Social Icons

31 de ago. de 2011

Certificação OCP - Como obter esta certificação?


Olá pessoal,
     
    Antes de ler este artigo, sugiro que leiam outro artigo que escrevi neste blog em 22/09/2010 sobre como obter as certificações Oracle Database 10G (Entendendo o Programa de Certificação Oracle Database 10G). Atualmente ele é o artigo mais lido e mais comentado no meu blog, que orienta sobre o caminho completo para obter as certificações OCA, OCP e OCM, e que contém várias dicas de materiais de estudo.
  
     Estou escrevendo este artigo nesta data porque exatamente hoje passei no exame 1Z0-043, por isso este é o melhor momento para eu escrever sobre como obter a certificação OCP Database 10G. Ressalto que ainda não sou OCP, pois tenho que aguardar uma resposta de aprovação da Oracle em até 5 últimos dias úteis, sobre o último passo para tirar esta certificação (que eu também fiz hoje), que é a submissão de um formulário (através do site da VUE) informando que eu fiz um treinamento oficial Oracle.

    O que vou escrever abaixo é um pouco da minha experiência, alguns comentários e o que fiz para alcançar esta certificação.
  
     Não quero assustar ninguém, mas meu primeiro comentário sobre a certificação OCP Database 10G é que esta foi a certificação mais difícil que eu já obtive até hoje. Se vocês olharem na página SOBRE deste blog verão que possuo algumas certificações Microsoft e para mim nenhuma delas foi tão difícil quanto a de OCP. O exame para a certificação de MCP no Windows Server 2003 (08/2006), por exemplo, eu fiz sem ter nenhuma experiência com Windows Server 2003 e ainda assim acho que ele foi mais fácil que o exame 1Z0-043 que fiz hoje.
       
     Minha primeira dica para quem está buscando a certificação OCP é: estude muito! Não economize esforços em estudos. De preferência não busque esta certificação sem ter experiência com administração de Bancos de Dados Oracle. Se você não tem experiência, o caminho para a certificação OCA não é tão difícil, pois podemos comparar os conhecimentos necessários para fazer os exames de OCA como os conhecimentos de um DBA Júnior ou Pleno. Porém, para obter a certificação OCP, é mais díficil passar no exame 1Z0-043 sem ter experiência prévia, pois podemos comparar os conhecimentos necessários para este exame com os conhecimentos de um DBA Sênior.
     
     Segue abaixo um resumo do meu caminho e conhecimentos que adquiri para obter a certificação OCP:
  
       1- Estou trabalhando há 4 anos com Administração de Bancos de Dados Oracle;
       2- Há pouco mais de 1 ano tirei a Certificação OCA e comecei a dar aulas de Administração de Bancos de Dados Oracle;
       3- Leio quase todos os dias a documentação online da Oracle em http://tahiti.oracle.com/ e muitos artigos sobre Oracle que pesquiso aleatóriamente no Google;
       4- Estudei apostilas da Self Test Software (1Z0-042 e 1Z0-043) e o guia de estudos da Sybex OCP: Oracle 10g Administration II.
   
     Quanto aos exames da Oracle, um alerta: muitas questões são bem complexas, algumas são quase pegadinhas! O exame 1Z0-043 possui 70 questões que devem ser respondidas em 90 minutos. Existem muitas questões sobre recuperação de dados com RMAN, Flashback e recuperações não-críticas, tais como recuperar um logfile (não atual) e um tablespace temporário. Eu terminei o exame faltando menos de 5 minutos para o tempo final. Este tempo restante acabei usando para fazer revisões em algumas questões que eu respondi com dúvidas!
    
     Bom pessoal, já falei um pouco sobre o que eu queria compartilhar e aproveito para informar que a partir de agora vou escrever um artigo bem completo sobre este assunto, que provavelmente será publicado na SQL Magazine 92. Por hoje é só!


[]s

17 comments:

  1. Olá Fabio, tenho uma dúvida com relação a esse curso obrigatório para certificação OCP.
    É necessário fazer uma avaliação ao final desse curso?
    Se sim, caso você não tenha exito na avaliação terá que pagar o curso novamente?
    Qual curso você escolheu ou recomenda?

    Abs.
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Paulo, os cursos oficiais da Oracle não possuem avaliações!

    Para fazer os cursos vc tem q fazer em um Centro de Treinamento Oracle Partner. Existem 2 grupos de CTs Oracle Partner, um voltado para PF (programa WDP) e outro para PJ. Eu recomendo q vc procure um CT q dê os cursos no programa WDP, pois além de serem mais baratos, a carga horária normalmente tbém é maior. Eu dou aulas na Veris IBTA e lá eles vendem uma formação completa para DBA que inclui 3 cursos (SQL Fundamentals, Workshop Administration I e Workshop Administration II), no programa WDP (PF), que custam pouco mais que somente 1 curso para PJ. Recomendo fazer essa formação c/ os 3 cursos, pois todos eles podem ser utilizados para a certificação OCP Database.

