. Quem dera, se para toda carreira que as pessoas quisessem seguir houvessem blogs e pessoas dispostas a ajudar como você Professor Fábio. Que toda essa ajuda que você da a TODOS NÓS seja recompensada muitas vezes mais na sua vida Professor. Sucesso Fábio, um abraço! Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. William, muitíssimo obrigado. É muito gratificante ver comentários como este e saber que estou ajudando alguém!
      []s

      Excluir
  2. Fábio,

    Muito bom esse post, aprendi um pouco mais de certificação, já tinha visto seu blog mais só agora que comecei a navegá-lo. Bem explicativo, tom de voz bem alegre e a altura dos slides e com boa dicção,
    Parabéns mais uma vez pela bela apresentação. Vou seguir seus passos e me tornar um profissional competente.
    Continue sempre fazendo o que você gosta e o resto é diversão.

    Muito obrigado

    Abs.

    Henderson Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henderson, muito obrigado pelos seus comentários e feedback sobre o vídeo!
      []s

      Excluir
  3. Fábio,

    Eu gostaria de saber se você oferece cursos online, haja vista o fato de morar no interior do Rio Grande do Sul. Tudo fica mais complicado, quando moramos no interior. E esses cursos pelo que sei, não são cursos curtos de poucas horas, é preciso muito estudo.

    Eu sou desenvolvedor Oracle PL/SQL há 7 anos. Estou sempre me atualizando sobre novas features, 9i, 10g, 11g e 12c, no entanto para fazer esse tipo de prova, eu entendo que seja preciso ter um conhecimento mais teórico visto que muitas vezes aparecem questões que não fazem parte do dia a dia de um desenvolvedor.

    Eu passei na prova 1z0-001, mas soube que esta tornou-se obsoleta. Já que eu tenho que começar do zero, tenho como meta fazer os seguintes exames:

    1Z0-051
    http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-051&p_org_id=&lang=

    1Z0-144
    http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_org_id=1001&lang=US&p_exam_id=1Z0_144

    1Z0-146
    http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-146&p_org_id=&lang=

    1Z0-595
    http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-595&p_org_id=1001&lang=US

    Qual seria sua orientação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, não ofereço cursos online, somente vídeoaulas, uma delas abrange o conteúdo do exame 1z0-051. Para fazer os exames realmente vc tem que ter muito mais conhecimentos teóricos do que o do dia-a-dia. Demais orientações que eu tenho para dar estão no vídeo, ok?

      []s

      Excluir
  4. Bom tarde.

    Sou iniciante no mundo oracle e gostaria de saber qual o "caminho das pedras" no que tange as certificações. Por exemplo, começo pela OCA e em seguida OCP do 11g. Ou já dou início com OCA e OCP do 12c?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ezaul, assista o vídeo que vc encontrará a resposta.
      []s

      Excluir
  5. Olá! Saberia me informar se os cursos do SENAC são oficiais? Com eles obtenho certificação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele trabalha na parceria do programa WDP: http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?tab=00002&subTab=00000&newsID=a14364.htm&testeira=2092&l=&template=&unit=

      Excluir
  6. Fábio, muito bom o vídeo. Pra quem está procurando informações de como tirar a certificação, foi bastante conclusivo.
    Fiz o curso de DBA Oracle 11g na Veris IBTA, e desde o término estou procurando o momento ideal para tirar a certificação OCA e consequentemente a OCP, inclusive eu tinha alguns simulados que eu acreditava que eram fieis a prova, porém descobri graças a sua explicação que são Braindumps (-_-).
    Parabéns pelo blog e pode ter certeza que quando me especializar mais a fundo nessa área, irei procurar as suas vídeo aulas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, que bom que o vídeo foi útil. Obrigado pelos comentários!

