Social Icons

11 de out. de 2012

Treinamentos em Bancos de Dados Oracle: qual escolher e onde fazer?


 
 
Olá pessoal,

     No artigo de hoje vou explicar um tema que vários leitores do meu blog já pediram informação, que eu sempre respondo questões em alguns fóruns e que eu acredito que deverá ajudar muita gente que tem dúvidas ao contratar um treinamento em Bancos de Dados Oracle.

      Ao falar de treinamentos em Bancos de Dados Oracle, vou classificá-los em 2 tipos: oficiais e não-oficiais. Abaixo vou comentar sobre as principais características de cada classificação e acrescentarei informações e comentários que poderão ajudar na escolha do treinamento ideal para você ou sua empresa!


1- TREINAMENTO OFICIAIS

     Os treinamentos oficiais são aqueles cujo material é produzido pela própria Oracle e  que podem ser ministrados somente em Centros de Treinamentos parceiros da Oracle (ver OPN). Através dessa parceria com a Oracle, o Centro de Treinamento (CT) estará habilitado para ministrar os treinamentos oficiais em um dos seguintes programas: OAEC (Oracle Approved Education Center) ou WDP (Workforce Development Program). Entre as principais características de cada programa, podemos citar:

        - O público-alvo é Pessoa Jurídica;
        - Cursos intensivos, normalmente 40h, ministrados em ou 1 ou 2 semanas;
        - Valor de investimento bastante alto (quando são comparados aos mesmos cursos oferecidos no programa WDP);
        - Os CTs cadastrados neste programa normalmente oferecem todos ou grande variedade de cursos oficiais Oracle;
        - Os instrutores obrigatóriamente devem ter certificação OCP (Oracle Certified Profissional);
        - Exemplos de CTs em São Paulo que trabalham neste programa: EnSof, Quasar.
        - Principais vantagens: riscos menores de má qualidade dos cursos, pois eles são gerenciados pela própria Oracle. A Oracle oferece suporte ao CT e tem critérios mais rigorosos de seleção de instrutores (que precisam ser OCP e que passam por testes prévios de credenciamento na Oracle).



        - O público-alvo é Pessoa Física (estudantes em geral);
        - Os cursos podem ser ministrados em até no máximo 12h semanais, mas os CTs normalmente dão 2 aulas semanais de 4h cada, ou seja, 8h semanais. Deste modo, um curso de 40h é ministrado em aprox. 5 semanas;
        - O valor de investimento normalmente é menor que a metade do valor cobrado em OAECs;
        - Os CTs cadastrados neste programa oferecem poucos cursos oficiais Oracle. Normalmente oferecem apenas os cursos mais populares, tais como:
          a) Oracle Database: Introduction to SQL;
          b) Oracle Database: Administration Workshop I;
          c) Oracle Database: Administration Workshop II,
          d) Oracle Database: Program with PL/SQL
        - A Oracle recomenda que os instrutores neste programa tenha a certificação OCP, mas este item não é obrigatório neste programa;
        - Somente instituições de ensino (grandes Centros de Treinamento, Faculdades e Universidades) podem se cadastrar neste programa;
        -  CTs que eu conheço em São Paulo que trabalham no programa WDP: KaSolution, Veris IBTA.

        - Principais vantagens: custos bem mais baixos devido ao fato da Oracle não participar diretamente no gerenciamento destes cursos. No OAEC, por exemplo, quem emite o certificado (atualmente digital), é a Oracle. No WDP, quem emite o certificado é o próprio CT (neste caso, a validade do certificado é a mesma, só muda o emissor).
   
        Cuidado: escolha muito bem o CT em que você irá fazer os cursos oficiais no programa WDP. Neste programa, o CT tem que pagar para a Oracle uma espécie de royalties, por aluno, para que eles possam ministrar o curso oficial. Em troca, a Oracle emite o e-kit (apostila digital) do aluno. Cada aluno tem direito a um e-kit com o material customizado com os seus dados. Se você não receber o e-kit até o 1º dia de aula, desconfie do CT, pois você pode estar fazendo um curso que não será reconhecido pela Oracle. O CT irá usar material oficial, mas a Oracle não terá registro da sua participação no curso. No futuro, se você quiser obter a certificação OCP e este curso não foi registrado na Oracle, você terá problemas! Este problema não ocorre em CTs OAEC, pois eles são gerenciados pela própria Oracle. Para mais informações sobre o e-kit, acesse o link oficial da Oracle clicando AQUI.


