Social Icons

23 de dez. de 2016

O que é o Oracle Enterprise Manager? Ele é pago ou gratuito?



Olá pessoal,

     No artigo de hoje vou falar um pouco o Oracle Enterprise Manager, suas principais características, edições e versões, e responderei uma dúvida muito comum que vejo na Comunidade Oracle: Ele é pago ou gratuito?

     O Oracle Enterprise Manager (OEM) é um software com interface web que surgiu junto com a versão 9i do Oracle Database (2001), e que permite, em sua edição principal, gerenciar software e hardware produzidos pela Oracle Corporation (como por exemplo, o Oracle Database), e alguns sistemas não-Oracle. O OEM, em sua edição atualmente chamada "Cloud Control", é uma ferramenta bem completa e poderosa, que permite gerenciar praticamente todo o seu ambiente de TI (se ele for Oracle Compliance), começando pelo nível de hardware, passando pelo SO e Middleware, e chegando até o nível do Banco de Dados.


     Desde o seu lançamento, o OEM é distribuído em 2 edições: 

1- Database Control (até o 11G) ou Database Express (a partir do 12c)

     O OEM Database Control e o OEM Database Express possuem a característica principal de normalmente serem instalados junto com o Oracle Database, e permitem monitorar ou administrar uma única instância ou cluster de banco de dados. O 2º (Database Express) nada mais é do que uma evolução do 1º (Database Control)que mudou de nome para ressaltar que é uma versão mais leve do software.

     Características principais de cada versão:

          a) Database Control:
               - Pode ser instalado via utilitários DBCA, DBUA ou EMCA.
               - Para usá-lo, o processo dbconsole (gerenciado através do utilitário emctl) deve estar no ar. Para acessá-lo deve-se digitar no seu navegador um endereço similar à: https://hostname:portnumber/em; onde hostname é o nome da máquina servidora, e a porta padrão é 1158;
               - É acessível aos usuários que contém os privilégios da role SELECT_CATALOG_ROLE.

          b) Database Express (EM Express):
               - Similar ao Database Control do 11g, com 2 diferenças principais: suporte alinhado às features do 12c e inexistência do processo dbconsole, o que deixou a ferramenta mais leve;
               - É acessível aos usuários que contém no mínimo os privilégios da role EM_EXPRESS_BASIC. Para acesso total, é necessário ter os privilégios da role EM_EXPRESS_ALL.


2- Grid Control (até o 11G) ou Cloud Control (a partir do 12c)

     O Grid Control e o Cloud Control são as versões do OEM que permitem você gerenciar todo o seu ambiente Oracle, incluindo múltiplos alvos que podem ser: instâncias, bancos de dados, hosts, middleware etc. O 2º (Cloud Control) é uma evolução do 1º (Grid Control), que mudou de nome por motivos comerciais para popularizar o produto, ressaltando que ele fornece suporte aos ambientes de Cloud Computing da Oracle. Diferentemente do Database Control e Database Express, é recomendável que você instale e configure o Grid Control ou Cloud Control em um hardware separado dos alvos.

     Características principais de cada versão:

              a) Grid Control                  
               - Possui 3 componentes principais: Oracle Management Service (OMS), que é um servidor de aplicação e cérebro do sistema; Oracle Management Agent, que é um pequeno software cliente distribuído em cada host monitorado, para coleta de informações; e o Oracle Management Repository, que é o banco de dados do sistema; 
   
              b) Cloud Control
               - Evolução do Grid Control que possui praticamente os mesmos componentes do primeiro. A diferença principal é que ele suporta as novas features do Oracle Database 12c.


O OEM é gratuito para uso comercial?

          Essa é uma dúvida muito comum no mundo Oracle. Grande parte dos meus alunos acham que não podem usar o OEM porque não possuem licença de uso, e vejo muita gente na comunidade Oracle com a mesma dúvida: o OEM é free ou não? Resposta: Sim, é free, mas nem tudo! Como assim nem tudo? Em geral, a documentação da Oracle não é muito clara sobre o licenciamento dos seus produtos, por isso há muitos mitos e entendimentos incorretos sobre este assunto. Na documentação online Enterprise Manager Licensing Information User Manual do OEM 13c (última versão deste software) encontrei a seguinte frase: 

"The base installation of Enterprise Manager Cloud Control 13c includes several features free of charge with the purchase of any Oracle software license or Support contract."

