Social Icons

25 de jan. de 2016

Livros para aprender Administração de Bancos de Dados Oracle



  
Olá pessoal,

     Atendendo ao pedido de vários leitores deste blog, no post de hoje vou compartilhar a lista de alguns livros que indico para aqueles que são autodidatas e querem aprender a administrar Bancos de Dados Oracle, ou para aqueles que já tem algum conhecimento (aprenderam na prática ou através de cursos) e querem se aprofundar no assunto.
   
     O 1º livro que eu recomendo para leitura é o Oracle Essentials, Oracle Database 12c, da Editora O´Reilly. Este livro está em sua 5ª edição, aborda a arquitetura do Banco de Dados, seus recursos, e funcionalidades, e tem uma organização muito clara que facilita o aprendizado. Ele é indicado para profissionais de qualquer nível (desde iniciante até avançado).
   
     Os autores do livro são profissionais que já trabalharam na Oracle Corporation e que escreveram-no com o objetivo principal de ajudar clientes e outros profissionais, a ter uma visão melhor do que é o Banco de Dados Oracle e outros produtos relacionados.





   O 2º livro que eu recomendo para leitura é o Pro Oracle Database 12c Administration, da Editora Apress. Recomendo este livro pelo fato dele abordar de uma forma bem didática os conceitos principais de Administração de Banco de Dados.
   
   O livro tem muitos scripts e é ótimo para entender o que é a arquitetura Multitenant, nova no Oracle 12c!







   O 3º livro que eu recomendo para leitura é o Expert Oracle Database Architecture, da Editora Apress. Recomendo fortemente a leitura deste livro, pois ele é muito esclarecedor, ótimo para tirar dúvidas de conceitos que você não conseguiu assimilar muito bem nos livros anteriores.
    
   2 pontos fortes deste livro: 
     - Um dos autores é o mestre Tom Kyte;
     - Foi publicado pela Editora Apress, minha editora favorita de livros sobre BDs Oracle (gosto muito do formato e conteúdo deles).

   O 4º livro que eu recomendo para leitura é o Oracle Core Essential Internals for DBAs and Developers, da Editora Apress. Este livro é ótimo para você se aprofundar nos conceitos mais profundos do BD Oracle, e foi escrito por Jonathan Lewis, um profissional e autor que "manja" muito de Oracle e Tuning! 

   ATENÇÃO: Este livro tem conteúdo avançado! Não leia-o se você é iniciante ou não tem bons conhecimentos em BDs Oracle.


   
     Bom pessoal, espero que as indicações sejam úteis! Utilizei todos estes livros (e outras fontes) como referência para montar o treinamento em videoaulas Administrando Bancos de Dados Oracle. Se você quiser aprender a administrar Bancos de Dados Oracle, de uma forma bem rápida, didática, objetiva e efetiva, participe deste treinamento! Você não irá se arrepender! 

[]s
  

10 comments:

  1. Parabéns pelo post. Eu já tenho o segundo livro e pretendo adquirir outros.

    ResponderExcluir
  2. Ola Fabio, poderia me ajudar com umas indicações? Quais livros vc recomenda para aprender sobre perfomance tunning de oracle do 11g ao 12c? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, segue o link do post que escrevi indicando livros para aprender Performance Tuning em Oracle DB: http://www.fabioprado.net/2017/02/livros-para-aprender-oracle-database.html
      []s

      Excluir
  3. Fabio, Pode indicar algum livro em português?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não porque todos que li foram em inglês. Não posso indicar algo que não conheço, ok?
      []s

      Excluir
  4. Bom dia, Fábio!
    Vc acha que ainda vale a pena lê-los ou estão muito desatualizados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Falção,
      Recomendo sim a leitura destes livros, porém na sua última edição. O livro 2, por exemplo, fazendo uma pesquisa rápida aqui no google, encontrei sua 3a edição, já no Oracle 18c: https://www.apress.com/gp/book/9781484244234

      Excluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)