    []s

    ResponderExcluir
  3. E ai Fábio, meus parábens pela conquista. Forte abraço.

    Diego Melo

    ResponderExcluir
  4. Parabens!!!!

    :)
    Sucesso!

    Abraços, capin

    ResponderExcluir
  5. Valeu Franquini! Tentei deixar um comentário tbém no seu blog mas ele tá fechado p/ comentários!

    []s

    ResponderExcluir
  6. Olá Fábio Prado,

    Alguns meses atrás postei algumas dúvidas a respeito da certificação OCA e OPC em seu blog. Primeiramente queria agradecer-lhe pela atenção e dicas. Mês passado fui aprovado nas provas 1z0-051 e 1z0-052 (OCA) e acabo de receber meu certificado.

    Gostaria de perguntar-lhe mais uma coisinha. Para certificação OCP é necessário fazer um curso, além da prova 1z0-053, correto?

    Nos cursos oferecidos pela Veris, existe algum a distância? Se sim poderia me informar o link?

    Em meados de 2012 estou por concluir minha graduação em análise de sistema e desejo fazer uma pós-graduação em banco de dados oracle. Estou pesquisando bastante e tenho ouvido falar muito bem da Veris e da Fiap. Quem sabe um dia nos conheçamos e possa agradecer-lhe pessoalmente.

    Fábio Dias

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela certificação OCA. Na VEris naõ tem curso oficial Oracle à distancia, talvez vc encontre no site Oracle Education. A pós da VEris é bem conceituada no mercado, mas eu não aulas lá, só dou aulas no Centro de Treinamentos da VEris (formação DBA Oracle e pl/sql).

    Se quiser mais informações sobre OCA/OCP leia o artigo que escrevi para SQL Magazine 93, que deve sair em Dezembro. Ele está bem completo!

    []s

    ResponderExcluir
  8. Fabio, boas dicas!!!

    Um duvida: Após fazer a prova da OCP 11G 053, aonde registro para fazer o curso STEP 4 - COMPLETE THIS FORM? Pelo que me informei terá que ser a opção de Live Class, já que a Oracle informou que presencial talvez tenha turma somente para 2014. Será necessário inglês fluente para este curso?

    Obrigado
    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, o passo que vc está perguntado é sobre a submissão de um formulário para a Oracle (não tem a ver com live class) informando que vc já fez um curso oficial Oracle. Este passo é obrigatório apenas para tirar OCP (OCA não precisa) e pode ser realizado através do site Pearson Vue (http://www.pearsonvue.com/oracle/), opção "Submit Course Form".

      []s

      Excluir
  9. Sou analista de sistemas em uma empresa de Concessão de Rodovias, e fiz um plano de carreira para migrar de área, onde desejo trabalhar como DBA. Fiz recentemente um curso de preparaçao para certificação OCA na KA Solution e agora estou estudando em casa para tentar a certificação. Estou com dificuldades em definir uma estrutura de estudos que me proporcione um entendimento profundo do banco de dados. O Sr. tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar, para quem está começando é difícil mesmo. Sugiro que vc estude o próprio material do treinamento, monte um ambiente de treinamento (com Oracle Database + ferramentas para interagir com o BD) para fixar a teoria do aprendizado e busque explicações mais didáticas ou mais fáceis de entender (quando vc tiver dificuldade de entender determinado assunto) em blogs (como o meu por exemplo), site Oracle Base e até no google. Existem livros da Oracle Press voltados para a certificação que também ajudam bastante no aprendizado, alguns inclusive em português! Por fim, estude algum simulado, como por exemplo, o da SelfTest Software!

      []s

      []s

      Excluir
  10. Para uma pessoa interessada em tirar uma primeira certificação Oracle você recomenda a versão 11g ou a 12c ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda recomendo a 11G, pois não conheço ainda nenhuma empresa que já tenha migrado p/ 12C.

      Tire 11G primeiro e depois faça apenas mais 1 exame de upgrade e vc terá as 2 certificações.

      []s

      Excluir
  11. Bom dia flávio não sei se você ainda acessa seu site, mas gostaria de tirar uma dúvida:
    Eu preciso fazer o exame OCA pra fazer o OCP ou eu posso ir direto fazer o OCP?
    E preciso ter feito algum curso, ou se eu for autodidata eu consigo fazer também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mensagem é para o Flávio, mas como o blog é meu, eu irei responder! (rsrsr)
      OCA é uma certificação que é caminho para a OCP, portanto não dá para ser OCP direto, ok? Explico muito bem isso no vídeo do post http://www.fabioprado.net/2014/01/ocaocp.html. Veja o vídeo que você terá respostas para as demais perguntas.
      []s

      Excluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)