Social Icons

7 de dez. de 2012

Vídeo sobre a certificação OCP Database 11G


   
  
ESTE ARTIGO/VÍDEO ESTÁ DESATUALIZADO. LEIA O ARTIGO 

Olá pessoal,

     No post de hoje vou compartilhar com vocês um vídeo de 46 minutos (dividido em 4 partes, por causa de limitações do YouTube), que gravei hoje mesmo e que explica em detalhes como obter a certificação OCP Database 11G. Eu montei este vídeo com uma das apresentações que compartilhei em 22/11/2011, no post 
Certificação OCA e OCP no Oracle Database 10G e 11G, e que foram atualizadas em 09/2012.

     O objetivo principal deste vídeo é dar explicações adicionais sobre o assunto, visto que, a Certificação OCP é um assunto de interesse geral e com muita procura entre os profissionais de TI. Ele foi gravado com os mesmos softwares e tecnologia que utilizo para gravar as minhas vídeoaulas, a única diferença é que nas vídeoaulas eu uso um software adicional para aumentar o som. Neste vídeo sobre certificação, talvez você tenha que ter caixas de som amplificadas para ouvir bem o som dele!
  
  Certificação OCA/OCP 11G - Parte 1 
  
    Certificação OCA/OCP 11G - Parte 2
  

    Certificação OCA/OCP 11G - Parte 3
  

  Certificação OCA/OCP 11G - Parte 4

  

Espero que gostem! 
Deixem seus comentários ou dúvidas, que darei as respostas com o maior prazer, como sempre faço com todos os artigos do meu blog!

[]s

20 comments:

  1. Dicas excelentes! Esta semana vou fazer o curso Oracle 11g ADM 1 Release 2 na Ensof, para adquirir a OCA 11g. Fiz a prova de SQL 1Z0-007 algum tempo atrás. []'s

    ResponderExcluir
  2. Camilla, Sandro, e Carlos, obrigado pelos comentários!

    []s

    ResponderExcluir
  3. Caro Fábio Prado, gostaria de sua opinião sobre qual exame ideal devo optar: 1Z0-047 Oracle Database SQL Expert OU 1Z0-051 Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I?

    Visto que para o exame OCA 1Z0-052 devo antes ter um destes. É verdade que apenas o 1Z0-051 pode ser feito online (em casa)? É verdade que o exame 1Z0-047 (SQL Expert) já é uma certificação da Oracle diferentemente do SQL Fundamentals? Enfim, qual sua opinião?

    Muitíssimo obrigado pela ajuda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo,
      O exame 1Z0-047 te dá uma certificação Oracle OCE (Oracle Certified Expert) em SQL e só pode ser realizada presencialmente. A 1Z0-051 é mais fácil (pois abrange menos conteúdo) e pode ser feita online em qq lugar com acesso à Internet. A escolha de uma ou outra deve ir de acordo com o seu objetivo e preparação.

      Se vc conhece bem SQL e não tem pressa em obter a certificação, eu recomendo fazer o exame 1Z0-047.

      Se vc não domina SQL e/ou quer tirar a certificação mais rapidamente, eu recomendo fazer o exame 1Z0-051.

      []s

      Excluir
    2. Olá Fábio, gostaria de mais uma ajuda sua! Pretendo realizar o exame 1z0-047, portanto gostaria de saber se eu posso definir a data e a hora para realizar o exame quando comprar o voucher, ou se existem datas pré-determinadas. Uma outra questão é, caso eu não passe na primeira tentativa, quanto tempo de intervalo que poderei realizar o exame novamente? Muito obrigado!

      Excluir
    3. Você pode agendar a data/hora que quiser, que estejam disponíveis no Centro de Testes que vc escolher. 15 dias é o prazo para aguardar e refazer o exame.

      []s

      Excluir
  4. O que eu queria mesmo saber era qual escolher, depois de um inglês fluente para conseguir uma vaga no mercado e obter bons salários, qual é o procedimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, tente OCP, esta certificação é mais valorizada que OCA, porém é bem mais difícil de conseguir se vc não tiver experiência na área. Ela é difícil, mas não é impossível! Se vc tiver tempo para estudar bastante, montar laboratório e treinar, vc poderá obtê-la.

      Excluir
  5. Prof. Fábio, excelente BLOG. Está me ajudando muito! :)
    Mas minha dúvida é sobre aprovação e valores, pois estou estudando sozinho pra tirar o OCA, e sou um "duro" (quando abro a carteira, as vezes o vácuo me suga pra dentro dela).
    No caso de uma reprovação eu teria direito a refazer o exame (como acontece com alguns da Microsoft) ou eu teria que pagar novamente?
    Voce sabe o prazo pra refazer (caso haja esta opção)?
    Se tiver que pagar novamente, há algum desconto por ser o mesmo produto?

    Obrigado pela força

    ResponderExcluir
  6. Rafael, obrigado pelos comentários.
    Respondendo suas dúvidas, se vc reprovar vai ter que pagar o exame de novo, pois nunca vi a Oracle fazer campanhas de refazer 1 vez o exame de graça, como a Microsoft sempre faz.
    Para refazer o exame, nos casos em que vc for reprovado, vc precisa somente aguardar 14 dias para poder fazê-lo novamente (ver http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=138#2_1).

    []s

    ResponderExcluir
  7. Olá Fábio, seu blog tem me ajudado bastante quanto as dúvidas sobre certificação, já que estou indo atrás da minha. :)

    Mas gostaria de saber se você sabe se o exame 1Z0-047 tem opção para escolha de idioma, já que ela é realizada presencialmente?

    Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiani, provas da Oracle só tem opção de idioma inglês ou japonês.

      []s

      Excluir
  8. Bom dia Fábio, seu blog tem nos ajudado sobre certificação OCA, tiramos muitas duvidas. Porém gostaríamos de saber se existe algum link, site que possamos baixar gratuitamente um simulador da prova 1z0-051, para podemos nos avaliar antes da prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Getúlio,

      Primeiro é importante entender a diferença entre dump e simulado. Muita gente acha que um dump é um simulado, quando na verdade, a diferença é que ele é quase uma cópia fraudulenta de um exame da Oracle, e por este motivo, é ilegal. Os simulados são corretos, com melhor qualidade (incluindo explicações) e, principalmente, são legais!

      Os simulados que eu conheço e sei que são bons são os da Sybex e Self Test Software, porém não são gratuitos. Para saber se uma fonte de estudos é dump ou não, faça a validação no site http://www.certguard.com/search.asp, informando a url do site em que você encontrou o possível simulado ou dump.

      Até outubro disponibilizarei para venda um curso de SQL que inclui todo o conteúdo do exame 1z0-051, incluindo também um simulado, mas primeiramente lançarei o curso presencial e depois vídeoaula (até o final do ano).

      []s

      Excluir
  9. Boa tarde Fábio,

    Primeiramente,meus parabéns pelo Blog e pela quantidade de informações contidas no mesmo. Eu gostaria de uma ajuda sua em relação ao curso de validação do OCP. Estou me preparando para a prova 1z0-053, mas ainda não defini qual curso farei e aonde farei, se você puder me passar alguma dica,por favor, é claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorgeff, deixe seu comentário por favor no artigo que eu menciono no início deste artigo. Como este está obsoleto, lá compartilharemos melhor a resposta!

      []s

      Excluir
  10. Boa tarde Fábio,
    Não consigo me cadastrar pra baixar as apresentações, como proceder?

    ResponderExcluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)