      Excluir
  7. Fabio
    Já li no seu blog tudo referente a Certificação Oracle 11g já estou com bastante material, mais mesmo assim se possível gostaria que você pudesse me dar uma direção de estudo para as provas. Estou querendo fazer em Dezembro/2014 a 1Z0-051 e 1Z0-052, será que é uma boa ideia? Venho do SQL Server, mais sou totalmente inexperiente no Oracle.
    Se você puder me ajudar eu agradeço.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, para fazer os exames vc tem que estar preparado. Vc se conseguirá se preparar p/ fazer os 2 exames em datas tão próximas? Eu sugiro estudar 1 de cada vez. Se prepare p/ o 51, passe nele e depois se planeje p/ o 52, ok?

      []s

      Excluir
    2. OK... Obrigado Fabio!!! Os seus cursos são preparatórios para as Certificações?

      Excluir
    3. As videoaulas Aprendendo SQL (http://www.fabioprado.net/p/sql.html) são!

      Excluir
  8. Olá Fábio,

    Tenho materiais de Oracle Database 10g referente ao ultimo treinamento realizado de SQL Fundamentals I e II, posso usar esse material para realizar a prova 1Z0-051 – Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I ?

    Na versão 11g houve alteração na parte de SQL? Porque na parte de Administração eu sei que possui new features Oracle 11g

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lendro, não conheço os treinamentos SQL Fundamentals I e II do 10G. Só ministrei estes treinamentos oficiais na versão do 11G. No vídeo eu mostro o link onde vc pode consultar o conteúdo do exame 51. Veja os tópicos e compare-os com os do curso q vc fez, ok?

      []s

      Excluir
  9. Boa noite Fabio, gostaria de saber se em caso de reprovação, na segunda tentativa ao remarcar a Oracle da algum desconto ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vander nao ha desconto. De vez em qdo a Oracle algumas campanhas em que a 2a. Chance é free mas é raro acontecer nao da pr ficar esperando por isso!

      Excluir
  10. Execelente material sobre os exames, boa exposição.

    Blog muito bom ! Parabéns Sr.Fabio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, obrigado pelo feedback, mas por favor não me chame de "Sr.". Sou novo, tenho apenas 30 e uns anos (rsrsrs).
      []s

      Excluir
  11. Fabio Bom Dia, fiz recentemente a prova monitorada (Proctored) e não passei, tenho que pagar novamente os USD 125 para refazer a prova ou tenho direito a mais uma tentativa?
    Obrigado
    Abs. Leonardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, vc tem que pagar novamente. De vez em qdo a Oracle lança algumas campanhas em que vc pode refazer o exame 1 X sem custo adicional, mas este não é o seu caso no momento.
      []s

      Excluir
  12. Fábio, vc sabe dizer como funciona a Retake Policy da Oracle? Falhei por pouco no exame e vi que dá pra refazer o exame em 14 dias, mas não acho informações sobre como isso deve ser feito.
    Abs, Renee.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renee, é só aguardar 14 dias e comprar o exame novamente!

      Excluir
  13. Fábio, nobreza sua compartilhar conhecimento! Muito obrigado!
    Peço uma orientação: minha vida toda em TI se resume a suporte ao usuário(Analista de Service Desk). Preciso melhorar o salário. Qual sua indicação pra começar nesta área de certificações Oracle? Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Fabio, parabens pelo video, muito esclarecedor...

    ResponderExcluir
  15. Fabio, depois que eu passar na prova 1Z0-051 tenho um tempo determinado para realizar a segunda prova 1Z0-062?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, não há tempo pré-determinado, faça quando vc estiver preparado! A única restrição de tempo que há é quando você reprova em 1 exame. Neste caso, vc só poderá refazê-lo após 14 dias.

      []s

      Excluir
  16. Boa tarde,
    Fabio.

    Eu cursei na IBTA o curso Oracle Database 10g e como dificilmente eu trabalho com versão 10g do Oracle acabei tirando a OCA 11g e minha dúvida é que se eu fizer a prova 1Z0-053 para OCP no 11g e quando preencher o(s) formulário(s) e enviá-los para a Oracle, se eles irão aceitar ou terei que fazer outro(s) curso(s) oficiais da Oracle por questão da versão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, veja no link http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=244#4 a lista de cursos aprovados pela Oracle p/ obter a certificação OCP 11G. Se vc fez algum destes cursos, mande o formulário, ok?

