Social Icons

22 de nov. de 2011

Certificação OCA e OCP no Oracle Database 10G e 11G


ESTE ARTIGO/VÍDEO ESTÁ DESATUALIZADO. LEIA O ARTIGO 

Olá pessoal,
  
     No artigo de hoje compartilharei com vocês 2 apresentações que montei sobre as Certificações OCA e OCP nos Bancos de Dados Oracle 10G e 11G. Cada apresentação contempla uma versão (10G ou 11G) do Oracle Database e comenta sobre os principais pontos que devem ser considerados no processo de preparação para a certificação:
           - Caminho para obter a certificação;
           - Exames necessários;
           - Como efetuar o agendamento e pagamento dos exames;
           - Conhecimentos necessários;
           - Treinamentos indicados;
           - Dicas para estudos.
   
     As apresentações estão protegidas com a senha Teste123 e estão disponíveis para download no Meu Sky Drive, pasta Oracle -> Apresentacoes, arquivo Certificacao_OCA_OCP.zip.
    
     Escrevi um artigo bem mais detalhado sobre este assunto para a revista SQL Magazine, que será publicado na edição nº 94 (12/2011). Empresas ou grupos que tiverem interesse em assistir uma apresentação IN-COMPANY, entrem em contato para participarem do Workshop  Certificações OCA/OCP.

[]s

43 comments:

  1. Olá Fábio, parabéns pelo Blog. Baixei as apresentações e me surgiu uma dúvida: Para quem está começando agora, é ideal manter esforços para as certificações voltadas para a versão 10g, ou para a atual, 11g ?

    Obrigado, abraço!

    Marcos Vasconcelos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Marcos.

    Vou citar o meu exemplo p/ te ajudar a decidir. Como trabalho ainda c/ BDs 10g, eu optei por tirar 1º a certificação OCP 10g e depois somente atualizá-la (c/ apenas 1 exame) p/ 11g. Se vc não trabalha c/ 10g ou ainda não trabalha c/ Oracle Database, aconselho a obter sempre a certificação da última versão do BD, neste caso, a certificação OCP 11g.

    []s

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Fábio.

    Marcos Vasconcelos.

    ResponderExcluir
  4. Não consegui baixar as apresentações, tem como disponibilizar outro link?

    ResponderExcluir
  5. Paulo, não tenho as apresentações em outro link. Tente baixar usando o Internet Explorer com Silverlight instalado.

    []s

    ResponderExcluir
  6. Show. Excelentes Dicas. Parabéns!!
    Segue o link do meu blog também, aos poucos estou atualizando... mas é sempre bom compartilhar informações, abs...
    http://victor-dba.blogspot.com
    Victor DBA

    ResponderExcluir
  7. Fábio, diante de toda sua experiência, dos 3 exames eletivos que eu tenho que escolher apenas um, qual você indicaria?

    Como obter a certificação OCA (Oracle Certified Associate):

    1 – Exames eletivos: Fazer 1 dos 3 exames seguintes (escolha apenas 1):

    1Z0-007 Introduction to Oracle9i SQL®
    1Z0-047 Oracle Database SQL Expert
    1Z0-051 Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I
    2 – Fazer o exame 1Z0-042 Oracle Database 10g: Administration I

    Obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo,

    Eu indico 2 caminhos para tirar a certificação OCA. VC deverá escolher 1 de acordo com o seu nível de conhecimentos e disponibilidade para fazer os exames.

    NO caminho 1 vc poderá escolher o exame 1Z0-047, que é um exame presencial (vc terá q ir a um Centro de TReinamento, após agendar exame no site da Person VUE) e que poderá te dar outra certificação, a de OCE SQL Expert.

    No caminho 2 vc poderá escolher o exame 1Z0-051, que é um exame que vc pode fazer ONLINE, na sua casa, pela Internet.

    Qdo eu tirei a certificação OCA eu escolhi o caminho 2 pq era mais fácil para mim, pois além de eu poder fazer o exame ONLINE, eu já dava treinamentos referentes ao exame 1Z0-051. Se eu fosse tirar OCA hoje, eu optaria pelo caminho 1, pois hoje já sou expert em SQL e eu conseguiria fazer o exame 1Z0-047 com muito mais facilidade.

