Social Icons

5 de jun. de 2019

Efetuando download de softwares antigos da Oracle




     De vem em quando surge a necessidade de testarmos ou utilizarmos alguma versão antiga de um  determinado software da Oracle, e isso pode virar um problema se ele não está mais disponível para download no site oficial da Oracle, o Oracle Software Downloads

     Neste caso, o que fazer? Você pode tentar encontrar o software desejado no google, ou verificar se algum colega o possui e pode lhe fornecer uma cópia (vejo de vez em quando alguém fazendo pedidos de versões antigas do Oracle Database em grupos do WhatsApp), porém saiba que isso é "ilegal", pois somente a própria Oracle possui o direito de distribuir cópias da maioria dos seus softwares (exceto softwares classificados como livres ou softwares que podem ser distribuídos sem necessidade de aquisição de qualquer tipo de licenciamento, em qualquer ambiente, como por exemplo, o Oracle 18c Express Edition). Se você é um profissional legalmente correto e quer fazer tudo "dentro da lei", o caminho certo é abrir um "Service Request não-técnico" no "My Oracle Support" (MOS) solicitando a cópia desejada, mas aí surge um grande detalhe: para fazer essa solicitação você precisa ter contratado previamente o suporte da Oracle, conforme explico no artigo "O Suporte da Oracle é importante? Tenho que pagar?".

     Supondo que você já tem acesso ao MOS, logue-se nele, pesquise pelo doc "How to Request Software Media when it is Unavailable on the Oracle Software Delivery Cloud Site (Doc ID 1071023.1)" e efetue o procedimento descrito no doc. Recentemente tive que instalar o cliente do Oracle 10G em uma determinada workstation para resolver um problema específico, e como eu não tinha mais uma cópia do seu instalador, tive que abrir um SR no MOS e aguardar a resposta. Em poucos dias o SR foi atendido e recebi uma resposta da Oracle por e-mail, com o link para efetuar o download do software que eu havia solicitado, conforme pode-se observar no "print screen" abaixo (os retângulos vermelhos eu inclui para ocultar informações confidenciais, visando evitar qualquer problema com a Oracle).
.



     O procedimento é simples e acredito que você não terá dificuldades de segui-lo, mas caso você tenha alguma dúvida, deixe um comentário neste post que eu lhe responderei o mais breve possível.

4 comments:

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)