      []s

      Excluir
  17. OK, Fabio.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Ola Fabio.
    Estou com uma duvida se poder me ajudar
    estou para fazer o treinamento e gostaria de saber se estes módulos seria bom para mim que quero tirar a minha primeira certificação OCA, estava pensando em não fazer o Workshop II e no lugar o PLSQL, seria uma boa ideia já que não tenho experiencia em oracle, somente algumas coisas de sql que aprendi durante a faculdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc quer apenas OCA, talvez seja uma boa idéia fazer PL/SQL, mas se vc quer OCP, não faça essa troca!

      []s

      Excluir
  19. Bom dia Fábio.
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente blog. Já li ótimos artigos.

    A respeito do video acima, gostaria de saber uma indicação sua de sites onde consigo comprar simulados pois achei os simulados do transcender um pouco caros.
    Há algum melhor custo/benefício?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Odilon, no video indico "kaplan self test" e sybex. Não sei os preços.

      []s

      Excluir
  20. Ola Fabio,eu sou angolano e quero comprar as tuas videos aulas para treinamento

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde,

    Professor, eu estou fazendo treinamento no IBTA e eu estou assistindo o vídeo acima e se não me engano ouvi vc falar que o IBTA é um treinamento oficial, sendo assim ele já serve para o teste OCP?

    Obrigado.

    William

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, IBTA dá treinamentos oficiais, mas é melhor vc verificar isso diretamente com o pessoal da Secretaria do Centro de Treinamento. Vc recebeu um ekit da Oracle com seu nome customizado? Se não recebeu, não é normal, verifique o porquê, pois o ekit com o seu nome comprova que é um curso oficial e que ele foi registrado na Oracle.

      []s

      Excluir
  22. Fabio, um profissional ocp 10g para tirar a 11g pode estar fazendo a iz0-053 ou tem necessariamente que fazer a iz0-050??
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orfeu, você tem que fazer o exame 1Z0-050. Veja mais detalhes no artigo:
      http://www.fabioprado.net/2012/07/dicas-sobre-o-exame-1z0-050-oracle.html.

      []s

      Excluir
  23. Boa tarde Fabio

    Há dois dias fiz o exame 1Z0-051 e consegui passar, entretanto ainda não consegui acessar o certificado e fazer o download mesmo após 48 horas que eles pedem para aguardar, é assim mesmo, ou será que é necessário fazer mais alguma coisa?

    Obrigado

    Obs: fiz conforme você ensina em um dos seus vídeos.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde Fábio,

    Quero tirar uma dúvida com você: Vou fazer os exames para certificação OCA, exames 1Z0-061 e 1Z0-062, e quero saber se tem um prazo para eu realizar o exame 1Z0-062 após eu realizar o 1Z0-061, pois estou estudando somente para o 1Z0-061 e após realizar o mesmo pretendo gastar um tempo estudando para o 1Z0-062.

    Desde já agradeço, grande abraço!

    ResponderExcluir
  25. Olá amigos bom dia, estou querendo marcar a prova 1Z0-061 – Oracle Database 12c: SQL Fundamentals, pretendo fazer online, só que não consegui realizar esta tarefa no site da pearson vue. Alguém poderia me ajudar? Tem essas prova online?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério, conforme explico no vídeo que compartilho nesta página, na preparação para OCA/OCP o único exame que dá para fazer online é o 1Z0-051.

      []s

      Excluir
  26. Consegui acessar e vi que tem a opção online para a prova 061 obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Rogério acabei de ver no link oficial http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-061 e vi que realmente dá para fazer online. Eu não sabia, estava desatualizado, pois no começo este exame era só presencial.

      Obrigado pela informação!

      []s

      Excluir
  27. Fabio, bom dia

    Pretendo realizar os exames 1Z0-051 e 1Z0-052 para a OCA, para a OCP realizei o curso presencial na IBTA em 2008 - DBA Oracle 10g, com este curso é possivel a certificação para OCP 11g 1Z0-053

    Att

    Rafael Cardoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, DBA Oracle 10G é um pacote da IBTA composto por N cursos. Descubra o nome destes cursos e encontre-os na lista do link https://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=653&get_params=p_id:51#tabs-2, ok?