    Resumindo, se vc já dominar SQL em Oracle escolha o caminho 1, pois ele poderá te dar 1 certificação extra (OCE SQL Expert), além da certificação OCA, ok?

    ResponderExcluir
  9. Entendi Fábio, em relação ao 1Z0-007 Introduction to Oracle9i SQL®, você não aconselha então, não é?
    Quais materiais você aconselha para 1Z0-047 Oracle Database SQL Expert? Obrigado
    Diego Bispo

    ResponderExcluir
  10. Diego, realmente não aconselho fazer o exame 1Z0-007.

    Qto ao exame 1Z0-047, como eu não fiz este exame, sugiro q vc leia as orientações do site oficial da Oracle: http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_exam_id=1Z0_047

    []s

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo Blog, o post sobre certificação e os arquivos disponibilizados tem me ajudado muito!!!
    Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Olá Fábio, gostaria realmente de parabenizá-lo pelas as dicas e videos aulas são excelentes, gostaria de dicas quanto qual área devo buscar, ja que o mercado procura profissionais que tenha ampla experiencia, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  13. Olá Lucas, obrigado pelos comentários. Qto à dica, lá vai...

    A área de Desenvolvimento é bastante promissora, pois existem muitas vagas disponíveis no mercado (vc verá isso no Linkedin), o problema é que a maioria exige experiência anterior, como vc mesmo já disse. De qq forma, recomendo que vc busque trabalhar com aquilo que vc gosta. Eu acho que se a gente gosta do nosso trabalho a gente se empenha mais e a gente acaba aprendendo muito mais. Com empenho e bom aprendizado, a gente adquire experiência e aí começamos a brigar por melhores salários.

    O início em qq área é difícil, por isso não perca as oportunidades que aparecerem na sua frente. Existem portas que se abrem 1 única vez e existem portas que podem demorar décadas para se abrir novamente.

    Quando eu entrei na área de TI comecei a trabalhar com suporte e redes, mas logo vi que esse não era meu perfil, então mudei para a área de Desenvolvimento e depois para Administração de Bancos de Dados e Treinamentos. Para entrar na área de Desenvolvimento comecei a trabalhar como "Analista Trainee" em um programa de treinamentos e certificação da "Brás e Fiqueiredo" que empregava os alunos que conseguissem tirar a certificação em até 8 meses a partir da assinatura do contrato de compra destes treinamentos. Na época eu ainda nem sabia programar direito, então pedi as contas na empresa em que eu trabalhava como Analista de Suporte e fiquei só estudando para tirar a certificação e garantir meu novo emprego. Não recomendo este caminho a ninguém, há muitos riscos envolvidos, então cada um deve saber o que é melhor para si, para mim deu certo e Graças a Deus, eu consegui! Essa foi a minha oportunidade!

    Procure a sua oportunidade, mas procure de verdade, vejo muita gente que reclama, mas que também não sai do lugar. Quando achar, corra atrás dela, não deixe que ela passe sem ao menos vc tentar abraçá-la!

    []s
    Fábio Prado

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Fábio,

    Tenho uma dúvida , já sou graduado em BD oracle , porém não tenho certificação , gostaria de tirá-la , oque vc me indica OCP 10g ou OCP 11g ?

    E em qual centro de treinamento ?

    Edinaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edinaldo, indico OCP 11G. Atualmente dou aulas na KaSolution e já dei aulas na Veris (em São Paulo). Entre as 2 indico a KaSolution, pois ambas tem preços compatíveis, mas a estrutura da KaSolution é bem melhor (tem coffee-break, o aluno ganha alguns brindes, as salas são melhores etc).

      Excluir
    2. Valeu!!!!Fábio , muito obrigado , estarei analisando e entrarei em contato com a KaSolution para saber como proceder.

      Abraço,

      Edinaldo

      Excluir
  15. Pessoal, acabei de atualizar o PDF da certificação do 11G para contemplar novos preços de alguns exames e algumas correções!

    []s

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, Fábio.

    Meus parabéns pelo artigo e recomendações que têm feito, pois ajudam em muito no dia-a-dia.
    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandro, fico contente em saber que os artigos estão te ajudando!