2- TREINAMENTO NÃO-OFICIAIS

     Os treinamentos não-oficiais são aqueles cujo material é produzido por um Centro de Treinamento que não é parceiro da Oracle. Em São Paulo você encontrará vários CTs que oferecem cursos não-oficiais, e estes treinamentos podem ser melhores ou piores que os oficiais. Como o material não é produzido pela Oracle e não há qualquer requisito para a contratação de instrutores, há um risco maior ao contratar empresas que oferecem treinamentos neste modelo. Dica para não cair em cilada: procure o máximo de informações possíveis sobre o CT, o material utilizado e os seus instrutores. Procure recomendações sobre o CT e/ou Instrutor em fóruns, LinkedIn e todo lugar possível. Com isso, você poderá minimizar riscos e poderá contratar um treinamento, até mesmo, melhor que os oficiais. Eu já fiz isso quando estava me qualificando em Oracle (como aluno) e não me arrependi! As principais diferenças dos treinamentos não-oficiais, comparando-os com os treinamentos oficiais, é que eles normalmente possuem um valor de investimento menor e normalmente são mais focados na prática, o que na minha opinião, facilita e agiliza o aprendizado!
 

3- DICAS PARA ESCOLHER O TREINAMENTO IDEAL

     Neste item, vou dar dicas fazendo o papel de aluno e instrutor ao mesmo tempo, pois já participei de treinamentos (como aluno) em alguns CTs OAEC e dou treinamentos em CTs WDP


Qual treinamento escolher?

      Para escolher o CT ideal, precisamos analisar várias questões.  Entre elas, vou destacar algumas abaixo:

     1- Quem vai pagar o treinamento, você ou a empresa? 
     Se é a empresa e ela precisa que o CT emita Nota Fiscal em nome de PJ, você não poderá escolher um CT WDP. Neste caso te restam 2 opções: CT OAEC e CT/Instrutores de cursos não-oficiais.

     2- Você pretende obter uma certificação OCP?
     Se sim, você terá que fazer pelo menos 1 curso oficial Oracle (OAEC ou WDP) relacionado na lista de cursos aprovados da Oracle, conforme a certificação desejada. Recomendo participar de um treinamento não-oficial somente se você não pretende obter a certificação OCP, ou se você já a possui, ou se você já participou antes de algum treinamento oficial que te habilita a obter a certificação desejada. Para obter mais informações sobre as certificações OCA/OCP leia o artigo Tudo sobre as Certificações OCA/OCP no Oracle Database 11G e 12c.

     3- Você está procurando treinamentos mais teóricos ou mais práticos?   
     Se você está procurando treinamentos mais práticos, não aconselho a participar dos treinamentos oficiais. Tanto no programa OAEC quanto no programa WDP, estes treinamentos passam uma visão geral do todo, o material é extremamente rico em teoria e por esse mesmo motivo, há menos tempo para prática em sala de aula. Eu costumo desenvolver minhas aulas oficiais de forma mais prática, onde passo um pouco de teoria e faço em seguida a prática junto com os alunos, ficando a aula quase que metade teórica, metade prática, mas a maior parte dos instrutores nos treinamentos oficiais seguem o método tradicional, onde eles apresentam  todo o conteúdo de um capítulo e pedem para o aluno fazer exercícios no final. Se o aluno tiver dúvidas, ele chama o instrutor para lhe ajudar. Neste método tradicional o tempo de teoria é bem maior e é ótimo para quem realmente não vai meter a mão na massa, ou para quem está focado apenas em conhecer todos os recursos do produto. Já tive alunos, por exemplo, Coordenadores ou Gerentes de TI, que estavam fazendo o curso somente para conhecer melhor o produto. Para estes profissionais eu acho bom os treinamentos oficiais.      
         