      Excluir
  28. Olá Fábio. A 1Z0-047 é válida ainda para OCA? Sou desenvolvedor PL e gostaria de tirar ela para se tornar SQL Expert, já almejando também o meio caminho para OCA.

    ResponderExcluir
  29. Olá Fábio, não estão sendo mais oferecidos treinamentos ORACLE no site? a referência abaixo de video aulas que eu havia anotado não existe mais (http://www.fabioprado.net/p/videoaulas-administrando-bancos-de.html); também não encontrei nenhum link direcionando para treinamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio, não parei não de oferecer os treinamentos. Apesar tirei as páginas do ar para dar tempo de fazer algumas alterações. Já coloquei no ar de novo a página de VIDEOAULAS.

      []s

      Excluir
  30. Fábio, as vídeo aulas desse link ainda estão disponíveis? o link está fora do ar (http://www.fabioprado.net/p/videoaulas-administrando-bancos-de.html)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, o link mudou. Acesse: http://www.fabioprado.net/p/videoaulas-administrando-bancos-de_10.html.

      []s

      Excluir
  31. Ola fabio, as provas do OCA já estão disponivel em portugues?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, não estão e talvez nunca estejam. Para certificar-se disso faça o seu login no site www.pearsonvue.com/oracle, e procure lá pelos exames da Oracle, conforme indico no vídeo deste artigo.

      []s

      Excluir
    2. Fui lá, todos em inglês... muito triste... vamos que vamos

      Valeu!

      Excluir
    3. Bruno, encare isso como uma motivação para você aprender inglês. Comigo foi assim. Eu aprendi efetivamente a ler inglês estudando para certificações com o dicionário de inglês-português na mão! Hoje em dia é requisito imprescindível saber ler inglês na área de TI!

      []s

      Excluir
  32. Meu inglês é bem técnico, no trabalho não me atrapalha mas quando precisa de um pouco mais de compreensão do texto acabo me atrapalhando, já estou iniciando o inglês mas vou pra prova com um dicionario!

    ResponderExcluir
  33. Ola fabio, gostaria de saber se posso realizar a prova de administração z0-062antes da prova de sql fundamentals, isso é possivel?

    ResponderExcluir
  34. Prezado Fábio,
    Muito bom o blog!
    Mas gostaria de uma orientação. Estou afastado da profissão há mais de dez anos. Minha formação em Oracle e da década de 90. Agora, após aposentar gostaria de retornar, apesar da idade. O que recomendaria? Estou estudando iniciar curso de formação DBA, tudo novamente. Tem alguma indicação no Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roney, obrigado pelos comentários. No Rio de Janeiro já ouvi falar da InfNet e Extend, mas não conheço elas e portanto não posso afirmar se são boas ou ruins! Você já conhece o meu treinamento em videoaulas de Administração de Banco de Dados Oracle: http://www.fabioprado.net/p/videoaulas-administrando-bancos-de_10.html? Acredito que ele te ajudará muito!

      []s

      Excluir
  35. Fabio, tenho 16 anos e estudo Java SE. Estou muito entusiasmado com a prova, mas tenho algumas dúvidas...
    1)Com quantos anos posso fazer a prova?
    2) Vi que você focou bastante no SQL(Talvez porque você seja o melhor nisso), porém esse não é meu forte(estudo mais a questão do desenvolvimento e ainda estou meio longe dessa matéria em meu livro) e eu gostaria de saber se esse é apenas um tipo de prova ou se existem outro tipos de prova mais generalizadas.
    Enfim, eu não sei bem o que estudar para a OCA e eu ficaria muito feliz se me ajudasse. Desde já agradeço Fabio, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre,

      Seguem abaixo as respostas:

      1- Não há restrições de idade;
      2- Não entendi muito bem sua pergunta, mas vou tentar responder... os únicos exames possíveis para tirar a certificação OCA em BD Oracle estão descritos no ppt que compartilho neste post e vc tbém vê eles no vídeo. Atualmente não há outros exames possíveis para obter a certificação OCA em BD Oracle, ok?

