Social Icons

30 de mai. de 2013

Vídeo sobre a Carreira de um DBA


Olá pessoal,

     No post de hoje vou compartilhar com vocês um vídeo de 1 hora e 37 minutos que gravei hoje mesmo e que comento vários assuntos relacionados à carreira de um DBA, tais como: 
          - O que é e o que faz um DBA?
          - Por que as empresas precisam de um DBA?
          - O mercado de trabalho e a carreira de um DBA.
          - Como me tornar um DBA?
          - Por que Oracle Database?
          - Dicas gerais para a sua carreira.

     Essa apresentação corresponde à palestra A CARREIRA DE UM DBA que você encontrará na página Palestras/Workshops deste blog e que você poderá levar para a sua Faculdade, Universidade ou grupo de alunos entrando em contato comigo. O interessado não terá custo algum (na cidade de São Paulo), mas deverá fornecer toda a infra-estrutura necessária para a realização da palestra.

     A apresentação tem como base vários artigos que publiquei em meu blog, pesquisas que fiz na área e também minha experiência profissional. 




  Por hoje é só!

[]s

45 comments:

  1. Muito obrigado pela ótima apresentação!!

    abraços,
    Charles Nishiyama

    ResponderExcluir
  2. boa noite Fabio......

    gostei muito da apresentação. Achei muito didático, fácil entendimento e gostei também das dicas finais. O que mias quero é estudar muito e crescer profissionalmente.

    Sempre que posso leio seus artigos.

    obrigada,
    Deyse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Deyse, q bom q vc gostou! Boa sorte p/ vc!
      []s

      Excluir
  3. Ótima iniciativa, Fábio!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Parabens pela presentacao. Muito boa e esclarecedora!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Fábio, ótima apresentação...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela apresentação Fábio!
    Além de esclarecedor foi muito motivante!

    Abraço,

    Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, que bom que foi esclarecedor. O feedback de vcs leitores do meu blog é muito importante p/ eu saber se estou indo no caminho certo!

      []s

      Excluir
  7. Oi Fábio, gostei bastante do vídeo, foi bastante esclarecedor. Porém ainda restaram algumas dúvidas. Nunca vi vagas para estágio em DBA, são extremamente raras, né? Seria mais fácil ingressar na área de TI como analista e posteriormente procurar alguma coisa como DBA Junior, ou insistir no estágio de DBA para ingressar logo na área e adquirir experiência? E como faço para ser autodidata para ter a certificação OCA? Poderia, por favor, indicar materiais para estudo? E a última dúvida: Tatuagens são muito prejudiciais para os DBAs? Serei prejudicada por portar tatuagens? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samantha, realmente vc encontrará poucas vagas de DBA para estágio ou júnior! Eu acho mais fácil começar como programador/desenvolvedor e depois tentar "virar DBA".

      Para quem está começando, não conhece quase nada sobre BD acho que é bem difícil estudar por conta, sem fazer nenhum curso! De todo modo, os materiais para estudo eu indico nos artigos sobre certificação deste blog, ok?

      Quanto às tatuagens, eu não acho que seja prejudicial, se ela for discreta! Talvez vc tenha problemas em alguma empresa se ela for bastante visível ou muito escandalosa, no contrário, acho que não!

      []s

      Excluir
  8. Fabio, Bom Dia
    Parabéns pelo blog, seus videos são muito bons, abordam muito bem o assunto.
    Obrigado!

    ResponderExcluir


  9. Oi Fábio, gostei muito do vídeo, mas fiquei com uma dúvida. Gostaria de saber sobre pós-graduação em administração de banco de dados (Oracle)... o que vc poderia me dizer sobre esse curso em matéria de conhecimento que se adquire e mercado? Desde já agradeço e aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, em São Paulo conheço gente que fez os cursos de pós em Bancos de Dados na Veris IBTA e na FIAP. Ouço falar muito bem destes cursos. Se vc já trabalha na área de TI, vc quer fazer uma pós e quer ser DBA, eu recomendo, pois os cursos são bem completos. Eu só não recomendo para iniciantes, para quem ainda não tem experiência na área!