     4- Você está procurando treinamentos básicos ou avançados?
    Se você está procurando um treinamento básico, como por exemplo, SQL, Workshop Adm. I, Workshop Adm. II ou PL/SQL, recomendo procurar um CT oficial do programa WDP, pois o conteúdo é o mesmo que o de um CT OAEC e você irá economizar uma boa grana. Além de economizar, eu também gosto mais do formato dos treinamentos WDP porque eu acho que com carga horária menor semanal (imposta pela Oracle), os alunos que não tem conhecimento algum conseguem assimilar melhor o conteúdo.
     Entre as opções de CTs disponíveis, pesquise aquela que é mais próxima de você ou que tem melhores instalações físicas, equipamentos modernos, e melhor coffee-break (algumas não tem)! Pesquise também se o CT vende cursos individuais ou somente pacotes de cursos. A Veris IBTA, por exemplo, atualmente para treinamentos Oracle, só vende pacotes de cursos (exceto PL/SQL) e ela tem preços imbatíveis no período diurno (manhã). Já na KaSolution, atualmente, você poderá optar por comprar apenas 1 curso e se comprar 1 pacote com no mínimo 3 cursos, normalmente eles te darão descontos maiores ou outro curso grátis (por exemplo ITIL ou Gestão de Projetos)! 
     Se você está procurando treinamentos mais avançados, terá que procurar os CTs OAEC ou treinamentos não-oficiais. Se você procura um treinamento mais avançado e mais prático, recomendo os treinamentos não oficiais Oracle, ministrados por profissionais reconhecidos e bem conceituados no mercado! Sugiro que você conheça os meus treinamentos em videoaulas e os treinamentos da Oramaster.


Bom pessoal, por hoje é só! Passei meu conhecimento sobre o assunto incluindo comentários sob o meu ponto de vista! 
Agora é com você! Escolha o treinamento que mais se enquadra em sua necessidade, gosto e perfil!


[]s
  

74 comments:

  1. Excelentes dicas.
    O detalhe é que até onde eu sei os centros oficiais para treinamento de pessoas fisicas estao limitados a 6 hora semanais apenas.
    Faço na Infnet atualmente e só tem aula 2 x por semana das 19 as 22.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEsquerdo, pesquise no site https://workforce.oracle.com/pls/wdp/new_home.main e vc verá que o que eu estou falando é verdade! Existe um mito onde muita gente acha que o limite do WDP é de 6h ou 8h. Consultando o site oficial WDP vc encontrará a informação correta (12h).

      []s

      Excluir
  2. Ótimo Fábio!!
    Muito bom esse post!

    Só uma correçãozinha, na parte de WDP:
    "O valor de investimento normalmente é menos que o dobro do valor cobrado em OUECs"... acho que vc quis dizer "menos que o valor da METADE", e não que o dobro, correto?
    Pois os treinamentos WDP são mais baratos que da OUEC!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton, obrigado pelo comentário e pelo alerta. Já fiz a correção!

      []s

      Excluir
  3. Pior é q a nossa turma meio q descobriu uma "furada" da Infnet....vai dar M...

    ResponderExcluir
  4. Fábio, muito bacana o seu artigo, estou iniciando os estudos pois pretendo fazer a primeira prova de certificação. IZO-051, sou iniciante no Oracle e comprei alguns livros que abrangem esta certificação. Porém aqui na minha cidade Blumenau - SC. só existem CTs de treinamento não oficial. para preparo para a primeira prova você acha necessário um buscar um curso oficial? como é a prova é inglês ou português.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, o exame 1Z0-051 é o básico de SQL, não vejo necessidade de fazer um curso se vc tem experiência com SQL e facilidade de estudar algum material voltado para a certificação!

      As provas da Oracle são sempre em inglês.

      []s

      Excluir
    2. Anônimo, também sou de Blumenau e tou estudando para essa prova... e aí fez a prova? Será que podemos trocar uma idéia de como é?

      Fábio, Também tenho pensado em treinamentos, pois, apesar de ser SQL básico, a quantidade de assunto ta me assustando. Conheço bastante de SQL mas nunca mechi muito na parte da administração... Alguma dica?

      Excluir
    3. Leandro, as dicas que tenho, vc poderá ver nos artigos (inclusive vídeos) que compartilho neste blog. Procure no link: http://www.fabioprado.net/search/label/Certifica%C3%A7%C3%A3o

      Se tiver interesse, até o final do ano, terei um novo treinamento e vídeoaulas de SQL que abrangem o conteúdo do exame 1Z0-051!

      []s

      Excluir
  5. Fábio, excelente artigo.
    Tenho uma dúvida. Agradeço se puder me ajudar.
    Tirei OCA 10g. Gostaria de continuar meus estudos para tirar o OCP do 10g e posteriormente fazer a prova de atualização para o 11g. Não tenho nenhum curso oficial. É preciso que eu faça um curso oficial de 10g para tirar o OCP ? Se sim, será que encontro alguma escola que ministre cursos de 10g ainda ?
    Obrigado! Frederico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frederico, é necessário participar de um curso oficial p/ qq certificação OCP. Vc não precisa fazer um curso de 10G. FAça por exemplo, o curso Oracle Database 11g: Introduction to SQL, que ele serve, ok? Para mais informações leia os artigos sobre certificação deste blog que lá vc irá encontrar links das páginas oficiais da oracle a respeito de quais cursos vc poderá fazer para tirar OCP 10G.

