Social Icons

11 de mai. de 2015

Livros para aprender instruções SQL



Olá pessoal,

     Atendendo ao pedido de vários leitores do meu blog, no post de hoje vou compartilhar a lista de alguns livros que indico para aqueles que são autodidatas e querem aprender instruções SQL, ou para aqueles que conhecem instruções SQL (aprenderam na prática ou através de cursos) e querem se aprofundar no assunto.

1- Aprendendo SQL, Editora: Novatec, Autor: Alan Beaulieu


Ótimo para quem quer aprender conceitos básicos de instruções SQL (independente de plataforma, pois abrange MySQL, Oracle e SQL Server) e alguns recursos avançados em uma linguagem bem simples e fácil de entender.

Contém exercícios práticos para ajudar no aprendizado. Este foi um dos primeiros livros que li sobre instruções SQL e que me ajudou a entender muitos conceitos básicos, como por exemplo, a estrutura de um índice Bitmap. O nome deste livro serviu de inspiração para o nome do meu treinamento em videoaulas Aprendendo SQL.

2- Pro Oracle SQL, Editora: Apress, Autor: Karen Morton, Kerry Osborne e outros

Livro bem completo sobre instruções SQL que abrange conceitos desde o básico até o avançado, incluindo: funções analíticas, análise de planos de execução, hints, SQL Tuning etc.

Este livro não tem uma leitura tão simples quanto o anterior e não tem versão em português, portanto, não recomendo a sua leitura para quem não tem conhecimento algum sobre o assunto e/ou na língua inglesa. Para quem já tem alguns conhecimentos, é um "prato cheio"! Leitura obrigatória para quem quer se aprofundar em instruções SQL no Banco de Dados Oracle.




3- Guia de Referência da Linguagem SQL oficial da Oracle

     Não deixe de ler o Guia de Referência da Linguagem SQL oficial da Oracle, da última versão deste SGBD, através do link: Oracle® Database SQL Language Reference 12c Release 1 (12.1) E17209-14

     Este guia (em inglês) não é um livro, ele é a documentação oficial da Oracle sobre a linguagem SQL. Nele você encontrará quase 2 mil páginas contendo tudo o que você precisa saber sobre instruções SQL em Bancos de Dados Oracle. Ele foi a fonte principal de consulta para eu montar o material do treinamento Aprendendo SQL, no qual você aprenderá os principais comandos e conceitos da linguagem SQL, em um curso rápido e fácil de aprender! Tudo com a qualidade, didática e suporte do instrutor Fábio Prado, fortemente reconhecidas na comunidade Oracle!



Por hoje é só! Bons estudos!

[]s
  

2 comments:

  1. Olá Fábio Prado,
    Nos meus estudos para a certificação 1Z0-051, utilizei muito seu site. Hoje fiz o exame vi tive a certeza que cada minuto gasto estudando, valeu a pena. Passei no exame. Gostaria de saber se tem como eu imprimir algum certificado, ou se recebo por e-mail.
    Aguardo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alatudo, por favor deixe o seu comentário no artigo http://www.fabioprado.net/2014/01/ocaocp.html, pois este artigo não tem relação com a pergunta.

      []s

      Excluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)