      []s

      Excluir
    2. Por que vc não recomendaria para iniciante?

      Excluir
    3. Simone, a sua pergunta está incompleta... pq eu não recomendaria o quê?

      Se vc quis dizer pq eu não recomendo a um iniciante tentar começar DBA, eu explico isso em um slide em que eu falo sobre vantagens e desvantagens de ser DBA. Uma desvantagem é que existem poucas vagas para esta profissão em relação a outras profissões na área de TI, ok? É mais fácil começar como Desenvolvedor, por exemplo, pois existem muito mais vagas disponíveis para esta profissão, além disso, os requisitos normalmente são mais leves!

      []s

      Excluir
  10. Ola, Fábio.

    Vi logo no início que você falou que começou como desenvolvedor de bd. Sou Técnico de Informática e o que mais me encantou no curso foi as criações/desenvolvimento de banco de dados, como vc citou (consultas, funções, triggers). Estou pensando seguir carreira nessa área e já li vários de seus artigos.

    Gostaria de saber se, segundo sua opinião, as empresas contratam desenvolvedores para bd, sem serem DBAs mesmo que juniors. Dessa forma poderia começar a trabalhar na área antes de me tornar um DBA.

    Grato.
    Rio G S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, eu comecei como Desenvolvedor de sistemas, e não especificamente Desenvolvedor de BD. Não é muito fácil vc encontrar uma vaga em que vc só irá ficar criando/desenvolvendo objetos dentro do BD, mas sim é possível. Eu já tive alunos que só faziam isso!

      Para facilitar acho que seria mais fácil vc começar como Desenvolvedor PL/SQL!

      []s

      Excluir
  11. Já realizei em 2012 os seguintes Cursos: (pagos pela empresa)

    • Oracle Database 11g: Introduction to SQL
    • Oracle Database 11g: Administration Workshop I
    • Oracle Database 11g: Administration Workshop II


    Poém ainda NÃO fiz os Exames:

    • 1Z0-051
    • 1Z0-052
    • 1Z0-053

    Desde então NÃO trabalho exclusivamente como DBA, faço apenas pequenas tarefas e outras varias de TI.

    Estava pensando em fazer um MBA EM GESTÃO DE BANCO DE DADOS ORACLE (investimento próprio) e somente depois fazer os EXAMES.

    Você acha que este é o melhor caminho? Devo ainda insistir nesta carreira?

    Ou apenas comprar um desses livros preparatórios no mercado, estudar e fazer os exames?

    Gostaria de uma opinião pois ando bem desmotivado por fazer muitas especialidades de TI e não ser especialista em nada.

    ResponderExcluir
  12. Mr. Penguim,
    Eu aconselho vc a fazer os exames, tirar no mínimo a certificação OCA e procurar trabalho na área. Somente depois de entrar na área é que eu faria uma pós ou MBA em BD.

    É bom saber de tudo um pouco, mas na minha opinião acho que é mais fácil a gente conseguir se destacar quando somos especialistas em algo!

    []s

    ResponderExcluir
  13. Fabio, primeiramente parabéns pelo vídeo e pelos posts aqui no blog, estão me ajudando muito. Eu pretendo ingressar na área de TI agora, e estou começando do zero, então tenho algumas duvidas:

    Como já tenho 26 anos e não tenho experiencia na área, nem certificações, um intercambio serio um bom diferencial? Ou valeria mais a pena investir esse tempo e dinheiro em certificações aqui no Brasil mesmo.

    E se a faculdade tem muito peso, por exemplo o nome ou se o curso for EAD.


    Acho que eh isso e mais uma vez agradeço por todo o material aqui disponibilizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, eu acho que o intercâmbio seria um bom investimento após fazer uma graduação ou certificações. Qto ao nome de faculdades, sugiro que vc faça uma pesquisa no google e encontre algum artigo já pronto sobre o assunto.

