Social Icons

10 de dez. de 2015

O que é o Oracle Restart?



Olá pessoal,

     No post de hoje vou comentar sobre o que é o Oracle Restart e suas características principais.

     O Oracle Restart (OR) é um componente do software Oracle Grid Infrastructure para servidores standalone, que tem como objetivo principal aumentar a disponibilidade de um Banco de Dados (BD) Oracle, monitorando o seu estado e o de outros componentes relacionados (tais como listener, instâncias ASM e ASM disk groups), para restartá-los se alguma falha ocorrer em nível de software ou hardware. Suas principais características são:

         - Em casos de falhas de hardware ou software ele reinicia automaticamente todos os componentes Oracle, tais como: instâncias, listeners, serviços de banco de dados e ASM;

        - Restarta os componentes Oracle na ordem apropriada quando o host do banco de dados é reiniciado;
  
        - Executa verificações periódicas para monitorar a saúde dos componentes Oracle. Se a operação de verificação falhar em algum componente, o Oracle Restart faz um shutdown/restart nele.

  

  

     Para ter o OR é necessário instalar o Oracle Grid Infrastructure, seguindo as orientações do post Instalando o Oracle Grid Infrastructure 12cDepois de fazer a instalação, siga o roteiro abaixo para ver um exemplo de seu funcionamento:

 
Testando o Oracle Restart 

     No seu ambiente de BD, mate via SO (Linux), um processo chamado ora_pmon_instancename, para derrubar a instância do BD. Em seguida, aguarde alguns segundos e você verá que o BD subirá sozinho novamente. Para fazer o teste execute os comandos abaixo:

               a) Listando o processo pmon:
          $>  ps -ef | grep ora_pmon

                Obs.: O resultado será algo similar à linha abaixo, onde o valor da segunda coluna corresponde ao identificador do processo (pid):
          oracle    7720     1  0 Aug27 ?        03:50:26 ora_pmon_orcl

               b) Matando o processo listado no resultado acima:
          $>  kill -9 7720

               c) Aguarde alguns segundos e repita a execução do comando do item "a)". Você verá que o processo pmon foi recriado com um novo pid, indicando que a instância está online novamente.


     Gostou do OR? Eu particularmente achei muito bom e já estou utilizando-o nas novas instalações de Oracle Database que fiz este ano! Para aprender mais sobre ele acesse Configuring Oracle Restart.


Por hoje é só pessoal!
Espero que tenham gostado.


Referências:
     - Oracle® Database Administrator's Guide 11g Release 2 (11.2): About Oracle Restart.
[]s
  

4 comments:

  1. Ótimo artigo, me fez lembrar algumas coisas do curso de Administration I.

    ResponderExcluir
  2. Como funcionaria o OR para um ambiente RAC 11g?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O OR foi desenvolvido para ambientes single-instance. O equivalente dele em ambientes RAC é o "Oracle Clusterware". O OR é na verdade uma cópia simplificada do "Oracle Clusterware".

      Excluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)