Social Icons

1 de dez. de 2014

Coletando Estatísticas de sistema para otimizar o seu Banco de Dados



Olá pessoal,

     No post de hoje estou compartilhando com vocês um vídeo que eu gravei comentando sobre Estatísticas de Sistema, Estatísticas de objetos do Dicionário de Dados (DD), e qual a diferença destes tipos de estatísticas em relação às Estatísticas de objetos, que grande parte dos Desenvolvedores e DBAs já sabem bem o que é! 

     Assim como a estatísticas de objetos, as estatísticas de sistema e dos objetos do DD são extremamente importantes para o bom desempenho do Banco de Dados. Neste vídeo vou citar o caso real de um ex-aluno que teve problemas com isso e como ele encontrou a solução!


Estatísticas do Oracle Database


Espero que gostem! 
Qualquer dúvida, é só deixar um comentário neste post.

[]s

3 comments:

  1. Olá fabio, gostaria de tirar uma duvida, no livro da Sybex preparatorio para o exame OCA 12C diz que o AWR é armazenado na tablespace SYSAUX e o owner é o SYS, entretanto, eu tbm possuo o simulador do exame da kaplan, e em uma questao sobre o AWR uma das opções (segundo a correção do simulador) afirma que o owner é o SYSMAN, qual dos dois estaria certo para o simulado da oracle? Cheguei a pensar que a corretor do simulador por algum motivo poderia estar equivocado, por isso gostaria de tirar essa duvida com vc. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, o corretor do kaplan está errado. SYSMAN é o owner do Enterprise Manager: https://docs.oracle.com/cd/B16351_01/doc/server.102/b14196/users_secure001.htm.

      []s

      Excluir
  2. Bom dia Fábio,

    Desculpe retomar esse assunto depois de tanto tempo, mas agora imagino que estou passando por um problema semelhante ao de seu aluno. Porém me venho uma dúvida: as coletas de estatísticas de sistema e de objetos fixos do DD não entram na janela de coleta de estatísticas automáticas que são realizadas a partir do 11g?

    ResponderExcluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)