      []s

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta Fábio!

      Excluir
  6. Fabio,

    Boa tarde,

    Veja se consegue me ajudar, estou precisando fazer um curso de DBA Oracle 11g completo não entendo nada de Oracle, alguma coisa de Mysql (basico).

    Oracle SQL Foundation- 11g
    Oracle PL/SQL-11g
    Oracle DBAI- 11g
    Oracle DBAII-11g

    Moro em Santo André/SP, voce conhece aqui na região do ABC alguma escola boa para indicar?

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Fábio,

    Quanto aos treinamentos oficiais, onde se encaixa o oracle Academy? Os alunos do Oracle Academy têm direito ao "e-kit"?

    Abçs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Washington, conheço pouco sobre Oracle Academy, mas vou comentar o que eu sei e vou começar transcrevendo abaixo o que está escrito no link oficial da Oracle que fala sobre Oracle Academy (http://www.oracle.com/br/corporate/press/pr-br-19-march-2012-1560814-ptb.html):

      "O Oracle Academy oferece um programa completo com software, planos de estudo, tecnologia hospedada, capacitação para os professores, assistência técnica e recursos de certificação para instituições educacionais de nível pré-escolar e primário, de formação profissional e superior para uso pedagógico. Os docentes podem utilizar estes recursos, de maneira flexível, em programas de informática e de negócios, o qual garante aos alunos a obtenção das habilidades requeridas pelo setor antes de ingressar no mercado de trabalho. O Oracle Academy atende 1,5 milhões de alunos em 95 países. Para mais informações, visite http://academy.oracle.com."

      Resumindo, a Oracle Academy é uma parceria que a Oracle faz com Universidades, fornecendo software, capacitação para o corpo docente e muito mais, para que a Universidade forneça cursos maiores, como por exemplo, cursos de pós-graduação, com foco em tecnologia Oracle. Em São Paulo, a Veris IBTA e a FIAP oferecem cursos de pós-graduação em Bancos de Dados Oracle e se não me engano, estes cursos são fornecidos pelo programa Oracle Academy. Vale a pena fazê-los, mas a carga horária e custo deles são bem maiores do que os cursos oferecidos nos programas OAEC e WDP, que são menores, porém mais específicos!

      Esclareci?

      Excluir
  8. Fabio,

    Ajudou sim, muito obrigado!

    Abçs,

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Fabio !

    Repetindo a pergunta anterior, não consegui visualizar a resposta.

    Qual melhor curso para seguir carreira como DBA, Ciências da computação ou Graduação - Tecnólogo Banco de Dados.

    Qual entre essas duas faculdades tem o melhor curso > FIAP OU IBTA ??
    As duas possuem uma grade curricular muito boa. Estou em dúvida

    Sou novo na área, faço Gestão de Ti, terminando o segundo semestre e penso seriamente em trancar p/ começar outra faculdade pois acho que gestão não é o curso certo.

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, vc deixou a pergunta no artigo http://www.fabioprado.net/2012/08/a-carreira-de-um-dba-requisitos.html e eu respondi lá, procure lá ,ok?

      Excluir
  10. Boa Tarde,

    Gostaria de algumas opiniões.
    Estou querendo fazer um curso que vi na Impacta. Cursos Impacta Oracle

    O que vocês acham?

    Muito Obrigado.
    Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, a Impacta é bem conceituada, mas a qualidade do curso depende muito mais do instrutor do que da da escola. Na questão de infra-estrutura, as salas são pequenas lá. A infra-estrutura da KaSolution, por exemplo, é bem melhor!

      Excluir
  11. Fábio Prado, excelentes dicas, acompanho sempre seu blog e tem ajudado muito.
    Não tenho muito conhecimento em Oracle, pois estou iniciando agora e tenho um caminho longo pela frente. Quero muito fazer um treinamento Oracle, mas não tenho tempo a noite pois faço faculdade e aos sábados reservo o tempo para estudar e fazer trabalho da faculdade e o TCC.
    O meu maior problema é tempo para fazer treinamento Oracle, tem alguma dica? Posso até ver com a empresa se é possível eu fazer o treinamento no período da manhã, conhece alguma empresa que tenha treinamentos no período da manhã e quais os próximos treinamentos que você irá ministrar?

    Obrigado!

    Att.
    Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em São Paulo, na Veris IBTA vc sempre encontra cursos de BD Oracle no período da manhã!

