Social Icons


Aprenda Oracle investindo pouco, por assinatura, no "Portal ABC do Oracle"

24 de jul. de 2020

O Oracle SQL Developer é bom?




     Sempre vejo em grupos de WhatsApp relacionados a Banco de Dados Oracle, Desenvolvedores e/ou DBAs comparando o antigo PL/SQL Developer com o ainda adolescente Oracle SQL Developer, portanto, para ajudar quem tem dúvidas sobre usar uma ou outra ferramenta, vou dar uma explanada sobre o assunto nesse post.

     Há alguns anos atrás dei uma fuçada rápida no PL/SQL Developer,  mas nunca usei-o em meus trabalhos ou treinamentos, por não possuir a licença de uso do produto. Já o Oracle SQL Developer, por ser free, eu uso desde a sua primeira versão disponibilizada para download (que se não me engano era a versão 1.5), e venho acompanhando, desde então, a sua evolução. Na época em que eu ministrava cursos presenciais de SQL e PL/SQL eu ouvia diversos alunos falarem muito bem do PL/SQL Developer e comentarem durante as aulas sobre funcionalidades e facilidades que ele tinha e que o Oracle SQL Developer (que utilizávamos nas aulas) não tinha.

     O Oracle SQL Developer evoluiu muito, lembro que há uns 5 anos atrás (mais ou menos, ou talvez um pouco mais) ele era ainda uma ferramenta pesada, demorava para carregar ou para expandir os objetos de um schema, e tinha ainda poucas facilidades. Hoje ele está completamente diferente, a Oracle tem investido muito nessa ferramenta e acredito que atualmente ela não perde muito para o PL/SQL Developer. Talvez esteja até melhor, pois além de ser free, hoje ele tem também muitas funcionalidades para administração do banco de Dados (a guia DBA), coisa que o antigo PL/SQL Developer parece ainda não ter (dei uma pesquisada rápida na página do fabricante),
  
     Muitas das funcionalidades e facilidades que eu via os alunos reclamarem do Oracle SQL Developer não ter, hoje ele já tem. Para quem quer aprender mais sobre a ferramenta sugiro pesquisar o blog do Jeff Smith, que trabalha na Oracle e é praticamente o pai dela. Sugiro também que você veja abaixo os vídeos dele, mostrando diversas configurações, formatações e funcionalidades muito interessantes da ferramenta, tais como: schema browser, code snippets, auto replace etc.







     Por hoje é só! Se você usa e conhece bem as 2 ferramentas, deixe aqui o seu comentário para compartilhar conhecimento comigo, e principalmente, com os demais leitores desse blog.

[]s
 

6 comentários:

  1. Boa noite, Fábio.
    Como sempre, excelente conteúdo.
    Costumo usar o SQL Developer no dia a dia mas, quando preciso rodar vários scripts e gerar planilhas, prefiro o PL/SQL que tem uma opção muito fácil de "Copy all to Excel". Facilita a vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Douglas, obrigado por compartilhar sua experiência com as 2 ferramentas.

      Excluir
  2. Conteúdo muito pertinente, tá sempre nos tops das threads dos grupos.
    Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  3. Fábio, tenho que admitir que eu era um dos "haters" pois, quando eu fiz faculdade de banco de dados em 2012, o Oracle SQL Developer perdia bastante do PL/SQL Developer...Era muito pesado carregá-lo e tinha muita piada que era feita sobre ele. Hoje trabalho com as duas ferramentas e tenho usado muito mais o Oracle SQL Developer! Ganhou o meu respeito, virou uma ferramenta mais ágil e para recursos de DBA tem um ganho alto...Faço exportação de dados com rapidez, consigo acessar facilmente os grids com packages, procedures enfim...Tomara que a ferramenta continue evoluindo pois sua versão free já atende muito bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Diogo, muito obrigado por compartilhar a sua experiência e comentários. Serão de grande valia para futuros leitores deste post!
      []s

      Excluir

 

LINKS ÚTEIS

Suporte remoto alunos

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)