      []s

      Excluir
    2. Só fiquei com um pouco de dúvida pois em outro post, vi a seguinte prova: Oracle Certified Associate, Java SE 7 Programmer, que tinha como assuntos: escopos de variáveis, definições das estruturas de classe, manipulação de String e StringBuilder, operadores Java, if/else/switch, arrays, loops, orientação a objetos, exceções, entre outros.
      Fiquei muito interessado nela pois aborda os conteúdos que estudei agora , dai percebi que você você tinha muitos desses certificados e me perguntei se era dessa prova que estava falando. Me desculpe se eu pareço um idiota, mas é que eu não tenho experiência alguma com a oracle... Obrigado pela resposta Fabio, um abraço!

      Excluir
    3. Alexandre entendi o que está lhe causando confusão. A Oracle possui certificação OCA para diversos produtos. Aqui neste post eu falo sobre as certificações OCA e OCP somente em Banco de Dados. A certificação OCA que lhe interessa provavelmente é a OCA Java Programmer: http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=653&get_params=p_id:154. Essa eu não conheço portanto sugiro que procure mais informações no link indicado.

      []s

      Excluir
    4. Fabio muito obrigado, era exatamente a minha dúvida. Obrigado pela ajuda e um abraço!

      Excluir
  36. Boa tarde Fábio.
    Ano passado eu fiz o curso para certificação Oracle OCA 11G, mas não comprei as provas. Estou na dúvida se faço 1Z0-051 ou a 1Z0-061. Qual você acha que eu devo fazer? Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlio, no vídeo eu indico o exame 1Z0-051 porque na época além de ser mais barato ele era a única opção online.Hoje dá para fazer também o 1Z0-061 online, portanto continuo recomendando o 51 somente se ele ainda for a opção mais barata. Caso não seja, escolha qq um.

      Abs

      Excluir
    2. Acabei de verificar no site da Oracle que o preço atual dos 2 exames é de R$ 361,00, valor bem menor do que o correspondente em dólares, que apresento no vídeo. Ainda assim o 51 ainda tem uma pequena vantagem: menos questões e menor score de aprovação.

      Abs

      Excluir
    3. Acabei de verificar no site da Oracle que o preço atual dos 2 exames é de R$ 361,00, valor bem menor do que o correspondente em dólares, que apresento no vídeo. Ainda assim o 51 ainda tem uma pequena vantagem: menos questões e menor score de aprovação.

      Abs

      Excluir
  37. Bom dia Fábio, tudo bem?

    Recentemente andei acompanhando seu Blog em assuntos focados a Oracle e possuo algumas duvidas.
    Não sei se poderia estar enviando e-mails a você, mais vamos lá, rs
    Trabalho a dois anos e meio como consultor de implantação em uma empresa de ERP e o mesmo utiliza Oracle 100% nas regras de negócios.
    Tudo é via banco de dados e hoje o meu contato com o mesmo é grande.
    Sou formado em Gestão de TI pela UNIP e penso em seguir para uma carreira em ORACLE dentro da empresa, porem sinto que preciso aumentar minhas habilidades e qualificações em banco de dados.
    A minha duvida se faço uma primeira certificação OCA 11G ou 12C ou se curso um pós graduação em ADM de Banco de dados Oracle pela Veris/IBTA/Metrocamp(http://www.metrocamp.com.br/site/detalhe-cursos-pos/Sao-Paulo/Unidade-Campinas/Pos-graduacao/postecnologia/MBA-em-Administracao-de-Banco-de-Dados-Oracle).
    Sei que você já ministrou aulas em diversos lugares e já deve ter ouvido falar desse curso, o que você recomenda?

    Agradeço pela atenção.

