Olá pessoal,
Hoje vou escrever sobre uma dúvida recorrente nas turmas do treinamento "Database Performance Tuning", que é sobre o valor ideal ou sugerido do parâmetro de inicialização COMPATIBLE.
O parâmetro COMPATIBLE no Oracle Database é um parâmetro estático (que exige reiniciar o banco de dados para efetivar a alteração) que permite nada mais do que habilitar ou desabilitar features do banco de dados. Ele aceita como valor no mínimo 3 números decimais, separados por "pontos", como por exemplo: 23.0.0. Seu valor padrão corresponde à versão do software do Oracle Database instalado, porém você pode (e recomenda-se) alterá-lo em algumas situações que comentaremos ao longo deste artigo.
Se você instalou o software do Oracle Database versão 19.3.0, por exemplo, é possível configurar durante a criação do banco de dados, o valor do parâmetro COMPATIBLE para uma versão anterior, tal como o valor 11.2.0. Ao fazer essa alteração o banco de dados escreve formatos de dados e estruturas em disco para ficarem compatíveis com a versão configurada no valor do referido parâmetro, ou seja, neste caso, compatíveis com a versão 11.2.0. É importante ressaltar que o valor padrão do COMPATIBLE é sempre igual ao da versão do Oracle Database Software, e uma vez que o banco de dados foi iniciado com um determinado valor, você só conseguirá mudar o valor do parâmetro posteriormente para uma versão superior, caso contrário, irá ocorrer um erro ao reiniciar o banco de dados.
Para verificar o valor atual do COMPATIBLE execute o SQL abaixo:
SQL> SELECT name, value FROM v$parameter WHERE name = 'compatible';
ou o seguinte comando (ver Imagem 01):
SQL> SHOW PARAMETER COMPATIBLE
Quando devo configurar COMPATIBLE com um valor inferior ao da versão atual do software instalado?
R.: Normalmente recomenda-se configurá-lo para um valor inferior quando você estiver fazendo upgrade do banco de dados. Se você por exemplo vai fazer upgrade do Oracle 19c (19.3.0) para o 23ai (23.0.0), recomenda-se durante o upgrade configurar o valor do parâmetro COMPATIBLE para 19.3.0 e deixar assim por alguns dias (sugiro deixar no máximo 15 dias) até que você tenha certeza de que tudo está funcional e que todos os problemas/erros iniciais do upgrade já foram solucionados. O objetivo de configurá-lo com o valor 19.3.0 é permitir fazer downgrade do banco de dados para esta versão, caso o software da nova versão tenha bugs que ainda não possuam correções (patches) ou caso ele apresente erros que você não consiga solucionar. Se após um determinado período tudo já estiver estável e funcional configure-o com um valor que seja igual ao do sofware instalado, que neste caso é 23.0.0, e em seguida reinicie a instância do banco de dados:
SQL> ALTER SYSTEM SET COMPATIBLE='23.0.0' SCOPE=SPFILE;
SQL> SHUTDOWN IMMEDIATE;
SQL> STARTUP;
Obs.: O parâmetro COMPATIBLE do container database afeta o COMPATIBLE dos seus PDBs. Ao plugar um PDB com um valor de COMPATIBLE menor do que o do CDB$ROOT, ele será automaticamente incrementado para o mesmo valor do CDB$ROOT. Se for o contrário, ou seja, se o PDB tiver um valor de COMPATIBLE maior do que o do CDB$ROOT, você não conseguirá plugá-lo. Somente PDBs com um valor de COMPATIBLE igual ou menor que o do CDB$ROOT podem ser plugados em um CDB.
Por hoje é só!
Referências:
0 comments:
Postar um comentário