      Quantos aos treinamentos que eu ministro, acompanhe a página AGENDA (http://www.fabioprado.net/p/agenda.html) deste blog para ver as próximas datas.

      []s

      Excluir
  12. Olá Fábio,

    Acabei de concluir o treinamento Oracle Database: Introduction to SQL Ed 1 na En-sof. Gostaria de saber se somente com esse treinamento já posso fazer um exame para obter a certificação.
    Na En-sof o instrutor disse que eu já poderia fazer o exame porém no site da En-sof as informações não me deixam segura.
    Exemplo:
    Certificação: Oracle Database: SQL Certified Expert
    Exame: 1Z0-047 Oracle Database SQL Expert
    Curso Preparatório: OR10g – Oracle Database 10g: Introduction to SQL
    Ou
    SQL10gI – Oracle Database 10g: SQL Fundamentals I
    +
    SQL10gII – Oracle Database 10g: SQL Fundamentals II

    Poderia me ajudar?

    Gostei muito do seu post. Grata pelas informações!!

    Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,

      Nenhum curso não te prepara 100% para a certificação. Ele te dá os conhecimentos principais da certificação, portanto, sugiro que vc estude também algum simulado.

      Antigamente (até o 10g) os cursos de SQL eram subdivididos em 2 partes (SQL Fundamentals I e SQL Fundamentals II). O I te dava conhecimentos somente para o exame 1Z0-051, o I e o II, juntos, te davam conhecimentos para o exame 1Z0-047. Na versão 11G, o treinamento de Introdução a SQL normalmente é a junção do Fundamentals I e II, ok? Até no 10G vc encontrava em alguns CTs esse mesmo formato de curso 2 em 1. Me passa o link que contém o conteúdo programático do curso que vc fez para eu verificar se ele contempla somente os conhecimentos do Fundamentals I ou contempla Fundamentals I + II, ok?


      []s

      Excluir
  13. Alguém indica a escola Trainning para realizar o curso total de Oracle?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se a Trainning é boa, mas antes de contratar o curso verifique se ela trabalha no programa WDP, para validar se os cursos são oficiais. Se não forem prefira fazer na KaSolution. Vi no site deles uma propaganda de melhor curso Oracle segundo o Top of Business 2010. Não caia nessas frases marketeiras. Os cursos oficiais usam o mesmo material em qq centro de treinamento portanto a qualidade do curso depende muito é do instrutor. Em 2010 talvez eles tivessem um bom instrutor, mas será que ele ainda está lá????

      Excluir
  14. Bom dia Professor, como vai?

    Meu nome é William, eu tenho uma dúvida referente a um treinamento que pretendo fazer, é o Oracle DBA 11g. Já existe o Oracle 12c e ai vai minha dúvida professor, o Oracle 11g ainda será usado normalmente? O 12c diferencia muito do 11g? Caso faça o curso não será em vão, correto professor? Ou até mesmo posso fazer o curso em 11g e mais a frente me familiarizar com o 12g...
    Por favor professor se puder me responder ficarei muito grato e o senhor terá me ajudado em muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. William, O 12c é novo portanto vai ser bem mais facil encontrar treinamentos em 11G. Se vc ainda nao trabalha com Oracle recomendo ja fazer curso do 12c, mas é importante entender que um curso em 11G nao sera em vao, pois esta versao ainda sera a mais utilizada por muitos anos.

      Excluir
    2. Certo Professor, onde encontro treinamento para 12c? Pois nem mesmo o IBTA possui...

      Excluir
    3. William, fiz uma pesquisa agora e tbém não encontrei treinamentos em 12c.

      Como a Oracle lançou recentemente o 12c aqui no Brasil, ainda está difícil encontrar cursos nesta versão. Acho que somente no 2º semestre deste ano é que vc poderá encontrar algo, ok?

      []s

      Excluir
    4. Ok Professor, muito obrigado pela ajuda! abç

      Excluir
  15. Confesso estar empolgado com a possibilidade de trabalhar com Oracle, porém receoso de estar investindo alto em cursos.
    Percebi que a maioria das escolas em São Paulo oferecem 4 cursos oracle: Introduction to SQL, Program with PL/SQL, Administration I e Administration II, gostaria de saber se é necessário realizar todos estes cursos? Mesmo com o curso é necessário a certificação? Se ao estar fazendo pelo menos um curso as empresas já contratam na área, lembrando que sou formado e tenho apenas 20 anos? Nos cursos/treinamentos é necessário ter fluência em inglês? (Eu tenho conhecimento intermediário)

    Outra coisa, após a conclusão do(s) curso(s) existem indicações para as empresas ou vice-versa?

