Social Icons

15 de ago. de 2011

Exportando dados do MS SQL Server para o Oracle



     Olá pessoal, primeiramente gostaria de informar que este artigo não é de minha autoria. O autor deste artigo é o aluno Diego Melo da turma ORTUN01 do meu treinamento de Tuning de Banco de Dados com ênfase em instruções SQL. Neste artigo a minha participação foi apenas a de revisor de contéudo. Segue abaixo o artigo do Diego Melo (após minhas  alterações e revisões): 
     Primeiramente, gostaria de agradecer ao Fábio Prado pela oportunidade de escrever este artigo, que tem como objetivo principal apresentar um método fácil e eficiente para exportar dados de tabelas do Banco de Dados MS SQL Server para o Banco de Dados (BD) Oracle.
     Utilizaremos para exportação dos dados o Oracle SQL Developer 3.0,  que além de ser free, já é uma ferramenta bem estável e consolidada. Para mais informações, consulte neste blog o post Conhecendo o novo Oracle SQL Developer 3.0. Este artigo não ensinará a utilizar o SQL Developer 3.0, portanto, é necessário que você já tenha familiaridade e conhecimentos prévios nesta ferramenta.
     Para iniciar a exportação, abra o SQL Developer e configure-o para acessar o Banco de Dados SQL Server, seguindo os passos descritos no link: http://djiang.wordpress.com/2007/02/27/using-oracle-sqldeveloper-to-access-sqlserver/. Em seguida, crie uma conexão ao BD SQL Server, como no exemplo da Figura 1 (ver abaixo).

Figura 1 - Conexão com o SQL Server
    
     No exemplo utilizado neste artigo, iremos exportar uma tabela chamada CLIENTES, do banco de dados MASTER do SQL Server. Para exportá-la devemos acessar MASTER >> dbo >> Tabelas >> CLIENTES (ver Figura 2).

Obs.: No SQL Server 1 única instância de Banco de Dados pode ter vários Bancos de Dados, que neste BD são agrupamentos lógicos que representam conjuntos de objetos relacionados e que podem ter configurações customizadas. No Oracle o nível máximo de agrupamento lógico de objetos que podemos ter é um SCHEMA. No SQL Server uma instância pode conter vários Bancos de Dados e cada Banco de Dados pode conter múltiplos schemas.



Figura 2 - Localizando a tabela CLIENTES no SQL Server


     Agora, para executar o passo mais simples do artigo, iremos clicar no botão direito da tabela CLIENTES. Ao aparecer o menu suspenso, clique na opção COPIAR NO ORACLE... (ver Figura 3).


Figura 3 - Iniciando a cópia da tabela CLIENTES


    O SQL Developer irá abrir uma caixa de seleção para permitir selecionar o BD Oracle destino. As opções disponíveis são conexões previamente criadas na ferramenta. Selecione o nome de conexão desejada (neste exemplo a conexão chama-se ORACLE) e selecione a opção Incluir Dados (caso contrário somente a estrutura da tabela será copiada) e clique em Aplicar (ver Figura 4).

Figura 4 - Selecionando opções de cópia da tabela CLIENTES


     Neste momento irá aparecer uma barra de progresso indicando a cópia dos dados no BD Oracle, como no exemplo da Figura 5 (ver abaixo).

Figura 5 - Copiando a tabela CLIENTES

    Quando a cópia dos dados terminar, irá aparecer uma mensagem indicando que ela foi finalizada com sucesso. Clique em OK (ver Figura 6).

Figura 6 - Cópia finalizada

     Na conexão do Oracle, verifique em Tabelas, se CLIENTES aparece na lista de tabelas (ver figura 7).

Figura 7 - Tabela CLIENTES copiada no ORACLE


     Se a tabela CLIENTES aparecer, pronto! De forma simples e rápida conseguimos exportar dados de uma tabela do MS SQL Server para o Oracle!

Um abraço a todos e até a próxima.




3 comments:

  1. Valeu Fábio e espero que o pessoal goste do artigo e que seja útil.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. E ae Fabio Prado, blz?

    Cara, cai nesse post por um comentário de um leitor assíduo do Certificação BD (você? ahuhuauhauhahua) que deixou comentário nesse post: http://certificacaobd.com.br/2011/11/14/acessando_oracle_sql_server/ e como se complementam, fica aqui a dica.

    Abraços meu amigo.
    capin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capin, quando a coisa é boa eu leio, indico e deixo comentários!

      O certificacaobd já tem vários artigos legais que eu leio para aprender sempre, e também para indicar para meus alunos!

      Agora tem uma questão que quero esclarecer, eu assumo que sou leitor assíduo do certificao bd se vc assumir que tbém é leitor assíduo do meu blog, oK? rsrsrsrsrs

      []s

      Excluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)