Social Icons

13 de out. de 2010

Salários DBA Oracle


Pessoal,

     Para quem quer ingressar na carreira de DBA Oracle ou para quem tem apenas curiosidade sobre os valores dos salários desta carreira, seguem abaixo, tabelas contendo os valores médios e maiores salários de DBA´s Oracle Júnior e Senior, conforme dados de pesquisas do site Curriculum:
     

Fonte: http://www.curriculum.com.br - 13/10/2010 às 17:50h
 

     Para encontrar informações mais atualizadas sobre salários de um DBA, sugiro também a leitura dos artigos:
           - A carreira de um DBA;
           - Pesquisa salarial de TI;
           - Vídeo sobre a Carreira de um DBA.

     Para aqueles que querem também, compreender o que faz um DBA, sugiro a leitura do artigo: Tarefas de um DBA - O que faz um DBA?.

[]s

 
        
Referências:
     - http://www.curriculum.com.br

28 comments:

  1. Boa tarde,Fábio.

    1) Diferentemente dos EUA , aqui no Brasil poucas empresas trabalham
    Com ORACLE.No Brasil as versões mais utilizadas são ERP (Datasul, SAP, Totvs, Microsiga, SQL Server, MySQL e outros)Nos EUA a media de salário para um profissional ORACLE certificado fica em torno de 20 mil dólares. Aqui no Brasil a media fica entre 3 e 6 mil reais. Poderia me explicar mais sobre o salário para os diversos nivels de profissional ORACLE?




    2- Aqui Brasil tem curso e fazer prova certificação de Oracle Certified Associate(OCA). O Problema é que a formação Oracle Certified Master(OCM) só tem nos Estados Unidos, porque tem a faculdade "Oracle" para se preparar para a certificação Master


    3- O que você acha importante para se utilizar na programação desktop e web para entender e mexer com Oracle?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joaquim. No Brasil, até 2005 (ver artigo http://www.fabioprado.net/2012/01/qual-e-o-melhor-banco-de-dados-oracle.html), o Bd Oracle era o mais utilizado nas grandes empresas brasileiras. O foco da Oracle são grandes empresas, por isso, poucas empresas trabalham com Oracle. Se vc for analisar grandes empresas e grandes ERPs, verá que muito deles utilizam BD Oracle. Eu mesmo dei treinamento de SQL Tuning para uma empresa de ERP brasileira (Mega Sistemas) que atende grandes clientes no Brasil todo e que só utiliza BD Oracle.

      Qto aos valores salariais, acredito que os valores que vc informou realmente estão na média, mas é possível ganhar acima da média e para ganhar acima da média vc precisa ser um profissional acima da média. Ano passado aprendi em um treinamento de Inteligência Emocional, que o profissional acima da média é conhecido como "profissional extraordinário". Não estou e talvez nunca estarei entre os melhores DBAs Oracle do mundo, mas eu procuro sempre estar no nível do extraordinário, fazer mais do que a média, fazer mais do que esperam. Se vc fizer isso, com certeza terá retorno financeiro e salários acima da média!

      Um DBA Jr. pode ganhar um salário a partir de 2 mil reais e um Sênior, na média de 8 mil reais, mas já tive alunos que me informaram que na empresa em que trabalhavam, um DBA ganhava 15 mil reais! Isso só ocorre em grandes empresas, onde há muito trabalho e muitos dados e aplicações críticas, que precisam de alta performance, alta segurança e alta disponibilidade!

      Qto à questão 2, a pergunta não está muito clara, mas eu tbém não sei te responder nada mais aprofundado sobre a certificação OCM.

      No item 3, se vc é desenvolvedor e pretende trabalhar com Bd Oracle, vc tem q saber o básico, que é: instruções SQL. Depois disso, seria muito bom se vc tivesse tbém bons conhecimentos de PL/SQL e SQL Tuning.

      Espero ter conseguido tirar suas dúvidas!

      []s

      Excluir
  2. Gostaria de saber o que é melhor para entrar no mercado de Trab. em TI parte de BD, Pós ou Certificação, estou no termino da Graduação em BD, e tenho esta dúvido, o que fazer depois. Ainda não Trab. na àrea. Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, não sei se é o que o mercado pede, mas eu cho que para entrar na área é melhor vc tentar certificação primeiro.

      Excluir
    2. No seu caso, Rodrigo, uma vez que está concluindo sua graduação, sugiro buscar um estágio na área. Estando no estágio, você terá a resposta que precisa. Minha opnião pessoal é que a certificação vai lhe trazer benefícios mais imediatos. Em seguida, não deixe de emplacar uma pós (especialização).

      Excluir
  3. Antonio, ótimo comentário.

    Rodrigo, sugiro que leia também o artigo http://www.profissionaisti.com.br/2011/05/salarios-na-area-de-ti-vale-a-pena-trabalhar-nessa-area/ que eu escrevi no blog PTI e que tem muitos comentários referentes às perguntas que vc está fazendo!

