Sempre vejo em grupos de WhatsApp relacionados a Banco de Dados Oracle, Desenvolvedores e/ou DBAs comparando o antigo PL/SQL Developer com o ainda adolescente Oracle SQL Developer, portanto, para ajudar quem tem dúvidas sobre usar uma ou outra ferramenta, vou dar uma explanada sobre o assunto nesse post.
Há alguns anos atrás dei uma fuçada rápida no PL/SQL Developer, mas nunca usei-o em meus trabalhos ou treinamentos, por não possuir a licença de uso do produto. Já o Oracle SQL Developer, por ser free, eu uso desde a sua primeira versão disponibilizada para download (que se não me engano era a versão 1.5), e venho acompanhando, desde então, a sua evolução. Na época em que eu ministrava cursos presenciais de SQL e PL/SQL eu ouvia diversos alunos falarem muito bem do PL/SQL Developer e comentarem durante as aulas sobre funcionalidades e facilidades que ele tinha e que o Oracle SQL Developer (que utilizávamos nas aulas) não tinha.
O Oracle SQL Developer evoluiu muito, lembro que há uns 5 anos atrás (mais ou menos, ou talvez um pouco mais) ele era ainda uma ferramenta pesada, demorava para carregar ou para expandir os objetos de um schema, e tinha ainda poucas facilidades. Hoje ele está completamente diferente, a Oracle tem investido muito nessa ferramenta e acredito que atualmente ela não perde muito para o PL/SQL Developer. Talvez esteja até melhor, pois além de ser free, hoje ele tem também muitas funcionalidades para administração do banco de Dados (a guia DBA), coisa que o antigo PL/SQL Developer parece ainda não ter (dei uma pesquisada rápida na página do fabricante),
Muitas das funcionalidades e facilidades que eu via os alunos reclamarem do Oracle SQL Developer não ter, hoje ele já tem. Para quem quer aprender mais sobre a ferramenta sugiro pesquisar o blog do Jeff Smith, que trabalha na Oracle e é praticamente o pai dela. Sugiro também que você veja abaixo os vídeos dele, mostrando diversas configurações, formatações e funcionalidades muito interessantes da ferramenta, tais como: schema browser, code snippets, auto replace etc.
Por hoje é só! Se você usa e conhece bem as 2 ferramentas, deixe aqui o seu comentário para compartilhar conhecimento comigo, e principalmente, com os demais leitores desse blog.
[]s
Boa noite, Fábio.
ResponderExcluirComo sempre, excelente conteúdo.
Costumo usar o SQL Developer no dia a dia mas, quando preciso rodar vários scripts e gerar planilhas, prefiro o PL/SQL que tem uma opção muito fácil de "Copy all to Excel". Facilita a vida!
Valeu Douglas, obrigado por compartilhar sua experiência com as 2 ferramentas.
ExcluirConteúdo muito pertinente, tá sempre nos tops das threads dos grupos.
ResponderExcluirParabéns pela postagem!
Obrigado pelo comentário!
Excluir[]s
Fábio, tenho que admitir que eu era um dos "haters" pois, quando eu fiz faculdade de banco de dados em 2012, o Oracle SQL Developer perdia bastante do PL/SQL Developer...Era muito pesado carregá-lo e tinha muita piada que era feita sobre ele. Hoje trabalho com as duas ferramentas e tenho usado muito mais o Oracle SQL Developer! Ganhou o meu respeito, virou uma ferramenta mais ágil e para recursos de DBA tem um ganho alto...Faço exportação de dados com rapidez, consigo acessar facilmente os grids com packages, procedures enfim...Tomara que a ferramenta continue evoluindo pois sua versão free já atende muito bem!
ResponderExcluirLegal Diogo, muito obrigado por compartilhar a sua experiência e comentários. Serão de grande valia para futuros leitores deste post!
Excluir[]s