      []s

      Excluir
  14. Boa tarde Fabio,

    parabens pelo blog e informacoes extremamente uteis para nos que tem interesse na carreira de dba.

    gostaria de lhe perguntar se existe muitas vagas para dba home office? se é uma opcao de trabalho ou nao.

    e também; assim como o amigo Bruno, estou iniciando na carreira de banco de dados, apesar de ter uma experiencia de 6 anos em ti; sendo assim tenho uma outra pergunta: a partir do inicio do curso de formacao dba oracle; em qual modulo ja poderei ter uma bagagem de conhecimento para ingressar na area? apos o primeiro modulo ja terei conhecimento suficiente para trabalhar como analista de dados?

    muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, primeiramente obrigado pelos comentários.

      Qto às vagas para DBA home office, já ouvi falar que existem, mas acho que são poucas, por este motivo eu não contaria com elas!

      Em 2015 comercializarei um pacote para formação DBA que terá 4 cursos: SQL + ADM I + ADM II + PL/SQL. Ao finalizar o 2º vc já teria conhecimentos básicos para iniciar como DBA.

      Qto à sua pergunta como Analista de Dados, antes de responder esta pergunta, defina para mim o que vc entende sobre esta profissão?

      []s

      Excluir
    2. vamos la,

      me corrija caso estiver errado; acredito eu que dba seja o top da carreira de banco de dados, ok?
      e analista de banco de dados seja o cargo inicial; seria isso mesmo ou estou errado?

      quanto aos cursos, nao entendi sua resposta mto bem.
      ao concluir o 2º modulo? adm I ou ADM II?
      pela ordem que colocou, deduzi adm I como o 2º modulo

      obrigado fabio

      Excluir
    3. DBA e Analista de Dados são profissões bem distintas. Algumas empresas contratam DBAs como Analistas de Bancos de Dados, mas me parece que essa é apenas uma forma de dar um nome diferente para a profissão tentando pagar menos ao profissional contratado.

      Qto aos cursos, vc está certo, eu quis me referir ao ADM I, ok?

      []s

      Excluir
    4. ok Fabio, esclareceu minhas duvidas..

      muito obrigado e novamente parabens pelo blog

      Excluir
    5. Fabio, boa tarde.

      Tenho interesse em participar deste pacote.

      Como eu faço? não achei no blog!

      Obrigado. Abraço

      Excluir
    6. Bruno, eu ainda não lancei a venda do pacote. Estou na fase de gravação dos vídeos e pretendo já disponibilizá-lo para venda no mês 01 ou 02 de 2015, ok?

      Cadastre seu e-mail no quadro "Inscrição gratuita" que você será avisado quando tudo estiver pronto. Os 100 compradores terão desconto de 50%.

      []s

      Excluir
  15. boa tarde fabio

    me matriculei na formacao oracle; porem estou com uma duvida, referente a pos graduacao..

    no ibta tem mba em banco de dados oracle;

    este curso seria importante para a carreira ou seria melhor fazer outra mba, ja que farei a formacao oracle completa.. (4 modulos)?

    obrigado

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Fábio,

    Parabéns pelo seu Blog, pois tem muito conteúdo que nos auxilia e explica bem sobre a carreira do DBA.

    Eu formei recentemente na área de Analise de Sistemas, más atualmente estou desempregado.
    A experiencia que tive na área foi quando fiz estágio em Programação .NET, mas dentro da empresa a parte que mais me interessou foi sobre banco de dados onde utilizei Views, Stored Procedures e testes em bancos.

    Estou buscando oportunidades na área como Trainee ou Junior, que trabalhem com Banco de dados e gostaria de algumas dicas de onde começar a me desenvolver e ter um diferencial na hora de uma entrevista.

    muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Felipe,

      Já que você gostou da parte de BD, vc já pensou em trabalhar como Desenvolvedor PL/SQL? Pesquise no site Adzuna pela palavra pl/sql. Fiz isso agora e encontrei 912 vagas. Para os alunos que adquirem meus treinamentos, eu estou dando uma orientação profissional, mas você pode obter uma ajuda através de alguns cursos gratuitos que você irá encontrar no site www.ev.gov.br. Lá tem cursos para te ajudar a fazer um bom CV e até mesmo como se portar em uma entrevista.

