Social Icons

16 de abr. de 2020

Como obter a certificação Oracle Cloud Infrastructure Foundations 2020 Associate?




Olá pessoal,

     Para aqueles que como eu estão aproveitando para estudar "Oracle Cloud Infrastructure (OCI)" visando obter as certificações gratuitas que comentei no post "Certificações gratuitas em Oracle Cloud e Autonomous Database", darei abaixo algumas dicas que talvez possam lhe ajudar nessa jornada.
   
   Por motivos de questões legais, a empresa em que trabalho não possui ainda ambientes com Bancos de Dados em Cloud, portanto, minha experiência com OCI é zero, e não estava em minhas prioridades estudar OCI neste momento. O que me motivou a correr foi a oportunidade de obter conhecimento, junto com as certificações, sem desembolsar um tostão! Há até 2 semanas atrás eu apenas lia e assistia alguns vídeos para não ficar totalmente leigo sobre o assunto. Por que estou comentando tudo isso? Por que hoje consegui passar no exame 1Z0-1085-20 (obtendo a certificação Oracle Cloud Infrastructure Foundations 2020 Associate), e isso talvez lhe dê coragem para encarar os exames de certificação em OCI que a Oracle está dando gratuitamente até 15/5/2020.




     Como consegui a aprovação no exame 1Z0-1085-20? Explorando um pouco das informações contidas no site Oracle Cloud e estudando (apenas) as videoaulas "gratuitas" da Oracle University Learning Subscription disponibilizadas através do link Understand OCI Foundations. Confesso que apesar de ter sido aprovado no exame, ao terminá-lo fiquei com receio de ter sido reprovado, pois tinha várias questões que eu não sabia a resposta e acabei respondendo usando apenas o meu raciocínio lógico. Normalmente eu estudo por mais tempo, mas resolvi arriscar estudando apenas 2 semanas (em meu tempo livre) porque o exame foi gratuito, e quero ainda ver se consigo obter mais conhecimento e aprovação em uma ou duas certificações a mais, gratuitas, antes do prazo acabar!

[]s e boa sorte para você que também está nessa jornada!

29 comments:

  1. Parabéns!!! fez a prova em home mesmo? poderia dizer quais os procedimentos para quem opta para fazer em casa o que precisa e como é? se achou melhor em casa ou se acha melhor do modo antigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Wagner! Fiz em casa sim, você só precisa ter uma boa conexão de internet e um computador com webcam e microfone. O microfone não foi utilizado, mas o software do exame faz o teste dele. Já a webcam é imprescindível, pois um atendente (indiano) da PearsonVue fica te monitorando durante todo o exame. Você não pode, por exemplo, ter celular próximo e nem olhar por cima do monitor. No começo do exame eu olhei acima do monitor, comportamento que normalmente tenho quando preciso pensar, e fui advertido via chat de que eu não poderia mais fazer aquilo. O monitoramento foi mais eficiente do que em todas as vezes em que fiz exames em um Test Center.

      Abs

      Excluir
  2. Obrigado.
    Hi just some impression about this certification.
    I don't work with OCI, supposedly this exam is for people dedicated to other than operationals topics in OCI. So, first to all, the online course does not cover in any where about SUPPORT-SLA, just a mention the module but it's not there. So i had to guess what to answer, by other hand several confusing question about technicals topics using the product. So i guess that it's not enough to just view the videos and read some documents, al least a couple of times yo have to play with the product.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rimas, muito obrigado pela sua contribuição e comentários!

      Excluir
    2. 05/06 Oracle posted the lesson about SUPPORT-SLA on 05/06/2020! Enjoy
      https://www.youtube.com/watch?v=KP6EOGlRTvk&list=PLKCk3OyNwIzuHYigVbdtDOZOfChcotfj2&index=11

      Excluir
  3. Poderia me dizer se a prova é em portuguêd ou inglês? E vi um vídeo sobre fazer as outras certificaçõed precisa de experiência comprovada, sabe se realmente precisa? Fiquei na dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inglês. A Oracle não tem exames em português.

      Quanto ao precisar de experiência comprovada para os outros exames isso não é um requisito, mas sim uma recomendação. Não tem como a Oracle averiguar a experiência de quem faz o exame. Veja a frase abaixo que extrai do texto que fala sobre o exame 1Z0-1072:

      "To successfully prepare for this certification, it is recommended that you have a minimum of 6 months
      of hands-on job or industry experience in architecting or implementing cloud infrastructures (preferably
      an Oracle Cloud Infrastructure tenancy)"

