Social Icons

9 de out. de 2015

Gerenciando as Top Sessions com o Spotlight para Oracle



     O Spotlight para Oracle possui entre diversas funcionalidades, uma especial, que permite gerenciar as sessões que estão ocupando mais recursos do Banco de Dados, conhecidas como Top Sessions

     Essa funcionalidade pode ser acessada a partir do ícone da barra de menu da tela principal do Spotlight, destacado em vermelho na Imagem 01. Clique nele e você verá a página Top Sessions.

Imagem 01 - Ícone dos Top Sessions

TOP Sessions


      Esta página apresenta uma visão das sessões abertas atuais do Banco de Dados e nela você poderá organizar as sessões por diversas classificações, como por exemplo: mais consumo de IO ou CPU (ver Imagem 02):

Imagem 02: Página Top Sessions

     Na linha de uma sessão você poderá conferir os seus detalhes: SID, serial#, user name, os user, status, program, waits, locks, o plano de execução do SQL executado e até mesmo como otimizar este SQL (direcionamento efetuado para a ferramenta de otimização "SQL Optimizer").
   
     Na aba Track Session (ver destaque em vermelho na Imagem 03)  você poderá visualizar gráficos que ajudarão na análise de uma respectiva sessão, possibilitando ver qual o impacto dela no BD, com diferentes indicadores de como ela afetou o banco de dados. Isso pode ser extremamente útil para tarefas como: identificar tendências ou problemas de desempenho, e executar uma análise de causa raiz. Essa visão permite que algo demorado seja analisado de forma bem rápida!
    
Imagem 03 - aba Track Session

Para mais informações sobre o Spotlight para Oracle, acesse:


Por hoje é só, espero que o artigo lhe seja útil!

[]s  
  

0 comments:

Postar um comentário

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)