Social Icons

18 de jul. de 2012

Dicas para o exame "1Z0-050 Oracle Database 11g: New Features for Administrators"


Olá pessoal,

     Antes de ler este post, sugiro que leiam outro post que escrevi neste blog em 22/11/2011, sobre como obter as Certificações OCA e OCP no Oracle Database 10G e 11G ou o artigo Certificação em banco de dados Oracle que escrevi para a Revista SQL Magazine 94. No post do meu blog você poderá baixar 2 apresentações em que eu explico todo o processo de preparação para estas certificações, incluindo alguns detalhes sobre o exame 1Z0-050.
      
     Estou escrevendo este post nesta data porque exatamente hoje passei no exame 1Z0-050 (ver Imagem 01) e para mim este é o melhor momento para escrever sobre o assunto. O que vou escrever abaixo são dicas pessoais e comentários sobre o que eu fiz para passar no exame 1Z0-050, e consequentemente, atualizar minha certificação OCP Database 10G para OCP Database 11G.

Imagem 01 - Score Report do exame 1Z0-050

     
     Primeiramente quero deixar bem claro para aqueles que ainda não conhecem este exame e/ou que não leram o post  Certificações OCA e OCP no Oracle Database 10G e 11G, que ele só deve ser realizado por quem já tem a certificação OCP Database 10G, portanto, as dicas e comentários deste post são direcionadas a este público. 
   
     Meu primeiro contato com Oracle Database 11G começou por volta de 10/2011, quando comecei a estudá-lo para atualizar de 10G para 11G, os BDs de Homologação e Desenvolvimento da empresa em que trabalho. Em 12/2011 atualizei estes BDs e em 05/2012 atualizei também os BDs de Produção. Minha experiência com 11G, é portanto, de 7 meses contando a partir da 1ª atualização que eu fiz. Outro ponto a contar como experiência, é que também comecei a ministrar aulas este ano, dos treinamentos oficiais da Oracle, de Administração de Bancos de Dados Oracle 11G na KaSolution (até o ano passado eu já ministrava treinamentos de Administração do Oracle Database 10G na Veris IBTA).
    
     Minha dica principal para quem vai realizar este exame é: estude simulados! Se você tem bastante tempo de experiência com o produto alvo de sua certificação, talvez você não precise seguir o caminho de estudos através de simulados, porque você já tem bastante conhecimento sobre o assunto, porém o estudo através de simulados ajuda a entender muitos detalhes que passam despercebidos se você estudar somente através de livros teóricos ou se, em sua experiência, você nunca utilizou parte dos conceitos e novos recursos que compõem o exame. Muita gente consegue decorar os simulados e passar nos exames sem saber nada (tive um colega  de trabalho que fazia isso e que inclusive já tirou nota maior que eu em 1 exame para certificação Microsoft que ambos fizeram), porém um dia, no mercado de trabalho, irão testar ou precisar dos seus conhecimentos e verão que você não os possui! Não recomendo isso a ninguém. Estude o simulado sem decorá-lo, aprenda com ele. Eu por exemplo, estudo bastante teoria antes de responder os simulados. Ao responder as questões pela primeira vez, eu anoto aquelas que eu respondi errado para posteriormente buscar mais conhecimento sobre o assunto e fazer testes em ambientes de estudos.
    
     Para este exame estudei primeiramente o livro OCP Oracle Database 11g New Features for Administrators Exam Guide da Oracle Press, achando que somente este livro iria me ajudar a obter os conhecimentos necessários para conseguir passar no exame. O livro é muito bom, mas ele não aborda em muitos detalhes boa parte dos recursos que caem no exame. Ao terminar de ler o livro percebi que eu não estava preparado para passar no exame, por isso sugiro estudar também um simulado. Um bom simulado que posso exemplificar é o da Self-Test Software. Para complementar os estudos, leia também a documentação oficial online da Oracle ou artigos do site Oracle-Base.
     
     Alguns detalhes sobre o exame:
         - Quantidade de questões: 77;
         - Tempo para responder as questões: 145 minutos;
         - Valor atual: 150 dólares.
  
   
Bom pessoal,  por hoje é só!
Se tiver dúvidas ou questões, deixe seu comentário!
   
[]s
   

4 comments:

  1. Bom dia,
    Fábio.

    Acabei de ler o blog do Portilho e vi seu comentário, onde acabei lendo seu artigo acima.
    Tanto o Portilho quanto você estão certamente corretos no que diz respeito a certificação, pois por experiência própria eu trabalho com Oracle há uns 2 anos e nunca me vi preocupado em tirar certificação pois em primeiro lugar em priorizo meus conhecimentos, aprendizados, porém hoje é pré-requisito para contratação, ascensão de cargo e coisa do tipo. Atualmente estou estudando para fazer a prova 1Z0-047 SQL Expert.
    Mas você está de parabéns pelo blog e pelas suas certificações.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Fabio,o simulado da Self-Test Software que sugere é o kaplan?
    Obrigado

    ResponderExcluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)