      Excluir
  4. Parabéns Fabio!! Eu também estava nessa tentativa dessa aprova, e também iniciando do zero a trajetória na cloud, pena que durante a prova fui interrompido pela monitoria, eu havia deixado uma guia aberta do chrome onde estava meu login na person vue, o monitor então fechou minha prova para encerrar o navegador, porém quando foi restartado minha prova do local onde havia parado, ela retornou com problemas técnicos, botões sumiram e travou a tela, após isso caiu minha tela do teste. No meu dashboard ficou a prova com status in progress, tentarei contato para uma possível nova prova, porém a política para essas provas que estão em modo "free" é só uma tentativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabricius, acho que você conseguirá retomar o exame. Tenho ex-alunos que tiveram problemas também e conseguiram refazê-lo.
      []s

      Excluir
  5. Boa, estou estudando e com exame marcado para semana que vêm. sou iniciante no mundo de Oracle, mas não custa tentar o não já tenho bora atrás do sim.
    Parabéns Fabio sucesso !!!!!!!
    nota: se poder passar umas dias de como é o exame, quais partes e mais abordado. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamiris, obrigado pelos comentários! Não lembro de enunciado da questões ou assuntos mais abordados... infelizmente não fiz o exame pensando nisso (e não tenho memória fotográfica)!

      Excluir
  6. alguém tá conseguindo agendar as provas free? via vue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Houve uma grande procura por estes exames e isso levou a Oracle a cancelar o agendamento por alguns dias. Ela ainda não está permitindo fazer novos agendamentos, mas agora você pode preencher um formulário para entrar numa fila de espera e fazer o agendamento posteriormente. Tente lá novamente e preencha esse form.

      Excluir
  7. Parabéns Fábio, eu também consegui mas passei raspando, tirei 70% com 3 dias de estudos, kkk.

    Quando serão suas próximas provas? Marquei as minhas para a última semana.

    Venho estudando que nem um desgraçado.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Thiago, parabéns! Já fiz e passei na de Autonomous e daqui a 2 dias vou fazer exame para a OCI Architect Associate.
      []s

      Excluir
    2. Boa, vou fazer essa na sexta, oq caiu pra vc me dar uma ajuda?

      Acabei de passar na de Arquiteto OCA, aqueles examinhos dão uma bela ajuda, as perguntas são simples e curtas, não caiu nada de DEV, caiu varias de Load Balance e infra, qq coisa me manda msg pra ver se lembro, mas a prova nao é de arrancar o cu da bunda.

      Excluir
    3. Thiago, dia 13/5 (1 dia antes do seu comentário) passei também na de Architect OCA, obrigado!

      Excluir
  8. Fábio,

    Agendei todas as provas pra Julho/Agosto. Mas tenho zero experiência e pouco tempo pra estudar. O que você aconselha?

    Agendei na seguinte sequência:

    1 - 1Z0-1085-20-F: Oracle Cloud Infrastructure Foundations 2020 Associate
    2 - 1Z0-1084-20-F: Oracle Cloud Infrastructure Developer 2020 Associate
    3 - 1Z0-1072-F: Oracle Cloud Infrastructure 2019 Architect Associate
    4 - 1Z0-1067-F: Oracle Cloud Infrastructure 2019 Cloud Operations Associate
    5 - 1Z0-997-F: Oracle Cloud Infrastructure 2019 Architect Professional
    6 - 1Z0-931-F: Oracle Autonomous Database Cloud 2019 Specialist

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, aconselho estudar muito os vídeos, documentação da Oracle no site https://www.oracle.com/index.html e praticar também os labs do link: https://oracle.github.io/learning-library/oci-library/.

      Excluir
  9. Boa tarde Fabio.

    Por favor estou indo prestar o exame, para controle pessoal. Quantas questões são atualmente no exame? Obrigado por compartilhar a experiencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No link a seguir você encontrará informações completas sobre o exame, incluindo qtde. de questões: https://learn.oracle.com/ols/course/exam-preparation-guide-oci-foundations-2020-associate-certification/35644/76028/103473#

      Bons estudos!
      []s

      Excluir
  10. Olá.Tudo bem? Poderia me passar uma informação? Preciso mandar foto da identidade no dia da prova? Porque meu marido iria fazer hoje e o monitor disse que não recebeu o cartão. Aí meu marido não entendeu... Enfim,não conseguiu fazer a prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, antes de iniciar o exame o sistema pede para tirar foto de um documento "com foto" (eu sempre tiro da minha carteira de motorista) e também fotos de todos os lados do computador onde ele irá fazer o exame. As fotos são tiradas e já inseridas no sistema.

      Excluir
  11. Professor Fabio tudo bem?
    Acabei de passar neste exame, porem ao entrar no CertView vejo que passei no exame, mas tento ver os certificados e eles não estão disponíveis, isso é normal, tenho que fazer algo ou esperar mesmo?
    É minha primeira certificação, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente você tem que esperar por aproximadamente 30min para ver o resultado do exame.
      []s

      Excluir
  12. boa tarde, uma duvida a prova tem como usar Ctrl C Ctrl V, e traduzir as questões ?

    ResponderExcluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)