Social Icons

19 de ago. de 2015

Gerenciando Alertas através das visões de alarmes do Spotlight para Oracle


  
     O Spotlight para Oracle permite diagnosticar problemas de desempenho para rapidamente corrigir gargalos que estiverem ocorrendo no Banco de Dados. Ele é um produto com diversas funcionalidades e possui algumas características que podem não ser bem conhecidas, mas que são muito úteis! Falaremos aqui sobre um conjunto de funcionalidades que podem passar despercebidas: as diferentes visões dos alarmes.   



     Estas visões podem ser acessadas a partir da barra de menu, item View, e em seguida, clicando em uma das seguintes opções: Alarm Log (Registro de Alarmes), Alarms By Time (Alarmes por tempo) ou Spotlight Today (Spotlight hoje). Estes itens também podem ser acessados usando a barra de ferramentas, como apresentado na Imagem 01:

Imagem 01

Spotlight Today

     Esta página apresenta uma visão atual dos alarmes ativos nas diferentes conexões para os BDs configurados. Existem filtros que podem ser configurados de modo que somente certas conexões apareçam. É possível filtrar por nível de gravidade, se por exemplo, você quiser ver somente alertas com uma gravidade média ou alta. Na Imagem 02, a tela está agrupando a visão por conexões, no entanto é possível agrupar também por alarmes. Isso é ótimo se você quiser ver rapidamente quais conexões podem estar enfrentando problemas de uso de espaço em disco ou alto consumo da CPU. 

Imagem 02

Alarms by Time
  
     Esta visão mostra alarmes e os momentos em que eles ocorreram, podendo ser extremamente útil para tarefas tais como: 
         - Identificar tendências ou problemas de desempenho;
         - Executar uma análise de causa raiz ou “autópsia” para um problema que pode ter sido resolvido, porém precisa ser analisado.

    Usando esta visão, é fácil ver quando um alarme foi acionado e por quanto tempo ele persistiu. Se você clicar ou passar a seta do mouse sobre qualquer alarme é possivel ver mais detalhes sobre eles (ver Imagem 03).

Imagem 03

Alarm Log

     Esta tela permite que o usuário navegue através de todos os alarmes referentes à uma única conexão ou conexões múltiplas. Os detalhes extras apresentados na Imagem 04 permitem uma análise mais precisa da forma como uma condição de alarme progrediu ao longo do tempo. No exemplo da imagem podemos ver como o alarme de espera de leituras físicas diretas (Temporary IO Wait Ratio) foi escalado de gravidade baixa para gravidade média e, em seguida, eventualmente, de volta a um estado normal.

Imagem 04


Fonte:
     - Tips and Tricks - Spotlight Alarm Views, by Kevin Stern.
   

3 comments:

  1. Fabio, boa tarde

    Tenho 20 anos, comecei analise e desenvolvimento da ifsp e parei mas, quero começar novamente algo na area, não a faculdade em si e me aconselharam a estudar SQL, PL/SQL. meu conhecimento sobre é nulo, mais tenho interesse, o que me aconselharia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Leticia,
      Este post não tem relação com a sua pergunta, portanto, sugiro que você deixe ela no post http://www.fabioprado.net/2015/02/como-conseguir-um-bom-emprego-na-area.html, ok?

      []s

      Excluir
  2. ola, gostei da informação.
    O soft da oracle é muito bom.
    alarmes

    ResponderExcluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)