    Acho que por enquanto é só rsrs No seu blog não localizei nenhuma pergunta ou artigo semelhante!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michel, sua pergunta sobre ser necessário ou não fazer os cursos eu respondo no vídeo do artigo http://www.fabioprado.net/2014/01/ocaocp.html, assista-o.

      O curso vai te ajudar a obter mais conhecimentos, eles vão enriquecer seu currículo e com certeza te ajudarão, mas eles não garantem nada. Não existe regra, fazer estes cursos não garante que vc conseguirá o seu emprego, mas te garanto que com eles será mais fácil!

      Fluência em inglês não é necessário p/ quem está começando, no mínimo vc tem que saber ler inglês técnico p/ aprender com muitas documentações e materiais que vc terá que estudar em inglês! Leia mais informações nos artigos http://www.fabioprado.net/2013/07/quero-ser-dba-por-onde-devo-comecar.html e http://www.fabioprado.net/2012/08/a-carreira-de-um-dba-requisitos.html.

      Os cursos não te indicam nenhuma empresa, é tudo por sua conta! Não há parceria entre empresas e os CTs de treinamentos oficiais Oracle.

      []s

      Excluir
    2. Fabio muito obrigado! Porém em relação aos cursos oficiais x não oficiais tenho percebido que a diferença de valores é muito pouca, R$ 100 a R$ 200,00, sendo assim o que vai orientar a minha escolha, seria mais o tipo de curso que procuro, mais prático ou mais teórico. No meu caso que tenho pouco conhecimento na área e que preciso de aulas mais dinâmicas, práticas e a princípio, não desejo tirar uma certificação, seria recomendável fazer os cursos por um CT não oficial e após estes cursos e experiencia na área, fazer um curso oficial e assim tirar a certificação?

      Abraços!

      Excluir
    3. Michel, a diferença é pouca nos cursos básicos, mas se vc procurar por exemplo, um curso de Tuning, vc verá que estes cursos são oferecidos somente nos CTs OAEC a um valor entre 2X e 3X mais do que em um CT não oficial, ok?

      Qto à sua pergunta, sim a minha recomendação é que vc faça exatamente o que vc informou, mas cuidado... alguns CTs de treinamentos não oficiais montam seus cursos com base nos treinamentos oficiais e são praticamente iguais no formato (bastante teóricos)! Procure entrar em contato com algum instrutor do CT para verificar como é dado o curso e vc verificar se há bastante prática nele, ok?

      []s

      Excluir
  16. Eu sou formado em Contabilidade, e trabalho com sistema Mastersaf onde atuo nas alterações e correções contábil e tributária pelo oracle, existe algum curso para não estudantes de TI.

    ResponderExcluir
  17. Através desse artigo consegui tirar algumas duvidas sobre os cursos oficiais oracle.
    Parabens pelo blog Fabio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odilon, que bom q o artigo foi útil. Obrigado pelo seu feedback.
      []s

      Excluir
  18. Boa tarde Fabio! Primeiramente, seu blog é excelente, de bom conteúdo inclusive!

    Gostaria de um conselho, pois quero fazer a preparação para OCA + PL/SQL Developer, mas estou numa dúvida cruel em onde vou fazer, pensei no IBTA (é o mais caro), na KaSolutions (até um tempo atrás eu nem sabia o que era KaSolutions, ai fiquei receoso), a Trainning (o tempo de curso é o mais curto entre os citados) e o Impacta (que é caro também), porém agora li essa de lugares não reconhecidos pela Oracle, só vi do IBTA e da KaSolutions nesse post.

    Teriam como me ajudar nisso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, muito obrigado pelos comentários.

      Conheço bem IBTA e KaSolution, pois dei aula nas 2. Entre as 2 eu recomendo KaSolution. A Trainning não conheço mas já vi muita gente reclamar, sendo que, em geral, os mais exigentes parecem fugir dela. A Impacta, já conheci pessoalmente, fazendo entrevista, e não gostei muito da infra deles, Com estas observações, acho q já p/ vc ter alguns parâmetros e continuar a sua análise p/ a decisão final, ok?

      []s

      Excluir
  19. Fábio , sou formado em Ciênca da Computação , porém , estive um tempo fora do mercado , por problemas particulares ,e , hoje estou pensando em voltar a sala de aulas para retornar, já realizei um treinamento Oracle 10G (Tekno SW) em 2007) Enfim , oque vc me indica , e , onde , para obter uma colocação em Oracle, meu objetivo é fazer provas da prometric ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elizeu, primeiro me diga, que profissão vc está almejando!

