Social Icons


Aprenda Oracle investindo pouco, por assinatura, no "Portal ABC do Oracle"

27 de jan de 2012

Instalação do Oracle 11GR2 Express Edition + SQL Developer 3.0


Olá pessoal,

     Na postagem de hoje não vou publicar um artigo, farei algo diferente, vou compartilhar um vídeo em que eu demonstro a instalação do Oracle Database 11GR2 Express Edition + instalação do SQL Developer 3.0, em um Sistema Operacional Windows. Além da instalação, no vídeo faço vários comentários sobre as vantagens e desvantagens da versão Express do Oracle Database e sobre características do SQL Developer e mostro no final, como se conectar no Banco de Dados utilizando o SQL Developer.
 
     Um comentário rápido sobre o Oracle Database Express Edition é que ele é uma ótima opção para fazer treinamentos, testes e desenvolvimento. Ele já vem com um schema instalado com dados para testes e treinamentos, chamado HR. Mais informações sobre o schema HR, leia o artigo Instalando o schema de exemplo HR.
   
     O vídeo está no Youtube, dividido em 2 partes (por causa de limitações do Youtube, que permitem postar vídeos com tempo somente de até 15 minutos):

            - Instalação do Oracle Database 11GR2 Express Edition + SQL Developer 3.0 - Parte 1;
  

[]s

Fábio Prado

19 comentários:

  1. Parabéns pelo post.
    Ótimos Conhecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Prezado

    Eu estou com o seguinte problema preciso instalar duas instâncias do Oracle (uma 10GXE e outra 11GXE) em algumas estações de trabalho, gostaria de saber se é possível pois já tenho uma máquina com o 11G instalado mas quando vou instalar o 10g ele pede para remover o serviço (serviçeoraclexe).

    Desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é possível ter BDs de versões diferentes na mesma máquina. Você terá que ter alguns conhecimentos básicos sobre ORACLE_HOME, ORACLE_SID e PATH. Leia o link http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/msg44408.html para mais informações.

      []s

      Excluir
  3. Boa tarde Fábio,

    Eu fiz a Instalação do Oracle Database 11GR2 Express Edition + SQL Developer de acordo com os videos e ta dando o erro Status : Com FalhaFalha no teste: ORA-01017: invalid username/password; logon denied.
    a única coisa que coloquei diferente foi o nome do usuário prq não da pra entender no video.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Marcel,

    Usuário = sys as sysdba
    Senha = oracle

    ok?
    []s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom o comentário! Deu certo e eu estava tendo o mesmo erro, porém somente uma dica a senha é a mesma que você cadastra ao realizar a instalação do Oracle Database 11g Express Edition

      Excluir
  5. Agora sim, só não entendi porque é esse usuário, eu lembro qndo instalamos o DB e se eu não me engano o usuário e senha era ORACLE. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é cedo para te explicar isso. Quando vc estudar administração de Bd vc irá entender!
      []s

      Excluir
  6. Muito bom o vídeo Fábio, parabéns! Estou com um pequeno problema, quando vou acessar pelo sql developer da a seguinte mensagem de erro: ORA-12505, TNS:listener does not currently know of SID given ... como estou iniciando agora no oracle fico sem entender. Poderia me falar o que siginifica? Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentários Umarley. Leia o artigo http://www.fabioprado.net/2012/08/entendendo-o-oracle-net-services-e-o.html que vc irá aprender a resolver o seu problema, ok?
      []s

      Excluir
  7. Boa noite Fabio, tudo bem?

    Estou com o pequeno problema na configuração do meu sqldeveloper. Na verdade é mais um ajuste, tenho tudo instalado e funcionando perfeitamente, porém sempre que vou executar uma consulta, por exemplo, eu preciso fazer da seguinte forma "select * from hr.employees". Gostaria de saber como faço para executar a mesma consulta apenas informando o nome da tabela, omitindo o schema hr (select * from employees;). Eu sei que tenho que baixar uns arquivos no site da Oracle mas não lembro quais são, onde estão e onde devo coloca-los para funcionar perfeitamente. Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcus, vc não tem problema algum no SQL Developer e nem precisa baixar arquivo algum para resolver o seu problema!

      Vc precisa aprender que todos os objetos dentro de um BD possuem um dono e se o usuário logado não é o dono de um objeto a ser acessado vc então precisa acessá-lo utilizando o caminho completo do objeto, que inclui o nome do dono (schema ou owner) + nome do objeto.

      Se por exemplo vc se logar no BD com um usuário marcus e tentar ler a tabela employees, que é do usuário HR, vc terá que acessá-la referenciando o nome do dono + nome da tabela, como no seguinte exemplo: SELECT * FROM HR.EMPLOYEES.

      Se não quer referenciar o nome do dono (neste caso, HR), então conecte-se com o próprio usuário HR ou crie sinônimos. Para criar sinônimos, sugiro a leitura do artigo http://www.profissionaloracle.com.br/gpo/servicos/easyblog/entry/2009/06/22/criando-e-gerenciando-sinonimos-oracle.

      []s

      Excluir
  8. Boa tarde Fabio!
    Aqui José Ronaldo seu aluno.
    Gostaria de saber se existe algum comando para saber se a versao do meu oracle 11G(linux) foi instalada como Enterprise, standard ou standard one?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José, sim existe. Execute: select * from v$version;

      ok?

      Excluir
  9. Boa Tarde Fabio,

    Há alguma limitação em instalar esta versão em um servidor cloud?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ozamir, depende de qual provedor você irá contratar. A empresa em que trabalho, por questões legais (leis) não pode ter BD em Cloud, portanto, o conhecimento que tenho sobre este assunto é somente teórico.

      O livro "The Cloud DBA-Oracle" da Editora Apress diz o seguinte sobre Oracle Cloud:

      "From a DB version perspective, you have three choices:
      • Oracle database 11g R2 (11.2.0.4)
      • Oracle database 12c R1 (12.1.0.2)
      • Oracle database 12c R2 (12.2.0.1)

      From an Edition perspective, you have four choices:
      • Standard Edition (SE): Full database instance with up to 16
      OCPUs
      • Enterprise Edition (EE): Comes with all standard features of
      Enterprise Edition (EE), plus DataGuard and Transparent Data
      Encryption (TDE)
      • High Performance: Comes with all EE packs and options except
      RAC, RAC One node, in-memory, and Active DataGuard
      • Extreme Performance: Comes with all EE packs and options
      except RAC One node"

      Ou seja... na Oracle Cloud não tem como vc instalar ou usar a versão "Express", ok?

      Excluir
  10. Bom Dia, estou com o mesmo problema de alguns aqui nos comentarios de "Status : Com FalhaFalha no teste: ORA-01017: senha/nome do usuário inválido; log-on negado", porem a diferença eh que o usuario sys esta funcionando normalmente, mas quando tento cirar uma segunda conexão com outro nome ele acusa este erro, alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma olhada no artigo https://www.fabioprado.net/2012/08/entendendo-o-oracle-net-services-e-o.html.

      Excluir

 

LINKS ÚTEIS

Suporte remoto alunos

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)