Social Icons

28 de fev de 2018

Restaurando janelas "perdidas" no Oracle SQL Developer



   
     No post de hoje vou compartilhar uma dica que aprendi há alguns anos atrás no blog do Jeff Smith sobre como restaurar janelas que sumiram no SQL Developer. Estou compartilhando-a agora porque um DEV teve um problema similar nesta semana e me pediu suporte.

     Há uns 3 ou 4 anos atrás (não lembro exatamente a data e ano) sumiu pela 1ª vez a aba "DBA" no SQL Developer que eu estava utilizando e eu não conseguia fazer ela reaparecer de modo algum. Eu clicava no menu "Exibir" > "DBA" e ela não reaparecia em lugar nenhum da tela do software. Foi então que resolvi pesquisar no blog do Jeff Smith (gerente de produto da Oracle que trabalha na equipe do SQL Developer) e encontrei a dica que eu precisava. 
     Se você for utilizar uma aba qualquer do seu SQL Developer versão 4.0 ou superior e não conseguir porque ela simplesmente sumiu e não reaparece nem ao clicar no item correspondente do menu "Exibir", basta entrar no menu "Janela" e clicar no item do menu "Redefinir Janelas como Padrão de Fábrica" (ver Imagem abaixo) que tudo voltará ao normal.



     Dica simples e útil. Se você utiliza o SQL Developer com frequência, talvez você algum dia você precise dela. Para ver o post de referência, acesse Resetting the Oracle SQL Developer Desktop in v4.0.

[]s
  

2 comentários:

  1. Muito boa dica Fábio, nem sempre sabemos como a própria ferramenta se comporta e essa dica é muito útil. Parabéns por compartilhar.

    ResponderExcluir

 

Suporte remoto alunos

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)