Social Icons

17 de ago. de 2012

Resumo GUOB TECH DAY 2012


Olá pessoal,
  
     Demorei um pouco para escrever sobre este assunto, mas eu não poderia deixar de escrever! Dia 11/08/2012 estive presente em um dos maiores eventos de tecnologia Oracle do Brasil, o GUOB TECH DAY 2012, organizado pelo Grupo de Usuários de Tecnologia Oracle do Brasil (GUOB) e que foi realizado no Blue Tree Hotel Morumbi.

                              
     O GUOB TECH DAY teve sua 1º edição em 2010, evento em que eu também estive presente. Neste ano (2012), tivemos a 3º edição do evento, que foi um sucesso! Estavam presentes palestrantes renomados no mundo Oracle, tais como Tom Kyte, Graham Wood, Andrew Holdsworth, Dimitri Gielies, Craig Shallahamer, Bruno Souza, Dana Singleterry e Francisco Munoz Alvarez. O evento teve como características principais:
         - 14 Palestrantes;
         -  4 salas simultâneas;
         -  26 palestras (37% mais conteúdo que 2011);
         -  356 Participantes inscritos;
         -  14 Estados Brasileiros representados;
         -  7 Patrocinadores.

     Seguem abaixo algumas fotos deste evento:

Abertura do evento, por Francisco M. Alvarez
Palestra The Best Way apresentada por Tom Kyte

Fernando Franquini (Capin, Blog CertificacaoBD) e eu

Eu e o mestre Tom Kyte

Eu, Willians (GPO), Thomas Glufke, Victor Armbrust, Rodrigo Almeida e Roberto Macabelly
     
     Eu cheguei no evento por volta das 7:50h, o cadastramento foi rápido e estava tudo muito bem organizado! Encontrei por lá diversos nomes conhecidos da comunidade Oracle, tais como Rodrigo Almeida, David Siqueira, o pessoal do GPO, Thomas Glufke e o pessoal do blog CertificaçãoBD. Por motivos particulares eu não pude ficar até o final do evento, mas estive presente em 3 palestras: The Best Way (Tom Kyte), Performance Tuning Data Warehouse (Real Performance World) e The Average Deception (Craig A. Shallahamer), entre as quais achei fantástica a Performance Tuning Data Warehouse, que foi apresentada simultâneamente por 3 palestrantes: Tom Kyte, Graham Wood e Andrew Holdsworth. Nessa palestra eles mostraram em tempo real como otimizar cargas de dados e leituras em sistemas OLAP e deram muitas dicas, entre as quais irei repassar 5 delas abaixo:
   
          1- Sistemas OLAP geralmente consomem muita CPU, avalie a quantidade de CPUs que você tem em seu servidor. Muitas vezes o gargalo é a CPU e não memória ou I/O;

          2- Um bom sistema tem a média de 5ms por I/O;

          3- Compressão pode reduzir I/O e economizar memória, mas consome mais CPU;

          4- Flash Cache é bom, mas não tanto o quanto você pensa;

          5- SQL Loader era uma ótima tecnologia para efetuar carga de dados. Hoje prefira a criação de tabelas externas + paralelismo + hint APPEND. O ganho de performance aplicando parelismo com a carga de dados a partir de tabelas externas é surpreendente!

     Durante o evento, ocorreram pausas para 2 coffee-breaks. Como tive que sair mais cedo, só participei do 1º, que por sinal, estava muito bom! As palestras internacionais tiveram tradução simultânea através de rádios individuais com 4 canais, onde cada canal sintonizava a tradução de uma palestra. O evento disponibilizou internet wi-fi para os participantes e as salas eram grandes e climatizadas. Sinceramente, o evento foi show de bola!

      Parabenizo o presidente do GUOB Eduardo Hahn pelo sucesso do evento e pela divulgação do meu trabalho, ao final do evento, onde foram sorteados 2 vouchers para vídeoaulas FABIOPRADO.NET: 1 vídeoaula PL/SQL Essentials e outra de SQL Tuning. Seguem abaixo as fotos dos ganhadores:


Craig A. S. entregando voucher p/ 1 dos ganhadores
Eduardo H., ganhador de 1 voucher e Rodrigo Almeida









  Bom pessoal, por hoje é só! Se tiverem oportunidade, não percam o GUOB TECH DAY do próximo ano. Eu recomendo!

[]s

0 comments:

Postar um comentário

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)