Social Icons

12 de fev. de 2016

Chuck Norris X MacGyver, quem seria o melhor DBA?



Olá pessoal,
  
     No post de hoje vou apresentar a vocês o DBA MacGyver, como uma forma descontraída de nos fazer refletir sobre as características de um bom DBA nos dias atuais.

     Na área de TI muito se fala sobre o "poder" do ator Chuck Norris (ver Imagem 01), com muitas piadas afirmando que (no geral) ele consegue resolver qualquer problema nos sistemas ou bancos de dados, apenas com a sua "esplendorosa" presença, ou com um poderoso chute "roundhouse kick", e que nada nem ninguém se atreve a desafiá-lo, pois se o fizer, é óbvio que vai perder e se arrepender pelo resto da vida! Eu particularmente sou fã do Chuck Norris, sei que o cara é fera no karatê, assisti vários filmes dele durante minha infância e adolescência, mas mesmo assim, não acredito que ele deva ser utilizado como símbolo ou representação de um bom profissional de TI ou DBA!

Imagem 01 - O poderoso "Chuck Norris"

      É muito bom ver os filmes do Chuck Norris, e mais ainda, as piadas que fazem com a sua capacidade de vencer qualquer coisa (ver exemplos no link http://imasters.com.br/artigo/10797/banco-de-dados/quer-um-emprego-como-dba/), mas se eu tivesse que escolher um personagem para representar e servir como inspiração de um bom DBA, eu escolheria um homem que resolve seus problemas com a inteligência, e não apenas com a força bruta. Então... quem eu escolheria? Vou dizer... o nome dele é MacGyver (ver Imagem 02)!

Imagem 02 - MacGyver, o grande DBA

     Para quem não conhece, MacGyver foi o protagonista de uma série americana que foi batizada no Brasil como "Profissão Perigo", e que foi exibida na televisão nas décadas de 80 e 90. Ele era um agente secreto que não usava armas e que resolvia os seus problemas com conhecimentos científicos, materiais comuns e um famoso canivete suiço, que ele sempre carregava consigo. Tudo o que ele fazia e inventava, apesar de muitas vezes parecer absurdo ou exagero, era cientificamente possível! Só para você ter uma ideia do que ele era capaz, ele conseguiu construir uma bomba com uma goma de mascar!
   
     MacGyver se destacava em seu trabalho por resolver seus problemas com soluções improvisadas, aplicando um vasto conhecimento científico e utilizando qualquer ferramenta ou objeto comum que estavam ao seu alcance. Você consegue enxergar nisso tudo alguma semelhança com o trabalho de um DBA? Um bom DBA não tem que estudar muito e ter alto conhecimento técnico para gerenciar e resolver os problemas cotidianos dos Banco de Dados que ele administra? Um bom DBA não tem que, muitas vezes, "tirar leite de pedra" sem ter ferramentas apropriadas, utilizando apenas seu "ultra mega blaster" conjunto de scripts? E esse conjunto de scritps não teria alguma semelhança com o canivete suiço que o MacGyver sempre carregava consigo?

     Depois de tudo o que você leu acima, talvez você possa estar se perguntando: - De onde esse maluco do Fábio Prado tirou essa ideia do DBA MacGyver? Vou te contar... foi ao montar o material de uma palestra que eu apresentei no Rio de Janeiro, em 10/2015, em parceria com a Dell Software (ver artigo Qual é o Banco de Dados mais utilizado no mundo?).


E quanto ao conjunto de scripts do MacGyver, você quer o seu? 


  
Bom pessoal, por hoje é só! 
Deixe o seu comentário!


[]s
   

0 comments:

Postar um comentário

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)