Social Icons

10 de jan. de 2019

Certificações OCA/OCP Database, quais são as novidades em 2019?




EM MEADOS DE 2019 OCORRERAM DIVERSAS MUDANÇAS NAS CERTIFICAÇÕES DA ORACLE, PORTANTO, ESTE ARTIGO FICOU OBSOLETO. SUGIRO VER O VÍDEO DO POST Vídeo e arquivos do Webinário Beneficente "Como Obter a sua Certificação em Banco de Dados Oracle"

Olá pessoal,

   O ano começou, muitos já estão planejando a sua carreira para o ano que está por vir, e consequentemente, muitos começam a planejar quais certificações obter em 2019. Nesses primeiros dias do ano recebi mensagens com dúvidas de vários colegas e leitores deste blog sobre as certificações OCA/OCP, que acredito serem dúvidas gerais, e por este motivo, pretendo esclarecer as principais delas aqui neste post, em forma de perguntas e respostas, começando pelas dúvidas mais básicas, e por fim, comentando sobre algumas mudanças que ocorreram nos últimos 2 anos.

1- Em qual versão do Banco de Dados eu devo obter a OCA/OCP?
R.: Considerando que na data de publicação deste artigo a Oracle está certificando profissionais OCA/OCP Database nas versões 11G, 12c e 12c R2, sugiro que você escolha sempre a última versão, neste caso, a 12c R2. Escolha versões anteriores apenas se você já trabalha com uma delas, como por exemplo a 11G, e não se sente seguro ou não tem tempo para estudar a última versão. Ainda assim, sugiro que você pense melhor e escolha a última versão para que você tenha a oportunidade de obter novos conhecimentos e não se prenda ao que ficará obsoleto mais rapidamente.

2- Quantos exames preciso fazer para obter a certificação OCA 12c R2?
R.: Apenas 2 exames. O 1º deles você poderá, atualmente, escolher 1 entre 4 opções (ver Imagem 01). Sugiro escolher o exame 1Z0-071 (ao se inscrever no curso Aprendendo SQL com suporte você ganha um simulado com 100 perguntas e respostas preparatórias para este exame), pois ele é o único que também te dá outra certificação. Falo mais sobre ele no artigo Nova certificação OCA/OCP em SQL e PL/SQL + exames retirados 1Z0-047 e 1Z0-117, e a Oracle também fala sobre isso no artigo Make Every Exam Count - Take the SQL Exam That Gives You OCA Certification. O 2º exame é o 1Z0-072. Para mais informações sobre a certificação OCA Database acesse ESTE LINK

Imagem 01 - Opções disponíveis para você fazer como 1º exame da certificação OCA

3- Quantos exames preciso fazer obter a certificação OCP 12c R2?
R.: A certificação OCP é uma extensão da certificação OCA, portanto, após obter a certificação OCA, você terá que atender mais 3 requisitos para obter a OCP: participar de um dos cursos oficiais Oracle contidos na lista da Imagem 02 + passar no exame 1Z0-073 + submeter o "Course Submission Form". Fique atento aos itens da lista de cursos da Imagem 02, pesquisando sempre no site da Oracle, pois ela muda quase todo ano.

Imagem 02 - Lista dos cursos que você poderá escolher participar para obter a certificação OCP Database 12c R2

4- As certificações Oracle possuem validade?
R.: Antigamente nenhuma delas não possuía validade ou tempo de expiração, mas isso mudou quando a Oracle lançou a Recertification Policy. Para as certificações que não estão sujeitas a ela, não existe uma data de validade ou expiração específica, mas uma certificação antiga naturalmente passa a perder o seu valor de mercado. Por exemplo, uma certificação OCP no Oracle 7.3 praticamente não tem mais valor, pois ninguém mais usa essa versão do Oracle! Na página do link https://education.oracle.com/recertification você encontrará a lista de certificações que "perderam a sua validade" e que precisam de "recertificação" (que nada mais é do que atualizar a devida certificação para uma versão mais atual do produto). Você verá nessa lista que todas as certificações do Oracle 7.3 até 10G já encontram-se no status de INACTIVE, onde você perde todos os benefícios que a Oracle lhe oferece ao certificar-se, tais como: certification logos, eCertificates, score reports, certification verification e digital badges.