    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus, tudo bem e vc?
      Sua dúvida é muito comum (já respondi ela por e-mail a outros leitores do meu blog) e vou comentar aqui a minha opinião. Eu não indico pós-graduação a quem não tenha muita experiência na área. A pós é para quem já conhece alguma coisa do assunto e quer se aprofundar mais. Para gente que não trabalha na área e já está pensando em pós, eu jamais indicaria começar por aí. Eu indicaria sim, cursos mais práticos e focados no assunto que ele quer aprender. Uma certificação é ótima para quem vai começar (elas me ajudaram muito a conseguir meus primeiros empregos), então... diante do que comentei, decida por si só o que é melhor para você de acordo com a sua experiência, conhecimentos e o que você quer neste momento. Você quer se aprofundar no assunto e melhorar seu CV com uma pós, ou quer obter conhecimentos mais rapidamente e enfeitar o seu CV com certificados que podem te ajudar muito a conseguir seus primeiros empregos na área?

      Sobre pós-graduação em Bancos de Dados, ouço falar muito bem da Veris IBTA e FIAP em São Paulo, as demais não conheço.

      []s

      Excluir
  38. Olá Fábio,
    Eu assisti o video e ainda sim continuo com dúvidas! Eu preciso, por motivos contratuais do local onde trabalho obter a certificação OCP 11g, porém no local onde moro só encontro o curso oficial voltado para certificação 12c. No video você recomenda fazer o curso voltado para certificação na qual pretendo, mas neste caso, o curso do 12c me serviria para certificação 11g?

    Att.
    Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, se você voltar lá no vídeo verá que eu ensino aos interessados pesquisarem no site da Oracle os cursos oficiais que são necessários para a certificação. Acabei de entrar no site da Oracle (pesquise no google por Oracle Certification), entrei no menu Certificação -> Banco de Dados -> Oracle Datababase -> Oracle Database 11g. Cheguei na página que atualmente tem o link http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/ou_product_category.getPage?p_cat_id=163#tabs-3. Depois cliquei em "Oracle Database 11g Administrator Certified Professional" e botão "Show Courses", me apareceu a página https://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=653&get_params=p_id:52#tabs-3. Nesta você encontrará as informações de quais cursos você pode fazer para obter a certificação OCP Database 11G.

      Só para te adiantar, sim, os cursos do 12c são válidos para a certificação do 11g e agora a Oracle tem uma novidade. Antigamente ela exigia que o aluno fizesse apenas 1 curso oficial para obter a certificação 11G, agora ela exige 2. Na certificação para o 12c ela ainda continua exigindo apenas 1 curso oficial. Consulte essas informações na página que lhe informei.

      []s

      Excluir
    2. Meu Deus!
      Dois cursos!
      Obrigado

      Excluir
  39. o que é melhor certificação sql da microsoft ou oracle?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com o artigo http://www.fabioprado.net/2012/08/a-carreira-de-um-dba-requisitos.html a maior parte das vagas para DBAs é Oracle. Diante desta informação, tire sua própria conclusão, ok?

      []s

      Excluir
  40. Bom dia Fábio!!
    para aprovação na prova 1z0-050 o percentual minimo é de quanto?
    70%?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Orfeu, conforme foto do exame 1z0-050 do post http://www.fabioprado.net/2012/07/dicas-sobre-o-exame-1z0-050-oracle.html, em 2012 o passing score era de 61%. Não pesquisei mais sobre isso, mas você encontrará informações atualizadas no site Oracle Certification, ok?

      Excluir
  41. Olá fabio, em um intervalo de valor de 1 a 5, saberia me dizer qual o nível de dificuldade da certificação OCA(oracle) comparada com a MCSA(Microsoft SQL server)? Só realizei exames da Oracle ate o momento, sao bem trabalhosos rsrs, porém gostaria de saber se vc possui esta referencia :-) , Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, tenho várias certificações Microsoft também, incluindo a de MCDBA (SQL Server 2000) e comparando todas Oracle X Microsoft que eu fiz, acho as da Oracle mais difíceis. Se for classificar Microsoft com 3, eu classificaria Oracle com 4 ou 5, ok?

      []s

      Excluir
  42. Olá Fábio,
    Sou DBA Oracle OCA 11g. Quero me tornar DBA Oracle OCP. Minha dúvida é: Só posso fazer curso e prova para certificação do 11g ou posso 'pular' efazer o curso de Workshop de Adm. II do 12c e consequentemente a prova para OCP 12c?Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você é OCA 11G o melhor caminho para você será fazer o exame para OCP da 11G (1Z0-053) e depois o exame de upgrade para o 12C (1Z0-060), caso você queira também ser OCP no 12C, ok?

