Social Icons

14 de nov. de 2013

Obtendo a certificação Oracle Certified Expert, Oracle Database 11g Release 2 SQL Tuning



Olá pessoal,
  
     Hoje foi mais um dia de alegria (e de alívio), pois acabei de passar no exame 1Z0-117 da Oracle, que me deu a certificação Oracle Certified Expert, Oracle Database 11g Release 2 SQL Tuning. Acredito que muita gente ainda não conheça esta certificação, pois ela é nova (se não me engano, foi lançada oficialmente em 04/2013), então vou comentar um pouco sobre ela neste artigo e dar algumas dicas para quem deseja se preparar para obtê-la.

     Tomei conhecimento da certificação Oracle Certified Expert, Oracle Database 11g Release 2 SQL Tuning em Dezembro de 2012, faltando poucos dias para terminar o período beta do exame 1Z1-117 (exames beta possuem o código 1Z1, exame oficiais possuem o código 1Z0).  Mesmo sem ter estudado, arrisquei e agendei o exame beta, pois ele tem a vantagem de ter um custo muito menor, e também conceder a certificação, caso sejamos aprovados. Resultado: não passei! Conclusão: É muito difícil passar em um exame sem estudar apropriadamente os seus tópicos! De qualquer forma, a experiência foi válida, pois o exame beta serviu para eu entender o que eu precisava estudar, e desde então, comecei a me preparar para fazer o mesmo exame novamente! Agora que fui aprovado, darei dicas para que aqueles que irão se preparar para obter a mesma certificação.

     Para ser aprovado no exame 1Z0-117, você tem que acertar 66% de 80 questões, que devem ser respondidas em até 150 minutos, ou seja, você tem em média apenas 112,5s (menos de 2 minutos) para ler e responder cada questão. Se você não se preparar previamente para o exame, este tempo será muito curto para você entender a questão e escolher a resposta. Na 1ª vez que fiz este exame, acabou o tempo e eu não consegui responder aprox. 15 questões. Nesta 2ª vez eu estava muito mais preparado, e até sobrou 33 minutos para eu revisar várias questões, portanto, a 1ª dica para quem vai fazer algum exame de certificação é: Cuidado com o tempo! Se você não estiver suficientemente preparado, ele poderá ser muito curto! Nesta 2ª vez que eu fiz o exame, eu senti que ainda não estava suficientemente preparado para ter uma boa aprovação no exame (na minha concepção, uma boa aprovação é quando temos um score de 80% ou mais), mas eu não aguentava esperar mais, pois além de querer ser um dos maiores especialistas em tuning de Oracle Database no Brasil, eu queria ter o privilégio de ser um dos primeiros brasileiros a obter esta certificação, e graças ao empenho em muitas horas de estudos, eu consegui (ver Imagem 01)! 


Imagem 01 - Score Report do exame 1Z0-117

Dicas para quem deseja se preparar para o exame 1Z0-117

     1- Estude muito bem os tópicos do exame, que você poderá encontrar no item Exam Topics do link Oracle Database 11g Release 2: SQL Tuning;

     2- Estude o guia Oracle Database Performance Tuning Guide 11G Release 2 (especialmente os capítulos 11 à 21);

     3- De um modo geral, você terá que ter os seguintes conhecimentos:
       - Saber analisar um plano de execução (através de EXPLAIN PLAN, AUTOTRACE, TKPROF);
       - Entender o que é o otimizador e conhecer as principais operações que ele pode executar;
       - Entender quais são os métodos de acesso e ligações;
       - Conhecer os tipos de índices e saber quando criá-los;
       - Conhecer hints e saber como e quando usá-los;
       - Entender o que são estatísticas, aprender a configurar e executar coletas de estatísticas (manuais ou automáticas);
       - Entender como funcionam as ferramentas de SQL Tuning Automáticas (SQL Tuning Advisor, SQL Access Advisor, SQL Plan Management);
       - Conhecer os parâmetros que influenciam no comportamento do otimizador;
       - Conhecer muito bem paralelismo e Automatic DOP;
       - Conhecer bem visões materializadas.