      []s

      Excluir
  17. Parabéns pelo blog, possui excelentes dicas.
    Fabio, qual área você acha mais promissora no mercado atualmente DBA Oracle ou BI com certificações MicroEstrategy?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raul, sinceramente eu não sei qual dos 3 é melhor e mais promissor! Prefiro não responder sobre um assunto que não estou preparado para dar uma boa resposta!

      []s

      Excluir
  18. Fábio,

    Já faz algum tempo que venho querendo tirar minha certificação OCA mas não estava dispondo de tempo de estudo, mas acredito que agora vai dar certo para eu começar a estudar e tirar minha certificação.

    Estava com uma duvida, seria possível fazer a prova de administração(1Z0-042) antes da prova de Sql (1Z0-047)?
    Minha duvida é porque eu participei dos workshop de administração I e II e tuning e performance. E acredito que no momento estou mais preparado para prova 042.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilson, é possível sim fazer a prova 1Z0-042 antes da 1Z0-047 ou antes das outras 2 provas que também são opções para tirar a certificação OCA, ok?

      Excluir
    2. Eu, estou me sentindo mais preparado no momento para 1z0-42 acho que vou fazê-la primeiro.

      Obrigado pelo esclarecimento Fábio Prado.

      Excluir
  19. Olá Fabio.
    Estou estudando análise de sistemas e já sou técnico em informática com conhecimento teórico em várias linguagens de programação, mas nunca trabalhei na área.
    Vc acha que eu deveria primeiro conseguir entrar na área de análise de sistemas p/ depois pensar em certificações da Oracle? Ou se a certificação requer conhecimentos prátcos relacionados ao banco de dados?
    Obrigado e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josivaldo, obrigado pelos comentários. Qto às respostas, eu não posso te dizer o que vc deve fazer, mas sim o que eu acho mais fácil. Acho mais fácil tirar a certificação quem já tem experiência com o assunto abordado nos exames, mas nada te impede de estudar bastante e tirá-la antes.

      Assista o vídeo http://www.fabioprado.net/2012/12/video-sobre-certificacao-ocp-database.html que eu dou mais dicas lá.

      []s

      Excluir
    2. Ok.
      Obrigado e tenha um próspero ano novo!

      Excluir
  20. Olá Fábio,
    gostaria de saber se os exames possuem uma validade para serem realizados, por exemplo se uma prova do OCA for realizada 01/01/13 quanto tempo tenho para realizar a segunda prova?
    A segunda pergunta é: é preciso marcar a data no momento da compra do voucher?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, não existe essa "validade" predefinida, vc pode fazer a 1a. prova em 01/01/13 e fazer a 2a. quando quiser!

      Qto a compra do voucher se vc fizer a compra online no site da Pearson Vue, sim vc já precisa agendar o exame, porém você pode reagendar o exame posteriormente tantas vezes qtas forem necessárias. Se não me engano, o reagendamento deve acontecer em até 3 dias antes do exame, mas não tenho certeza dessa informação, ok (talvez não exista mais esse limite)?

      []s

      Excluir
  21. Boa tarde Fábio! Gostaria de saber se existe algum prazo para fazer a prova 1Z0-052 depois que eu fizer a 1Z0-051, pois, estou vendo que existe muito mais material para estudar para a segunda prova... Isso tem me deixado bem preocupado.

    Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, não existe prazo! Pode estudar com calma! Se não trabalha ainda como DBA, estude muito e não tente fazer o exame antes de ter certeza de que realmente você entendeu o conteúdo dos tópicos do exame!

      []s

      Excluir
  22. Opa!

    Acabei de criar minha conta la na Pearson Vue... Parece que em até 1 dia útil eles retornam...
    Acredito que consigo fazer o teste 1z0-051 em três semanas, mas te pergunto: Comprando o voucher, escolho entre datas definidas ou posso fazer a hora que quiser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta! Pelo que eu me lembro, ao marcar o exame 1z0-051, vc tem 48 horas para terminar o exame.

      Quando eu fiz o meu, eu marquei e já fiz o exame na mesma hora. Me parece que vc pode começar o exame, responder algumas questões e fazer isso várias vezes, até terminar o prazo de 48h... mas não tenho certeza disso! Até gostaria que alguém que passou por esta situação confirmasse isso!