      Excluir
    2. Anderson, olha o que eu descobri ontem. Você pode fazer 1 só exame e já tirar a OCP no 12c: https://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-067.

      Excluir
  43. Olá Fábio,

    Sou DBA postgres, mysql e Oracle (Single Server) tenho certificação OCA 12C, porém, nunca trabalhei em ambientes RAC. Qual aproximadamente o nivel de dificuldade para eu me adaptar a um ambiente RAC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, digamos que você precisará no mínimo ser um DBA Pleno para compreender e administrar bem um ambiente com RAC. Acho que para Júnior conseguiria compreender no máximo os conceitos principais, ok?

      Excluir
  44. Olá Fabio,
    Tenho a OCP 11g, qual das provas devo fazer para atualizar para 12c? 1Z0-067 ou 1Z0-060

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve fazer a 1Z0-060, que tem menos questões. A 1Z0-067 é para quem é apenas OCA.
      []s

      Excluir
  45. Boa tarde Fabio,
    Fabio qual versão para OCA em Administração você indicaria fazer no momento a versão 11g ou a 12c?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indico fazer a 12c, porém o primeiro exame para esta certificação, indico fazer o 1z0-051, que é SQL no 11g e que é aceito para tirar OCA no 12c.

      []s

      Excluir
  46. Fábio, estou iniciando Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pretendo iniciar as certificações o mais rápido possível, mas, nunca trabalhei na área (zero conhecimento da área). Quais os caminhos que vc me trilharia, e, detalhe: Tenho 28 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada diferente do que explico no vídeo deste post, ok?
      []s

      Excluir
  47. Fabio, boa tarde.

    Você tem algum curso preparatório para a certificação 1z0-047?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz não tenho não, porém tenho para o exame 1Z0-051. Por ser mais fácil, recomendo este exame ao invés do 1Z0-047 para obter as certificações OCA/OCP.

      Excluir
    2. É que eu queria fazer a 1z0-047 porque além de ser o primeiro passo para a OCA, já garanto a certificação de SQL Expert também.

      Excluir
    3. Ok Luiz, a certificação OCE SQL apesar de não ter tão bom reconhecimento como as certificações OCA/OCP, ela não deixa de ser uma certificação a mais para decorar o seu currículo.
      Boa sorte!
      []s

      Excluir
  48. Fabio,

    Tudo bem? queria saber uma coisa, notei mudanças de sslarios para profissionais de TI em geral. para nao perder muito tempo e dinheiro, como estao os valores medios salariais de um DBA oracle?
    Pode me falar?

    agradeço

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro fazer uma pesquisa no site adzuna.com.br. Os valores me parecem bem próximos da realidade.

      Excluir
  49. Olá Fabio, bom dia!
    Meu conhecimento em inglês é técnico. Você acha que isso seria uma negativa para continuar investindo nessa área, pelo menos enquanto não evoluir o meu inglês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francinildo, o meu nível também é mais técnico e atuo na área há quase 20 anos. Isso não é empecilho, mas as empresas está exigindo cada vez mais inglês avançado ou fluente. Sugiro que você invista cada mais no inglês... eu mesmo estou fazendo isso!

      Excluir
    2. Obrigado pelo retorno Fabio!
      Comprarei o seu curso em março. Já estou me programando.

      Excluir
    3. Outra coisa...
      A falta do inglês avançado não interferirá nas provas ministradas pela Oracle? Todas as provas são em inglês?
      O meu objetivo maior é alcançar a certificação OCA e OCP. Já tenho uma certa convivência com o Oracle?

      Excluir
    4. O inglês para exames não é tão avançado assim. Isso eu aprendi logo depois que me formei (há 16 anos atrás) e você terá que aprender também. Como aprender? Na época eu já tinha feito cursos básicos de inglês e fica traduzindo tudo com um dicionário na mão (na época ainda não tinha google tradutor nem dicionários online).

      []s

      Excluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)