      []s

      Excluir
  17. Olá Fábio estou com 40 anos e penso em fazer faculdade de DBA na Bandtec, conhece essa faculdade? ainda vale a pena investir nessa área na minha idade?
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dino, já respondi perguntas similares a essa no post http://www.fabioprado.net/2012/08/a-carreira-de-um-dba-requisitos.html. De qq forma, responderei aqui a opinião: acho que idade não é um empecilho se vc tem conhecimentos e está decidido a entrar na profissão. Quanto à Bandtec, não conheço!
      []s

      Excluir
  18. olá , estou querendo parti pra essa área.
    Porém estou cursando TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
    Qual rumo devo tomar após essa faculdade para que eu me torne um DBA?
    OBRIGADO VALEU!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo o que eu poderia lhe falar você vai encontrar a respostas nos posts do link: http://www.fabioprado.net/p/quero-ser-dba.html.

      []s

      Excluir
  19. Boa tarde Fabio, tudo bem? Espero que sim.
    Meu caro assisti um vídeo sobre a carreira de DBA gostei muito. Tenho uma dúvida e gostaria de sua ajuda.
    Eu cursava Ciência da Computação, mas eu ganhei uma bolsa 100% no curso de Redes de Computadores, como eu já trabalhava na área de suporte, optei por trancar CC e fazer Redes. Pois bem, me formei em Redes. Mas sempre gostei de Banco de Dados e Desenvolvimento. Sempre sonhei em trabalhar como DBA. Quero me dedicar nessa carreira e minha dúvida é: posso estudar MUITO desenvolvimento/programação e depois focar para a área de Banco de Dados, tendo conhecimento prévio em desenvolvimento ajuda muito um DBA, ou não necessidade, eu posso me dedicar 100% no Banco de Dados que será o suficiente?

    Desde já te agradeço por compartilhar seus conhecimentos.

    Atenciosamente;
    Arnaldo Nascimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Arnaldo,

      Estudar desenvolvimento irá te ajudar sim, pois vc irá mexer com BD, mas de uma forma bem superficial. Se vc for começar na área de TI sugiro começar com um cargo por exemplo de Programador PL/SQL para depois você tentar carreira como DBA, pois existem menos vagas para DBA do que para Desenvolvedor. Se você já trabalha na área de TI com redes, por exemplo, aí sugiro você já focar direto na Carreira de DBA e não ficar dando muitas voltas, afinal você já tem um emprego na área de TI, ok?
      []s

      Excluir
    2. Ok professor, muito obrigado pelo retorno e pelas dicas. Sim já atuo na área de TI, vou estudar antes PL/SQL para adquirir um conhecimento desta linguagem e já vou mergulhar DBA.

      Mais uma vez obrigado. E Sucesso!

      Excluir
  20. Olá Fábio, parabéns pelo material.
    Tenho 15 anos de experiência em tecnologia, a 8 anos atuo com infraestrutura.
    Estou buscando mudar meu foco para BD.
    Tenho conhecimento avançado em Oracle, mas não tenho certificação.
    Qual a melhor maneira de me certificar? A OCA é a melhor pra iniciar? Você sabe o custo pra isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, obrigado pelo feedback. Sugiro que vocë assista os videos e leia os artigos da categoria Certificacao em meu blog (http://www.fabioprado.net/search/label/Certifica%C3%A7%C3%A3o). Está tudo bem explicado nos posts de lá, e qq duvida adicional deixe um comentario no artigo relacionado, ok?
      []s

      Excluir
  21. Fabio Muito bom cara ! assisti a sua video aula a respeito de oque preciso para me tronar um DBA, e foi bastante esclarecedora para mim que quero começar nesta área. Vou iniciar um curso de Graduação (de 2 anos e 6 meses) em Banco de Dados, em São Paulo, e acredito que seria muito interessante uma palestra sua para abrir a mente dos outros alunos.
    Muito obrigado cara
    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback Leonardo. Se fizerem o convite para ir lá na Faculdade eu vou sim!

      []s

      Excluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)