5- Em 2019 mudou algo no caminho das certificações OCA/OCP?
R.: Em 2019 ainda não mudou nada, mas desde 2017 ocorreram mudanças em diversas certificações Oracle. Algumas delas eu citei no artigo Nova certificação OCA/OCP em SQL e PL/SQL + exames retirados 1Z0-047 e 1Z0-117, mas especificamente nas certificações OCP Database, o que mudou foi que a Oracle lançou as certificações OCA/OCP 12c R2, e a mudança mais importante que eu vi foi o lançamento do exame 1Z0-071, citado na questão 2, que lhe dá também uma 2ª certificação ao se preparar para apenas uma, ou seja, você mata "2 coelhos com um tiro só"... isso se você for caçador! Caso você seja pescador, você pegará "2 peixes com uma isca só"!

     Para aprender mais sobre as certificações sugiro que você leia os posts da categoria CERTIFICAÇÕES que foram publicados neste blog, principalmente o vídeo que compartilhei no post Tudo sobre as Certificações OCA/OCP no Oracle Database 11G e 12c, e também os artigos/posts dos links abaixo:


     Qualquer dúvida que você tiver sobre o assunto, deixe um comentário que eu lhe responderei o mais breve possível!

[]s
  

20 comments:

  1. Fábio você tem algum treinamento pra oca 1Z0-071?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ao adquirir as videoaulas "Aprendendo SQL" com suporte, estou dando para os alunos um simulado com 100 perguntas e respostas preparatórias para o exame 1Z0-071, ok? Mais informações: https://www.fabioprado.net/p/videoaulas-aprendendo-sql.html

      Excluir
  2. Não. A resposta pode ser conferida no link que eu já havia compartilhado no final do item 2.
    []s

    ResponderExcluir
  3. Estou iniciando mundo oracle e gostaria de saber qual o caminho devo seguir para tirar as certificações. Começo pela OCA e em seguida OCP do 11g. ou inicio com OCA e OCP do 12c?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta à sua pergunta já está inclusa no item 1 desse artigo, ok?

      Excluir
  4. Boa tarde, Fábio.

    Para estudar para o exame 1Z0-071 eu encontrei um livro, mas para a 1Z0-072 encontrei só da 1Z0-062, ele serviria também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que pode até ajudar, mas eu prefiro investir algo mais direcionado, procurar ou esperar acha algo para o exame correto.
      []s

      Excluir
  5. Bom dia!
    Você tem algum treinamento voltado para a certificação 1z0-148?

    ResponderExcluir
  6. Fábio, boa tarde!
    Fiz o treinamento oficial da Oracle na versão 11g. Tenho que fazer a prova de OCA/OCP da 11g ou posso fazer para outras versões mais atuais como a 12c por exemplo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Treinamentos no 11G não servem para certificações em releases superiores.

      Para certificações no 12c veja a lista de treinamentos possíveis:
      https://education.oracle.com/pt_BR/oracle-database-12c-administrator-certified-professional/trackp_249

      Para certificações no 12cR2 veja a lista de treinamentos possíveis: https://education.oracle.com/pt_BR/database-12cr2-administration-certified-professional/trackp_073

      Normalmente quando a certificação foi lançada recentemente a Oracle aceita treinamentos oficiais de versões anteriores, mas as certificações do 12c (quanto R1 quanto R2) já não são mais tão novos.

      Excluir
  7. Acho sacanagem tirarem a 061 e deixarem apenas a 071, apenas 1 opção de prova SQL...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até 31/11/19 ainda dá para fazer o exame 1Z0-061. Acho lógico tirarem a 61 já que a 71 tem quase o mesmo conteúdo. A única vantagem de ainda fazer a 61 é o preço (125 dólares contra 150 dólares da 71(.

      []s

      Excluir
  8. Fábio, tudo tranquilo? Eu tenho a certificação Oracle 1Z0-071 e pretendo fazer outra para me tornar OCA. A prova 1Z0-072 vai expirar em dezembro deste ano, você recomendaria fazer assim mesmo? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco, falarei sobre isso em detalhes no webinário que vou apresentar dia 28/8, participe dele: https://www.fabioprado.net/2019/08/webinario-como-obter-sua-certificacao.html, ok?
      []s

      Excluir
  9. Fabio,
    Tudo bom?
    Comecei a trabalhar com Oracle em 2004, ainda no 9i.
    Fiz o primeiro exame afim de tirar a certificaçao OCP, fui aprovado, comecei a trabalhar e nao dei seguimento nos demais exames.
    Resolvi retomar os estudos para obetr a Certificação.
    Minha duvida é esse exame o qual fui aprovado ainda tem validade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que exame você fez? Me fale o número dele!

      Excluir
    2. Fiz essa prova pela Prometric, não consta o número, consta o titulo "Introdução ao Oracle 9i: SQL"

      Excluir
    3. Este exame não serve mais para obter as certificações nas últimas versões do Oracle: 12c e 18c. Sugiro então obter a certificação do 18c, que possui apenas 2 exames.

      Excluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)