Social Icons

10 de out. de 2018

Como não perder a sua máquina virtual?




Olá pessoal,

     No artigo de hoje irei compartilhar uma dica que servirá para todos que usam o "Oracle VM Virtual Box", visando evitar a perda de um ambiente de máquina virtual (VM), criando um ou mais snapshots dele.

     A dica é muito simples, e também muito valiosa! Diversas vezes alunos dos meus cursos em videoaulas pediram suporte questionando como recuperar o estado anterior da VM utilizada no treinamento após ocorrer uma catástrofe em que o Banco de Dados parou de funcionar e não conseguia mais inicializar, nas seguintes situações:
         - Após fazer alterações na instância ou no Banco de Dados;
         - Após fazer um restore e/ou recover do Banco de Dados;
         - Após o computador host ter sido desligado indevidamente (queda de energia ou o filho puxou o cabo de força e desligou a energia do computador);
         - Após ter apagadou ou substituido indevidamente arquivos do Banco de Dados, tais como: redo logs ou datafiles.

       Para evitar perder a sua VM, crie pelo menos um snapshot dela. Como fazer isso? É fácil! Após "startá-la", entre na janela principal do gerenciador do "Oracle VM Virtual Box", selecione a VM desejada, em seguida clique no botão Snapshots (ver Imagem 01), e depois clique no botão "Criar" (ver Imagem 02). Ao aparecer a janela "Criar Snapshot de Máquina Virtual" (ver Imagem 03), preencha os campos nome e descrição do snapshot, e por fim, clique no botão "OK".

Imagem 01 - Clicando no botão "Snapshots" do "Oracle VM Virtual Box"

Imagem 02 - Clicando no botão "Criar" do "Oracle VM Virtual Box"
Imagem 03 - Preenchendo os campos nome e descrição do snapshot

     Pronto! O snapshot foi criado (ver Imagem 04) e você poderá utilizá-lo em qualquer momento futuro, quando for desejado ou necessário, para restaurar o estado da VM levando-a para o momento em que o snapshot foi gerado e tudo estava funcionando perfeitamente! Este recurso é ótimo para permitir que você faça testes diversos no SO ou no BD da sua VM sem que você tenha de medo ou receio de danificá-la, pois se isso ocorrer, basta restaurar o estado anterior dela, fechando-a com a opção "Desligar a máquina (P)" e "Restaurar o snapshot..." marcadas (ver Imagem 05), e depois clicando no botão "OK".

Imagem 04 - Snapshot criado


Imagem 05 - Restaurando o snapshot

     Você também pode clonar a VM a partir do snapshot criado, seguindo as instruções do artigo Oracle VM VirtualBox: Cloning from a given point in the snapshot tree.
      

0 comments:

Postar um comentário

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)