Social Icons

10 de ago. de 2018

Online Move Datafile no Oracle 12c



 
     O que vou compartilhar no post de hoje não é mais novidade após 5 anos de lançamento do Oracle 12c, mas servirá como dica para aqueles que ainda não conhecem ou nunca utilizaram o recurso "Online Move Datafile".
   
     Até a versão 11G do Oracle Database, mover ou renomear datafiles era uma tarefa um pouco mais complicada, pois este procedimento tinha que ser executado com o tablespace ou datafile offline, conforme exemplo do artigo Renomeando datafiles em Oracle Database. Recentemente tive que mover um datafile de um BD de produção que administro para outro disco do servidor, por questões de espaço em disco, e este procedimento demorou aproximadamente 1h para mover um arquivo de 200 GB. Fazer isso no 12c ficou muito fácil, e o melhor de tudo, é que agora este procedimento pode ser executado em modo online, ou seja, sem gerar indisponibilidade total do tablespace ou datafile, como era feito antigamente.
 
     Para mover um datafile para outro disco ou diretório execute o comando ALTER DATABASE MOVE DATAFILE como no exemplo abaixo:  

SQL>    ALTER DATABASE MOVE DATAFILE '/disk1/users.dbf' TO '/disk2/users.dbf';


     É possível também mover o datafile referenciando o seu número (ao invés do nome) e/ou mantendo uma cópia dele no local de origem. Veja mais exemplos na Imagem 01 ou no artigo Online Move Datafile in Oracle Database 12c Release 1 (12.1).


Fonte: Oracle 12C Database features
http://dbacentre.blogspot.com/2014/11/oracle-12c-database-features.html
acessado em 7/8/18 às 19h

0 comments:

Postar um comentário

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)