Social Icons

25 de mai. de 2018

Oracle 18c, quais são as mudanças?



 
     Olá pessoal, visando responder ao questionamento de alguns leitores desse blog (recebidos por e-mail), vou comentar no artigo de hoje sobre as principais mudanças que ocorreram no novo padrão de liberação de versões (releases) do Oracle Database, a partir do Oracle 18c.
   
     Até 2017 a Oracle lançava versões do Oracle Database com uma frequência média de aproximadamente 4 anos, mas em Julho do mesmo ano, ela resolveu mudar para uma estratégia de liberação de softwares de banco de dados (e Grid Infrastructure) mais flexível, com uma frequência de liberações anuais e com nomes de versões (agora mais conhecidas como releases) iguais aos anos correspondentes, visando obter os seguintes benefícios:
           - Entregar novas "features" ao mercado em um tempo menor, todo ano, ao invés de aguardar vários anos;
           - Melhorar a qualidade das "releases" reduzindo a quantidade de mudanças de software liberadas por vez;
           - Fornecer aos clientes um caminho mais flexível para aplicação de bug fixes e manter ambientes mais estáveis com atualizações trimestrais.

     Os benefícios citados acima são aqueles que a Oracle oficialmente divulga querendo alcançar com o novo esquema de releases do BD, mas eu sempre acho que mudanças grandes como essas tem algum objetivo mais voltado para a área comercial do que técnica. Contudo,  isso é só uma suposição minha, sem comprovação ou qualquer indício em que eu possa me embasar. Teoricamente há sim esses benefícios, mas não somente benefícios, é possível enxergar desvantagens também. Eu particularmente me preocupo com os possíveis bugs de novas funcionalidades sendo introduzidas com uma frequência bem maior, e em um tempo menor do que normalmente as empresas possuem para testar os seus sistemas e corrigir os possíveis novos problemas introduzidos. O Tim Hall fala melhor do que eu as possíveis vantagens e desvantagens dessas mudanças no artigo Oracle’s New Release Cycles : My Thoughts

     Com o novo esquema de releases anuais, foi lançado o Oracle Database 18c, no 1º trimestre de 2018, inicialmente apenas para On-Premises Engineered Systems (Exadata em 16/2/18, ODA em 7/3/18 e Supercluster em 12/3/18), e depois em Cloud (1/3/18). Esta 1ª versão do produto seguindo o esquema de releases anuais é correspondente ao que poderíamos denominar de versão/release 12.2.0.2 do antigo esquema de releases. Acredito que a diferença principal desse novo esquema de releases é que agora teremos novas features disponíveis todo ano
  
     É importante ressaltar que o Oracle 18c ainda não foi lançado oficialmente para plataformas on-premises que não são Engineered Systems, ou seja, para instalação em máquinas que não são desenvolvidas pela Oracle. Para instalar em uma máquina qualquer que tenha SO Linux, Solaris, Windows e HP-UX, você terá que aguardar o lançamento do "instalador" para essas plataformas, previsto para o 2º semestre de 2018. Se você está ansioso para ver o 18c executando em uma VM sua com Oracle Linux e não quer aguardar a homologação e liberação oficial do produto, sugiro a leitura do artigo Installing Oracle Database 18.0.0.0.0 binaries on Oracle Linux 7 do Rodrigo Jorge.
   
     Entre as mudanças principais é importante frisar que a partir do 18c, o número de versão/release do Oracle foi reduzido para 3 casas, no seguinte formato: "Year.Update.Revision". A 1ª casa corresponde ao ano de lançamento da release, a 2ª casa corresponde à atualização (Update) trimestral, e a 3ª casa corresponde à revisão (Revision) trimestral. Não existem mais os antigos Bundle Patches (BPs) e Patch Set Updates (PSUs), que descrevo no vídeo do post Atualizando patches no Oracle Database. Agora existem Release Updates (RUs) e Release Update Revisions (RURs), que serão ambos liberados trimestralmente, para que possamos aplicar fixes de regressão (ex.: bug fixes), de segurança, funcionais e do otimizador. Para entender melhor as diferenças entre PSUs/BPs e RUs/RURs, sugiro a leitura do artigo Differences between PSU / BP and RU / RUR do Mike Dietrich.

     Um item que não tinha ficado claro para mim ao ler somente documentações oficiais da Oracle, era como seriam distribuídas dentro dessas releases anuais o que costumamos chamar de "versões". O que eu entendi depois e que não é ainda uma explicação oficial da Oracle, é que existirão release families, que não serão nada mais do que agrupamentos lógicos de releases, onde uma determinada release será a base das demais dentro daquele grupo, e isso é similar a uma "versão" dentro do esquema antigo de releases. Como descobri isso? O meu amigo Rodrigo Jorge esclareceu este assunto na palestra intitulada Oracle Database 18c – O que há de novo? que ele apresentou no DBA BRASIL 3.0. Por fazer parte da equipe de organização do evento, não tive tempo de assisti-la, então questionei ele por WhatsApp e o mesmo me esclareceu posteriormente na maior atenção e humildade via Skype! Quem não viu essa palestra sugiro que baixe pelo menos o ppt dela para aprender mais sobre o assunto!

     Segue abaixo o novo Release Roadmap da Oracle, conforme MOS Doc "Release Schedule of Current Database Releases (Doc ID 742060.1) ":

Imagem 01 - Oracle Database Release Roadmap
Fonte: Oracle Corporation


Referências:
     - Oracle Database 18c : Now available on the Oracle Cloud and Oracle Engineered Systems
     - Oracle Database RU and RUR Recommendations and Facts
     - Differences between PSU / BP and RU / RUR
     - Oracle Database 18c Released
   

4 comments:

  1. Fabio,

    O link para a palestra do Rodrigo não está funcionando. Teria como disponibilizar em outro local?

    Desde já agradeço,

    Thiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O site do DBA Brasil mudou de domínio recentemente, portanto, o link também mudou. Acabei de atualizá-lo, agora está funcionando!
      []s

      Excluir
  2. Oracle 18c, quais são as mudanças entao ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A principal está escrita no artigo. Quer saber mais sugiro pesquisar na documentação online oficial da Oracle: https://docs.oracle.com/en/database/oracle/oracle-database/18/newft/new-features.html#GUID-04A4834D-848F-44D5-8C34-36237D40F194

      Excluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)