    Obtenha estes conhecimentos estudando o guia do item 2 e várias fontes que você pode encontrar na  Internet (pesquisando no google), como por exemplo, artigos do meu blog, e nos Links Favoritos do Fábio Prado. Segue abaixo uma relação de artigos em meu blog que podem te ajudar nestes estudos:
          - Hints, usar ou não usar, eis a questão!       
          - Coletando estatísticas para o otimizador de queries do Oracle
          - Paralelismo automático no Oracle Database 11G - Parte 1

     4- Normalmente indico estudar simulados para os exames de certificação, como por exemplo, os da Sybex ou Self-Test Software, mas como este exame é novo, não encontrei AINDA nenhum simulado oficial para o exame 1Z0-117. Você encontrará muitos dumps na Internet sobre ele, mas saiba que dumps não são confiáveis (contém muitas respostas erradas, quase nenhuma explicação e  possuem baixa qualidade) e são ilegais;

     Para aqueles que dispõem de tempo e recursos para participar de um treinamento, recomendo o treinamento de SQL Tuning em Bancos de Dados Oracle FABIOPRADO.NET. Na última turma que eu dei deste treinamento (em 10/2013), eu já havia feito várias mudanças no material para dar suporte ao exame 1Z0-117, como por exemplo, um mini-simulado para a certificação no final do treinamento e muitas dicas do que poderia cair no exame. Nas próximas turmas, o material passará por mais atualizações, que além de continuar preparando o profissional para o dia a dia, no trabalho de SQL Tuning, também tornará o treinamento mais atraente para aqueles que desejam obter a certificação!
  
  
Por hoje é só!

[]s
  

12 comments:

  1. Parabéns Fabio.

    Sempre tenho acompanhado seus posts, que são de ótima qualidade, mesmo pra quem ainda nao sabe muito sobre o Oracle, a sua linguagem ajuda.

    Parabéns meu caro..Sucesso Sempre

    Emerson Martins
    DBA Oracle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Emerson pelos comentários e por sempre contribuir com o blog!
      []s

      Excluir
  2. Parabéns Fábio.

    Espero em breve realizar o curso recomendado contigo para me preparar para o exame.

    Abraços;

    Carlos Rodrigues
    DBA Oracle

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Prof. Fábio! É mais uma conquista, fruto de muito esforço e dedicação...

    ResponderExcluir
  4. P A R A B É NS ! ! !
    SEMPRE FOCADO NO QUE QUER E SEMPRE INDO UM BUSCA !!

    SUCESSO SEMPRE !!!

    JEFFERSON PENTEADO

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo parabéns você é o cara.rs
    Abraço,

    Eliézio Mesquita

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelos comentários Eliézio, Jefferson e Antonio!

    ResponderExcluir
  7. Fabio, gostaria de saber quanto ao voucher para certificação Oracle, em caso de reprovação, na próxima prova tem algum desconto ou pode fazer a prova novamente sem nenhum custo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vander, onde vc conseguiu esse voucher? De vez em qdo a Oracle lança algumas campanhas em que você pode fazer o exame mais 1 x se vc for reprovado, mas nunca vi ganhar desconto em um próximo exame. Ao adquirir seu voucher, verifique isso com o fornecedor. Para acompanhar campanhas deste tipo (que são raras), acompanhe as informações do site Oracle Certification (http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=39).

      []s

      Excluir
  8. Boa noite, Fábio.

    Para obter a certificação de Tunning em 12c é necessário que eu já tenha quais certificações Oracle?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Welington, já q vc vai estudar Tuning, aprenda a escrever a palavra corretamente. O correto é TUNING, ok? A maior parte dos profissionais de TI escrevem errado mesmo (rsrsrs), mas um especialista em tuning não pode cometer este erro! Quanto à certificação, nada melhor do que olhar o próprio site da Oracle: https://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=654&get_params=p_id:152. Caso vc entre lá e não entenda algo, deixe aqui um novo comentário.

      []s

      Excluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)