    ResponderExcluir
  4. Fabio,

    eu quero e tornar DBA, mas não sei o que deve estudar exatamente e qual certificação tirar, pode me dar um help?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rúdson, primeiramente vc tem que conhecer SQL e modelo entidade-relacionamento. Depois procure por livros de administração de banco de dados Oracle, como por exemplo , o do link: http://www.fabioprado.net/2012/05/e-book-gratuito-sobre-arquitetura-do.html

      No começo tudo é muito díficil, um treinamento facilita e agiliza muito o entendimento. Se vc optar por fazer os treinamentos de administração de Bancos de Dados Oracle, sugiro a formação OCP da KaSolution (www.kasolution.com.br). Quanto à certificação, leia o artigo http://www.fabioprado.net/2011/11/certificacao-oca-e-ocp-no-oracle.html

      []s

      Excluir
  5. Boa Tarde Fabio,

    Existe alguma possibilidade de ministrar o Treinamento de tunning via web?? Sou de Goiás e é dificil achar este tipo de treinamento por aqui, e ir pra SP fica fora do meu orçamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vivaldoneto, não dou treinamentos web, mas tenho vídeoaulas. Mais informações:
      http://www.fabioprado.net/p/videoaulas.html

      Excluir
  6. Bom dia Fábio,

    Quero muito me tornar um DBA, é o que escolhi para minha carreira, estou terminando a faculdade e fazendo uma monografia em Administração de Banco de dados.
    O que pode sugerir que faça para seguir um caminho correto para estudo do DBA Oracle ?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo , eu já dei essa orientação neste mesmo artigo. Veja o comentário que postei na data de 15 agosto de 2012.

      []s

      Excluir
  7. Boa noite Fábio,

    Estou iniciando meus estudos em DBA oracle, quero muito ser um DBA.

    Estou terminando a faculdade de ciências da computação e estou querendo fazer uma monografia relacionado a backup do banco de dados oracle.

    Você teria alguma sugestão, ou dica que poderia estar fazendo a monografia ?

    Att,
    Danilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Danilo,

      A única dica que eu posso dar a respeito deste assunto é que vc consulte a documentação oficial online da Oracle no site http://tahiti.oracle.com/

      []s

      Excluir
  8. A área de TI realmente esta cada vez pior! Como um profissional oracle DBA vai ganhar R$2000,00? Não paga nem o curso que ele fez para tirar a certificação. Absurdo, depois muitos vão contra a regulamentação da TI, outro dia vi uma vaga para gerente de TI por R$2000,00 fiquei besta! Nos EUA não tem regulamentação mas la é pais de primeiro mundo um oracle DBA ganha $20 mil as empresas reconhece o profissional outro nivel. Aqui no Brasil essa miséria! Fabio por mais que sejamos acima da média os expert do expert nunca iremos ganhar $20 mil dollares por mês. Muita formação assusta as empresas e os profissionais de TI que estão no comando, ja vi casos de colegas meus que não foram contratos por serem "qualificado demais".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brenno, concordo com vc que nos EUA é muito melhor, mas infelizmente estamos no Brasil! O que eu discordo é se basear somente nos baixos salários para fazer comparações. Existem muitas vagas que pagam mal, mas existem também bons salários e conheço muita gente boa que ganha bem!

      Realmente não é fácil ganhar bem, mas quase todos os bons profissionais com quem que eu já tive oportunidade de trabalhar ganham bem nessa área! O que eu costumo dizer em palestras é que não adianta a gente reclamar! Eu vejo que a maior parte dos profissionais que trabalham em um nível acima da média, ganham acima da média! Procure se espelhar nestes profissionais! Eu conheço vários exemplos e tenho certeza de que você encontrará alguns também!

      Qto aos profissionais com muita formação, eu acredito que o problema maior é o cara ter muita formação e pouca experiência. Ambos tem que andar lado a lado. Às vezes um profissional faz Pós-gradução, MBA ou Mestrado sem ter nenhuma experiência na área e isso realmente vai se tornar um problema para ele. Eu nem recomendo Mestrado se o cara não vai seguir carreira acadêmica.

      Excluir
    2. Sou DBA Oracle, MBA, Mestrando e posso afirmar que uma boa formação é essencial.
      Os novos profissionais estão saindo cada vez mais fracos da graduação, fruto de políticas ruins e decadência das instituições.
      Tenho um princípio básico: Uma mente bem informada toma melhores decisões!
      Normalmente quem diz que faculdade,latu,Strictu não vale a pena é porque se formou em instituições muito ruins.
      Aconselho que estude e se forme nos melhores lugares que puder e assim que possível obtenha certificações, pois hoje em dia se tem acesso a tudo de graça. Digo isso porque sou autodidata, só fiz os cursos que fui obrigado e aprendi tudo sozinho em casa, pude simular quase todo tipo de ambiente em minha própria casa, basta ter fundamento em computação forte(adquirido nas faculdades boas por exemplo).
      Quanto a questão salarial, acontece porque o brasil é uma piada, NUNCA se rebaixe se o mercado está ruim. A dica é: Estude muito, incluindo graduação,lato ,strictu,phd tudo que for possível, assim como deve ter o idioma inglês. Certificações são extremamente importantes e a experiência vem depois, pois tenho 35 anos e o que mais ví por aí eram pessoas se dizendo DBA Oracle, quando na verdade não conheciam sequer arquitetura de banco de dados a fundo.
      E mais, tem que reclamar sim, para que este cenário ridículo mude! Eu cheguei onde cheguei estudando e esfregando títulos na cara de quem me critica por reclamar do que está errado.

