Social Icons

24 de jul. de 2020

O Oracle SQL Developer é bom?




     Sempre vejo em grupos de WhatsApp relacionados a Banco de Dados Oracle, Desenvolvedores e/ou DBAs comparando o antigo PL/SQL Developer com o ainda adolescente Oracle SQL Developer, portanto, para ajudar quem tem dúvidas sobre usar uma ou outra ferramenta, vou dar uma explanada sobre o assunto nesse post.

     Há alguns anos dei uma fuçada rápida no PL/SQL Developer,  mas nunca usei-o em meus trabalhos ou treinamentos, por não possuir a licença de uso do produto. Já o Oracle SQL Developer, por ser free, eu uso desde a sua primeira versão disponibilizada para download (que se não me engano era a versão 1.5), e venho acompanhando, desde então, a sua evolução. Na época em que eu ministrava cursos presenciais de SQL e PL/SQL eu ouvia diversos alunos falarem muito bem do PL/SQL Developer e comentarem durante as aulas sobre funcionalidades e facilidades que ele tinha e que o Oracle SQL Developer (que utilizávamos nas aulas) não tinha.

     O Oracle SQL Developer evoluiu muito, lembro que há uns 5 anos (mais ou menos, ou talvez um pouco mais) ele era ainda uma ferramenta pesada, demorava para carregar ou para expandir os objetos de um schema, e tinha ainda poucas facilidades. Hoje ele está completamente diferente, a Oracle tem investido muito nessa ferramenta e acredito que atualmente ela não perde muito para o PL/SQL Developer. Talvez esteja até melhor, pois além de ser free, hoje ele tem também muitas funcionalidades para administração do banco de Dados (a guia DBA), coisa que o antigo PL/SQL Developer parece ainda não ter (dei uma pesquisada rápida na página do fabricante),
  
     Muitas das funcionalidades e facilidades que eu via os alunos reclamarem do Oracle SQL Developer não ter, hoje ele já tem. Para quem quer aprender mais sobre a ferramenta sugiro pesquisar o blog do Jeff Smith, que trabalha na Oracle e é praticamente o pai dela. Sugiro também que você veja abaixo os vídeos dele, mostrando diversas configurações, formatações e funcionalidades muito interessantes da ferramenta, tais como: schema browser, code snippets, auto replace etc.







     Por hoje é só! Se você usa e conhece bem as 2 ferramentas, deixe aqui o seu comentário para compartilhar conhecimento comigo, e principalmente, com os demais leitores desse blog.

[]s
 

8 comments:

  1. Boa noite, Fábio.
    Como sempre, excelente conteúdo.
    Costumo usar o SQL Developer no dia a dia mas, quando preciso rodar vários scripts e gerar planilhas, prefiro o PL/SQL que tem uma opção muito fácil de "Copy all to Excel". Facilita a vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Douglas, obrigado por compartilhar sua experiência com as 2 ferramentas.

      Excluir
  2. Conteúdo muito pertinente, tá sempre nos tops das threads dos grupos.
    Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  3. Fábio, tenho que admitir que eu era um dos "haters" pois, quando eu fiz faculdade de banco de dados em 2012, o Oracle SQL Developer perdia bastante do PL/SQL Developer...Era muito pesado carregá-lo e tinha muita piada que era feita sobre ele. Hoje trabalho com as duas ferramentas e tenho usado muito mais o Oracle SQL Developer! Ganhou o meu respeito, virou uma ferramenta mais ágil e para recursos de DBA tem um ganho alto...Faço exportação de dados com rapidez, consigo acessar facilmente os grids com packages, procedures enfim...Tomara que a ferramenta continue evoluindo pois sua versão free já atende muito bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Diogo, muito obrigado por compartilhar a sua experiência e comentários. Serão de grande valia para futuros leitores deste post!
      []s

      Excluir
  4. Eu sempre utilizei o PL/SQL Developer, então estou acostumado com o visual da ferramenta e com as funcionalidades práticas da mesma, que me conferem maior produtividade no dia-a-dia, como por exemplo, através de uma janela SQL, consigo acessar de forma fácil as propriedades das tabelas, bem com de susas estruturas, índices, relacionamentos. Assim como consigo visualizar e editar objetos como packages, procedures, functions, triggers e views, tudo em uma única janela e através de menu popups, pelo qual também consigo, gerar automaticamente um bloco anônimo de testes. Tudo muito rápido, simples, lógico e objetivo.

    Porém, recentemente, na empresa que estou, fui "obrigado" a utilizar o Oracle SQL Developer, confesso que fiquei receoso em perder performance no meu desenvolvimento, por que, além de ter utilizado muito pouco, o que não me confere uma familiaridade muito grande com ele. E do pouco contato que tive, no passado, ele realmente era muito pesado e ainda hoje, acho a sua interface visual poluída e confusa.

    Respeito a opinião dos colegas e do conceituado e valorozo ponto de vista do autor. Porém entrei neste tópico, achando que iriam estar "massacrando" o Oracle SQL Developer, rs, na expectativa de atender os meus anseios de que realmente ele não era tão bom quanto o PL/SQL Developer, mas estava errado. Ainda brinquei com o meu colega de trabalhado, dizendo que: "nem os profissionais da Oracle deveriam usar o Oracle SQL Developer", mas novamente, me equivoquei.

    O fato é, que agora, vou ter que me adaptar a nova ferramenta e buscar estudá-la e conhecê-la cada vez mais, quem sabe daqui há uns meses eu não volte aqui e mude a minha concepção.

    ResponderExcluir

 

LINKS ÚTEIS

Total de visualizações de página

Seguidores

Meu One Drive (antigo Sky Drive)