Social Icons

21 de mai. de 2013

Obtendo a Certificação Oracle Database 11g: Performance Tuning



     Olá pessoal, hoje é um dia muito especial para mim. Sabem porque? Passei no exame 1Z0-054 da Oracle com score de 98% (ver imagem 01), ou seja, das 85 questões que tinham no exame para serem respondidas em até 135 minutos, eu errei apenas 1, que era sobre o SQL Performance Analyzer (assunto que eu farei questão de escrever um artigo no próximo mês para me aprofundar nos detalhes e obter o conhecimento que me faltou no exame). Essa foi a maior nota que eu já tirei em todos os exames de certificações que eu fiz até hoje, e por este motivo, é que estou muito contente! Agora, com a aprovação neste exame, tenho mais uma certificação, a Oracle Database 11g Performance Tuning Certified Expert. 


Imagem 01 - My 1Z0-054 Exam Score Report 


     Aproveito o post para dar algumas dicas a quem também pretende obter esta certificação e que também irá passar pelo exame 1Z0-054.  Apesar de eu ter conseguido uma boa pontuação neste exame, meu caminho para atingir tal resultado não foi curto e nem tampouco simples! Desde que comecei a dar aulas na empresa FABIOPRADO.NET, há 2 anos atrás, eu decidi me especializar em tuning e dediquei muito tempo de estudos para atingir esta meta (a certificação) e um objetivo maior: ministrar os melhores treinamentos de tuning em Bancos de Dados Oracle do Brasil.

     Na verdade, o início dessa especialização ocorreu antes mesmo de eu me tornar DBA, pois quando eu era Desenvolvedor, eu já tinha paixão por tuning e sempre estudava como desenvolver aplicações mais rápidas para usar tais conhecimentos no meu dia-a-dia. Quando me tornei DBA, em 2007, a primeira coisa que estudei a fundo foi a arquitetura do Oracle e logo em seguida já comecei a estudar Peformance Tuning no Oracle Database. Em 2008, comecei a colocar em prática meus conhecimentos iniciais de tuning para otimizar os Bancos de Dados da empresa em que trabalho e até hoje continuo fazendo isso! Ano passado (2012) eu tinha como objetivo tirar a certificação Oracle Database 11g Performance Tuning Certified Expert e iniciar treinamentos de Performance Tuning em seguida, mas em 12/2012 eu já tinha formado turma para este treinamento e ainda não me sentia totalmente preparado para fazer o exame 1Z0-054, portanto, fui prorrogando a data do exame até a data de hoje. Durante esse tempo, estudei de cabo a rabo o Livro Oracle Database 11g Performance Tuning Recipes (editora Apress, autores Sam R. Alapatti, Darl Kuhn, and Bill Padfield), diversos blogs que fui encontrando pelo google e principalmente a documentação online da Oracle Oracle Performance Tuning Guide.

   Para aqueles que desejam obter mais informações sobre a Certificação Oracle Database 11g: Performance Tuning, sugiro a leitura da página oficial da Oracle, que pode ser acessada clicando AQUI. Se você tiver dúvidas a respeito desta certificação, deixe um comentário neste post que eu responderei em seguida!


Com muita satisfação, por hoje é só!

[]s

20 comments:

  1. Muito obrigado Jairo, Camilla e Kairo. Jairo, mês que vem vc irá ver no treinamento "Performance Tuning for Oracle DBAs" bastante coisa sobre essa certificação!

    []s

    ResponderExcluir
  2. Muito bom !!! Ótima conquista! Parabéns! Merece!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Prof. Fábio. Isso mostra que trabalho e dedicação são contemplados com o reconhecimento dos esforços empreendidos. Nesse caso específico,com a obtenção de mais essa certificação.
    Mostra também que optei pela pessoa certa pra me espelhar.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigado Antonio, é um honra servir de espelho p/ alguém!
      []s

      Excluir
  4. Parabéns prof. Fábio!
    Esse certificado evidencia ainda mais o grande profissional que é!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oscar obrigado! Aproveito p/ parabenizar vc tbém pela criatividade do sobrenome que combina perfeitamente com o primeiro nome! kkkkkkkk

      Excluir
  5. opa, claro... já vamos pegar as dicas pra certificação rs

    ResponderExcluir
  6. Fábio, boa tarde e parabéns pela conquista!!!

    Estou finalizando os treinamentos oficiais Oracle 11g pela Ka Solution , uma pena que vc não está ministrando aulas lá......, mas tem gente boa lá nos instruindo.
    Queria uma dica para a 1º primeira certificação de OCA que vou fazer e depois OCP.

    Que dicas você poderia me dar para que eu me de bem nas provas.

    Grato,

    Edinaldo Borges
    Guarulhos SPO

    ResponderExcluir
  7. Fala Fábio, meus parabéns por mais essa conquista!!!
    Só uma dúvida!!! Qual é o material indicado para tirar essa certificação?

    Att,

    Wanderson Barrence

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanderson, obrigado!
      Para este exame vc não vai conseguir encontrar simulados "oficiais", portanto, sugiro que vc estude o "Oracle Performance Tuning Guide" e o livro que indiquei neste artigo + livro "Troubleshooting Oracle Performance" da Editora Apress + pesquise no google tudo o que você encontrar sobre os tópicos do exame!

      []s

      Excluir
  8. Qual exame é páreo para o Chael Sonnen da Penha? heheehe! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahaha, só o Anderson Silva me detém! Vou pegar seu endereço com o Igor e vou lá na sua casa te mostrar! rsrsrsrsrsrsrs

      Excluir
  9. Fabio, colocaram 2 aparentemente ótimos simulado para provas ORACLE 11g no site http://www.iheadgo.com

    Alguém aqui já conhecia esse site?

    Ricardo Andrei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, o que vc encontra neste site são dumps e não simulados. Dumps não são oficiais, podem ter erros e são ilegais. Simulados possuem melhor qualidade de conteúdo e sempre são vendidos. Os sites de dump normalmente começam dando o conteúdo e depois passam a vendê-lo.

      []s

      Excluir
    2. Fábio, parabéns pelo sucesso.
      Onde posso comprar ou adquirir simulados. E quais os primeiros passos para quem esta iniciando em Tuning?
      Obrigado.

      Excluir
    3. Olá Ivan, veja no post http://www.fabioprado.net/2014/01/ocaocp.html o que falo sobre simulados.

      Qto ao 1os passos para quem está iniciando em tuning, sugiro a leitura do artigo http://www.fabioprado.net/2014/04/o-que-e-tuning-como-tunar.html.

      []s

      Excluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)