Social Icons

2 de ago. de 2015

TOAD e Spotlight, você conhece?



Olá pessoal,

     No post de hoje estou escrevendo para comentar sobre 2 ferramentas para administrar Banco de Dados Oracle que eu gostei muito e que tive a oportunidade de conhecer uma delas em uma palestra do Glauco Costa no Guob Tech Day 2013: o Toad e o Spotlight da Dell Software.

     Essas ferramentas foram apresentadas como complemento às ferramentas da Oracle (Ex.: Enterprise Manager), podendo até mesmo substituí-las em muitas funcionalidades. Seus objetivos principais são simplificar o gerenciamento e monitoramento de Bancos de Dados Oracle e aumentar a produtividade dos DBAs, por um preço extremamente acessível (algo que parece ser surreal no mundo Oracle!).

     O Toad foi criado pela Quest Software, empresa que foi adquirida pela Dell em 2012 e foi o 1º software que eu usei quando eu era Desenvolvedor, para criar instruções SQL e Stored Procedures em Bancos de Dados Oracle. Naquela época (há + ou - 13 anos atrás) não existiam muitas opções de softwares para desenvolvimento em Bancos de Dados Oracle, e nem o SQL Developer da própria Oracle existia. O Toad foi um dos pioneiros neste ramo e hoje ele está muito diferente. Ele não é mais apenas um software para ser utilizado por Desenvolvedores. Hoje ele é um software completo para DBAs!

     O Spotlight foi o software que mais me chamou a atenção na palestra do Glauco Costa. Me apaixonei pela interface gráfica dele ao ver que ele permitia visualizar de um modo bem sucinto e amigável, em tempo real (ver Imagem 01), o que estava acontecendo em um Banco de Dados Oracle. Outro ponto que me chamou a atenção foi ver que a ferramenta possibilitava que profissionais iniciantes ou com poucos conhecimentos técnicos (Ex.: DBA Jr.) pudessem resolver alguns problemas de performance de uma forma muito rápida! Como instrutor de treinamentos de Tuning em Bancos de Dados Oracle e líder de uma equipe de DBAs, vejo a dificuldade que a maior parte destes profissionais possuem para resolver estes tipos de problemas!

Imagem 01 - Painel principal do Spotlight

     Eu estou utilizando uma versão Trial do Spotlight há alguns meses, e logo nas primeiras semanas de uso ele me ajudou a encontrar de forma muito simples e rápida 2 problemas de performance que estavam impactando negativamente 2 aplicações da empresa em que trabalho. Atualmente estamos em processo de aquisição desta ferramenta, e por coincidência, a Dell Software solicitou minha ajuda para divulgar o "Toad DBA Suite Oracle", pacote que inclui o Toad, o Spotlight e outros softwares relacionados. Aceitei ajudar nesta divulgação porque apesar de eu não ser um especialista no uso destes softwares, eu já tive uma experiência positiva com o Spotlight e quero também aprender mais sobre ele. Nos próximos meses veremos aqui no meu blog, além dos artigos que publico normalmente, artigos semanais contendo dicas de administração, monitoramento e performance tuning de Bancos de Dados Oracle, e como os softwares que acabei de comentar poderiam lhe auxiliar nestas atividades!
 
     
Por hoje é só pessoal!

[]s

7 comments:

  1. É verdade, tanto o TOAD como também o Spotlight são fundamentais para um DBA. Recursos bastante inerentes para o cotidiano. O Spotlight, achei muito show, monitoramento da arquitetura Oracle em tempo real....
    Fábio parabéns pelos artigos que publicas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandro, td bem? Vc está utilizando essas ferramentas? Poderia compartilhar um pouco da sua experiência com elas respondendo este comentário?

      []s

      Excluir
  2. Fabio Existe manual em português dessa ferramenta? o uso seria para sql server.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elias, acredito que não. Pedi ao Gustavo Carneiro, especialista da Dell nos responder esta questão. Aguarde...
      []s

      Excluir
    2. Gostaria de agradecer ao Fabio Prado pela oportunidade de participar e contribuir em seu Blog.

      Elias, existe suporte para diferentes plataformas hoje em dia como: Oracle, SQL Server, Sybase, Mysql e DB2 Luw. Os manuais são em inglês, porém o uso da ferramenta é tão simples que se você instalar e começar a utilizar rapidamente vai aprender. É bem tranquilo. qualquer duvida basta acessar o site da Dell Software e baixar os documentos como release notes, admin guide, etc: http://software.dell.com

      Obrigado e duvidas pode entrar em contato comigo: gustavo.carneiro@software.dell.com

      Excluir
  3. Nós adquirimos o Spolight na Empresa, e eu o utilizo bastante. A interface gráfica é bastante intuitiva. Mas, aqueles que quiserem melhorar sua habilidade em Tuning, recomendo o nosso amigo Fábio. Uma didática fácil e sempre pronto a ajudar.

    ResponderExcluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)