      Excluir
  20. Dba Oracle / Adm/ des
    elizeusilva@globo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o artigo http://www.fabioprado.net/2013/07/quero-ser-dba-por-onde-devo-comecar.html.

      []s

      Excluir
  21. Quem vai tirar certificação OCP futuramente mas está iniciando os estudos é melhor começar pelos oficiais ou não oficiais ?

    Parabéns pelo artigo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, a resposta é subjetiva, pois depende do que vc quer. Muita teoria e pouca prática eu não acho muito legal. Eu expliquei as características de cada tipo de treinamento neste artigo, portanto, de acordo com o que relatei vc deve analisar e fazer a sua escolha. De qq modo, é importante ressaltar que para tirar OCP vc tem q participar de no mínimo 1 treinamento oficial.

      []s

      Excluir
  22. Fabio, bom dia!
    Trabalho em um empresa de TI onde os bancos de dados são em: Postgre / SQL Server / MySql. Sei muito pouco e preciso me especializar.
    Gostaria de saber se você pode me indicar algum curso onde eu aprenda a utilizar bem os recursos oferecidos por essas três ferramentas.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, vou te indicar alguns cursos que eu pesquisei com colegas e pela internet, que eu ainda não conheço, mas que me parecem ser bons. SQL Server procure em algum centro de treinamento oficial Microsoft, como por exemplo a BFBiz (http://www.bfbiz.com.br). PostgreSQL procure na Dextra (http://www.dextra.com.br/postgresql/). MySQL infelizmente não sei onde indicar!

      []s

      Excluir
  23. Olá Fabio, parabéns pelo o seu blog.
    Estou na duvida se eu faço um curso oficial ou um não oficial.
    Mas caso eu faça um oficial em algum CT, qual você recomendaria a KA solution ou o IBTA, existe algum outro que é parceiro da Oracle?
    Obrigada.
    Priscila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila, desculpe a demora na resposta, isso não costuma acontecer (só aconteceu pq não devo ter visto a notificação do seu comentário).

      O que posso te ajudar na decisão sobre fazer um curso oficial ou não oficial, é te dizer as características deles. Os cursos oficiais normalmente são bastante teóricos e em muitos CTs vc corre o risco de pegar um professor que não tem uma boa didática para dar o treinamento. A vantagem de um curso oficial é a garantia de um bom material, mas nem sempre vc pega um bom instrutor! Qto ao fazer um curso não oficial, como o meu por exemplo, vc tem a vantagem de saber com quem vai fazer o treinamento e isso faz uma grande diferença, pois o instrutor é o principal responsável pelo seu aprendizado. No meu caso, os meus materiais também estão sempre sofrendo atualizações de acordo com a minha experiência, estudos e o que acabo aprendendo também com a experiência dos meus alunos, logo a aula é mais focada na prática e também mais dinâmica.

      Se optar por fazer em um CT oficial, eu recomendo a Ka Solution.

      []s

      Excluir
  24. ola ,fabio,parabens pelo seu blog cara
    estou com um duvida, bom sou formado em analise de sistemas consegui um emprego a pouca tempo com analista de banco de dados por enquanto so mexo com o basico estou aprendendo devagar me interessei em fazer um treinamento no ibta de oracle quando fui fazer a matricula a moça de recepção me falou bom se vc ja e formado pq não faz a pos graduação ? fiquei na duvida bom quero aprender bem e no futuro tirar uma certificação oca e ocp mas vc acha melhor fazer a pos o treinamento?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alfredo, primeiramente obrigado pelos comentários!

      Qto ao optar pelos cursos ou pós, se vc não estivesse trabalhando na área eu indicaria os cursos, mas como vc já trabalha, eu indico a pós, mas não deixe de tirar as certificações, ok?

      []s

      Excluir
    2. obrigado Fabio , abraço, Deus te abençoe

      Excluir
  25. Fabio,
    Boa Tarde

    Estou fazendo o treinamento na Ka Solution
    e me lembrei do seu blog onde você escreve sobre o não recebimento do E-KIT !

    A Primeira aula foi no sábado(Não recebemos o Material), e na quarta recebi a ligação do centro de treinamento informando que estavam com problema para cadastrar os alunos com a Oracle e que a previsão era para Sexta Feira

    Achei estranho a informação e tenho a sensação de estar sendo enganado, existe algum canal para me comunicar com a Oracle sobre esta questão ?