      []s

      Excluir
  23. Rá! passei! Obrigado pelas dicas Fábio! Agora é partir pra 52

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Leandro, parabéns! Só para te animar, a 1Z0-052 é difícil, mas não tanto quanto a 1Z0-053... essa última é froid! rsrssrs

      []s

      Excluir
  24. Fabio, boa tarde.

    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo seu ótimo trabalho com o seu site, que me ajuda e muito.
    Agora estou com uma certa dúvida. Ainda não possou certificação Oracle, e estou estudando pra tirar a OCA, com base no 11g.
    Visto que agora no site oficial da Oracle as certificações parece ser feitas no 12c.
    Gostaria de saber se possui muita diferença. Se sim, seria legal você publicar em seu site nos explicando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, vc ainda pode tirar certificação no 10G, 11G ou 12c. Não recomendo 10G e ainda não conheço ninguém que já tenha migrado p/ 12c, portanto, a certificação 11G ainda será reconhecida por muitos anos.

      Se vc já estudou p/ 11G então aproveite e tire esta certificação primeiro e depois faça + 1 exame (de upgrade) p/ tirar a certificação do 12c, ok?

      Qto às diferenças, ainda não sei! Não tive tempo ainda de estudar o 12c e certificações desta nova versão!

      Excluir
  25. Olá Fábio, meu nome é Guilherme e venho acompanhando seu blog e seus treinamentos, mas nunca tive a oportunidade de participar, pois moro em brasília.

    Fábio, aqui em brasília está ruim a área de banco de dados em relação a escolas que ministram o SGBD ORACLE, por isso que estou recorrendo a você, pra poder me orientar, porque estou querendo muito tirar minha certificação OCA.

    Já li seu artigo dizendo onde estão os centros de treinamentos da oracle no Brasil,
    aqui tem um, mas o problema é que eles estão querendo arrancar o coração de uma vez com o valor exorbitante que estão cobrando.

    Pra você ter noção, cada módulo custa em torno de 4.000.

    Oracle Database: Introduction to SQL - 5D/40H - R$ 4.200,00
    Oracle Database: Program with PL/SQL - 5D/40H - R$ 4.200,00
    Oracle Database 11g: Administration Workshop I Ed 2 - 5D/40H - R$ 4.200,00
    Oracle Database 11g: Administration Workshop II Ed 2 - 5D/40H - R$ 4.200,00
    Oracle Database 11g: Backup and Recovery Workshop - 3D/24H - R$ 2.592,85
    Oracle Database 11g: Performance Tuning DBA Release 2 - 5D/40H - R$ 4.200,00

    OU SEJA, DÁ PRA TIRAR UMA PÓS COM ESSES VALORES.

    E tem uma escola que ministra um curso ORACLE 11G, custando 1.200, eles vão ensinar tudo assim, administração, PL/SQL, triggers, backup e tal, dando um total de 80h.

    Eai Fábio, oque você me indica PRA EU TIRAR A CERTIFICAÇÃO????

    Desde já, grande abraço.
    Att,
    Guilherme Lima Vilela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme. Procure por CTs que trabalham no programa WDP, pois atualmente o valor dos cursos que podem ser ministrados nestes CTs custam em média 1400 reais.

      O que eu te indico para a certificação? Eu não pagaria o valor exorbitante de 4000 reais para fazer um curso de SQL ou PL/SQL oficial Oracle, portanto, procure treinamentos não oficiais como aquele de 1200 que vc citou (se vc acha q o treinamento e a escola são bons)! Para ser OCP eu explico em artigos aqui do meu blog que vc precisa fazer apenas 1 curso oficial, portanto, sugiro fazer o Workshop I e o restante vc fazer cursos não oficiais ou estudar sozinho, ok?

      Se quiser aprender PL/SQL tenho vídeoaulas e em breve terei vídeoaulas também de SQL.

      []s

      Excluir
  26. Fabio, hoje verifiquei o conteúdo e vídeo... Excelente material!!!
    Parabéns pelo trabalho que vem fazendo.

    Abraço,
    Luiz Fernando.

    ResponderExcluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)