      Excluir
    3. Nunca menospreze títulos acadêmicos de instituições fortes. Hoje ganho acima da média graças a eles e não as certificações da Oracle.

      Excluir
    4. Anônimo, cada um tem sua estratégia. Eu não menosprezo boas faculdades, mas infelizmente eu NÃO tinha dinheiro para pagar uma boa faculdade e eu tbém não consegui entrar em uma USP, portanto minha estratégia foi investir em certificações. Meu caminho parece ter sido bem diferente do seu e ambos conseguimos, a mesma coisa: salário acima da média!

      Qto aos demais comentários, obrigado, foram muitos bons! Pena que vc não quis se identificar!

      []s

      Excluir
  9. Fabio


    Boa tarde! Desejo aprender DBA e entrar no ramo de banco de dados, qual a sequência de curso que eu tenho que ter para que eu possa ter bom conhecimento para entrar no mercado. Se possível me informe nomes de escolas que ministram esses cursos.


    Ailton Francisco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ailton, no artigo http://www.fabioprado.net/2012/10/treinamentos-em-bancos-de-dados-oracle.html vc encontrará nomes dos cursos (na sequencia indicada) e também nomes de escolas (CTs) em São Paulo.

      []s

      Excluir
  10. morrer de fome pra quem estuda e faz uma Facul, e pra quem estuda em outra área e começa a ganhar 3000 inicial isso liquido. Realmente ridículo os valores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um tem sua opinião. Se vc acha ridículo os salários, procure outra profissão (tenho certeza de quem existem muitas outras que vc não precisará estudar e ficar milionário de forma honesta)!

      Excluir
  11. Média de R$ 2mil e pouco??? :O

    MUITOOO BAIXO, aqui na empresa um programador sem nem ter se formado recebe isso inicial, e aqui não é uma empresa grande, é uma empresa médio porte e com sistema especializado, mas como disseram ai em cima, AQUI NO BRASIL NÃO INVESTEM EM NADA NOS PROFISSIONAIS, só querem sugar deles. E um DBA trabalha MUITOOOOOO.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Fábio, tenho uma duvida em relação ha salario e atividades de um Assistente de banco de dados.

    Dentre as atividades rotineiras, vou passar a fazer tuning de querys e clone de grandes ambientes, logico são atividades que vou aprender e de forma nenhuma estou reclamando. Porém a duvida é a seguinte, para tais atividades no seu ponto de vista qual deveria ser a remuneração ?

    há já faço atividades de um dba atg também.

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, como você disse estar aprendendo... acredito que vc deveria ter um salário aprox. ao salário médio de um DBA Jr.

      []s

      Excluir
  13. Bom dia Fabio, sou profissional em infraestrutura há 10 anos, trabalhando com Windows Server e seus serviços. Porém tenho estado desmotivado com minha carreira de Infra. Também sou formado em Sistemas de Informação, na faculdade tive uma experiência com desenvolvimento e banco de dados, na época tive um interesse em banco de dados, mas não pude optar pela carreira pois não tinha condições de viver com salário de estagiário. Atualmente estou de certa forma decidido a migrar de carreira, no caso ir pra DBA Oracle e posteriormente SQL Server. Li e vi alguns de seus posts e videos e após fiz alguns orçamentos com algumas Instituições de ensino. Tenho uma grana guardada pra investir em treinamentos no caso OCP com PL/SQL. Acho bom os treinamentos oficiais, porém atualmente não tenho um inglês adequado para ler de forma confortável o material oficial em inglês, os treinamentos se for fazer seria aos sábados, pois gosto de ter um intervalo para assimilar e treinar o conteúdo aprendido. Você acha que uma pessoa com um inglês de leitura mais ou menos consegue acompanhar as aulas de treinamentos oficiais? Agradeço sua atenção, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peterson, vc quer ser DBA e quer tirar certificação OCP em PL/SQL? Você sabe que OCP em PL/SQL não é o principal requisito para ser um DBA? Leia o meu artigo: http://www.fabioprado.net/2012/10/treinamentos-em-bancos-de-dados-oracle.html. Você quer tirar certificação ou ser DBA? Se quer focar na certificação primeiro, corra e estude inglês, caso contrário, faça o meu curso http://www.fabioprado.net/p/videoaulas-administrando-bancos-de_10.html e já comece a estudar bem o inglês!

      []s

      Excluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)