    Obrigado e um Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, é comum a Oracle e/ou CT atrasar na entrega do e-kit. Durante o tempo que dei aulas na KaSolution ela nunca deixou de entregá-los.

      De qq forma, se for necessário, procure o contato da Oracle no link https://workforce.oracle.com/pls/wdp_ekit/new_home.main.

      []s

      Excluir
  26. Fábio , boa noite.
    Entre Veris IBTA e Ka Solution existe muita diferença ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jvr, já respondi essa pergunta. Veja a resposta de quarta-feira, 09 abril, 2014.
      []s

      Excluir
  27. Fábio, se eu adquirir um CD de estudo direto da ORACLE referente ao treinamento que almejo, conta como um treinamento oficial para a certificação OCP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viny, eles não servem p/ preencher o requisito de fazer um treinamento oficial para qq certificação da Oracle.

      Excluir
  28. Quero um curso ou treinamento oficial aqui em Brasília alguém conhece ou indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço e vai ser difícil você conseguir ajuda aqui! Procure em fóruns. Eu indico alguns aqui no lado direito das páginas do meu blog.

      []s

      Excluir
  29. Quero tirar a certificações Oracle, no momento não possuo nenhuma certificação oracle e nunca fiz nenhum curso oficial e não-oficial, quero seguir carreira de DBA e chegar nas certificações mais avançadas como OCP.

    Realizei uma pesquisa de mercado em escolas Oficiais e não oficias aqui de São Paulo e percebi que há uma diferença muito grande em valores, a diferença de uma escola não oficial com uma escola oficial chega a ser 4x mais caro (R$ 10.500,00 vs R$ 2.300,00)

    Posso fazer o treinamento em uma escola nao oficial e quando for tirar a certificação OCP fazer um treinamento oficial? Acredito que essa economia será benefica pois o dinheiro já estará reservado paras futuras certificações, o que pensa diante desse cenario? Aqui em São Paulo consultei a Ka Solution e a En-Sof.. Hoje devo procurar treinamento já na versão 12c? ou a versão 11g atende bem ?

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandrekes, se hoje vc quiser tirar uma certificação no 12c (recomendado), você terá que participar de algum curso em 12c. Não conheço ainda nenhum CT que trabalha no programa WDP (Ex.: Ka Solution) que já ofereça cursos no 12c, por enquanto você encontrará só nos CTs que trabalham no programa OAEC (Ex.: En-Sof), onde os cursos são muito mais caros.

      Recomendo que você não gaste uma fortuna com os treinamentos mais básicos, por isso, faça a minha "Formação DBA Oracle" (http://www.fabioprado.net/p/formacao-dba-oracle.html), que já aborda Administração do 12c, e contém 3 cursos praticamente pelo preço de 1 presencial oficial que você encontra no mercado. Faça os primeiros 2 exames da certificação OCA, e depois vc participe de algum treinamento mais avançado na En-Sof, como por exemplo "Oracle Database 12c: Data Guard Administration" para você poder tirar a OCP, ok?

      []s

      Excluir
  30. Fabio, Conhece algum local de treinamento com aulas somente aos sábados? tenho interesse em fazer os treinamentos voltados para o 12c, porém, minha disponibilidade seria aos sábados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, a Ka Solution, por exemplo, tem turmas somente aos sábados, mas ela ainda não tem cursos de 12c. Por que você não participa do meu curso online http://www.fabioprado.net/p/videoaulas-administrando-bancos-de_10.html, que é em 12c?

      []s

      Excluir
  31. Fábio, como vai, tudo bem? Gostaria muito de um direcionamento seu. Sou dba oracle, trabalho a 2 anos com este banco de dados e gosto bastante. Quero me preparar para a certificação oracle mas não sei muito bem por onde começar. Tenho problemas para estudar por conta, não consigo me concentrar e a mesma coisa com cursos online. Gostaria de escolher uma instituição mas não sei qual delas é a mais indicada. Gosto de cursos práticos que combine teoria com exercícios...Fiz um curso anos atrás de sqlserver pela impacta...ao meu ver só gastei dinheiro. Conseguiria me indicar uma escola que seja mais apropriada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela, tudo bem?
      Participe do webinário que vou realizar dia 28/8 às 20h: https://www.fabioprado.net/2019/08/webinario-como-obter-sua-certificacao.html. Nele te responderei todas as dúvidas que você tiver sobre certificações Oracle, ok?
      []s

      Excluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)