    O que isso significa? Significa que para utilizar as funcionalidades "base" do OEM você só precisa ter adquirido previamente a licença de qualquer software ou contrato de suporte Oracle. Para ver uma lista completa das funcionalidades base, acesse este link. Para ver uma lista completa das funcionalidades estendidas que só podem ser utilizadas após o licenciamento adicional de options, management packs, management plug-ins etc, acesse este link

     É importante ressaltar que, de um modo geral, independentemente da versão ou edição do OEM, você poderá utilizar as suas funcionalidades básicas de monitoramento e administração de Banco de Dados (e demais tipos de alvos). Tenha cuidado com as funcionalidades que dependem de licenciamento adicional de options, como por exemplo, a geração de um AWR Report (que depende do licenciamento da option Tuning Pack, que por sua vez, depende do licenciamento prévio da option Diagnostics Pack). Dentro do OEM essas funcionalidades estão bem fáceis de serem utilizadas, e muitos as utilizam sem ter conhecimento do licenciamento que elas implicam.

     Felizmente a partir do OEM Cloud Control 12c é possível desabilitar o uso de muitas funcionalidades que você não possui licenciamento. Para mais informações consulte o link Enabling and Disabling the Oracle Enterprise Manager Packs.

Imagem 01 - Habilitando/Desabilitando Management Packs no OEM Cloud Control 12c


CONCLUSÃO

     De um modo geral eu recomendo o uso do OEM Cloud Control 13c (última versão do produto), pois ele é uma ferramenta poderosa, intuitiva e que possui muitas funcionalidades para nos ajudar a monitorar e gerenciar Bancos de Dados Oracle. O uso de suas principais funcionalidades é free, portanto, você não precisa pagar para usar as suas funcionalidades básicas se você tiver licenciamento daquilo que está sendo gerenciado. Preocupe-se apenas em não usar aquilo que exige licenciamento adicional, e que você poderá descobrir pesquisando nos links que eu passei ao longo do artigo.  

Dica Final: Se você for usar o OEM Grid Control ou Cloud Control, faça a instalação deles em uma máquina separada de todos os seus alvos, tanto o "Oracle Management Service" (servidor de aplicação do ambiente OEM), quanto o "Oracle Management Repository" (banco de dados que contém as informações de gerenciamento do ambiente OEM)

Importante: Não é necessário licenciar o Banco de Dados do "Oracle Management Repository" se ele for utilizado somente para esta finalidade.
 
 
    Você gostou ou ainda tem alguma dúvida sobre o assunto deste artigo? Se sim, por favor deixe um comentário!

[]s


Referências:
   - Is Oracle Enterprise Manager (OEM) Free?
 

6 comments:

  1. Boa noite Fábio,

    Sobre a questão do licenciamento do DB do Oracle Management Repository, conseguiu encontrar alguma nota ou whitepapper em que ele deixa bem claro que esse DB o não precisa ser licenciado?

    Fiz várias pesquisas e só consegui achar uma breve descrição (https://docs.oracle.com/cd/E11857_01/license.111/e11987/overview.htm)

    Desde já obrigado pela ajuda e parabéns pelo ótimo artigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Veja o que está escrito no doc "Oracle® Database Licensing Information User Manual
      12c Release 1 (12.1)"(https://docs.oracle.com/cd/E55822_01/DBLIC/E49208-16.pdf):

      Infrastructure Repository Databases
      A separate single instance Oracle Database can be installed and used as an infrastructure repository for RMAN, Oracle Enterprise Manager Cloud Control, Automatic Workload Repository (AWR) Warehouse, Global Data Services Catalog, and
      Grid Infrastructure Management Repository without additional license requirements, provided that all the targets are correctly licensed. It may not be used or deployed for
      other uses.

      OK?

      Excluir
    2. Show de bola Fábio, bem explicado essa parte do doc. Vou guardar esse PDF como evidência, rs...

      Mais uma vez ótimo artigo e obrigado pela ajuda.

      Excluir
    3. De nada, se precisar, é só perguntar!
      []s

      Excluir
  2. Muito bom, me ajudou muito diferenciar o que posso utilizar. Obrigado !

    ResponderExcluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)