Social Icons

4 de nov. de 2013

Novidades do Oracle Database 12c (Parte 3)



Olá pessoal,

     Dando continuidade aos artigos Novidades do Oracle Database 12c (Parte 1) e Novidades do Oracle Database 12c (Parte 2), hoje estou publicando o último artigo da série, onde irei comentar sobre diversos novos recursos do Oracle Database 12c, relacionados à segurança, armazenamento, manutenção do Banco de Dados, e outros mais específicos e de grande valia nesta nova versão do Oracle Database.
   
     Como foi dito nos artigos anteriores, a numeração dos itens seguirá a numeração do artigo anterior:

35- Manutenção assíncrona de índices globais ao executar DROP e TRUNCATE em tabelas particionadas
     Agora, ao executar as instruções DROP e TRUNCATE em partições de tabelas particionadas, a manutenção de índices globais é executada assincronamente, nos momentos de menor carga do BD, visando não impactar na indisponibilidade do índice e acelerar o seu processo de manutenção.

36- SecureFiles é o default para armazenamento LOB
     SecureFiles, criado no 11G p/ estender recursos (Criptografia, Compressão e Deduplicação) aos tipos de dados LOB, são o tipo de armazenamento default para campos do tipo LOB, no Oracle Database 12c.

37- Armazenamento somente de metadados em colunas com valor DEFAULT NULL
     No 12c, adicionar colunas que possuem o valor default igual a NULL, não requer mais que o valor NULL seja armazenado em todos os registros existentes da tabela. Essa mudança pode gerar uma grande economia de espaço físico de armazenamento.
   
38- Movimentação ONLINE de arquivos
     Até o 11G, renomear ou movimentar um datafile não era uma tarefa muito simples de se realizar (para mais detalhes consulte o artigo Renomeando datafiles em Oracle Database) e causava indisponibilidade dos dados armazenados nele. No 12c a tarefa ficou mais simples e pode ser realizada em modo ONLINE, ou seja, sem causar indisponibilidade dos dados. 

39- Oracle ASM Disk Scrubbing
     Este novo recurso é muito bom para quem utiliza armazenamento ASM e consiste em reparar  automaticamente corrompimentos lógicos em disk groups com redundância normal ou alta, permitindo melhoramentos na disponibilidade e confiabilidade dos dados.

40- Database Smart Flash Cache para múltiplos dispositivos flash
     No 12c, o recurso Smart Flash Cache (criado no 11G) permite utilizar múltiplos dispositivos flash sem a necessidade de utilizar um gerenciador de volumes. 

41- Integração com grupos de processadores do SO
     Este novo recurso é muito útil para a consolidação de BDs e pode ser configurado através do novo parâmetro chamado PROCESSOR_GROUP_NAME, utilizado para atribuir a uma instância de BD, um subconjunto de processadores do servidor. No Linux, este subconjunto pode ser criado através de um recurso chamado grupos de controle (cgroups). 

42- SQL Loader Express Mode
     O utilitário SQL Loader tem uma nova opção que não requer mais a criação de um arquivo de controle ao utilizar um arquivos de dados CSV. Isso facilita a utilização do utilitário, visto que, muitas vezes, é bastante trabalhoso criar um arquivo de controle.

43- Enterprise Manager Database Express
     O Enterprise Manager Database Express 12c substitui o Enterprise Manager Database Control das versões anteriores. Essa ferramenta web possui a vantagem de ser mais leve que a ferramenta das versões anteriores e não requer a instalação adicional de quaisquer componentes, tais como, JVM e um servidor de aplicação.

44- Spot ADDM
     Spot ADDM é um novo advisor que é automaticamente disparado ao encontrar problemas críticos de performance no BD, tais como, alta carga de CPU ou I/O. Este advisor tem como função notificar o DBA para que ele possa agir rapidamente e prevenir problemas maiores.
     
45- Queryable Patch Inventory
     Agora no 12c, para consultar quais patches foram instalados no BD, você pode usar a package DBMS_QOPATCH, ao invés do utilitário OPatch. Esta nova package facilita bastante uma pesquisa, para descobrirmos, por exemplo, se determinado patch foi instalado no BD.

46- Compressão de rede avançada
     Os novos parâmetros do Oracle Net Services, SQLNET_COMPRESSION e SQLNET.COMPRESSION_SCHEME_LIST, permitem compactar os dados trafegando entre cliente e servidor, no nível da conexão, de serviço ou do BD. Este novo recurso é ótimo para reduzir a latência na rede e otimizar a performance geral do tráfego de dados na rede.

47- Buffers de rede mais largos
     No 12c há suporte para pacotes de dados mais largos na camada de rede, permitindo optimizar a taxa de transferência de dados e melhor utilização da largura de banda da rede.

48- Multi-Process x Multi-Threaded Oracle
     O novo suporte multi-process multi-threaded usa múltiplos processos e múltiplas threads dentro de cada processo do SO, para melhorar a performance geral do BD e permitir um compartilhamento de recursos de sistema e processador mais eficientes.

49- Oracle Data Redaction
     Este novo recurso faz parte da option Oracle Advanced Security e permite esconder os dados de colunas sensíveis (tais como o número do cartão de crédito ou salário dos empregados), de usuários que possuem baixos privilégios para consultá-los. Para mais informações, leia Introduction to Oracle Data Redaction.

50- Arquitetura Multitenant
     Este é o grande novo recurso do Oracle Database 12c. Ele foi criado basicamente para permitir a consolidação de bancos de dados, criando múltiplos Bancos de Dados (PDBs) dentro de um BD container (CDB), e todos dentro da mesma instância. Para o Oracle Database este recurso significa uma grande revolução na forma de gerenciar os Bancos de Dados e eu acho fantástica essa mudança, mas uma arquitetura similar já existia há muito tempo em outros SGBDs, como por exemplo, no SQL Server. O ponto negativo do Oracle Database é que este recurso (free no SQL Server) é implementando como uma nova option (Oracle Multitenant) e a Oracle cobra caro para podermos utilizá-lo. Para mais informações leia Introduction to the Multitenant Architecture.


Bom pessoal, por hoje é só! 
Espero que os artigos desta série tenham cumprido a sua missão de passar uma visão geral de parte dos novos recursos do Oracle Database 12c. Qualquer dúvida, deixe um comentário!

[]s

3 comments:

  1. Muito bom Artigo, bem resumido e objetivo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse artigo, as 3 partes. Explica de forma sucinta e objetivas as novas features do 12c. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)